PplWare Mobile

Turbina eólica instalada num contentor pode gerar mais de 45.000 kWh por ano

                                    
                                

Autor: Vítor M.


  1. Floriano Almeida says:

    Acho bacana toda a estrutura, mas convenhamos, é “ecológica” mesmo?

    Só o que foi gasto em estrutura metálica e plástico aí, do ponto de vista ambiental, não tem nada.

  2. halnaweb says:

    É um projecto que tenho “na calha” para fazer, ainda por cima vivo numa zona que está relativamente perto de um parque eólico, tanto que pelos meus estudos, prevejo valer mais a pena o investimento em turbinas que solar, embora a solução híbrida seja igualmente interessante.
    Por motivos diversos, estou inclinado para as turbinas verticais. Mas ainda está em projecto, talvez ainda arranque este ano.

    • JL says:

      Se tiver numa zona com ventos constantes vale a pena, é um investimento mas pode ser mais rentável.

      • Blaketrooper says:

        O tema é exatamente este – ventos estáveis, que nestas soluções para casas tipicamente é muito difícil sair rentável, alguns contras para soluções residênciais:
        – eólico a baixa altura, menos de uns 40m de altura, o efeito de edifícios e a orografia do terreno tem imenso impacto no vento além disto;
        – a potência é função do tamanho da pá, pá pequena = potencia pequena;
        – pá pequena com algum vento aumenta o RPM da turbina = maior desgaste;
        – solução com partes móveis que precisa de muito mais manutenção.

        Sinceramente, na minha opinião, metam solar e se pud€r€m metam umas baterias. Eólico residencial não é, atualmente, uma boa solução.

    • says:

      Conheço um local com uma turbina pequena e fazia algum ruído. Se estiver muito perto da habitação é algo a ter em conta. Um sistema híbrido é sempre o ideal, com o apoio de algumas baterias. Mas os custos também disparam e depende sempre das necessidades.
      Só por curiosidade, apenas autoconsumo ou com venda à rede?

  3. Anung says:

    Para o JL isso não é um simples contentor, é um Hotel do prazer!

  4. B@rão Vermelho says:

    Eu estou em vias de adjudicar a instalação de 6 paneis solares, e vou colocar já 6 para quando comprar VE já ter tudo montado e a diferença de preço de 4 para 6 é mínima, em relação ao vento por norma há mais vento no período noturno, e é também na altura de menor consumo, por isso é recomendado a instalação também de baterias, pelo menos foi a explicação que ouvi em tempos de um especialista na TSF.
    Aqui na minha zona de residência principalmente nos meses de verão há muito vento e se há coisa que “detesto” é vento.

    • AlexS says:

      Período noturno também é quando se descansa, o ruido das pás estraga tudo.

      • B@rão Vermelho says:

        @AlexS, o das pás até pode nem é o pior, o pior é mesmo o sistema de controlo de rotação das mesma, tenho um colega que tem um sistema e quando aquilo atinge a rotação “máxima” tem tipo um travão que faz um barulho ainda significativo que à noite pode incomodar mais.

    • JL says:

      6 painéis de quantos Wp ?

    • Eduardo says:

      Já passei por isso. Instalar paineis solares é sempre uma mais valia. As contas complicam-se quando se começa a envolver baterias, não por não valerem a pena mas porque aumentam muito o risco de despesa sem retorno, se as mesmas derem problemas.
      No teu caso se pretendes carregar um EV então eu diria que o risco diminuiu porque poupas muito mais que sem um EV para carregar, porque aumenta o beneficio.
      No meu caso tenho 6 paineis On-Grid, pagamos perto de 60$ por mês com tudo a bombar e sem olhar a custos, vendo o excesso e acho que no agregado do ano passado conseguimos quase 500$ total de retorno da venda do excedente de eletricidade. Ou seja a despesa com eletricidade anda pelos 220$ por ano. Sem paineis certamente tinhamos mais cuidado mas devia andar acima dos 1000$. Por isso bem feitas as contas tenho uma poupança de uns 800$ por ano. Na altura os paineis e conversor ficaram acima do 5000 por isso estão quase pagos.
      As contas mudavam muito se instalasse baterias. Tinha que mudar para um sistema Hibrido, a despesa aumentava consideravelmente e a poupança/ganho também. O problema é mesmo o investimento (umas simples e baratas baterias não conseguem acumular energia suficiente durante o dia para te durar 5 minutos depois do sol se por, o que significa que o investimento tem que ser avultado em boas baterias e com grande capacidade). Se correr bem ficas com um grande retorno para muitos anos, se correr mal arriscas-te a perder bem mais de 10000 em baterias que vão prolongar e muito o retorno do investimento. O meu irmão investiu pesado num sistema com baterias novas e de boa marca, mais de 20.000$ num sistema offgrid porque queria independencia dos abutres das empresas de energia, mas as baterias começaram a dar problemas imediatamente após o termino da garantia e perdeu mais de metade do dinheiro investido, acabando por ter que investir ainda mais para montar um sistema on-grid como o meu. O dinheiro que investiu nas baterias nunca o recuperou nem vai recuperar.
      Com isto tudo não te estou a dizer o que deves fazer, apenas para teres atenção ao que o teu vendedor te diz, se eles começarem com as garantias que o sistema é infalivel e que têem 100% certeza que o teu investimento vai ter retorno e nada pode falhar, então aconselho-te a ir a outro lado, porque os unicos vendedores sérios são os que te vão dizer que não é possivel saber se o sistema é 100% fiável ou não. Baterias aumentam e muito o risco, por isso tem isto em consideração, as contas do RoI isso já depende de quanto tu gastas de energia e quanto vais pagar pelas baterias

      • B@rão Vermelho says:

        @Eduardo, obrigado pelo teu feedback, para já não vou colocar baterias, mas no futuro pode compensar e assim o sistema já está preparado, e gostava também de ficar off gride mas hoje em dia com os hábitos de consumo e eu pessoalmente não uso nem quero usar gas em casa é quase impossível

  5. Nuno says:

    Deixem de ter ilusões, a coisa esta feita para pagarmos sempre!!! alguem que consiga ter electricidade ou agua de forma gratuita na sua casa e estar completamente desligado de EDPs e afins, tera problemas com a justiça!!! Tal como o andar de carro, alguem que inventasse uma forma de andar de borla, a agua ou a qualquer outra coisa, seria multado exemplarmente!!!

  6. Yamahia says:

    O problema nem são as ventoinhas montadas em contentores; pelo menos, não arrasam com a biodiversidade.
    O problema são os contentores carregados de baterias, prontas a explodir, incendiar-se e envenenar, com os seus gases altamente tóxicos, as pessoas das redondezas, que não têm culpa nenhuma desta decisão e acabarão por pagar o preço pela irresponsabilidade de outros.

  7. abilioesilva says:

    Neste planeta quem mais polui são as vacas: metano às carradas. Como vão resolver o problema? Enfiá-las em contentores?

  8. abilioesilva says:

    A Alemanha tinha montes de energia limpa com as centrais nucleares. Mas a Snrª Merkel foi na conversa do seu amigo filho da putina russo e acabou com as centrais nucleares. Foram substituídas por eólicas. Estas no fim do prazo de validade foram substituídas por outras e as velhas ficaram a apodrecer no meio dos campos pois os alemães não sabiam o que fazer aqueles monstros. Entretanto o bandido russo fartava-se de rir depois de mais um copo de vodka pois fartava-se de faturar com a exportação de gás para a Alemanha.

    • Eduardo says:

      Concordo que não existe nada melhor que a energia nuclear, ainda mais quando se comparam todos os tipos de energia, quem andar distraido e fizer uma pesquisa online certamente fica surpreendido. Agora quem convenceu a Alemanha não foi o Putin, foram os proprios alemães e os seus ideais progressistas/liberais que querem acreditar na teoria deles e nada mais, não acho que valha a pena inventar quando o problema é claro e obvio. Mais que serem um povo inteligente, os alemães também conseguem ser absolutamente cegos quando querem

  9. Manuela says:

    Eu não sei, mas 45Mw por ano, não é nada!

    Para terem ideia existem turbinas a gas que produzem mais de 500MW, com eficiencias de mais de 40%, e em ciclo combinado vão quase aos 60%.
    E funcionam sempre que quiseres electricidade, as eolicas só quando “lhes apetece”.

    Quanto custa as eolicas vs o que custa as outras, e depois versus a capacidade de gerar electricidade quando é preciso.
    As eolicas são caras muita manutenção, e são imprevisiveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.