Tesla Model Y caiu e perdeu o título de carro mais vendido no mundo
O ímpeto com que o Model Y da Tesla conquistou o mercado prometia que este domínio iria durar alguns anos. Assumiu rapidamente o topo das vendas globais e ultrapassou modelos que sempre estiveram a dominar o mercado. Agora, isso mudou e o Model Y foi ultrapassado pelo Toyota RAV4, que assim recupera o domínio.
Toyota RAV4 é carro mais vendido no mundo
O Toyota RAV4 ultrapassou o Tesla Model Y como o automóvel mais vendido no mundo, de acordo com novos números do analista automóvel da JATO Dynamics, Felipe Munoz. Segundo os dados apresentados, o Toyota RAV4 superou o Tesla Model Y em vendas globais em menos de 3.000 automóveis.
Os números revelados agora colocam o RAV4 no topo, com 1.187.000 vendas a nível global em 2024. Este valor traz um aumento de 11 por cento em relação ao ano anterior, à frente das 1.185.000 vendas do Modelo Y, representando uma queda de 3 por cento nas vendas. É o inverso da ordem do ano passado, que viu o Model Y no topo com 1.223.000 vendas e o RAV4 em segundo com 1.075.000.
Como é salientado, o resultado de 2024 é impressionante, considerando que o RAV4 está no último ano da geração atual. Espera-se um novo modelo que chegará em 2026, incluindo um RAV4 híbrido plug-in. O RAV4 também superou o Model Y atualizado, embora a Tesla tenha apontado uma pausa na produção entre o antigo e o novo Model Y como impacto nas vendas em 2024 e no início de 2025.
Tesla Model Y caiu e perdeu este título
Atrás da dupla líder estava outro Toyota, o Corolla Cross, com um salto de 18 por cento para 859 mil vendas, somente 5 mil à frente do Honda CR-V. Ambos ficaram bem à frente do quinto classificado, o Toyota Corolla, com 697 mil vendas, com o Toyota HiLux a seguir e depois o Ford F-150.
Impressionantemente, o fabricante chinês BYD ficou entre os dez primeiros, com a sua berlina Qin a subir da 12.ª posição em 2023 para ficar atrás do Toyota Camry em oitavo e do Tesla Model 3 em nono. Os números de vendas agora apresentados baseiam-se em dados de 153 mercados que cobrem 99 por cento das vendas globais de automóveis novos.
Esta é uma situação quase inevitável que tem sido vista ao longo do tempo. As vendas da Tesla têm abrandado e a marca tem coloca menos veículos no mercado. Ainda assim, os elétricos não têm parado de crescer e são uma presença cada vez mais constante nestas tabelas, em posições de destaque.
Não tinha ideia que a Toyota tinha tantos modelos no Top 10
Nem o Ricardo nem metade dos comentadores de cadeira que por aqui aparecem a dizer mal da Toyota, das suas politicas e apostas…
PoiZé… Esses senhores… É melhor reverem os vossos critérios e fontes de informação… Ao contrário do que tentam apregoar os dados mostram que a Toyota está bem e recomenda-se!!
A Nokia e a Kodak também
Tenho cá uma “pena” do caraças.
A diferença é de 2.000 unidades, não se pode dizer que seja por aí além.
Na UE é que a Tesla continua nas ruas da amargura, apesar do crescimentos das vendas de BEV. Fonte: ACEA – Matrículas de BEV, novos
– Nos primeiros 5 meses de 2025 (janeiro-maio):
Total das vendas de BEV: 701.089 unidades (+26,1%)
Vendas da Tesla: 50.413 unidades (-45,2%)
– Em maio:
Total das vendas de BEV: 142.776 (+25,0%)
Vendas da Tesla: 8.729 unidades (-40,5%)
5 carros da TOYOTA no top 8 mundial.
É como dizia o outro:
“…Não creio que os clientes permitam que lhes ditem o que devem conduzir…”
https://ift.tt/HlJEbXf
Parvos foram todos os antigos CEO’s do grupo VAG e as “decisões infelizes” de apostarem tudo nos elektros. Felizmente já foram todos corridos. Agora é trabalhar para recuperar a aura.
Na verdade a parvoísse veio dos senhores mimados, burocratas e corruptos que governam a UE e ninguém elegeu.
Penso que foi mais dos alucinados.
Recuperar a aura depois de enganarem meio mundo com o escanda lo das emissões e depois a solução foi tirar potência ao carro ? ahahahhahah espero que o grupo vag vá todo a falência
Nunca me tiraram potência ao carro. Bem pelo contrário.
Pois é a mim tiraram porque depois de fazer a tal intervenção para resolver a porcaria da falcatrua de fizeram o carro nunca mais foi o mesmo para além dos problemas que depois teve.
Mas o seu deve ser especial de corrida depois de apagarem a corrupção que fizeram o carro ainda ganha potência eles deviam ser mesmo muito burros porque fizeram carros ilegais e menos potentes do que se fossem legais, eu pensava que eles só eram mesmo corruptos afinal também são burros
Só confirma que afinal os alucinados andam sempre a inventar sobre esse assunto.
Mas agora fiquei confuso, quando é que o grupo VAG deixou de ter carros a combustão ?
As contas devem estar mal feitas, porque se contarem também os tesla usados de que o pessoal se quer desfazer, o domínio continua avassalador.
Esses não contam, já que a seguir compram outro.
Estou a espera dos comentarios do JL… xD #popcorn
Então porquê ? está a sentir falta dos meus comentários ?
Os consumidores já viram que os Teslas têm uma qualidade fraquíssima. E o CEO ditador…
A fonte garante que o ranking dos modelos de carros lhe deu muito trabalho a obter e que não se arranja melhor. Mas outra, da CNN, tem algumas diferenças e trocas de posição.
Quanto aos fabricantes, de tanto se falar da Tesla, perde-se a perspetiva. O grupo Toyota foi o que mais vendeu, com 10,7 milhões de unidades, seguida do grupo VW, com 8,7 milhões . A Tesla, que não aparece nos 10 primeiros, vendeu 1,8 milhões, a maior parte model Y, 1,2 milhões.
A Toyota é considerado o carro mais fiável e menos problemático do mundo. Quem puder pagar mais 1 bocado e comprar Toyota é provável que ao longo dos anos venha a recuperar o dinheiro gastando menos com avarias e tal
Em PT, a tesla está a dar um bónus de 4.000 no model Y longe range. Os preços continuam a cair… É esperar…