Pixel Watch 4 é o único smartwatch que pode ligar para o 112 se o seu coração parar
Ainda que tenha demorado a colocar no mercado o seu smartwatch, a Google tem mostrado como este consegue evoluir e tornar-se uma referência no mercado. Agora que o Pixel Watch 4 está revelado, é hora da marca mostrar o que o torna único. O exemplo é como este smartwatch pode ligar para o 112 se o seu coração parar.
O Google Pixel Watch 4 possui uma funcionalidade capaz de salvar a vida do seu utilizador numa situação de vida ou morte. De acordo com o anúncio público da Google, este smartwatch é capaz de chamar os serviços de emergência se, ao monitorizar os seus sinais vitais, detetar sinais de um ataque cardíaco. Assim, com atenção imediata, as hipóteses de sobrevivência aumentam exponencialmente.
Numa publicação recente nas redes sociais, a Google quis gabar-se de uma das novidades que o Pixel 4 terá desde o seu lançamento: ligar para os serviços de emergência caso detete que o seu coração parou . Desta forma, se vive em Espanha e marca o local como tal, o relógio ligará automaticamente para o 112 para solicitar uma ambulância com urgência.
Considerando que hoje existe um mercado muito competitivo no mundo dos smartwatches, a Google aposta em mostrar uma funcionalidade do seu Pixel Watch 4 capaz de salvar a vida de muitas pessoas numa situação de emergência. Para isso utilizará uma estratégia semelhante à da Apple, capaz de detetar se sofreu um acidente e utilizar isso como uma reivindicação comercial.
#PixelWatch is the ONLY smartwatch that can detect a loss of pulse and automatically place a call to emergency services for you 🚑 (hopefully you never need it, but it’s there for you if you do)¹ #MadeByGoogle pic.twitter.com/RQ1QpIivNn
— Made by Google (@madebygoogle) August 20, 2025
Com os recentes anúncios da Pixel em todos os seus principais pontos de venda, o Pixel Watch 4 foi um dos dispositivos em destaque. Com preços entre os 399€ e os 549€, dependendo do tamanho do mostrador e do modelo, com ou sem dados móveis, este smartwatch estará disponível a partir de 9 de outubro.
Por enquanto, o Pixel Watch ainda não atingiu todo o seu potencial em termos de popularidade, como a Google gostaria. Ainda não se sabe se, com este novo modelo, a tendência de ter um relógio Pixel no pulso evoluirá para se tornar uma das principais opções entre os smartwatches disponíveis no mercado atualmente. O Pixel Watch 4 promete melhorias impressionantes e, assim que forem lançadas, poderemos descobrir o quanto evoluíram.
Com esta nova capacidade, a Google mostra como consegue criar funcionalidades únicas e que tornam o seu smartwatch também uma peça que o mercado irá seguir. Certamente que muito mais será apresentado ao longo do tempo, muito provavelmente baseado em IA e em todos os sensores presentes.



















Grande confusão. Ouve-se dizer: “Foi fulminante, teve uma ataque cardíaco e caiu para o lado … o coração deixou de bater, deixou de respirar e morreu em minutos”.
Mas convém distinguir entre “ataque cardíaco” e “paragem cardíaca”, porque estão longe de ser a mesma coisa.
– Então o que é um ataque cardíaco? Em linguagem corrente, “ataque cardíaco” descreve o evento em que o coração sofre algum problema súbito, normalmente por obstrução das artérias coronárias. além de identificar o que se passou e eventualmente desobstruir as artérias coronárias, aos médicos interessa saber se houve “enfarte cardíaco” (“enfarte do miocárdio”) – “a morte (necrose) de uma parte do músculo do coração causada pela pela interrupção ou redução grave do fluxo sanguíneo por um bloqueio da artéria coronária”.
No ataque cardíaco normalmente o coração continua a bater, embora de forma debilitada.
O Apple Watch deteta um ataque cardíaco? Não, a Apple farta-se de avisar que não.
E o Pixel Watch deteta um ataque cardíaco? O post diz que sim: “este smartwatch é capaz de chamar os serviços de emergência se, ao monitorizar os seus sinais vitais, detetar sinais de um ataque cardíaco”. O que a Google diz é uma coisa distinta: que é o único capaz de de “detetar a falta de pulsação” e chamar o 112 – ou seja, não deteta um “ataque cardíaco”, deteta uma “paragem cardíaca”
– A paragem cardíaca ou paragem cardiorrespiratória – PCR) “é uma condição em que o coração para de bater subitamente interrompendo a circulação de sangue e oxigénio para o corpo. É causada por uma arritmia grave (ex. uma fibrilhação ventricular) mas pode ter outras causas como enfarte extenso, choque elétrico ou afogamento. Os sintomas são imediatos e graves: colapso súbito, perda de consciência, ausência de pulso e respiração. Sem intervenção imediata, como reanimação cardiopolmunar (RCP) e uso de desfibrilador, a morte ocorre em minutos”.
+1
Publicidade enganosa.
Muito bem explicado a diferença entre ataque cardíaco e paragem cardíaca.
Infelizmente, no caso de uma paragem cardíaca, nada haverá a fazer se já não estiver dentro da sala de urgência.
Obrigado Max, por enriquecer o artigo, que não passa de publicidade, ainda por cima na área médica, o que só por si deveria ser digno de uma boa coima à Google.
Já percebi. O título do post é: “Pixel Watch 4 é o único smartwatch que pode ligar para o 112 se o seu coração parar”. Várias vezes no post se fala em paragem do coração.
Isso correspondia a paragem cardíaca, que referi acima e que, sem reanimação cardiopolmunar (RCP) e uso de desfibrilador, se morre em poucos minutos.
Não estava a perceber para que é que se ia avisar os serviços de emergência, que não teria tempo para fazer nada. Valia mais chamar o médico legista.
Afinal o que aconteceu foi uma perda na tradução.
O que a Google fala é em “perda de pulso” (loss of pulse), ou seja o software não consegue detetar a pulsação, está demasiado fraca, não quer dizer que o coração tenha parado (se tiver parado, adeus).
O apple watch faz isto ha 10 anos. Andam distraidos
Por acaso não faz (faz muita coisa ao nível cardíaco, mas isto a Apple não quis avançar). Mas, acredito que se o Pixel evoluir esta funcionalidade, que seja algo incrível. Para já acredito que não vá funcionar a 100%, porque há N de fatores que podem interferir nesta monitorização e criar falsos positivos. Mas é uma excelente funcionalidade e espero que seja imensamente afinada.
“Isto” é enviar uma mensagem para o 112 quando o coração para.
“Sem intervenção imediata, como reanimação cardiopolmunar (RCP) e uso de desfibrilador, a morte ocorre em minutos.”
Achas que “isto” adianta muito?
Pode ser interessante ao alertar os contactos de emergência e o 112. Claro, se demorar… nada feito. Agora, imagina numa situação onde o cuidador está por perto, pode ser importante. Mas, lá está, pode não adiantar muito.
Oh vitor o apple watch faz isto ha anos. Google it , aqui andam atrasados no tempo. Ate arritmias avisa
Não, eu explico. O Apple Watch não avisa se o coração “deixar de bater” no sentido literal (paragem cardíaca súbita). O que ele faz é monitorizar o ritmo cardíaco e emitir alertas em algumas situações:
-> Frequência cardíaca muito alta ou muito baixa – avisa se o batimento subir demasiado ou descer abaixo de um certo limite durante períodos de inatividade.
-> FRitmo irregular (fibrilhação auricular) – pode detetar sinais de arritmia e sugerir que procures avaliação médica.
-> Ausência de batimento detetável durante o sono – em alguns modelos, se o sensor não consegue registar o pulso durante um tempo, pode enviar uma notificação. Mas isso muitas vezes é devido a mau contacto com o pulso, e não necessariamente a paragem cardíaca.
-> Deteção de quedas ou acidentes graves – em conjunto com ausência de movimento, pode ativar chamadas de emergência (mas não é o mesmo que “detetar paragem cardíaca”).
Portanto, quando se dá uma paragem cardíaca súbita, o Apple Watch não alerta.
O apple watch chamou o 112 automaticamente quando a minha mae caiu da banheira em sua casa, isto em 2019. E uma funcionalidade que todos deviam ter, salva mesmo vidas
tomada banho com o relógio posto?
Por acaso para pessoas de idade a banheira é muito perigosa. Sobretudo com a sequência habitual – partir a bacia e a seguir finar-se. Devia ser obrigatório, para quem só tem espaço para uma das coisas, substituí-la por um duche. Tendo em conta o perigo de cair, ir tomar banho com o relógio posto é uma boa ideia.
eu tomo banho sempre com o relogio posto.
E fazes muito bem…a maioria dos utilizadores linux não toma durante uma semana…trasandam ate mais nao
Espero que não fique sem bateria quando o coração do utilizador parar, pois com a péssima autonomia que têm, é bem provável que aconteça.
Eu acho que todas as marcas de smartwatch deveriam ter no mínimo 7 dias de autonomia com todas as funções ativas, e poder restabelecer essa autonomia em cerca de 30 minutos.
Sempre teve má autonomia. Mas pelo menos para um dia dá. Se para mim chega? Não. Mas para muitos talvez.
Mesmo eu que não durmo com smartwatch
O meu coração parou quando vi o preço.
“Por enquanto, o Pixel Watch ainda não atingiu todo o seu potencial em termos de popularidade, como a Google gostaria.”
Mas é claro! Você para usar o relógio tem que assinar um plano, para ter informações que até um amazfit te da.
Resulta se alguém no 112 atender. Cá na tugolandia tem andado com muitas falhas.