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Engenheiros criaram airbags enormes para proteger os aviões em caso de queda

                                    
                                

Autor: Ana Sofia Neto


  1. Pedro António says:

    Quando era adolescente, sempre me interroguei porque é que não colocam dois ou três paraquedas gigantes nos aviões, em caso de avaria, estes soltavam-se e o avião descia lentamente até ao solo! Vou acusar estes indianos de me terem roubado a ideia!

    • MACnista says:

      Tem graça, por acaso já pensei nisso muitas vezes, mas provavelmente não dá não sei!! 🙁

    • Hugo says:

      Não me parece fácil travar um avião de dezenas de toneladas em velocidade de queda e em segurança com simples pára-quedas.
      A ser possível teria um custo enorme não só de fabrico mas também de espaço e transporte já para não falar do impacto quando estes abrissem… provavelmente nem a estrutura do avião aguentaria tal “esticão”.
      No final de tudo isto temos a questão “onde aterraria tal bizarma?”. Ter um custo desses e no final causar uma outra tragédia parece-me um custo demasiado alto e que ninguém quererá assumir.

      • MACnista says:

        Compreendo, tens razão!!

      • Zé Fonseca A. says:

        Problema maior é o peso de tal paraquedas, precisavas de não levar bagagem de ninguém para poderes ter uma coisa dessas, existem soluções dessas em aviões pequenos para menos de 10 pessoas, mas não tem grande interesse, primeiro porque a maioria dos acidentes acontece na descolagem ou aterragem, depois porque a maioria dos aviões têm sistemas redundantes para tudo, incluindo motores, é aí que está a aposta da segurança da aviação

    • Jorge says:

      Para já só em pequenas aeronaves é que é viável. E funciona muito bem.

      https://simpleflying.com/5-types-of-planes-that-can-use-a-parachute/

  2. PorcoDoPunjab says:

    Não dá, por vários motivos.
    Primeiro, o peso extra de um componente deste género seria enorme.
    Segundo, em caso de avaria e encher-se com o avião a voar normalmente, as consequências seriam trágicas.
    E por fim, o avião iria partir-se todo no chão à mesma.
    Mas vamos imaginar que o avião não se partia… a desaceleração brusca de velocidade iria matar as pessoas.

    É mais ou menos isto…

  3. Pedro says:

    epa..
    A AirBus, estava a tentar implementar a Solução que os Russso tinham desenvolvido, era uma paerceria.

    A mim parece-me que essa tecnologia era mais simples, mais eficaz, muito mais barata, quase sem pontos de falha.
    Envolvia paraquedas, que podiam suportar a aeronave.

    Depois disso, só vi isso a ser implementado em 1 ou 2, aeronave russa de pequeno porte, e numa Americana.
    Nunca mais houvi falar destas coisas.

    E agora isto.
    Esto é usado já para amortizar os tanques de guerra que são lançados de avião(os russos fazem isso), por baixo dos mesmos, mas eles também usam paraquedas por cima.

    Eu não acredito muito nestas bolas.

  4. Joca says:

    Os militares já usam há dezenas de anos paraquedas em tanques porque não em aviões, se já existem em aviões mais pequenos, era só construir um de acordo com o tamanho do avião.

    Neste caso era por um mais pequeno para estabilizar a traseira do avião, e um maior para a sustentação do peso. Mais valia “cair” a 50/70 km/h e ficarem alguns feridos, do que abrir um airbag gigante a 200/300km/h e quando bate no chão fica a rebolar pelo chão sem parar e morrem quase todos.

    Contando que para ter um sistema para encher os airbags eram necessários milhares de metros cúbicos de ar em botijas pesando dezenas de toneladas, pelo menos resolviam a coisa com 1 ou 2 toneladas de paraquedas.

    • Pedro says:

      Tens toda a razão,

      Este Sistema além de matar todos a bordo, vai mais longe, pois mata também todos no solo.
      É um 2 em 1.
      Enquanto não parar, é terror absoluto, e só os que vão a bordo é que pagam bilhete para participar, para os que estão no solo é grátis!!

    • Hugo says:

      Calma lá…”usam” que é como quem diz… usam-nos para os travar ao largá-los próximo do solo e nem é prática comum. Honestidade sff.
      Ainda assim boa sorte a fazê-lo com aviões muito maiores e com 5 ou 10 vezes o peso de um tanque.

  5. BruceWayne says:

    Que sistema ridículo!

  6. contraditorio says:

    Não seria mais lógico um sistema de pára-quedas ? Como nos space shuttle ? Pelo menos pousavam o avião na vertical e suavemente …

  7. PeterJust says:

    Não fica mais barato e eficaz dar um paraquedas a cada pessoa?!?!

  8. Nuno says:

    Seja que sistema for, acho que ja era altura de se pensar nalguma soluçao viavel e que de facto ajudasse para que quando corresse mal, nao morressem todos. Nao tem é de apenas pensar no LUCRO, vidas humanas tb sao LUCRO. Não acredito que nao seja realmente possivel.

  9. Valter Antunes says:

    Apresentei exatamente o mesmo conceito nos anos 90 a várias companhias internacionais e a resposta foi simples… Não é viável devido ao aumento de peso

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