DHL recebe o seu primeiro camião elétrico Tesla Semi. A revolução elétrica também nos pesados
O programa Tesla Semi está a ganhar dinamismo com outro grande operador logístico a juntar-se oficialmente à frota. O gigante logístico alemão DHL confirmou que recebeu o seu primeiro Tesla Semi.
Mais empresas a operar o Tesla Semi
Durante muito tempo, a PepsiCo foi a única empresa a operar o Tesla Semi em volume significativo fora do próprio fabricante.
Mas à medida que nos aproximamos da produção em volume no Nevada, estamos a ver mais unidades a chegar às mãos de grandes clientes como Walmart, Costco e Sysco. Agora, a DHL está oficialmente a bordo.
Primeiro comunicado e resultados do piloto
Num comunicado de imprensa emitido na semana passada, o gigante logístico confirmou a entrega do seu primeiro Tesla Semi totalmente elétrico para ser integrado nas suas operações nos EUA.
Isto segue-se a um programa piloto em Livermore, Califórnia, onde a DHL testou as capacidades do camião em rotas reais.
De acordo com o anúncio oficial, durante uma rota de longo curso de 630 km, o Tesla Semi registou uma média de 1,72 kWh por milha (cerca de 1,07 kWh por km) enquanto transportava um peso bruto combinado de 34 toneladas métricas.
O nosso piloto do Tesla Semi superou as expectativas, provando a sua capacidade de transportar de forma eficiente uma carga típica da DHL por longas distâncias com uma única carga. Integrar o Tesla Semi na nossa frota é um passo importante para alcançar os nossos objetivos de descarbonização e fornecer soluções mais sustentáveis aos nossos clientes.
Com a sua autonomia de até 500 milhas (aproximadamente 805 km), o Semi desbloqueia oportunidades que anteriormente estavam além dos limites dos veículos elétricos de serviço pesado, e estamos entusiasmados por fazer parceria com a Tesla para tornar isso uma realidade.
Disse Jim Monkmeyer, Presidente de Transportes, DHL Supply Chain North America.
Relevância da eficiência e próximos passos
Esta eficiência de 1,72 kWh/milha é crítica. Quando a Tesla revelou o Semi pela primeira vez, prometeu um consumo inferior a 2 kWh por milha (aproximadamente 1,24 kWh por km).
Muitos céticos duvidaram deste valor para um camião Classe 8 totalmente carregado, mas os dados reais da DHL confirmam que a Tesla não só está a cumprir esse objetivo como a superá-lo de forma significativa, mesmo com uma carga de 34 toneladas.
O camião está agora a operar na Califórnia Central. Curiosamente, a DHL refere que, nas suas operações diárias atuais, o camião percorre cerca de 160 km por dia e só necessita de carregamento cerca de uma vez por semana.
A DHL tem sido um excelente parceiro e apreciamos o seu apoio precoce e contínuo ao programa Semi. Estamos entusiasmados por apoiar a sua implementação na América do Norte, e a sua experiência como fornecedor de logística de confiança ajudará a tornar o produto ainda melhor para futuros mercados globais.
Explica Dan Priestley, Diretor do programa Tesla Semi na Tesla.
A DHL afirma que esta entrega expande a sua frota de veículos elétricos Classe 8 na América do Norte para mais de 150 unidades.
A empresa planeia adicionar mais camiões Tesla Semi em 2026, à medida que a Tesla iniciar a sua produção em volume.
Depois de planear iniciar a produção em 2025 durante os últimos dois anos, a Tesla adiou recentemente a produção do Tesla Semi para 2026.























Já tinha havidos bastantes relatos da pepsi acerca disto e que está a ser um “sucesso” mas com um produção tao limitada é difícil atribuir sucesso a isto mas pronto ao menos provaram que é mais do que possivel
Não tem nada a ver com produções limitadas mas com testes no terreno, onde o camião carregado (com 34 toneladas) consegue com uma bateria, percorrer 620km, e ter níveis de eficiência por km elevados.
“The Tesla Semi joins DHL’s operations following a successful pilot in Livermore, Calif., where the truck covered over 3,000 miles (5,000 km) of regular routes. During testing, the all-electric truck demonstrated outstanding efficiency, averaging 1.72 kWh per mile while hauling a gross combined weight of 75,000 pounds (34 metric tons) over a 390-mile (625 km) long-haul route.”
https://www.dhl.com/us-en/home/press/press-archive/2025/dhl-supply-chain-accelerates-sustainability-with-first-tesla-semi-delivery.html
Serve para transporte last mile combinado com a ferrovia, que nos USA é só para mercadorias e não chega a toda a parte.
Também gostas de inventar?
Faz os transportes todos a não ser camiões com 2 condutores que hoje em dia são raros
Pelo menos a ssim os motoristas vão ter que respeitar as pausas obrigatórias.
Óbvio, eles até nem costumam respeitar.
Para a realidade Nacional, esta bateria faz um dia de trabalho completo sem qualquer problema.
Sim, porque agora chegam 2 horas mais cedo nas viagens longas pois os veículos elétricos perante subidas não perdem velocidade…
A santa trindade evangelizadora da mobilidade electrica não perdeu tempo. Olhem pra eles a brilhar tal LED de 100000 lumens kkkkkk
Parece que a santa trindade evangelizadora da mobilidade a combustão chegou mais cedo, portanto perdeu ainda menos tempo. Também já lhe deu para acusar os outros daquilo que faz ? que raio de ideias.
Também podias brilhar, mas escolhes ficar dentro do fumo…
Boa… Assim quando compramos aparelhos informáticos ou de lazer com baterias de lítio já pode ir para a Alemanha ou outro país com mais facilidade… Pois eles chegam a nossa casa de avião, mas para mandar para a garantia os centros de recolha não mandam nada de avião… Engraçado a indústria na Europa…
Agora irão haver inúmeros atrasos nas encomendas.
Claro que vai haver, a DHL não sabe o que faz.
Liga ja para a DHL a dizer isso diz que tu tens uma empresa bem maior que a deles e que isto é uma pessima ideia