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BMW iniciará a produção em série da sua pilha de combustível de hidrogénio de 3.ª geração

                                    
                                

Autor: Vítor M.


  1. Bolide says:

    As pilhas de combustível de ácido fórmico são melhores.

  2. Max says:

    A BMW já vai na sua 3ª geração de célula de combustível (designação habitual, e não pilha de combustível) de hidrogénio… mas ainda não produziu um único automóvel FCEV (Fuel Cell Eletric Vehicle)
    “A BMW não produziu automóveis a hidrogénio em série nos últimos 5 anos. Segundo as informações recentes, a BMW tem desenvolvido veículos a hidrogénio principalmente em projetos piloto e demonstrações, como o BMW iX5 Hydrogen que entrou numa fase de piloto em 2023, mas a produção em série do primeiro veículo elétrico a célula de combustível da BMW está prevista apenas para 2028. Até agora, a produção foi limitada a poucas unidades de protótipos e veículos de testes”.
    Enfim, as tretas do costume sobre o os automóvis elétricos FCEV e o hidrogénio verde – produzido por eletrólise a partir de eletricidade de fontes renováveis, quando hidrogénio maioritariamente consumido no mundo é o hidrogénio cinzento, obtido do gás natural através da reforma a vapor do metano, que gera uma quantidade significativa de CO2. E assim vai continuar, porque a produção do hidrogénio por eletrólise é cara e com fraca eficiência energética (é necessário muito mais eletricidade para produzir o hidrogénio do a eletricidade que o mesmo hidrogénio pode gerar num FCEV).
    Como é apara 2028 logo se vê, entretanto mostra à Comissão Europeia o empenho da BMW nas “energia limpas e sustentáveis” … e vai dizendo … pois, isso só de BEV não dá … os FCEV só se fabricam poucos e não têm onde abastecer … os híbridos … ou mesmo os com motor de combustão mais eficientes – é que dá.

  3. Zé Fonseca A. says:

    Parabéns à bmw por continuar a lutar a boa luta

  4. Antonio Vasco says:

    Gostava que me esclarecem porque estes fabricantes europeus gastam rios de dinheiro em ID de carros de hidrogênio e deixam todo o ID de baterias para chineses e coreanos, depois queixam se que não estão preparados para 2035.

    • Max says:

      “estes fabricantes europeus” ao todo são dois:
      – a BMW com o iX5 Hydrogen, de 2023, que não passou da fase piloto. Anunciou agora .a produção em série de FCEV em 2028
      – a Mercedes, que desde 2018 produziu menos de 400 FCEV, principalmente o GLC F-CELL para clientes corporativos. Não tem prevista a produção em larga escala.
      Não me parece que tenham gasto rios de dinheiro em FCEV. Já nos BEV têm investido fortemente. Aqui a questão é menos das baterias e mais onde as carregar (e de os BEV chineses serem melhores).

    • Mário says:

      Porque temos os políticos em Bruxelas com políticas woke e depois as matérias primas para as baterias a China lidera e a Europa, isso combinado com o esquema dos fundos europeus…

      • FS says:

        Mas os políticos europeus têm politicas para veículos “0 emissões locais”, onde se encaixam os FCEV. Eles não apresentam preferencia nos BEV em detrimento dos FCEV, já a indústria, que é quem nos dá as soluções, parece ter uma opinião clara em relação a isso
        Tanto que está previsto investimento para a expansão de postos de abastecimento de hidrogênio e para o desenvolvimento desta tecnologia

        • Max says:

          É só rir. Sabes qual e o plano europeu de expansão de postos de abastecimento de hidrogénio? “Até 2030 e 2031 criar postos de abastecimento de hidrogénio a cada 200km nas principais estradas dos estados-membros”.
          Se os automóveis FCEV fossem em numero elevado isto não dava para nada. Basta comparar com a atual rede de postos de combustíveis. Ou mesmo com a atual rede de carregamento de baterias, que, mesmo assim, toda a gente se queixa.
          Atualmente para abastecer um FCEV em Portugal só há um posto (semi)público em Cascais.
          A industria investe onde vê viabilidade. Os FCEV a nível de automóveis são histórias da carochinha (quanto a comerciais, camiões e autocarros de transporte de passageiros, pode ser).

          • FS says:

            Mas existe ou não investimento no hidrogénio? Se é suficiente ou não, se é bem investido ou não, isso são outras contas
            A indústria investe onde é financeiramente mais viável/rentável, por isso têm andado todos estes anos a protelar

          • JL says:

            Investir fundos perdidos é sempre viável …

          • Max says:

            Não tomes os fabricantes europeus pela “indústria”.
            Não estão a protelar os investimentos, estão a desinvestir:
            “Max 30 de Agosto de 2025 às 19:29
            De 2020 a 2024, nos FCEV, a Hyundai vendeu o Nexo:
            – 2020: 6.761 unidades
            – 2021: 9.602 ”
            – 2022: 10.527 ”
            – 2023: 4.552 ”
            – 2024: 2.724
            Modelos do Nexo: 2018 a original; 2022 atualização da original; 2025 2ª geração.
            Vê-se claramente na venda de automóveis FCEV da Hyundai “o papel fundamental do hidrogénio na transição para a energia sustentável” “

      • JL says:

        Mas estes usam baterias na mesma, e matérias primas rarissimas.

  5. Yamahia says:

    Mais uma bicada nos detractores do H2.

    • JL says:

      Ou uma bicada nos detratores dos eléctricos ?

    • Max says:

      Para ti um automóvel pode ser elétrico – a bateria é que não.
      Se te falam em 100% elétrico sacas logo da pistola – nem é contra os carros é contra … contra os painéis solares 🙂
      O H2 é que é! Por acaso em todos os posts sobre o hidrogénio, costumam por uma imagem de um de uma bomba de combustível H2 por cima de uma floresta de árvores verdes – mensagem: “o hidrogénio é o verdadeiro aroma da natureza”, “o hidrogénio é todo verde. Por acaso não é. é vai continuar a ser quase todo cinzento.

      • Realista says:

        Um carro a H2 continua a ser um carro elétrico…

      • Yamahia says:

        @Max, por mim pode vir o cinzento (gás), já reduz o CO2 para metade por km percorrido (se é q o problema é esse).
        Afinal a electricidade no mundo ainda é 70% preta.

        • Max says:

          Continuo sem perceber. Se um elétrico FCEV está bem para ti por que e que um BEV, carregado com eletricidade da rede, que usas em casa, é um inimigo a abater?
          Só sacas da pistola quando se trata de eletricidade verde (e hidrogénio verde, gerado com a eletricidade verde)?

          • Yamahia says:

            Tempo de abastecimento, autonomia reduzida e marreca pesada, são os handicaps dos elektros.
            Nunca vingarem por causa disso e nunca irão vingar exactamente por causa disso.
            Penso que deixei isso muito claro em todos os comentários que fiz até hoje sobre o tema.

          • JL says:

            Por acaso os fcev são mais pesados, também não vem dizer que tem marreca pesada ?

            Se não vingaram porque se vendem cada vez mais ?

        • JL says:

          Então pior fica para os fcev que gastam 5x mais electricidade.

        • JL says:

          Se reduz o CO2 para metade é mau demais, então o CO2 não era o gás da vida ?

        • FS says:

          Continua a ter um veículo caro, pesado, com baixa autonomia e combustível caro

          • Max says:

            O hidrogénio cinzento obtido do gás natural através da reforma a vapor do metano (sem captura de parte do CO2, se houver passa a azul) não tem um fabrico especialmente caro. Em Paris é possível abastecer um depósito com H2 a um preço semelhante ao dos combustíveis.
            O que fica muito caro é o produzido por eletrólise a partir de eletricidade (seja a da rede, a “eletricidade amarela”, com origem num mix de fontes, seja a “eletricidade verde” gerada por energias renováveis).
            A questão aqui é que quando se fala do hidrogénio que abastece os automóveis FCEV querem fazer parecer que é todo verde – um aroma da natureza, as plantas libertam H2 e é só preciso apanhá-lo … usado no automóvel só produz vapor de água – quando é cinzento.

    • Toni da Adega says:

      Qual a razão de ser tão fantastico?
      É em tudo como um Elektro, só muda a forma de abastecimento. E requer 3x a quantidade de producao elektrica.

    • Rui says:

      É uma bicada enorme de facto a bmw vai na 3º geração ainda não produziu um único carro parece a falência da tesla está quase quase

  6. Pedro António says:

    Afinal o hidrogénio continua! Tal como o negacionismo, vêm dizer mal, levantar suspeitas, mas as coisas têm de ser investigadas….

  7. Hugo Sousa says:

    Mais arroz …
    Quero lembrar todos os que pensam que o hidrogénio é uma solução … lembro que este existe desde 1994 em Portugal nos autocarros dos SCTP … a nível de experiência piloto … sim… sim a Scania em 1994 já tinha autocarros a circular a Hidrogénio…

    Eles com todo o investimento durante estes anos … desistiram…

    Mas todos os outros gastam milhões para enganar as pessoas … os seus accionistas… e os seus seguidores …

    • JL says:

      A experiência na STCP durou apenas de 2004 a 2007, onde acabou devido aos fracos resultados.

      • Yamahia says:

        Já parece os camiões do lixo elektros no concelho de Cascais. Os hidráulicos papavam-lhe a bateria num instante. Deixavam o serviço a meio, obviamente foram demitidos eheheh

        • Gonçalo says:

          Engraçado que ainda no outro dia o vi o volvo eletrico a fazer a recolha do lixo

        • JL says:

          Mas esses ainda funcionam, já a h2 não há nada.

        • Max says:

          “Os” camiões? Não era só um? Noticias de 2022:
          “Foi utilizado um camião Volvo FE Elétrico 6×2, equipado com uma superestrutura de recolha 100% elétrica da marca TERBERG [empresa holandesa]. O objetivo do teste era, com base em fatores como rotas, capacidades das baterias e horários de carregamento, maximizar a operação do veículo e avançar para a descarbonização da operação.”
          Não há mais notícias. Se te referes aos “hidráulicos” há de ser a superestrutura, eletrificada, de recolha do lixo, da Terberg e não ao camião elétrico Volvo.

  8. JL says:

    https://www.facebook.com/61577748194061/videos/4180225855553834/?idorvanity=1688271238129437

    Relato de um dono que aconselha a comprar antes uma scooter do que um carro destes, depois de estar 2 horas na fila abastecer, isto no país que tem uma rede de abastecimento já com 20 anos.

  9. JMarston says:

    A BMW continua a inovar.

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