Vendas da Tesla afundam na Europa e em Portugal seguem o mesmo caminho
Mesmo na Europa a Tesla tem uma posição forte e é uma das principais fabricantes neste mercado. Com crescimentos importantes, tem conseguido dominar as vendas em muitos países. Os dados mais recentes revelam um movimento contrário, com as vendas da Tesla a afundarem na Europa e a seguirem o mesmo caminho em Portugal. Culpa será de Elon Musk?
Vendas da Tesla afundam na Europa
As vendas da Tesla estão a cair a pique na Europa, com base nos primeiros números de vendas de janeiro de 2025. Muitos estão a associar isto à insatisfação com a intromissão do CEO Elon Musk na política europeia. Embora, sem dúvida, haja algo disto a acontecer, este pode não ser o único fator.
Vários países europeus divulgam mensalmente números de vendas de automóveis e a conclusão desde novo cenário da Tesla acaba por ser óbvio. Ao comparar o desempenho da Tesla com o período homólogo, o construtor automóvel americano caiu em todos os mercados e entregou cerca de metade dos veículos do ano passado.
País | Jan-25 | Jan-24 | % A/A |
---|---|---|---|
Alemanha | 1.277 | 3.150 | -59,5% |
Reino Unido | 1.293 | 1.581 | -18.2% |
França | 1.141 | 3.118 | -63,4% |
Países Baixos | 926 | 1.610 | -42,5% |
Noruega | 663 | 1.109 | -40,2% |
Espanha | 269 | 1.094 | -75,4% |
Suécia | 394 | 730 | -46,0% |
Dinamarca | 451 | 763 | -40,9% |
Portugal | 380 | 551 | -31,0% |
Total | 6,794 | 13.706 | -50,4% |
Portugal e mais países seguem esse caminho
A ideia generalizada em todos os países é que este declínio acentuado está associado a um declínio semelhante na aprovação do CEO da Tesla, Elon Musk, nesses mesmos mercados. São sondagens que mostram que a reputação de Musk está a cair a pique em muitos destes mercados após a sua intromissão na política, e o efeito está a afetar a Tesla.
Embora a reputação de Elon Musk esteja, sem dúvida, a afetar as vendas da Tesla, não é o único fator em jogo aqui. O primeiro trimestre é sempre mais difícil para a Tesla, uma vez que trabalha para liquidar o seu stock no quarto trimestre para impulsionar o seu desempenho financeiro no final do ano. A Tesla acaba por ter muito pouco stock para trabalhar no primeiro trimestre de cada ano.
No entanto, isto também se verificou no primeiro trimestre de 2023, algo que pode ser comparado com os números atuais. O outro fator significativo é o novo Model Y, recentemente revelado. A Tesla faz atualmente a transição do seu veículo mais vendido para o novo design, o que afeta a produção e o stock.
A culpa não é do Elton Musk mas sim da concorrência, há alguns anos não existia marcas a fazer carros eléctricos hoje em dia todas as marcas tem vários modelos.
Já para não falar dos chineses que entraram em força, como previa a BYD em Janeiro já vendeu mais carros que a Tesla em Portugal.
Cá se fazem, cá se pagam. Aqueles que rompem também ficam sujeitos a serem rompidos.
Elon*
Elton é bem melhor 😀
Antes de sair o novo iPhone, o que é que acontece às vendas do atual modelo? Aqui o caso é o mesmo… Mais vale esperar 2 ou 3 meses e comprar o novo modelo, do que comprar já o atual e ficar “desatualizado” e logo com uma desvalorização inicial maior. Outro fator que poderá também estar a ajudar ao “afundar” das vendas na Europa, a nível de pessoa singular, é a falta de poder de compra… Já disse e volto a dizer, em termos percentuais os carros subiram de preço a uma proporção desproporcional face à subida dos ordenados.
Ainda esta semana estava a ouvir na rádio Observador ao que parece autocolantes com a frase a dizer” Comprei este Tesla antes do Elon se tornar um parvo” está a aumentar.
PS a frase poderá não ser exatamente esta mais a ideia é a mesma
Se alguém se dá ao trabalho de colar isso num Tesla, só pode ser tão parvo como o Musk.
Mesmo, como se ele tivesse mudado LOLOL
As pessoas não mudam… apuram.
Não admira, já começam a sentir-se os efeitos do boicote ao mentecapto.
Consegues depreender através dos números que é isso que se passa?
Eu não consigo, antigamente só existia uma marca de rebuçados era normal ela ter a venda completa do mercado mas hoje são dezenas e dezenas ou centenas de modelos (rebuçados) de várias marcas.
Se assim fosse não era a marca no topo de vendas de eléctricos por exemplo em Portugal juntamente com a BYD os 2 ocupam os 2 primeiros lugares de vendas em Janeiro de 2025 segundo a ACAP.
Nada haver. O que acontece é que já há concorrência boa e mais barata que supera a Tesla em vários pontos.
Isso não existe, existe sim propostas mais em conta que podem ir de encontro as necessidades da população, nos segmentos da Tesla não tens nenhuma opção objeticamente melhor, tens no maximo umas opções chinesas que fazem concorencia nalgumas coisas mas todas perdas em autonomia e consumo.
Diz-me lá uma por favor.
VW, Audi, etc….
Também foi boicote?
Vai falir, é desta, vai falir , é hoje já!
Á medida que o novo departamento do Musk vai desenterrando para onde vai o dinheiro dos contribuintes dos USA em coisas ridículas e para comprar os média, mais os ataques cerram na pessoa do mesmo.
Pena vocês darem cobertura dos disparates que têm sido descobertos, como vocês fizeram com os twitter files. Nomeadamente com milhares de jornalistas a soldo do governo Biden. Fora milhares de milhões para ONG que não se percebem o que fazem. Não admira os média serem hoje aquilo que são, dependentes do Estado para viver. Um departamento de eficiência no Governo Português iria desenterrar tantos milhões de euros perdidos ao lixo ou pior, para redes criminosas e corrupção, que este caso Português ao pé dos dos USA seria uma formiga ao pé do elefante . Quando maior a carga fiscal em cima de um povo de índice de pobreza elevado, mais as pessoas deviam desconfiar. Não admira que haja já muita gente a querer sistemas de AI a gerir partes governamentais, já que a gestão humana é atípica de grandes desvios comportamentais.
“” Pena vocês Não darem cobertura “”
Se não fossem os órgãos de comunicação social ninguém sabia dos desmandos de Musk/Trump. Por exemplo sobre o fim da USAid:
“Estamos a falar de inúmeras pessoas refugiadas e outras deslocadas, crianças ameaçadas pela malária e pessoas que necessitam de tratamento para o VIH e a tuberculose, cujos cuidados correm o risco de ser interrompidos“, afirmou Avril Benoît, diretora-executiva da filial dos EUA dos Médicos Sem Fronteiras.
“Com este ataque sem precedentes à assistência internacional, Trump e Musk colocam milhões de vidas em risco, comprometendo a liderança histórica dos EUA na resposta a crises sanitárias globais.”
Tu seguiste o dinheiro para o ver chegar ao destino? Destino, mesmo destino?
Acho bem que desmantelem fraudes e mentiras.
Vivemos num mundo que cada vez é mais fácil e cómodo aceitar mentiras do que confrontar a realidade, porque dá muito trabalho.
O dinheiro é dos Contribuintes dos USA e penso que os mesmos votaram no trump mesmo precisamente para acabar com algumas destas mentiras.
Outra delas foi esta : ”
According to the Columbia Journalism Review, USAID supported 6,200 journalists, 707 news outlets and 279 media sector civil society organizations in 30 different countries. ”
+mais 443.998.00 dólares para o jornal ” Politico ”
+Depois mas estas tristezas marxistas:
https://x.com/ImMeme0/status/1887169069352157231
+Financiamento do terrorismo:
https://x.com/EndWokeness/status/1887160251734192495
+ou como a Unrwa na faixa de gaza, cada vez mais provado o seu envolvimento directo com o Hamas. Portanto meu grande amigo, não é da competência dos USA salvar o mundo, quando essa mesma ajuda, a maior parte não chega ao destino. Imaginem virar estes tapetes em Portugal DO NOSSO orçamento, o que seria, JASUS!
Pois sim, abelha. A questão é que nos EUA havia um amplo consenso bi-partidário sobre os seus programas. No seguimento do que vinha a exigir a extrema-direita, Musk passou a considerar, na sua rede social X, a USAid como a incarnação do “mal”, uma “organização criminosa”, “marxista” e uma “op(eração) de psy(cológica) política de esquerda radical”. Ainda por cima a USAid, que durante anos era associada à CIA.
Há quem diga que a China esfrega as mãos de contente, porque o fecho da USAid vai corresponder a uma forte perda de influência dos EUA no mundo e encomendou isso a Musk.
Mas Musk interferiu em muito mais agências. “É Elon Musk quem agora está a administrar os Estados Unidos, não Donald Trump”. Vamos ver como termina.
Não estou habituado a ver da tua pessoa o Whataboutism que acabaste de escrever. Tu vais gastar a palavra extrema-direita aqui deste site 🙂
Vai terminar com a economia DELES fortalecida, as always.
O resto do mundo que se cuide, a fase da adolescência já passou. Se o resto do mundo não quer a china como novo pai, só tem é de fazer por isso. Aqui em Portugal é mais fixe, a china pode cortar remotamente todo o fornecimento elétrico de toda gente. Quem diria.
Oh técnico da MEO, o que tu vais buscar só para lamber as botas ao elinho.
Já toda a gente percebeu o fascínio que tens por um homem. Ficas encandeado
Tás enganado, eu sou patrão dele. Eu passo horas e horas a dar-lhe orientações
Em Março voltam a subir. Loool
vim aos comentarios exatamente para ver se o JL ca estava 😀
É sempre bom ter quem se preocupe connosco.
Sem padre não há missa…
Ainda vais a tempo de vender o Tesla. Só perdes 75% do valor inicial. XD
Quem quer comprar carros tristonhos cujo design até mete medo ?
Gostava de saber quem é que toma a decisão de compra com base em “estou a dar dinheiro ao Elon Musk”.
99% das pessoas (quiçá mais ainda) toma a decisão com base em valor do produto que vai adquirir. Todos querem o melhor ao preço mais barato. Vamos deixar-nos de moralismos sobre a posição do Elon na política. É por eu e mais uns quantos deixarmos de comprar que isso o vai fazer menos influente ou menos rico? Não sejamos naives ao ponto de acreeditar nisso. Pelo menos eu não acredito nisso.
Penso que os factores que levam a este decrescimo são:
– lançamento do novo model Y: quem quer um Y vai esperar até descontinuarem o antigo e só o novo estar activo para encomenda.
– concorrência: há muito veículo eléctrico à venda. Melhor ou pior há muita oferta e nem toda a gente quer gastar 50k ou mais para ter um carro.
– Janeiro é por norma um mês em que o consumo abranda por causa dos excessos no consumismo no mês de Dezembro.
Fazer análise ao mês nestes mercados não me faz sentido. Que se olha no mínimo ao trimestre…
Achar que a imagem do Elon Musk não afeta as vendas é pura estupidez. O gajo não sabe estar calado, mete-se em polémicas idiotas e afasta clientes que não querem ser associados às suas palhaçadas. Com a concorrência a crescer, quem é que quer dar dinheiro a um tipo que mais parece um troll do Twitter? A Tesla tem bons carros, mas o maior problema da marca é ter um idiota egocêntrico a liderá-la.
Tecnicamente aqui a comparação é com o periodo homologo do ano passado, mas não deixa de ser valido o que foi dito, para alem disso o novo Y só está disponivel na versão mais cara, um extra de 33% vs a base ou cerca de 15k mais.
Ao contrario de outras marcas a Tesla vende muito modelo base, pois é uma optima proposta com nivel de equipamento completo…
Acredito que o Dolphin e Atto 3 da BYD roubem algumas vendas, pois são muito mais baratos.
Até 30 de Novembro de 2024 houve opção de compra do model Y com 0% de juros. Se a mesma campanha não for feita em Novembro deste ano, vão voltar a ver os números a descer. Tudo relacionado com valor.
Agora sejam lá sinceros (e não é comigo, sejam sinceros convosco): se o tesla custar menos 5k ou 10k do que a concorrência e precisarem de trocar de carro, não o vão comprar mesmo sendo o dono da Tesla um “idiota”, “chanfrado” e tudo o mais?
E mesmo considerando um Tesla e um BYD com o mesmo valor…se quiserem vender o carro passado 4 anos, qual deles vai dar melhor retorno?
Digo novamente: não sejam falsos moralistas. Não digam “ai os meus valores acima de tudo” quando todos sabemos que isso não é verdade. Não é.
Money talks…
Nunca irei comprar um carro de uma empresa governada por um idiota
Então vais ter de andar de transportes publicos 😀
Porque Portugal é na América….
Nada tem a ver com o Musk. Tem a ver com conjectura economica, com a concorrencia e no Y sobretudo porque toda a gente esteve à espera da nova versao. Diria que essa percentagem diz respeito a queda abrupta nas vendas do Y devido a essa espera
Já andamos a dizer isso há meses mas o pessoal não acredita…
As vendas de elétricos estão a cair a pique e nem a Tesla se safa.
O consumidor abriu os olhos e já não via na cantiga dos governantes. O carro elétrico não é solução para grande maioria das pessoas.
Muitos já voltaram para combustão/híbridos e estão felizes.