Baterias Made in China não explodem nem com um Tanque de Guerra por cima
No passado, com muitos exemplos, o mercado dos carros elétricos lutava para garantir que as baterias eram seguras. A China, que atualmente lidera este mercado, está a assistir a uma corrida louca para provar quem tem a bateria mais segura. Aliás, até lhes passam com um tanque de guerra por cima!
Carros elétricos não se incendeiam mais que os térmicos, mas é mais aparatoso!
Embora as imagens de incêndios em carros elétricos sejam impressionantes e amplamente divulgadas, esses veículos não pegam fogo com mais frequência nem são mais perigosos do que os veículos de combustão, de acordo com as evidências disponíveis até o momento e depoimentos de especialistas sobre o assunto.
Contudo, mais do que parecer, a China quer mostrar que as suas baterias são indestrutíveis. E não se fica só pelo simples "incendiar".
Num teste extremo de segurança, o veículo elétrico Geely Galaxy E5 demonstrou a robustez da sua bateria Aegis Gold Brick, ao suportar o peso de um tanque médio ZTZ-59D de 36 toneladas.
A pressão aplicada foi 1,8 vezes superior à exigida pelas novas normas nacionais chinesas de segurança para baterias, sem ocorrência de incêndio, explosão ou fuga térmica, tanto no conjunto da bateria como nas células individuais.
Novo padrão de segurança para baterias
Em 28 de março, o Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China anunciou as normas GB38031-2025, com entrada em vigor a 1 de julho de 2026.
Estas introduzem:
- Novos testes após ciclos de carregamento rápido,
- Requisitos mais rigorosos contra fuga térmica,
- Primeiro teste oficial de impacto na base da bateria.
A bateria Aegis Gold Brick já cumpre estas exigências, sendo uma das primeiras a obter certificação total.
Características da bateria
- Design compacto e espesso, baixa resistência interna e reduzida geração de calor,
- Separadores de dupla camada com revestimento resistente ao calor (óxido de alumínio),
- Estrutura inferior tipo “sanduíche” com placa de 2,6 mm,
- Proteção IP68 e IPX9K, tecnologia CTB (Cell To Body),
- Separação líquido-elétrica, isolamento elétrico e mecanismos reforçados de dissipação térmica e segurança.
Testes além dos requisitos
Embora a norma exija 24 testes, a Geely realiza 36, dos quais 23 excedem as exigências. Já incorporou nos seus padrões internos o novo teste de impacto na base e prevê abrir as suas patentes de segurança à indústria.
O Galaxy E5 obteve excelentes resultados em testes térmicos extremos e certificações de segurança do CATARC, incluindo:
- Certificação elétrica NESTA (seis dimensões),
- Classificação cinco estrelas da Euro NCA e ANCAP.
Com quase um milhão de unidades vendidas e zero incidentes de combustão espontânea, a Geely destaca-se na liderança da segurança em veículos elétricos.
Ainda este ano, irá abrir o seu Centro Global de Testes de Segurança, o maior laboratório do mundo do género, a toda a indústria.






















Fazer testes a baterias vazias..
De qualquer forma eu acho que estas baterias são as que a Russia desenvolveu para a China.
Nickel-cobalto-manganes algo assim..
Corrijam-me se estiver enganado.
Eu acho que a Russia deu um tiro no pá ao faze-lo, mas a ver vamos..
Não há baterias verdadeiramente vazias. Há apenas deslocamento dos eletrões de um polo para outro.
É uma verdade parcial 😉 Em muitas baterias (particularmente as recarregáveis, como as de iões de lítio), estas nunca ficam “vazias” no sentido absoluto. Mesmo quando se diz que uma bateria está “vazia” ou a 0%, ainda existe carga elétrica residual e os materiais eletroquímicos continuam presentes. O que ocorre é que a diferença de potencial (voltagem) entre os polos já não é suficiente para fornecer energia útil. E sim, falamos sempre em energia útil.
Exatamente.
Excelente explicação.
Fico á espera de estudos feitos por entidades independentes da PCC..
https://www.youtube.com/watch?v=Kw94t1oGHgM
É irónico, o diesel gasto para testar as baterias…
Para além de que as 36T são distribuídas por ambas as lagartas e cada lagarta tem o peso bem distribuído, mas não deixa de ser admirável…
Mais gelados pra testar… LOL
Claro que não, já todos sabíamos que baterias não explodem.
No link seguinte é mais visível o diferencial de diferentes tecnologias de baterias e em como a alteração na estrutura de uma bateria num acidente pode realmente explodir.
https://www.youtube.com/shorts/FUTF9xNF7z8
Seria interessante saber o porque do o pplware não ter feito uma noticia sobre o carro que ardeu no outro dia em mafra no parque de estacionamento do convento com pessoas e carros ao lado, à espera já sei não era eletrico
Nem sei do que estás a falar. Mas tens ideia de quantos carros ardem nesta altura de calor? E não são só térmicos, mas elétricos também, como se viu ainda há dias. Se fosse para escrever sobre todos, era complicado, até porque alguns não temos conhecimento. Há tanta coisa!
Existem pessoas que vêem o presente olhando para o passado, outras olhando para o futuro. Estas últimas sabem que a necessidade aguça o engenho, em alguns. Para uns só existem problemas, para outros desafios, oportunidades e caminho.
O progresso tecnológico e de conhecimento, atualmente é exponencial, algo novo na história deste mundo.
Desde há 20 anos, pelo menos aqui, online, que certos problemas, dúvidas são transformados em desafios, incentivo à propagação de boa informação tecnológica. E muitos que nos estão aqui a ler, quando tudo isto começou, eram crianças, outros estavam no ensino superior, outros no secundário, 😉 por isso é que olhando para os últimos 20 anos, não entendo a relutância das pessoas em relação aos elétricos. Custa-me entender, não vejo nem um motivo válido que sobreponha a evolução tecnológica!
A culpa é da pplware que não anda a consultar todos os grupos de facebook da zona oeste.
Sabe Deus as notícias que nos chegam ao email 😀 que fará em grupos 😀
Tem alguma notícia sobre isso ?
De salientar a evolução, e que se procure cada vez mais uma melhor autonomia, durabilidade e segurança.
No link seguinte é mais visível a evolução o diferencial de diferentes tecnologias de baterias e em como a alteração na estrutura de uma bateria em algumas tecnologias num acidente pode realmente explodir.
https://www.youtube.com/shorts/FUTF9xNF7z8
Desculpem a insistência, eu fui militar Regimento de Cavalaria nº 4 grupo de carros de combate, sempre que alguém se referia à um carro de combate como “tanque” lá vinha a praxe física, já se passou quase 40 anos ainda me lembro ” isto é um carro de combate, um tanque é onde se lava a roupa” 🙂 🙂
Eu percebo essa “queixa” dos que trazem o léxico militar. Mas, para todos os civis, um tanque de guerra é diferente de um tanque de lavar roupa, apesar que um tanque de lavar roupa é cada vez menos usado… e o de guerra, infelizmente, está de novo na ordem do dia. Um carro de combate pode ser um MBT – Main Battle Tank (daí a designação de tanque), pode ser um mais leve, tipo AMX-13, Scorpion, um Tank destroyer (novamente a alusão ao tanque), pode ser um anfíbio, como o PT-76, ou ainda um BMP-2, Bradley… todos são diferentes e no léxico civil, uns são mais “tanque” que outros, mas todos são carros de combate.
Então e o tanque da quinta onde se tomam banhos fresquinhos no calor do pico do verão? Também conta?
Saudades da juventude despreocupada.
Uiiii do que tu te foste lembrar! Mas eu trouxe para o presente, esse tão prazeroso momento dos tempos de criança.
Testes feitos sem estar em carga…, ainda há dias pegou fogo um no Norte do país, no estacionamento do Norte Shopping, estava em carga e…pegou fogo, só não se sabe a marca/modelo do mesmo, colocaram logo uma manta anti chama sobre o carro depois de extinto.
Sem estar em carga? Podem estar carregadas. Aliás, há testes de perfuração que mostram bem isso. Aliás, não faltam carros, sem estar em carga, que explodem.
Não estava em carga e nem sequer foi o carro que pegou fogo, é bem visível em alguns vídeos que aquilo que pegou fogo estava dentro da mala do carro.
Sabe sim, é um Renault zoe.
E não, não colocaram manta nenhuma, há videos onde se vê os bombeiros a apagar o fogo, que nem 10 minutos levou para ficar extinto.
https ://tabonito.com/incendio-em-carro-eletrico-no-parque-do-norteshopping-leva-a-assistencia-de-3-pessoas/
Podem ver aqui a notícia e sim colocaram manta térmica:
https ://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/carro-eletrico-arde-em-parque-de-estacionamento-de-hipermercado-em-matosinhos
Então já foi posta no fim do fogo extinto para prevenção.
É o chamado teste Tiananmen?