Elétricos: pode ter um carregador na garagem do prédio?
Sim, é possível ter um carregador para carro elétrico na garagem de um prédio, mas há algumas regras e passos importantes a considerar, especialmente em prédios com condomínio.
Carregador na garagem do prédio: qualquer condómino pode fazê-lo
À CNN Portugal, a DECO PROteste explica que a legislação em vigor estipula que "qualquer condómino, arrendatário ou ocupante legal pode, por sua iniciativa, instalar pontos de carregamento", sendo que a "despesa é assumida pelo próprio". Não precisa de autorização da assembleia de condóminos (a instalação de carregadores elétricos em condomínios está regulada pelo Decreto-Lei n.º 39/2010, de 26 de abril, com alterações introduzidas pelo Decreto-Lei n.º 90/2022, de 30 de dezembro).
No entanto, o processo pode não ser simples e lança o alerta "se a instalação de ponto de carregamento for efetuada ou passar em parte comum do edifício", o condómino terá de fazer "uma comunicação escrita dirigida à administração do condomínio e, quando aplicável, ao proprietário".
Este aviso escrito tem de ser enviado com uma antecedência nunca inferior a 30 dias relativamente à data determinada para a instalação do dito posto de carregamento.
Até parece que me vão revistar a barraca, eu cá meto o que eu quiser e se chiarem muito, até a luz do condominio utilizo.
Era, não era. Deves achar que és o dono da barraca.
Se fosse no prédio onde moro bem te lixavas, com essa atitude.
Idem idem!
No mínimo ficaria com os fusíveis fundidos por um longo período de tempo para aprender o que o paizinho não lhe ensinou
quando o ve ou carregador pegar fogo vais dizer que foi o carro a combustao
Os a combustão pegarem foto é o mais comum de acontecer, ontem foi mesmo um dia para esquecer.
Estavas bom para mim. Já fui adm e as regras sempre foram para cumprir.
Ora cá está verdade da boa…alguma dúvida PSP local!
Quer dizer, vai passar um cabo ou outro elemento, que vai estragar a estética das partes comuns do edifico e eu e os outros moradores temos que comer e calar. Deve ser verdade, até gostava de ver esse filme no meu prédio, até porque temos boa comunicação entre todos e estamos sempre em concordância. Que venha o primeiro herói tentar essa façanha no meu prédio, que vai ter uma bela surpresa com essa lei. Muitas dores de cabeça vai ter esse Herói.
Estupidez pegada, para fechar uma varanda é uma carga de trabalhos porque muda a estética do edifício e vem estes anormais legisladores e mudam as regras do jogo por conveniência, sabe-se lá a quem. Adorava passar por essa experiencia, preciso de voluntários.
Temos garganta. Que remedio tens de comer e calar.
É apenas mais um cabo a passar numa calha e é no interior da garagem, onde é que estraga a estética do edifício?
Além disso a lei existe para ser cumprida, por isso se alguém quiser instalar um posto de carregamento para o seu carro, está dentro do que a lei permite. Não vai ter dores de cabeça nenhumas, aliás nem precisa da tua autorização.
Precisa da Administração do Condomínio, tal como diz na legislação e no artigo:
“No entanto, o processo pode não ser simples e lança o alerta “se a instalação de ponto de carregamento for efetuada ou passar em parte comum do edifício”, o condómino terá de fazer “uma comunicação escrita dirigida à administração do condomínio e, quando aplicável, ao proprietário”.”
Tem de comunicar mas não fica proibido de fazer a instalação. É melhor ires ler a lei, que eu conheço-a bem pois já passei por esse processo no meu condomínio.
Será???? Aconselho a se informar melhor.
Você nem imagina tantos prédios que há em Portugal sem garagens nem sítios para ter os carros estacionados às vezes nem a 20 metros da entrada do prédio quanto mais meter extensões para carregar os carros elétricos durante o dia ou noite. As pessoas pensam que vivem no “paraíso” e afinal…
Se o cabo ou outro colocar em causa a estética do edifício, não se pode instalar, a lei é bem clara:
”
O condomínio também pode opor-se quando o edifício já tem um ponto de carregamento comum e quando a instalação põe em risco a segurança de pessoas ou bens ou prejudica a linha arquitetónica do edifício”
https://www.deco.proteste.pt/sustentabilidade/artigo/condominio-e-carro-eletrico-resposta-as-duvidas-mais-frequentes
Fez uma leitura tão “transversal” que lhe escapou a parte que diz “Não precisa de autorização da assembleia de condóminos” :”Lei n.º 15/2015, atualizada pela Lei n.º 60/2017″ e se tiver de usar partes comuns, limitam-se a enviar comunicação por escrito com 30 dias de antecedência.
Não precisa de autorização se……. e o resto leu bem?
“vai passar um cabo ou outro elemento, que vai estragar a estética”
Imagina serem esses os grandes problemas da vida, anda que já não dormia porque a estética do prédio mudou por passar um fio.
É por pessoas como tu, que existem sempre problemas nos condomínios por este Portugal inteiro.
Algum dia eu iria dizer que não algum vizinho para passar um cabo para a garagem para carregar o carro? É um cabo quero lá eu saber, se isso safava o vizinho para carregar o carro então que meta o cabo.
Dentro de uma garagem comum uma calha com um cabo a passar pelo teto ou pelo topo das paredes, de um lugar de garagem para o quadro elétrico, não é considerada alteração da estética de um edifício por tribunal nenhum. «
Agora se for um cabo a passar pela fachada do prédio até à garagem, então aí sim, já existe uma alteração estética do edifício. Nesse caso até eu seria contra a não ser que fosse algo que mal se notasse, o que é quase impossível.
Tambem há quem diga o mesmo de ar condicionados, este ano instalei e meramente notifiquei o condominio, era o que faltava alguem dizer que não podia por e uma das unicade exteriorios ficou na fachada principal.
Nunca percebi essa de estética acima de tudo… depois com sorte é um predio que não é pintado a 30 anos…
Depende da tua Câmara Municipal. Em Braga se fores à Camara Municipal solicitar informações levas logo com a info que é proibido. Têm que ser instalados nas varandas por exemplo.
Agora se alguém fizer queixa e os fiscais te fizerem uma inspeção podes ter uma suspressa desagradável
como fazes isso em predios que infelizmente não têm varanda? pois isso nem sempre exite, é daquelas cenas que é muito giro, mas estás a colocar algo ridiculo como estetica em primeiro lugar e não o conforto que faz muito mais sentido. Estetica em edificios tipicos é completamente irrelevante.
O que mais se vê por aí são aparelhos de ar condicionado nas paredes exteriores dos prédios, ao lado das janelas.
Mas questiono-me: aqueles que não têm varanda, como fazem? Vais dizer-me que os municípios são coniventes com tortura humana? É que certas casas, no verão, viram fornos, e no inverno, viram a Sibéria.
É preferível manter a estrutura limpinha do prédio em prol do bem-estar humano?
Desconhecia a lei, mas, se for verdade, é uma estupidez de todo o tamanho.
Arriscas-te, porque esse tipo de instalações obriga a ter de ser decidido em assembleia de condóminos.
Se um dia um condómino achar que aquilo não tem jeito nenhum, levanta o assunto em Assembleia de Condóminos a perguntar quem autorizou e das duas uma, ou ca maioria não se importa e vota a teu favor ou se for o contrário tens de tirar o ar condicionado da fachada.
Neste momento tens um aparelho de ar condicionado instalado numa parte comum do edifício ilegalmente, sem autorização.
Não percebe mas convem procurar perceber. As leis e as regras do condominio aprovadas em assembleias SÃO PARA CUMPRIR. Muitos não aparecem as assembleias depois criticam. Apareçam.
E fazem novas leis nessas assembleias ?
Pior é quem quer instalar AC satélite ou pior estendal. Tudo coisas a banir.
Não quero estragar a estética do prédio com a roupa íntima do vizinho.
Proibição de AC mas o estendalzito da roupa na varanda frontal do prédio … ah isso não!:-D
Uma coisa é já estar instalado, outra é ir instalar.
39/2010…
Alguém diga a esta gente que os eletricos morreram?
Então foi isso que o pastor do rebanho lhe disse ?
No meu condomínio é estritamente proibido o estacionamento de veículos elétricos. Carreguem na rua. Primeiro está a segurança do prédio.
Com base em que lei ?
SEGURANÇA.
Em que lei ?
Tem a certeza que estão a proibir os carros certos ?
https://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/20191116-2205-32-ficou-destruida-a-minha-grande-paixao-incendio-em-garagem-destroi-carro-topo-de-gama-e-dois-classicos
Já sabes mais que a investigação da GNR? Ainda és mais fantástico do que se pensava.
Não, mas agora já é preciso acabar a investigação ?
Esse condomínio é alguma região autónoma para poder não cumprir a Lei?
Completamente de acordo
Proibido estacionar? Isso só acontece porque eu não vivo nesse condomínio, senão podias ter a certeza que estacionava lá o carro.
Já o ter carregadores é outro assunto.
Certo. Os reboques existem.
hahaha, boa sorte a aplicar essa “lei”
Ninguém pode proibir um condómino de estacionar o seu carro elétrico na garagem comum de um prédio. Nem o Condomínio tem esse poder, nem existe nenhuma lei que suporte essa decisão. Comigo levavam com o carro lá estacionado no meu lugar todos os dias.
Não se trata de estacionar. Mas sim carregar o mesmo.
E a segurança do condomínio? Os carros elétricos que têm provocado incêndios nas garagens? Quem se responsabiliza?
È tudo muito bonito até ao dia em que há problemas. Quiseram comprar um carro elétrico tudo bem, agora não são os vizinhos que têm de levar com isso. Vão viver para uma vivenda e lá façam o que quiserem ou carreguem na rua como as outras pessoas. Não são donos do prédio nem do condomínio.
Compro o carro que quero e agora levem comigo, vergonha de buraco de pais……
Como assim têm provocado ? Tem provocado mais os a combustão do que eléctricos.
https://www.google.com/amp/s/www.jn.pt/4984983971/incendio-em-garagem-obriga-a-evacuar-predio-em-matosinhos/amp/
Qual foi o carro responsável pelo incêndio dessa notícia?
E desta?
https://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/incendio-em-garagem-no-parque-das-nacoes-lisboa-atinge-quatro-viaturas-e-evacua-dois-predios
Se naquele não diz, já se sabe qual foi, essa diz.
Sabes? Como é que sabes se não diz?
JL o fantástico, além de ssaber mais que a investigação da GNR também sabe mais que o professor Bambu!
Não diz em lado nenhum, portanto já se sabe o que foi.
Viste algum eletrico a arder na garagem ou é so porque ouviste de um amigo?
E o proprietário da fração com o carro eletrico, é tão dono do prédio como tu, respeitando a respetiva permilagem. Na garagem onde o meu eletrico fica, mais de 60% dos carros ja sao eletricos ou hibridos plugin.
Deviam banir todo e qualquer carro das garagens. Só assim se garante a segurança de todos.
Ardem muitos mais carros de combustão que elétricos.
O último que começou a arder numa garagem e fez arder centenas de carros ao mesmo tempo era de combustão, não era elétrico.
É verdade que ninguém é dono do prédio nem do condomínio mas ter um carro elétrico não retira quaisquer direitos a um condómino, nomeadamente o de estacionar o seu carro elétrico no seu lugar de garagem. E nem o Condomínio se pode opor a isso, já que não existe lei nenhuma para validar essa decisão.
Estacionar é uma coisa. Carregar o carro no interior é outra.
Qual é a diferença ?
Será diferente de ter o carro estacionado no mesmo local e estar a aspirá-lo ?
Vejo aqui muitos heróis a contradizer o @Democrata, mas nenhum se ofereceu para a experiencia. Será cagufa?
No meu prédio já houve um que tentou com a lei acima mencionada, contudo há outras leis para contrariar baseadas em segurança.
Devido ao elevado custo para que tudo ficasse normalizado e dentro da Lei, a Besta desistiu de guerrear com os outros proprietários.
Agora vou comprar uma garagem e/ou apartamento no prédio dele só para colocar lá um carregador e arranjar problemas com alguém intolerante que não conheço. Quanto à segurança existem regras e normas a cumprir, se estão homologadas dificilmente se conseguem contrapor. Eventualmente com estudos científicos acreditados. Relativamente à segurança ou falta dela, o melhor é começar a verificar se as pessoas em casa ligam os aquecedores em triplas desadequadas, ou se desligam o gás quando não o utilizam. DEUS NOS LIVRE DE MAUS VIZINHOS que acham que são detentores da verdade e ignoram a ciência.
Em cada apartamento cada um é responsável por si, pelo que faz. Numa garagem estão estacionados vários veiculos juntos. A conversa é um pouco diferente.
Quem defende os seu direitos é “Besta”? E quem os defendeu contra a “Besta”?
Ou seja, um vizinho teu queria fazer as coisas as 3 pancadas, percebeu que isso era proibido e viu que para fazer bem ia custar muito mais e então desistiu da ideia… Mas antes disso fez bulling com todos…
Camões, só pelo repto que deixaste no teu comentário, já dá para perceber alguma coisa sobre ti.
Ora então, ia comprar um apartamento no prédio do dono disto tudo, só para te mostrar que ganhava. Lol, sim, é mesmo só cagufa, porque dinheiro para esse efeito não me faltava. Aliás, aqui na zona já tenho 327 imóveis, apenas para ir às reuniões do condomínio ganhar uma discussão ou outra.
Quais leis?
E chamas besta à pessoa porquê?
Tiveste sorte porque ela não tinha o guito para gastar (ou achou demasiado caro) porque se tivesse, contratava uma empresa certificada para fazer a instalação, cumpria os requisitos de segurança e instalava o carregador na boa. Não há lei nenhuma que o impeça se cumprir com isso. Nenhuma!
Haver há. Os condóminos em Assembleia.
Defendem tão cegamente os elétricos, mas quando há catástrofes como em Espanha nas inundações vão logo buscar os carros a combustão para efetuar os salvamentos, porque os elétricos não havia onde carregar.
Só demagogia e hipocrisia
Não havia ? Então mostre lá que não havia electricidade em Espanha ?
Lançaram o starlink da eletricidade. Eletricidade por satélite.
Será que os satélites são a gasóleo ?
Os malvados devem ter usado geradores para carregar os elétricos. Já viu? Não sei como você não foi lá com o seu Tesla que faz 5000 km com uma carga.
Então mostre lá onde usaram ?
Será que usaram geradores para abastecer os a combustão ?
E você foi lá ?
Defendem tão cegamente os a combustão que até vão buscar catástrofes em Espanha para justificar o preconceito em Portugal.
E qual o mal? Tu não defentes cegamente os electricos?
Democracia meu caro….
Defendi onde ? Mostre lá ?
Mostrar o quê? que defendes os electricos cegamente?
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK…..
Onde ? Mostre lá ?
Ele não defende nada… Assim como diz que ninguém neste mundo está impingir elétricos.
Se eu defendo, vocês atacam ?
E alguém está ? Só se for você.
Por isso é que devíamos todos comprar e apostar em embarcações.
De que serve andar a comprar um veículo que depois não se pode utilizar nas cheias.
Barco tem que ser o.meio de transporte a investir.
Que é que isso tem a ver com o assunto em discussão que é a instalação de um carregador na garagem comum de um prédio?
Já não tens argumentos para este assunto e agora decidiste ir relembrar uma catástrofe natural que até destruiu muitos mais carros a combustão do que carros elétricos?
Vim ver o fanático eletrificado JL! tóxico
Ele já por aqui andou mas vai demorar uns 5 minutos a voltar. Como já tinha feito 944km seguidos no seu EV não arriscou e foi carregar o carro .
Fixe, quer dizer que sou importante.
Não, não és…
Quer dizer que és o bobo cá do sitio. E dos bons.
Obrigado, então vou continuar por cá. Lol
De nada.
Espero que sim… sempre alegras o dia.
Daí a minha falta por cá.
Por certas respostas aos comentários, logo se vè que tipo de pessoa é. Está tudo dito.
Então que tipo de pessoa sou ?
Há tipos de pessoas ?
É por estas e por outras que sempre fugi de morar em apartamentos. Xiça penico. É do pior mesmo. Ou se tem mesmo muita sorte com os vizinhos, ou nunca mais há paz e sossego.
Basta ler os comentários dos que acham que mandam em tudo, dos que não sabem o que é morar em sociedade (e um condomínio é uma mini sociedade), dos que não deixam ninguém fazer nada só porque eles não precisam, dos que acham que os outros 50 condóminos devem deixar só porque eles querem, dos que dizem que não só porque não gostam do tipo do 2º Esq… Seja para os carregadores, seja para o que for. Conheço tantas histórias e infelizmente basta uma maça podre no cesto para infernizar a vida dos restantes.
E que tal bom senso, compreensão e diálogo entre vizinhos? Com boa vontade, calma e diálogo tudo se faz. Nem sempre nos irá agradar, mas viver numa sociedade é mesmo isso. Às vezes é mesmo preciso engolir uns sapos se queremos que um dia engulam um sapo nosso. O famoso “Live and let live”. Nunca houve, nunca haverá. Este mundo está mesmo lixado.
100% de acordo.
Viver num condomínio é pior que viver numa camarata do exército.
Isso normalmente é para aqueles que não sabem viver em conjunto com os demais.
Porquê tanto atrito entre quem gosta de eléctricos e quem gosta de combustão? Cada um usa o que quer, gosta ou pode. Eu tenho os 2 tipos e ambos têm vantagens e desvantagens. Normalmente prefiro o eléctrico pois tenho custos mais reduzidos e aprecio o silêncio, mas claro se preciso de viagens mais longas uso o de combustão que me dá uma maior autonomia e menos preocupações para abastecer. Tentar impor o meu gosto aos outros é mais ou menos como impor aos outros que o tinto é melhor que o branco. Sejam felizes e cag…m no resto
Porque há tanta gente que tem uma vida tão triste, mas tão triste que só está bem a falar da vida dos outros.
Porque quem tem a combustão não quer que o rebanho se desfaça.
Jorge, está aqui um deles!
Então onde eu impus alguma coisa ?
Comentário mais sensato que li até agora!
Infelizmente à custa destas políticas insanas ainda vai morrer muita gente sem culpa nenhuma.
O incêndio brutal na Coreia do Sul, que começou com um Mercedes EQE numa garagem subterrânea, é um aviso claro do que pode acontecer quando se força a convivência entre veículos de alto risco e estruturas que não estão preparadas para os suportar. Mas por cá, continua-se a empurrar a legislação como se nada fosse, ignorando o perigo real das baterias de lítio e as dificuldades brutais que os bombeiros enfrentam para conter estes fogos.
E os 2 que começaram em Lisboa também foi um aviso claro do que os a combustão se estão a tornar.
Óbvio, porque afinal parece que estão a querer ser os anti GPL, eram tao perigosos, mas são os outros é que destroem.
Opá…
Os carros elétricos podem arder? Podem. Os carros a combustão podem arder? Podem. Os carros a GPL podem arder? Podem.
Estamos a falar de probabilidades ínfimas. Obviamente que é mau quando acontecem, mas vamos proibir o uso dos automóveis? Não creio que os incêndios em carros elétricos sejam particularmente mais perigosos ou particularmente mais frequentes que nos carros a combustão. Não podemos esquecer o fator sensacionalismo. Faz-me lembrar a gigantesca febre (que ainda hoje persiste) do uso do telemóvel nos postos de combustível. Lembro-me que se chegava a aconselhar desligar o tlm antes de entrar no posto. Mas algum telemóvel tem uma chama aberta? E mesmo que tenha, os postos de combustível são alguma sala fechada cheia de gás?
Os incêndios nas baterias de lítio não são assim tão difíceis de apagar. O que se calhar falta é preparação dos bombeiros. Para esse tipo de incêndio e outros. Um incêndio com base elétrica apaga-se com pó “ABC”, o mais comummente usado nos extintores e que qualquer corporação de bombeiros deve ter (ou devia) em dose industrial (camião de pó, p.e.??). Andamos há milhares de anos a apagar incêndios e ainda não temos nada melhor que despejar água? Há uns 30/35 anos atrás o meu pai fazia manutenção de umas caldeiras industriais e já na altura mandou instalar extintores de ABC pendurados do teto com “gatilho” de temperatura. Também admito que talvez devesse haver uns extintor instalado na bateria do carro (já vi alguns sistemas), mas água?? É a pior coisa que se pode usar num incêndio elétrico. Parece aquela malta totó que às vezes aparece no youtube e outras plataformas a fazer “lives” de culinária e quando a frigideira pega fogo atiram com água em cima. Novos tempos pedem novos métodos.
Por outro lado, nunca vi um carro elétrico a explodir. Já a gasolina… também nunca via, mas que las hay, hay.
E já agora, segundo a NTSB americana, “there are 25 EV fires per 100,000 EVs, 1,530 gas car fires per 100,000 gas cars, and 3,475 hybrid fires per 100,000 hybrids”.
https://www.autoinsuranceez.com/gas-vs-electric-car-fires/
E não, não tenho carro elétrico (o meu a diesel vai em 15 anos e espero que dure pelo menos mais 5), não vendo carros elétricos nem tenho ações da tesla. Já não tenho é paciência para quem tem de dar opinião de tudo e mais alguma. Se é para dar opinião, que seja construtiva. Só concordo com “convivência entre veículos de alto risco e estruturas que não estão preparadas para os suportar”. Se não estão preparadas, prepare-se. Preparámos as cidades para os carros a combustão. Tínhamos as bombas de gasolina literalmente no R/C dos prédios. Foram retiradas. Foram alteradas vários leis sobre os estacionamentos, as condições de ventilação das caves, das garagens, dos estacionamentos dos centros comerciais. Foram alteradas as condições técnicas dos carros a GPL para que os mesmos possam usar parques subterrâneos e fechados. Foram estabelecidos critérios de qualidade do ar nos parques dos centros comerciais e passou a haver (alguma) fiscalização ao uso dos equipamentos de ventilação (que vários centros comerciais nunca ligavam). Se é preciso ajustar alguma coisa, fale-se e ajuste-se. Não é só cuspir para o ar e gritar “VAMOS TODOS MORRER!”. As baterias de lítio não são particularmente perigosas se bem fabricadas, bem utilizadas e, quando há problemas, bem combatidos esses problemas. É como tudo. Agora falar na falta de preparação dos bombeiros… até pode ser verdade, mas a culpa é dos carros? E se o incêndio for num hospital ou numa que tenha banco de baterias? Num parque solar com armazenamento? Será que já não deviam ter preparação?
Passo o exemplo do meu prédio composto por:
– RC;
– 4 pisos (8 condóminos);
– Parqueamento de 2 pisos;
Existência de quadro eléctrico em cada pisos de parqueamento ligados ao quadro geral do prédio, cujo consumo é pago pelo condomínio.
Questão:
1 dos condóminos pretendia utilizar o quadro eléctrico existe num dos pisos de parqueamento e pagar a diferença da fatura de electricidade do prédio.
Resposta da E- redes:
1° deve ser efetuda uma inspecção ao prédio para averiguar a potência existente no mesmo.
2° existindo a necessidade de aumentar a potência existente (quase sempre certo), o custo da mudança da potência pode ser custeado pelo condómino requerente, mas a mensalidade do custo de electricidade do prédio será superior, o que se traduz num aumento do custo de electricidade a ser pago mensalmente pelo condomínio.
Resultado:
Não autorizado. Os restantes 7 condóminos não demonstraram vontade em suportar o aumento do custo de electricidade, para vontada e usufruto de 1 condómino.
Existiu uma segunda pretensão, que logo foi inviável pela E-redes:
Passar uma ligação electrica da casa do condómino pretendente (morador no piso 3), para o piso 2 do parqueamento.
Na minha opinião a solução passa na oferta de postos de carregamento ou num modelo já existente na china (substituição da bateria em postos existentes para o mesmo).
Sim no meu condominio onde existem 27 frações, o quadro elétrico não possui capacidade de resposta para carregamento de VE. A solução é cara pelo que ainda se anda em estudo de como proceder, visto, existirem 2 pisos de estacionamento de subterrâneo e locais próprios para cada condómino. A solução não é fácil nem barata e desconfio que acabará por não ter solução. A instalação individual é um autentico quebra cabeças, segundo opinião do engenheiro que andou a estudar a questão. Enfim, edifícios mais antigos, o meu tem 30 anos não estão preparados para acompanhar estes tipo de inovações. A 25 metros do prédio existe um posto Galp com 2 postos e do outro lado da avenida o Centro comercial possui vários postos. É cómodo talvez não, é mais carro? não sei façam as contas!
Bastaria haver um regime de instalação de ramal separado para os postos de carregamento. Mas também é preciso a erede mexer-se. Estou há 20 ou 3 anos à espere de ramais para 2 postos de carregamento público (em espaço privado). Já tem o licenciamento mas a erede… pufff
Acho que os restantes condóminos fizeram bem em recusar. No entanto, poderiam haver outras soluções, sendo a mais simples, em teoria, o condómino “beneficiado” pagar uma “taxa” extra para cobrir a diferença de custo.
Ainda há outra opção que não tem sido explorada em Portugal, certamente por “inércia” burocrática. A instalação de um novo ramal para carregamentos elétricos. Em muitos locais será simples e sem necessidade de grandes (ou nenhumas) obras. A legislação pode ser um problema porque em teoria poderia ser necessário novo projeto para o prédio, o que na minha opinião não faz sentido (bastaria um técnico credenciado certificar e a e-redes aprovar a potência), mas é o que é.
O carregamento de veículos elétricos em edifícios “comuns” vai ser sempre um problema e não necessariamente porque questões técnicas. Mais pelas relações humanas entre as várias partes. Com um pouquinho de boa vontade arranjava-se solução para quase tudo.
Acha bem porque não tem… havendo potência disponível no condomínio com uma wallbox variável conseguem carregar baterias sem sobrecarga… agora se são uma cambada de tugas tonhos, claro que não; o típico.
Onde vivo foi bem simples… contador à parte e diferencial acoplado, fácil e com 250€ resolveu-se a questão.
Se carrega em 6 ou 10 horas depende da energia disponível mas sem stress.
Se o carro explodir? Também a gasolina explodem… e os GPL com as normas atuais? Já podem estacionar nas garagem sem ventilação… e à muito!
Tenho um amigo que não tem ar condicionado em casa porque o condomínio não autoriza a instalação na fachada, que altera o padrão… havia de ser comigo… aquilo é forrado a azulejo brejeiro dos anos 90… isto é um pais de obtusos que lavam a tromba com água do Luso.
Venha o Manuel João como presidente… um Ferrari para cada um é o que era… gente mesquinha, sem vida própria.
Fala fala e não sabe o que diz. As regras são para cumprir quer goste ou não. Se não gosta compareça as assembleias e vote contra. De resto tem que cumprir, senão é fácil resolver.
Onde ele diz que não cumpre as regras ?
Lamento não viver no seu condóminio Rui. Não precisaria de autorização….
O jl é pró veículos a combustão. Usa é psicologia invertida. Vistas as coisas por este prisma, até tem feito um trabalho notável a afastar as pessoas dos elétricos.
Invertida ?
Ainda bem que se afastam, quem disse que quero que todos vão para eléctrico, quantos menos melhor, mais carregadores livres, preços mais baixos, menos impostos, é só vantagens serem poucos.
Os governos europeus continuam a empurrar com a barriga a desastrosa ideia dos carros elétricos, Acabaram com a indústria automóvel europeia e ficaram atras da China.
O ridículo e triste é que foi tudo feito em nome do ambiente e as baterias a lítio são uma tragédia adiada para o ambiente sem falar que grande parte da produção de eletricidade provem da queima de carvão. São uns tristes…
Desastrosa ? Mas há melhor ?
Acabaram ? Então mas quais acabaram ?
Você é que parece um triste, a produção de baterias de chumbo é bem pior e a maior parte da energia por cá e na China não provém do carvão.
“Entre 1 de janeiro e 31 de março de 2025 foram gerados 14 113 GWh de eletricidade em Portugal Continental, dos quais 81,8% tiveram origem renovável.”
https://www.apren.pt/pt/energias-renovaveis/producao
Não chegou para a cova de um dente.
Tiveram que importar 14% de nuclear e sabe-se lá quanta a carvão de Marrocos.
Exato, 81 é menos de 14 %.
81 é a produção que não satisfaz o consumo. Duhh
Mas 5% de carvão satisfaz.
5% é a fatia que tem origem nas centrais em território ES. Não tem nada a ver com a que vem de Marrocos pq essa simplesmente não é declarada nem paga taxa de CO2. Tem que se esforçar mais!
Nem chega a 5%, visto que Espanha consome uma grande parte, já que tem as suas a carvão paradas.
Tanto é declarada que apareceu no outro relatório.
Nuclear resolvia o problema… mas as mentalidades, essas… neuróticos obtusos, desconcertados.
Mas Portugal é uma formiga ao pé da China onde a eletricidade vem da queima do carvão, a poluição nunca vai baixar, por isso a conversa dos elétricos é só para enganar os parolos.
Caros, menos resistentes, menos duráveis, para carregar muito menos práticos, a autonomia, etc, e depois querem enfiar nas pessoas que são muito melhores que os de combustão.
Só rir…
E depois ? Se estamos a falar de Portugal ?
Que não vai baixar é conversa dos poluidores para enganar parolos, porque ela tem vindo a baixar na Europa ao longo de 30 anos.
Diga antes, carros mais duráveis, com menos problemas e mais práticos, a autonomia é uma não questão.
E sim são melhores, basta perguntar a quem os usa.
Só rir.
Essa dos carros menos duráveis não é dos elétricos. São todos. Todos têm centralinas, CPUs e um trinta por uma linha de softwares e eletrónica. Um qualquer mecânico auto de carros a combustão sabe bem quando é cada vez complicado trabalhar num carro. E são cada vez mais uns papa moedas. O meu carro (diesel) é de 2012 e no ano passado chegou aos 130.000kms e foi um ai jesus. Entre injetores a morrer, filtro anti partículas e outras minhoquices, foi uma rica conta. E ainda falta saber o que virá a seguir porque na verdade “avarias” nunca tive. Só peças a morrer por “fim de vida”.
Não tenho carro elétrico nem pensei muito no assunto ainda. Daqui a uns 5 ou 6 anos talvez troque e aí já considero. Mas não assino nem descarto. Quando lá chegar penso no assunto, analisando ambos os lados.
No ano passado quando tive uma continha valente para pagar no mecânico estive a ver as características do Dacia Spring. Pelo menos deu que pensar. Carro elétrico por menos de 20 mil euros e poupava uns 80 euros por mês em combustível (OK, ultimamente ando pouco). Nada mau. Nas férias, metia-me no comboio e andava de uber ou alugava um charuto qualquer. Ou viajava aos bocadinhos que também tem a sua piada. Já há algum tempo que não faço “rally das capelinhas” pelas estradas nacionais e locais.
130000 kms num elétrico nunca vai acontecer, daqui a uns anos quantos elétricos serão restaurados como se faz com os a combustão, zero, são carros para consumir e trocar, mas cada um compra o que quiser, mas não obriguem os condomínios a aturar os gostos e vontades de cada um ao comprar carro.
130 k ? tenho 2 em casa que já passaram isso 2 vezes.
É bem mais fácil restaurar um eléctrico do que um a combustão, tenho um com 27 anos.
Errado, de consumir e trocar são os a combustão, tanto que passa a vida na oficina a trocar peças.
Ao que parece você não quer que cada um compre o que quer.
Os condôminos têm de aturar os gostos de todos, dai viverem num condomínio.
JP: Não obriguem uns, mas respeitem os outros. Se for possível instalar uma ligação para carregamento que não implique custos para os restantes, que mal faz isso? Viver em sociedade (e em condomínio) implica por vezes pensar que há outras pessoas que partilham o mesmo espaço. Nem todas têm a mesma forma de pensar e há que ter uma certa capacidade de pensar pelo outro lado. Senão, não andamos cá a fazer mesmo nada. Quem não tem essa capacidade de viver, conviver e até possivelmente facilitar a vida do vizinho devia ser proibido de viver em prédios comuns. Temos o país pejado de gente doida. Não sabem o que é viver num prédio. Não sabem o que é arrendar um apartamento. No espaço de dois ou 3 meses tivemos aqui na empresa 3 rescisões de contratos de arrendamento pelos inquilinos. Até aqui normal. O que não é nada normal é em dois terem escavacado as paredes todas com furos e autocolantes e no outro ter mais “sarro” que um pipo de vinho tinto cheio há 3 anos. Em nenhum dos casos a caução de 1 mês de renda chegou para cobrir os custos (não foi muito mais e por isso deixámos ficar assim). Ainda assim, os (agora ex) inquilinos reclamaram de não devolvermos a caução. Está tudo mais que escritinho no contrato. Foi explicado às pessoas e feita uma “vistoria” conjunta antes do arrendamento e no fim do contrato, registo fotográfico e escrito. Além disso, ambas as partes acordaram com o que estava no contrato. E depois queixam-se que não devolvemos a caução quando causaram prejuízos até maiores. É que além do custo de reparação, é sempre 1 ou 2 meses para se conseguir arranjar empreiteiro.
Resultado: Vamos começar a exigir 2 meses de caução. Acredito que limita ainda mais o acesso ao arrendamento de algumas pessoas e até nos custa fazer isto. Mas infelizmente é o que tem que ser. As pessoas não sabem viver com os outros nem com aquilo que é dos outros.
E os carros a combustão de hoje também são descartáveis. Quer dizer, ficas como chassi o resto acaba-se por trocar tudo. Longe vai o tempo de termos carros a durar 30 anos. Em que o meu pai fazia a manutenção quase toda com meia dúzia de ferramentas básicas. Mas não era isso que queríamos? Será que queremos voltar aos carros a combustão com o botão do “ar” para regular o motor e ter de esperar 10 minutos até que o bicho começasse a trabalhar direitinho? A não ter ABS, ESP, consumos de 10 ou 15 litros/100km, direção assistida a braço, ar condicionado unicamente pela abertura das janelas, rádio FM (o pináculo da civilização) e um mapa de papel no porta luvas?
Queremos comodidade, ela vem de algum lado.
O meu carro a gasóleo já leva 13 anos. Não tem ecrã pipi, GPS, ligação para o telefone nem muita coisa que hoje parece que já é norma. Mas tem ABS, ESP, injeção controlada por CPU, bla, bla… Posso sempre ir comprar um mercedes de 1980. Pronto…
JL:
Havendo peças, técnicos (mecânicos e afins) qualificados e a possibilidade de mexer nos carros (bloqueios técnicos, digamos), tudo é reparável e restaurável. Infelizmente a nossa sociedade está controlada pelas grandes empresas que fazem todos os possível para que os seus equipamentos (carros elétricos, a combustão, telemóveis, portáteis….) sem difíceis de reparar por alguém fora da “marca”. Ainda agora a UE vai lançar legislação para tentar reverter a situação. Para obrigar as empresas a abrirem os sistemas de forma a permitir a reparação. Eu sou meio técnico de informática e sempre que possível aconselho as pessoas a comprar um PC “normal” desktop. Nada de small factos, slims, mini… Um bom PC de “caixote” é sempre o mais fácil de mexer. É praticamente tudo possível. Nos slim, mini, thin e por aí fora e nos portáveis, por vezes é um desatino. Há portáteis em que se consegue fazer quase tudo. Outros em que até a RAM ou o disco estão soldados na board para que ninguém consiga mexer. Tiver há vários anos um smart e uma vez deram um “toque” no espelho e o vidro caiu. Nada mais, só o “vidro”. E peças? Não havia. Tinha de comprar espelho todo (espelho motorizado com aquecimento) por 350 paus ou algo que o valha. Solução? Ebay, empresa britânica que cortava espelhos por medida e instalava a resistência de aquecimento e 18 euros. Ou daquela vez que queria instalar o bloqueio do air bag no meu carro e ficava à volta de 400 euros pela instalação do “interruptor” de chave e a “parametrização”. O carro já tinha a pré instalação e as configurações todas. Google… descobri como funcionava o sistema. Bastava “interromper” um único fio que já existia para fazer a ligação. Comprei um interruptor industrial de painel por euro e meio e fiz eu a instalação. E nem foi preciso parametrizar nada que já saiam de fábrica prontinhos. Há coisas que sinceramente… É como alguns tesla que podemos podemos pagar para ter mais autonomia com o mesmo equipamento. Ou seja, compramos o carro e andamos a arrastar “peso morto” que não podemos usar. Funciona, mas está “bloqueado”. Outras marcas devem fazer e acho que comercialmente é totalmente errado fazer isso. Já nos carros a combustão acontece algo parecido com as “reprogramações” de fábrica. O carro custa 40.000, mas se pagarmos 45.000 eles desbloqueiam mais 30 cv antes de sair do stand ou algo por aí. Acho que o grupo VW era perito nessas coisas.
“…Se for possível instalar uma ligação para carregamento que não implique custos para os restantes, que mal faz isso? …”
Vai perguntar isso ao governo da Coreia do Sul.
Nem carregamentos nem estacionamento de elektros com SOC superior a 90%.
Aliás, se não tiveres um selo no para-brisas que ateste que a marca te limitou os carregamentos a 90% nem sequer entras na garagem.
Isso é mentira, podem carregar sim.
Carrega mas é lá bem longe. E se optar pela carga rápida (PCRs e PCURS), fiquei agora a saber q em Seul, nem sequer pode carregar os 90%, estes já vão estar nativamente limitados a 80%. Ou seja carrega no máximo 80%.
Qt à simples permanência/estacionamento em parques subterrâneos. Só será permitida nos parques que possuam medidas de combate a incêndios a elektros devidamente funcionais e isso implica pelo menos 1 revisão anual certificada pelas autoridades.
Pode carregar sim.
Ena, tanta invenção. Looooool
Limitação dos 80 e 90% já a maioria dos carregadores rápidos têm.
Se não forem devidamente recicladas, sim, um desastre… mas se forem e mesmo vinda a energia do carvão, em 70%, o “elo final” será muito positivo para o meio ambiente… o problema é muita gente a encher o bandulho com o Fuel… a energia auto a combustão é um cancro em várias linhas… em muitas mesmo mas como dão trabalho a muita gente, são mantidas… mas isto não se diz a ninguém.
Ups,,, eu disse.
Aqui há uns anos houveram várias (e grandes) campanhas de sensibilização, acompanhadas por legislação apertada por causa da reciclagem e tratamento das peças auto e óleos usados. A quantidade de críticas que houve, que ficava caro, que era só para complicar… isto vindo de “mecânicos” que muitas vezes simplesmente despejavam o óleo usado no esgoto ou na grelha de escoamento em frente à oficina. Por alguma razão tivemos em Portugal alguns dos rios mais poluídos da europa e neste momento temos dos melhores. Haja legislação e alguma boa vontade de todos. A reciclagem e tratamento de resíduos funciona se todos ajudarmos.
Ai tanta asneira.
“Entre 1 de janeiro e 31 de março de 2025 foram gerados 14 113 GWh de eletricidade em Portugal Continental, dos quais 81,8% tiveram origem renovável.”
https://www.apren.pt/pt/energias-renovaveis/producao
Segundo estimativas (há muito variadas, é verdade), ao ritmo atual teremos petróleo para mais 35/40 anos. Ao ritmo atual que já inclui reduções enormes com o uso de energias renováveis, incluindo carros elétricos. Temos que ter em conta que não são só os carros a usar “petróleo”. Os navios, comboios, aviões e outros usos como, p.e. uso industrial como matéria prima.
Mas o que também é preciso ter em conta é que o petróleo está cada vez mais difícil de extrair. Se há 50 anos atrás o bombeávamos de buracos no chão, agora até já o extraímos da areia ou do meio do mar e com custos cada vez mais elevados. Custos esses que há 50 anos não compensavam.
Os carros elétricos a bateria como os conhecemos são uma solução perfeita? Não, digo já que não são, na minha opinião. Mas são o que temos. E se calhar é bem melhor que queimar carbonetos diretamente para o ar. Falam tanto na “reciclagem” das baterias e ninguém fala nos milhares e milhares de litros de óleo altamente poluente que saem todos os anos dos carros. Não falam da quantidade de peças e filtros todos poluídos que todos os anos vão para “tratamento”. Das toneladas e toneladas de gases poluentes que vão para o ar que respiramos. Enfim…
Se queimar gasolina ou gasóleo não faz mal nenhum, não percebo porque é que não aquecemos a casa com um bidão de metal transformado em “lareira” a gasolina no meio da sala lá de casa. Tipo os hobos americanos.
Yá, deve ser isso:
https://1drv.ms/i/c/dcb6174b5a250bfc/EW8tJLc-VQlGjH7_cEUIKIsBHkEv1Af177GFFmz5yUN08w?e=EIfkeI
Ficaste bem na foto 😉
Ia para dizer o mesmo. Lol
Teslas não são comigo. Estou fora dessa.
Deve ser o @JL a fazer das suas.
Você é que postou a foto, deve ter sido num dos seus test drives.
E caso haja um incêndio enquanto o carro estiver a carregar (já aconteceu várias vezes) .Já pensaram nisso ?Devia de ser proibido meter carregadores em garagens de prédios .
Fora aqueles que nem podem carregar porque não usam e incendeiam na mesma , e muito mais.
Compram o carro, carreguem na rua, se houver problemas não prejudicam todos os vizinhos que não têm culpa
E se um a combustão arder e incendiar o meu ?
Ahahaaha! Isso já não é problema.
Anda tudo a pé e de bicicleta, isso é que era.
Pode estourar um pneu ou cair um pingo de óleo da corrente.
Desde que não seja elektra não deve haver problema.
UM CONSELHO JL FAÇA UM COLOQUIO. ESTE DEVE SER O SEU EMPREGO. ahahahah
UM COLÓQUI DE ?
NÃO, O MEU EMPREGO É DE PROGRAMADOR DE SISTEMAS.
ahahaha
Caro Luís, seu argumento é sustentado em que???
O Decreto-Lei n.º 39/2010 é claro: basta comunicar à administração do condomínio com 30 dias de antecedência e proceder à instalação, ponto final.
1. A oposição só é legítima e possível nos seguintes casos:
2. Se a instalação representar um risco para a segurança;
3. Se existir um projeto de solução comum em curso, cuja conclusão esteja prevista para menos de 90 dias;
Se a instalação alterar as linhas arquitetónicas da fachada de edifícios históricos.
Qualquer outra tentativa de impedir a instalação está em violação da lei e, como tal, constitui crime.
No meu condomínio, segui todos os trâmites legais, com o acompanhamento de um advogado e de um engenheiro eletrotécnico. Ainda assim, houve quem criasse problemas: arrombaram o quadro do edifício e desligaram a wallbox (instalada por entidade credenciada, com termo de responsabilidade, contador parcial, entre outros requisitos). Quando desligaram pela terceira vez, apanhei-os em flagrante, dirigi-me à PSP e apresentei queixa-crime. A polícia deslocou-se ao prédio (só lá faltou a CMTV) e, a partir daí, nunca mais se falou no assunto. Se voltarem a desligar, já se sabe quem irá responder pelos crimes cometidos.
A lei é para cumprir, gostem ou não gostem, se não gostarem que vão viver para outra aldeia.