Há cidades a proibir os condutores de virarem à esquerda. Porquê?
Aparentemente, algumas cidades estão a implementar sinais que proíbem os condutores de virarem à esquerda. Embora as restrições estejam a ser impostas em pequena escala, como vias ou cruzamentos específicos, importa perceber o motivo.
O professor de engenharia civil na Penn State University e diretor interino do Larson Transportation Institute, Vikash Gayah, explorou os motivos pelos quais virar à esquerda nos cruzamentos causa acidentes, piora o trânsito e aumenta o consumo de combustível.
Afinal, nos Estados Unidos, mais de 60% das colisões de trânsito em cruzamentos envolvem viragens à esquerda.
Segundo Vikash Gayah, que estuda formas de tornar o transporte mais seguro, virar à esquerda é perigoso, uma vez que o condutor tem de atravessar o tráfego que vem em sentido contrário para concretizar a manobra.
Quando o semáforo está verde, o condutor precisa de esperar por uma abertura no tráfego que vem em sentido contrário antes de virar à esquerda; se calcular mal o momento de virar, pode colidir com o tráfego que vem em sentido contrário ou ser atingido por ele. Este é um acidente angular, um dos tipos mais perigosos de acidentes.
Além disso, com o condutor do veículo que vira à esquerda a olhar para o tráfego que vem em sentido contrário, os peões ficam em perigo, pois podem atravessar a rua sem serem notados.
Por sua vez, as curvas à direita exigem a incorporação no tráfego, mas não entram em conflito direto com ele, sendo, por este motivo, mais seguras.
Há cidades a testar a proibição de virar à esquerda em algumas vias
De acordo com o professor de engenharia civil, algumas cidades estão a implementar sinais que proíbem virar à esquerda nos cruzamentos, das 7h às 9h - o horário de pico da manhã - ou das 16h às 18h - o horário de pico da tarde.
Em São Francisco, por exemplo, a Van Ness Avenue restringe as viragens à esquerda durante os períodos de pico.
Na perspetiva de Vikash Gayah, quando o centro da cidade não está muito movimentado, permitir viragens à esquerda é aceitável, pois não existe a necessidade de lidar com o tráfego em cada cruzamento.
Contudo, nos períodos de pico, impedir que os condutores virem à esquerda pode evitar acidentes.
As cidades não estão a implementar as proibições em grande escala, segundo Vikash Gayah. De facto, essas são mais comuns em vias ou cruzamentos isolados, "em vez de basicamente em todo o centro da cidade".
Ainda assim, a estratégia tornaria as redes dos centros da cidades mais eficientes.
As rotundas não resolvem o problema?
Para o diretor interino do Larson Transportation Institute, as rotundas são seguras, porque já não é necessário atravessar o tráfego em sentido contrário; todos circulam na mesma direção.
Contudo, restringir as viragens à esquerda é, geralmente, melhor, pois as rotundas ocupam mais espaço e não são tão eficientes em momentos de trânsito intenso.
Nestes casos, a rotunda enche-se e pode causar engarrafamentos. Os cruzamentos tradicionais são menos propensos a engarrafamentos.
Além disso, conforme dados citados por Vikash Gayah, apesar de os veículos percorrerem, em média, distâncias mais longas com a proibição de virar à esquerda - cerca de um quarteirão mais longas -, os carros gastam menos combustível - cerca de 10% a 15% menos por viagem -, porque não param tanto nos cruzamentos.
Para o professor de engenharia civil, embora esta abordagem de impedir que os condutores virem à esquerda seja nova e, por isso, estranhada, é possível que as pessoas adiram, quando perceberem a eficiência que resulta da sua adoção.
Fonte: The Conversation






















Eu ia fazer uma piada.. mas depois ainda me pedem 1 milhão de € de indeminização…
Deixa lá isso
Tarde demais. O teu comentário provocou-me um ataque de acne… vai preparando a carteira 😀
Vai fazer Triatlo, que parece que resolve.
Piadas podes dizer e ninguém te leva a mal. O problema é quando pensas e te dizes humurista mas não tens piada nenhuma (lembraste da ultima vez que riste de uma piada da Joana Marques? pois…) e o que fazes é apenas destilar ódio e escarnio. Muito mau e estão a tentar branquear a situação discutindo os limites do Humor.
Rio-me muitíssimo com a Joana, com o RAP e com o José Diogo Quintela (por exemplo). Se não achas piada, problema teu. A Joana não disse nenhuma mentira, nem inventou nada. Já os próprios “Anjinhos”, receberam ameaças de morte (segundo eles) e não fizeram nada, nem sequer apresentaram queixa. Pois o que eles querem é propaganda, mas se eu não gostava deles, agora evito. O Humor não tem limites, a mentira e a censura é que têm de ter. Confuso andas tu. Aliás, podes ir para a Turquia. Lá e em outros estados com maluquinhos religiosos e ultra-nacionalistas, é que deves esta bem. Curiosamente as únicas pessoas a destilar ódio, são sempre os “moralistas” de sempre. De certeza que és igualzinho a aqueles tontinhos, que dizem que querem “respeito”, quando estão sempre a ameaçar pessoas… O respeito não se exige, conquista-se. Mas com actos, palavras e gestos. Tem juízo. Vai ler o jornal da tua igreja e ou do grupo 1143.
“Rio-me muitíssimo com a Joana, com o RAP e com o José Diogo Quintela” Damn… literalmente os piores…. epah nem consigo chama-los de humoristas xD
O RAP era humorista no tempo dos Gato fedorento, hoje é só um boneco da esquerda…
E agora vou-te ensinar que liberdade de expressão não é só direitos, mas também deveres!
Limites da liberdade de expressão:
– Direito à honra e à privacidade:
A liberdade de expressão não pode ser usada para cometer difamação ou calúnia, nem para violar a privacidade de outras pessoas.
– Não incitação à violência:
A liberdade de expressão não protege discursos que incentivem à violência ou ao ódio.
Respeito à dignidade humana:
A liberdade de expressão deve ser exercida com respeito à dignidade de todas as pessoas.
O vídeo da joana de certeza que incentiva que as pessoas comprem mais musica deles e 200% que não incentiva ao ódio…
Isto de humor está foram do alcance dos teus 36.71Hz, psicopatas e mentirosos patológicos cheganos não percebem certos conceitos, deixa isto de ser Humano para gente com empatia ok!? vai lá venerar a foto do pintor austríaco vai…
Via o RAP, mas depois de deturpar a realidade para fazer “piada” de esquerda, de mau gosto, fiquei alegremente desiludido com ele, passei a não perder tempo a o ver, nem a imensa publicidade que o precede.
Humorista devias ser tu, porque me fartei de rir com o teu comentário. Liberdade de expresão é só isso. Liberdade de expressão. Pergunto-te, esses humorista que tu consideras do piorio, mentiram, insultaram ou incitaram algo em contra de alguém? Lá por tu achares que o RAP é um boneco da esquerda, deves pensar que ao centro e á direita, não há “X” motivos de riso e incongruências suficientes para encher uma lista telefónica. O teu problema é esse. Só vez numa direção. Respeita à dignidade humana? Que giro, quando gente como tu é a primeira a apontar o dedo a esses humoristas e acusá-los de ser isto ou aquilo, A dignidade onde fica? Deixa-te de tretas. O vídeo da Joana não incentiva a nada em relação aos “anjinhos”, isso extrapolas tu. Porque eu prefiro rir do ridículo, e aquela actuação foi ridícula. Podiam desculpar-se com dificuldades técnicas, e a coisa ficava por ali, mas não, querem fazer-se de vítimas. E gentinha como tu a atacar a própria liberdade de expressão. Sim, gente como tu, porque não gostas do que as pessoas dizem (não foram inventados factos nem nada foi distorcido, como os “anjinhos” dizem). Continua a ser humorista porque me escangalhei a rir.
não incentiva nem faz o oposto, são figuras publicas, a presença deles foi publica, o que aconteceu foi publico, a sátira foi só um addon bem-vindo, nunca tinha visto o video não ouvido falar do caso, fiquei a saber desde o processo em tribunal..
a atitude dos anjos está a ser péssima
@Zé Fonseca A.
tu, e a maioria das pessoas só viu o video depois dos anjos o publicitarem, até à promoção que os anjos fizeram as visualizaçõe eram residuais.
O simples facto de afirmares que alguem não tem piada que não gosta do trabalho de Alguem estás a descer ao nivel do video da Joana. Ela fez um video por eles teram cantado mal.
A honra não consta de um direito na lei.
@Zé Fonseca A. & jotabê
Também não tinha tido conhecimento do evento nem do vídeo da Joana antes do processo ser colocado.
O que os Anjos colheram é o efeito Streisand. https://en.wikipedia.org/wiki/Streisand_effect
+1
“O RAP era humorista no tempo dos Gato fedorento”
O ‘rap’ nunca foi, não é e nunca será humorista, é apenas um bobo que tenta ser engraçado (emas não é). Nos tempos dos ‘gato fedorento’ esse fulano era o gajo era o que menos contribuía (se de todo) no grupo com material para os sketches. O Miguel Góis e o Tiago Dores (agora posto de parte pelo esticadinho comunista) eram os master minds do grupo, especialmente o Miguel. O quintela também ia tendo alguma participação e o outro era (e é) apenas o palhaço.
Quanto à caixa d’óculos gorda anã, é apenas uma complexada frustrada com a mania que tem piada, cujo intuito é tentar usar da sua posição social para gozar gratuitamente de tudo e todos. O Rui Sinel de Cordes foi crucificado por menos…
Ó Sinel assume a tua própria identidade e não te escondas com nicks!
E, o que ela tem dito de ti, na verdade tu próprio é que te expões ao ridículo.
A Joana apenas sublinha essas mesmas acções de parvalheira dos próprios e não inventa nada que já não exista na triste realidade desses cromos da net!
Percebeste que o processo à Joana não é por ter feito o vídeo, mas sim por não o ter retirado da página a pedido dos Anjos?
Podias aprender a escrever…
Perceberam que o processo à Joana não é por ter feito o vídeo, mas sim por não o ter retirado ao ar a pedido dos Anjos?
Ela já tinha tido os seus 15 minutos de fama e por uma questão de cortesia entre artistas tinha sido o melhor a fazer.
Não, não foi e agora devem estar arrependidos porque pensavam que ia ter mais apoio mas só deram tiros no próprio pé.
Os americanos não sabem conduzir, não existe curvas na américa só cruzamentos fatelas sem rotundas, já a nível cerebral comem trampa o que condiciona o desempenho cognitivo, já para não falar das drogas.
È mais urgente ainda os carros autónomos nos USA.
Não estou ver ver como se poupa combustível obrigando os condutores a ir dar uma grande volta para entrar num sitio que estava mesmo à mão ali à esquerda.
Este deve ser primo do outro q dizia que fazendo baixar a velocidade média o trânsito flui mais depressa.
O pior é q há quem acredite.
Deves estar a confundir com baixar a velocidade máxima. Se for isso é verdade: em ambiente urbano o tempo das deslocações não depende da velocidade máxima que atinges, depende do tempo que perdes parado. Também em auto-estradas com muito movimento se vê o “efeito harmónio”, quando todos travam a fundo por causa de um chico esperto que resolveu dar gás acima da velocidade do trânsito.
Isto só pode ser uma coisa dos partidos de extrema-direita.
Então a jogada seguinte vai ser proibir os carros de ter volante à esquerda.
😀 : D 😀 😀
O mais fixe de tudo é que num artigo de algumas cidades decidirem decretar a proibição de virar a esquerda se comenta o caso dos Anjos e política, gostei…
E já que comentam o caso de “Anjos” não temos nada, também quero enriquecer os comentários com a minha humilde opinião…
Os Anjos vão indeminizar todos os Portugueses pela manipulação e distorção do hino nacional de um país? Pois…
Vão pedir indemnizações a empresa de áudio que teve problemas técnicos durante a atuação? (Embora o que fizeram foi tão mau que até calhou bem, para usar como desculpa ao desrespeito total pelo hino nacional que tiveram… então a parte do boom, boom, boom… mata qualquer um e é só rir para não chorar
Participaram das ameaças de morte que tiveram? Pois…
Alguém acredita genuinamente que os contratos cancelados foram devido ao vídeo real do que aconteceu diga-se?
Ou por terem feito o que fizeram de forma miserável e repercutiu nos media e redes sociais mesmo antes do dito video? A mim custa-me muito a crer…
Ao longo da carreira processaram alguém por os ter vaiado, assobiado, dizer que cantam mal ou não gostam das músicas, vozes/actuações deles?
A mim o que me parece honestamente é o aproveitamento de um video real pois não manipulou nada da atuação deles e tirar proveito de uma aberração que se passou no autódromo, simples…
Mas vale o que vale e cada um com a sua!
Isto é os EUA, em que praticamente não usam rotundas, que facilitam a viragem à esquerda.
Mas, em Lisboa, o que não faltam são proibições de virar à esquerda. Agora a ideia que aparece no post de não se poder virar à esquerda das “tantas às tantas” das 7h às 9h – o horário de pico da manhã – ou das 16h às 18h – o horário de pico da tarde, pode ser uma solução, mas desconfio dela.
Não houve uma transportadora que poupou umas massas ao obrigar todos os seus camiões a virar à esquerda?
*direita
Não houve uma transportadora que poupou umas massas ao obrigar todos os seus camiões a virar à direita? https://edition.cnn.com/2017/02/16/world/ups-trucks-no-left-turns
Em zonas residenciais, destinos próximos ou com tráfego leve, é uma parvoíce.
Qure-se dizer, tenho o destino 10m à esquerda e vou dar uma volta de 2km para fazer 3 direitas para não virar à esquerda.
Só malucos fdssss
A notícia é: “Por que é que os camiões da UPS (quase nunca) viram à esquerda”
“Quase nunca” é muito diferente de “nunca” 🙂
Cumpre a regra do bom senso: “Nem sempre, nem nunca”.
Já sabia que empresas de distribuição tinham esta política de nos percursos nunca virar à esquerda para poupar tempo na distribuição, agora cidades a proibir virar à esquerda a certas horas/ dias é novidade.
Circula-se pela direita. Num cruzamento, se a faixa de de trânsito onde se vai entrar tem duas vias, a primeira habitualmente é onde segue o trânsito da nossa esquerda para a nossa direita. Se não houver nenhum sinal a impedir, atravessa-se a primeira via e vira-se para a esquerda na segunda via, em que circula o trânsito da nossa direita para a nossa esquerda. Isto é o pão-nosso-de-cada-dia. Virar á esquerda tem mais perigo do que virar à direita, e geralmente perde-se mais tempo até aparecer uma aberta, visto que tem que se considerar o trânsito nos dois sentidos . Por isso é que em muitos sítios há sinais, incluindo o traço contínuo, que proíbem que se vire à esquerda. Isso de não se poder virara á esquerda a certas horas mas poder virar noutras ia dar a maior das confusões.
Esta regra de não virar à esquerda até resulta bem, excepto quando não existe nada do lado direito para onde circular!
Como em tudo, não existe uma regra absoluta.
E, quando o congestionamento, causado pelo enorme fluxo de trânsito, é muito elevado, nada funciona.
Tudo se resume a deixar passar o tempo para melhorar.