Reino Unido pede que cidadãos apaguem e-mails e fotos antigas para… poupar água
O Reino Unido está a atravessar um período de seca e, indo além das medidas comummente adotadas nestes cenários, o governo está a pedir aos cidadãos que apaguem "e-mails e fotos antigas".
Embora o histórico do país contrarie esta realidade, o Reino Unido está a passar por um período quente e seco. De tal forma que a situação de escassez de água tornou-se "um incidente de importância nacional".
Neste momento, cinco áreas estão oficialmente em situação de seca e outras seis estão a passar por um período prolongado de tempo seco.
Perante este cenário, o Grupo Nacional de Seca do Reino Unido (em inglês, NDG) emitiu orientações sobre como economizar água em casa.
Poupar os centros de dados para poupar água
A par dos conselhos comuns, como não regar a relva, tomar banhos mais curtos e não desperdiçar água, de modo geral, o mecanismo britânico aconselhou os cidadãos a algo inédito: "apagar e-mails e fotos antigas, uma vez que os centros de dados precisam de grandes quantidades de água para arrefecer os seus sistemas".
Apesar da sugestão, o TechSpot sugere que reduzir o uso de Inteligência Artificial generativa poderia, de facto, poupar água, no Reino Unido.
Afinal, conforme informámos, um relatório ambiental publicado pela empresa francesa Mistral AI, mostrou que, até janeiro de 2025, após 18 meses de operação, o modelo Large 2 da Mistral foi responsável pela geração de 20,4 quilotoneladas de emissões de CO2 e pelo consumo de 281.000 metros cúbicos de água.
Além disso, o impacto marginal da inferência - medido através de um pedido de um utilizador ao chatbot "Le Chat" para uma resposta de 400 tokens - foi estimado em 1,14 gramas de CO₂ e 45 mililitros de água.
Leia também:





















É tirar os ficheiros da nuvem para chover. Dança da chuva moderna…
Para derrotar a AGI, é só tirar a água dos datacenters, que aquilo derrete tudo.
Desviaram a água para esses atentados climáticos, e agora a culpa é do povo?
+1
Dizem quee stão preocupados com o clima, mas estão a destruí-lo a ritmo acelerado.
Querem mais CPU, 50000000%. Querem mais espaço 1700 biliões, de triliões, de terabytes. Alguém tem de suportar isso. Não é só ganhar 30000 milhões, de libras, por semana.
As grandes empresas de AI ]e que gastam a agua, mas a o governo atira a culpa para cima do povo.
è preciso ser-se muito desonesto.
Reduzir, ou não utilizar a IA, acredito que poupe muita água, agora apagar emails e fotos, não entendo qual o objetivo, visto que nestes casos, é mais o armazenamento que é utilizado e não tanto o processamento.
Claramente o governo britânico é completamente analfabeto em relação a tecnologia. Devem pensar que datacenters são como cabines de dossiers que se toda a gente for lá tirar os seus documentos que vai desligar aquela secção. Além de que e-mails e fotos antigas não são nada comparado a por exemplo vídeos e outras coisas pesadas escondidas nas clouds.
Os humanos fazem upload de muita tralha.
Coloquem limites nos dados.
Tudo o que não é usado há mais de 10 anos xau.
Eu tenho as foros no disco externo, gasta zero de agua
Ainda se dissessem para apagar os e-mails dos servidores online de forma a aumentar um pouco a privacidade, ainda se compreendia, agora para poupar água, já parece um pouco mais descabido.
Mas o Reino Unido foi de tal forma invadido por estrangeiros que agora até a natureza mostra a revolta também por lá… sim, que aquilo cada vez parece mais uma pocilga, se nem sempre a uma vista descuidada, com uma vista um pouco mais atenta e costuma-se ver lixo por todo o lado, criminalidade constante e sem fim à vista, os preços que não param de aumentar.
A ironia é que a malta votou para sair da UE certamente com a ideia de que tal fosse reduzir a quantidade de estrangeiros por lá, e provavelmente reduziram os europeus (a tal ponto que faltou comida e outros bens durante algum tempo), mas os outros estrangeiros de fora da UE continuam a fazer questão de lá chegar por qualquer forma possível e imaginária, porque uma vez lá acham (ou sabem?) que têm logo direito a subsídios e outras coisas, que podem ser pouco do ponto de vista de quem vive lá, mas para quem vêm de outros países mais pobres é um bom incentivo… e com esses incentivos para a entrada ilegal eles não acabaram.
Para poupar água, o ideal é parar com a mineração de componentes para baterias.
Essas minas secam tudo à sua volta e depois recorrem a autênticos comboios de camiões cisterna que vão secando cada vez mais longe num vai e vem constante ao longo do dia.
Mete dó.
A Idiotice aumenta a olhos vistos , UK,Canadá, Australia estes 3 então estão na linha da frente pra ver quem é mais idiota. a UE segye atras.
Então os locais tomam banhos mais rápidos para os turistas tomarem 3 banhos por dia?
O futuro vai ser cada vez mais isto, secas e problemas climatéricos. Eliminar ficheiros de certeza que não vai resolver a questão, mas indica tendências. Menos consumo, menos compras, menos gasto de energia, menos de tudo.
Não será fácil, nem sei se é possível.
Já não há qualquer vergonha. Das duas uma, ou o “reino unido” (NDG) é estúpido, ou julga os seus cidadãos estúpidos.
Parece a história do outro no Algarve: “ah e tal, tomem banhos mais curtos e não deixem as torneiras abertas tanto tempo” para poupar água, e depois é ver o que se gasta para manter os campos de golf. A estupidez realemente é ilimitada…
Outro exemplo giro:
“Recicla-me” nas garrafas das coca-colas, a dar a entender que é sobre o consumidor que recai o dever de proteger o ambiente, quando na verdade a escolha da embalagem (e respetivo material) é totalmente decidido pela empresa que vende o produto e que escolhe o plástico, em oposto a um material mais amigo do ambiente, porque é mais barato.
A “lata” desta gente 😀
Água ou IA ?
Ter em atenção que a água está ligada ao ciclo hídrico, o que significa que deve circular.
Reter para arrefecer servidores ou colocar drones para chover, são roubos e desvios do ciclo natural, que impacta todo o mundo.
Tal como a economia, se parar, morre (neste caso seca).
Esta notícia deve ser uma piada muito British. Segundo as más línguas os Ingleses só lavam os lençóis uma vez por ano. Quanto ao banho uma vez por mês. Nestas 2 situações poupam milhões de litros de àgua. Quanto à água que é gasta nos centros de dados é suposto que a água é sempre a mesma (se não é devia ser).