Vendas globais de carros elétricos crescem ligeiramente, mas há problemas a caminho
Espera-se muito do mercado dos carros elétricos para os próximos meses. As novidades políticas podem alterar todo o cenário e trazer limitações a curto prazo, que se vão certamente refletir nos preços. Os dados mais recentes mostram um crescimento claro nas vendas, mas preparam a chegada de problemas em breve à Europa, China e EUA.
A Rho Motion divulgou os mais recentes números sobre as vendas globais de veículos elétricos para janeiro de 2025. Foram vendidos 1,3 milhões de carros elétricos em todo o planeta. Isto representa uma queda de mais de um terço relativamente aos números recorde de dezembro, mas com uma nota clara. Janeiro de 2025 registou ainda um aumento de 18% em comparação com o mesmo mês do ano passado.
As vendas globais de carros elétricos terão um início sólido, se não espetacular, em janeiro de 2025. Enquanto os números da China caíram previsivelmente após a onda do final do ano, a Europa ganha força, e a América do Norte apresenta um crescimento constante. Os dados dos principais mercados em janeiro:
- Global: 1,3 milhões de carros elétricos vendidos (+18% em termos homólogos, -35% desde dezembro de 2024)
- China: 0,7 milhões (+12% a/a, -43% mês)
- UE, EFTA e Reino Unido: 0,25 milhões (+21% a/a, -19% mês)
- EUA e Canadá: 0,13 milhões (+22% a/a, -28% mês)
- Resto do mundo: 0,13 milhões (+50% a/a, -4% mês)
Com os padrões de emissões a entrarem em vigor para os fabricantes europeus este ano, todos os olhos estão postos no mês de abertura da região, que mostra um crescimento encorajador de 21% em comparação com o período homólogo. Já o mercado chinês, como esperado, encolheu 43% relativamente ao mês anterior, uma vez que os condutores tendem a investir tudo no final do ano.
O mercado dos EUA e do Canadá ainda não foi afetado pela chegada do novo presidente e está a apresentou um aumento consistente de 22% relativamente ao ano anterior. No geral, um início de ano sem controvérsias para o mercado global de carros elétricos, embora não deva permanecer assim por muito tempo.
Apesar das preocupações com o regresso de Donald Trump à Casa Branca, as alterações propostas e as taxas adicionais ainda não chegaram. Do lado da Europa, esperam-se também mudanças para os próximos meses, fruto desta mesma mudança a acontecer nos EUA. Também os fabricantes chineses devem adaptar-se em breve a alterações que os países do velho continente criaram.
“…A Rho Motion divulgou …”
Divulgou BEV+PHEV. Assim ficamos sem saber como realmente estão os BEV.
PHEV são carros a combustão e como todos os combustão não vão poder ser vendidos após 31 DEZ 2034.
Até lá vão sendo usados pelos narradores da narrativa para baralhar a mente dos menos atentos, levando-os a acreditar que a agenda vai ser cumprida.
Errado, são híbridos plugin.
São carros a combustão auxiliados por uma bateria.
Podem funcionar em combustão durante todo o tempo e em qualquer situação mas apenas conseguem funcionar a electricidade durante algum tempo e apenas em determinadas situações.
Errado, são híbridos, e também podem funcionar em modo eléctrico durante todo o tempo.
Apenas em ocasiões especificas. Em modo combustão funciona sem restrições.
Mas nem sei porque estou a discutir contigo, afinal és o JL..Lol
Nop, podem andar sempre só em modo eléctrico, não sei porque ateima em algo tão simples, afinal é o Anung.
funciona a combustao enquanto tem combustao e funciona a bateria enquato tem bateria, pode fucionar so a combustao, so a bateria e ambos. e sim gasta menos que um so a combustao.
O q é q está errado? Vão continuar a poder ser vendidas na UE após 31 DEZ 2034?
PHEV é carro a combustão e gasta mais combustível e consequentemente polui mais que o seu semelhante tradicional a combustão devido ao peso originado pela marreca!!
Errado, é um híbrido, e faz menos poluição que os a combustão.
Não é o peso que faz a poluição.
Ai não? Então explique lá desde qd um carro mais leve gasta mais combustível que um carro mais pesado da mesma gama e marca?
É já nem vamos para a história dos pneus onde o mais pesado polui tb muito mais.
O peso flutua, quanto mais pesado mais o carro flutua…
Então um diesel não gasta menos ?
Tb há PHEV’S a diesel.
A permissa é a mesma. Mais peso mais gasto.
A pergunta não era essa.
Na UE a meta é emissões zero em 2035 dos veículos novos vendidos. Isto significa que não podem ser vendidos novos carros a combustível – gasolina. diesel, PHEVs e outros híbridos, exceto se usarem e-fuel (uma exceção que foi aprovada).
Nesta altura já ninguém acredita nisso. E começam em 2025. na UE e no UK, as multas aos fabricantes que não atinjam a meta anual de redução de emissões de CO2 (valor médio por automóvel, considerando o número de automóveis totalmente elétricos, híbridos ou só com motor de combustão que fabricam).
Podem pois, desde que gastem combustíveis neutros em carbono.
A tua habilidade é rabiar …
A exceção aprovada pela UE – abrange o e-fuel (obtido a partir do hidrogénio), que foi o que escrevi, mas não abrange os biocombustíveis.
Ou combustível sintético que é produzido com electricidade.
Não escreveu nada disso.
Os biocombustíveis deviam ser considerados mas os cofres do estado têm uma opinião diferente.
Deste modo acabam por sair mais caros que os fósseis.
Sim, os cofres do estado têm vindo a pagar muita incorporação de biocombustíveis.
garanto que polui menos, porque consome mentos
Não é a venda que irá ser proibida creio, é a fabricação. Os veículos que existam podem continuar a ser vendidos, novos ou usados. Salvo erro.
Pode-se produzir para exportação. Não se pode é vender veículos novos, no UK e UE. Isto se a legislação não for alterada, como é mais do que previsível.
Claro os q existem é até morrerem por acidente perda total. De contrário são eternos.
Ao que parece duram menos que os eléctricos, portanto nenhum é eterno.
esquece essa meta de 2034, nunca vai acontecer, vais ver.
Mesmo. Mais um estudo tapa-olhos.
Quando se fala de “veículos elétricos” (EV – electric vehicles) convém saber qual e a metodologia usada pela Rho Motion – para evitar o conhecido passe de mágica de os confundir com automóveis ligeiros de passageiros 100% elétricos (BEV).
“As estatísticas da empresa incluem carros de passageiros e veículos comerciais ligeiros, que no mercado dos EUA geralmente incluem SUVs e pick ups, por exemplo. A Rho Motion não diferencia entre BEVs e PHEVs, portanto, todos os veículos carregáveis externamente são mostrados juntos [os EV]. Modelos com um extensor de alcance (EREV) também se enquadram nessa definição e estão incluídos no grupo de híbridos plug-in [PHEV].”
Por isso, quando a Rho Motion escreve, em 2024, 17,1 milhões “EV” foram vendidos em todo o mundo”- deve ler-se: 17,1 milhões de “automóveis de passageiros e veículos comerciais ligeiros com sistemas elétricos [BEV) ou plug-in [PHEV] foram vendidos em todo o mundo”.
https://www.electrive.com/2025/01/17/uk-analysis-shows-global-market-for-bevs-and-phevs-grew-by-25-per-cent/
E o novo sistema da Nissan o E-Power, aquilo nem é carne nem é peixe, em que categoria se insere?
O E-Power é um carro de combustão ainda mais caro de produzir, mais pesado e menos eficiente. Converter gasolina em energia cinética oara alimentar um gerador, e depois em energia mecânica num motor eléctrico para mover as rodas é sempre menos eficiente que que usar logo a energia cinética para mover as rodas. A única vantagem seria a circulação em urbano de para-arranca, quando o motor de combustão podia estar desligado, o resto é só perdas. Mas até isso a indústria há séculos que podia ter resolvido com um simples motor eléctrico a accionar o cubo de uma roda não motriz,, para velocidades até 5 ou 10 kms/h. Não ia custar mais que uma centenas de euros, mas não é assim que eles ganham dinheiro.
O número de EV (eléctricos a 100%) desceu 63% (Europa), desceu 48% (EUA) e subiu 13% (China).
O que segurou os valores, referidos, são os híbridos, algo que se tem vindo a agravar, desde 2022.
Ao mesmo tempo, os 830000 milhões de euros, em subsídios ou reduções, estão a ser cortados. O que deverá cortar, ainda mais, a venda dos eléctricos. Os híbridos, sim, estão a substituir os combustão… e os eléctricos. Quase 66%, dos que compraram, carros eléctricos, antes de 2018, querem passar para híbridos, pois compensam, muito mais, que os 100% eléctricos.
A venda de 100% elétricos está a cair.
O consumidor abriu os olhos e já não cai na armadilha dos governantes.
Combustão e híbridos são soluções para o presente e futuro.