Fim dos SUV? Donald Trump quer kei cars nas estradas dos Estados Unidos
Recentemente, Donald Trump informou ter autorizado o secretário de Transportes dos Estados Unidos a aprovar a produção dos chamados kei cars japoneses, que o Presidente descreveu como "muito bonitos". Será que os carros minúsculos têm espaço nas estradas dominadas pelos SUV?
Dirigindo-se aos jornalistas, na Casa Branca, Donald Trump disse que autorizou o secretário dos Transportes, Sean Duffy, a aprovar a produção dos kei cars, que descreveu como "muito bonitos", segundo Bloomberg. Mais tarde, reforçou-o na sua rede social:
Conforme já vimos anteriormente, os kei cars são verdadeiramente populares no Japão. Contudo, o cenário nos Estados Unidos pode não ser tão convidativo.
Embora alguns entusiastas tenham importado kei cars japoneses antigos para o país, atualmente não é legal conduzi-los nas estradas norte-americanas devido à regulamentação de segurança, segundo a Bloomberg.
Estarão os Estados Unidos preparados para os kei cars?
À CNBC, o secretário dos Transportes disse que quer "dar às nossas fabricantes a oportunidade de construir" mini automóveis, se "houver mercado para esses veículos".
Na sua opinião, eles poderiam ser uma "ótima solução" para as cidades, ainda que "provavelmente não" funcionem nas autoestradas do país.
Segundo a Car & Driver, os veículos mais populares nos Estados Unidos para 2025, até agora, correspondem a pick-ups e SUV, com os modelos Ford F-Series, Chevy Silverado e Toyota RAV4 nos três primeiros lugares.
Neste cenário, é possível que a maioria dos condutores norte-americanos não esteja particularmente interessada num pequeno kei car.
À Road & Track, um porta-voz do Insurance Institute for Highway Safety disse que, a menos que os automóveis do tipo kei "recebam algum tipo de isenção, o que não sei se é possível, provavelmente haverá uma série de normas de segurança que precisariam de ser alteradas para permitir que os modelos atuais vendidos noutras partes do mundo sejam vendidos aqui".
A Car & Driver cita, ainda, outros obstáculos aos "muito bonitos" kei cars, nomeadamente a obrigatoriedade de serem produzidos nos Estados Unidos, exigindo reconfigurações nas fábricas das empresas, e o facto de a maioria de os modelos ser elétrica, uma motorização que a administração de Trump não favorece.
Leia também:
Imagem: ChatGPT
Fonte: PC Mag
Neste artigo: Donald Trump, EUA, kei cars






















Dozy Don está a fazer-se a um papa-reformas, já se imagina todo vaidoso a tirar uma soneca ao volante do rapidíssimo kie car.
Ui, os tugas vão ficar fulos.
Esperem, não entendi, mas é dessa maneira que querem acabar com o antigo regulamento EPA ? LOOOOOL
Antes dessa medida têm de implementar uma dieta rigorosa e obrigatória nos eua
Isso seria uma revolução e como a america não muda não vale a pena, a america é demasiado conservadora e uma experiencia falhada! derem uma lição ao mundo isso é verdade, bem longe daquela gente!
Parem lá de serem constantemente a correia de transmissão das parvoices do parvomor
Kei car é para magros.
Verdade. Nos anos 60 e 70 havia magros nos USA, agora é uma epidemia de obesidade. Mas pode voltar a haver. Eles têm lá bons ciclistas no world tour, que não é desporto para gordos.
Os USA é um país de mentecaptos. É ilegal conduzir Kei cars e já não é conduzir banheiras e pick-ups altamente ineficientes que atentam contra a segurança dos outros. A lógica disto é obrigar a desperdiçar combustível e aço para alimentar o negócio.
A ideia de substituir os tradicionais SUVs por kei cars nas estradas dos Estados Unidos parece, à primeira vista, bastante improvável. Embora os kei cars sejam extremamente populares no Japão devido ao seu tamanho compacto, eficiência e facilidade de estacionamento, sua adoção em solo americano enfrenta diversos desafios.
Primeiramente, os veículos kei foram projetados para atender às necessidades específicas do mercado japonês, onde as ruas são estreitas e o espaço urbano é limitado. Nos EUA, a realidade é muito diferente: a população tende a ser fisicamente maior e mais alta, o que torna desconfortável e até inviável o uso desses carros compactos no dia a dia. Além disso, a preferência cultural norte-americana sempre foi por veículos maiores, que oferecem mais conforto, espaço interno e sensação de segurança.
Outro ponto importante é a oferta das montadoras. Atualmente, apenas fabricantes japoneses como Toyota, Honda, Nissan e Subaru produzem kei cars, e praticamente nenhum deles é fabricado ou comercializado fora do Japão. Grandes marcas americanas como Tesla, Cadillac e GM não têm histórico ou interesse aparente em investir nesse segmento, o que dificulta ainda mais a popularização do kei car nos EUA.
Portanto, apesar do discurso de figuras políticas como Donald Trump, é pouco provável que vejamos um fim dos SUVs e uma substituição massiva por kei cars nos Estados Unidos. A adaptação cultural, física e industrial necessária para essa mudança é muito grande, e o mercado americano ainda valoriza veículos maiores e mais robustos para suas necessidades diárias.
SUVs.. carros ridículos que usam a mesma plataforma de carros mais pequenos, são mais caros, mais perigosos (atropelamentos e capotamentos), mais pesados, bebem mais, andam menos, são feios que dói e cegam o resto do pessoal na estrada.
Moda ridícula.