PplWare Mobile

Pixel Watch 4 é o único smartwatch que pode ligar para o 112 se o seu coração parar

                                    
                                

Autor: Pedro Simões


  1. Max says:

    Grande confusão. Ouve-se dizer: “Foi fulminante, teve uma ataque cardíaco e caiu para o lado … o coração deixou de bater, deixou de respirar e morreu em minutos”.
    Mas convém distinguir entre “ataque cardíaco” e “paragem cardíaca”, porque estão longe de ser a mesma coisa.
    – Então o que é um ataque cardíaco? Em linguagem corrente, “ataque cardíaco” descreve o evento em que o coração sofre algum problema súbito, normalmente por obstrução das artérias coronárias. além de identificar o que se passou e eventualmente desobstruir as artérias coronárias, aos médicos interessa saber se houve “enfarte cardíaco” (“enfarte do miocárdio”) – “a morte (necrose) de uma parte do músculo do coração causada pela pela interrupção ou redução grave do fluxo sanguíneo por um bloqueio da artéria coronária”.
    No ataque cardíaco normalmente o coração continua a bater, embora de forma debilitada.
    O Apple Watch deteta um ataque cardíaco? Não, a Apple farta-se de avisar que não.
    E o Pixel Watch deteta um ataque cardíaco? O post diz que sim: “este smartwatch é capaz de chamar os serviços de emergência se, ao monitorizar os seus sinais vitais, detetar sinais de um ataque cardíaco”. O que a Google diz é uma coisa distinta: que é o único capaz de de “detetar a falta de pulsação” e chamar o 112 – ou seja, não deteta um “ataque cardíaco”, deteta uma “paragem cardíaca”
    – A paragem cardíaca ou paragem cardiorrespiratória – PCR) “é uma condição em que o coração para de bater subitamente interrompendo a circulação de sangue e oxigénio para o corpo. É causada por uma arritmia grave (ex. uma fibrilhação ventricular) mas pode ter outras causas como enfarte extenso, choque elétrico ou afogamento. Os sintomas são imediatos e graves: colapso súbito, perda de consciência, ausência de pulso e respiração. Sem intervenção imediata, como reanimação cardiopolmunar (RCP) e uso de desfibrilador, a morte ocorre em minutos”.

    • FOSS says:

      +1
      Publicidade enganosa.
      Muito bem explicado a diferença entre ataque cardíaco e paragem cardíaca.

      Infelizmente, no caso de uma paragem cardíaca, nada haverá a fazer se já não estiver dentro da sala de urgência.

      Obrigado Max, por enriquecer o artigo, que não passa de publicidade, ainda por cima na área médica, o que só por si deveria ser digno de uma boa coima à Google.

    • Max says:

      Já percebi. O título do post é: “Pixel Watch 4 é o único smartwatch que pode ligar para o 112 se o seu coração parar”. Várias vezes no post se fala em paragem do coração.
      Isso correspondia a paragem cardíaca, que referi acima e que, sem reanimação cardiopolmunar (RCP) e uso de desfibrilador, se morre em poucos minutos.
      Não estava a perceber para que é que se ia avisar os serviços de emergência, que não teria tempo para fazer nada. Valia mais chamar o médico legista.
      Afinal o que aconteceu foi uma perda na tradução.
      O que a Google fala é em “perda de pulso” (loss of pulse), ou seja o software não consegue detetar a pulsação, está demasiado fraca, não quer dizer que o coração tenha parado (se tiver parado, adeus).

  2. Carlos Mestrado says:

    O apple watch faz isto ha 10 anos. Andam distraidos

    • Vítor M. says:

      Por acaso não faz (faz muita coisa ao nível cardíaco, mas isto a Apple não quis avançar). Mas, acredito que se o Pixel evoluir esta funcionalidade, que seja algo incrível. Para já acredito que não vá funcionar a 100%, porque há N de fatores que podem interferir nesta monitorização e criar falsos positivos. Mas é uma excelente funcionalidade e espero que seja imensamente afinada.

      • Max says:

        “Isto” é enviar uma mensagem para o 112 quando o coração para.
        “Sem intervenção imediata, como reanimação cardiopolmunar (RCP) e uso de desfibrilador, a morte ocorre em minutos.”
        Achas que “isto” adianta muito?

        • Vítor M. says:

          Pode ser interessante ao alertar os contactos de emergência e o 112. Claro, se demorar… nada feito. Agora, imagina numa situação onde o cuidador está por perto, pode ser importante. Mas, lá está, pode não adiantar muito.

      • Carlos Mestrado says:

        Oh vitor o apple watch faz isto ha anos. Google it , aqui andam atrasados no tempo. Ate arritmias avisa

        • Vítor M. says:

          Não, eu explico. O Apple Watch não avisa se o coração “deixar de bater” no sentido literal (paragem cardíaca súbita). O que ele faz é monitorizar o ritmo cardíaco e emitir alertas em algumas situações:
          -> Frequência cardíaca muito alta ou muito baixa – avisa se o batimento subir demasiado ou descer abaixo de um certo limite durante períodos de inatividade.
          -> FRitmo irregular (fibrilhação auricular) – pode detetar sinais de arritmia e sugerir que procures avaliação médica.
          -> Ausência de batimento detetável durante o sono – em alguns modelos, se o sensor não consegue registar o pulso durante um tempo, pode enviar uma notificação. Mas isso muitas vezes é devido a mau contacto com o pulso, e não necessariamente a paragem cardíaca.
          -> Deteção de quedas ou acidentes graves – em conjunto com ausência de movimento, pode ativar chamadas de emergência (mas não é o mesmo que “detetar paragem cardíaca”).

          Portanto, quando se dá uma paragem cardíaca súbita, o Apple Watch não alerta.

  3. Carlos Mestrado says:

    O apple watch chamou o 112 automaticamente quando a minha mae caiu da banheira em sua casa, isto em 2019. E uma funcionalidade que todos deviam ter, salva mesmo vidas

  4. Jose Lapao says:

    Espero que não fique sem bateria quando o coração do utilizador parar, pois com a péssima autonomia que têm, é bem provável que aconteça.
    Eu acho que todas as marcas de smartwatch deveriam ter no mínimo 7 dias de autonomia com todas as funções ativas, e poder restabelecer essa autonomia em cerca de 30 minutos.

    • Sérgio V. says:

      Sempre teve má autonomia. Mas pelo menos para um dia dá. Se para mim chega? Não. Mas para muitos talvez.
      Mesmo eu que não durmo com smartwatch

  5. Nilin says:

    O meu coração parou quando vi o preço.

  6. André says:

    “Por enquanto, o Pixel Watch ainda não atingiu todo o seu potencial em termos de popularidade, como a Google gostaria.”

    Mas é claro! Você para usar o relógio tem que assinar um plano, para ter informações que até um amazfit te da.

  7. 911 says:

    Resulta se alguém no 112 atender. Cá na tugolandia tem andado com muitas falhas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.