Lembra-se do Citroën DS ou “boca-de-sapo”? Modelo da década de 1950 regressará elétrico
É um dos modelos mais emblemáticos do catálogo de automóveis clássicos da Citroën. Introduzido na década de 1950, o clássico DS, conhecido como "boca-de-sapo", deverá regressar elétrico, com a silhueta que os nostálgicos conhecem respeitada.
A forma conquistou muitos entusiastas automóveis nos anos 1950, quando foi posto à venda pela primeira vez. O DS, também conhecido "boca-de-sapo", vai ser reintroduzido no mercado pela DS.
À semelhança do que tem vindo a ser feito por marcas como a Renault, a empresa vai repensar este clássico à luz do presente.
A DS nasceu em 2009 como uma linha de dois chevrons, mas tem tentado construir o seu próprio caminho, procurando novos desafios para valorizar a sua curta história.
Além do restomod do Citroën SM, com motor de combustão interna, Thierry Métroz, o designer-chefe da DS, revelou que a marca está a preparar outro grande projeto: uma versão moderna e elétrica do clássico "boca-de-sapo". A novidade surge em dia de estreia do DS Nº 8.
Dentro de apenas dois anos, esperando-se que chegue em 2027, o designer revelou que os curiosos poderão conhecer um DS para o presente e futuro, mas com a silhueta que lhe conhecem, de "um carro baixo e esticado".
Apesar de nunca ter sido a favor do redesenho de clássicos para conquistar clientes, Thierry Métroz terá sido forçado pela conjuntura do mercado automóvel, cada vez mais competitivo, que obriga as marcas a inovar.
Sempre disse: nada de design retro. Os automóveis chineses são de excelente qualidade, o preço é baixo e as empresas têm muito dinheiro para comprar os melhores designers das marcas europeias.
Mas a única coisa que não têm é a rica história com todas as belas histórias que a acompanham. A próxima geração de modelos DS terá uma ligação muito mais clara ao nosso património.
Contou Métroz, confidenciando que teve de "fazer um grande esforço para conseguir este carro".
Uma coisa muito curiosa – se perdesse uma roda podia andar só com as restantes três – graças à sua suspensão hidropneumática.
Mas se a ideia é essa para aproveitar em publicidade … recentemente a BYD também apresentou um carro que pode andar em três rodas.
e salta!
Salta … com quatro rodas, não é com três 🙂
Interessante, não sabia… No entanto, numa altura em que sobeja o transito e falta estacionamento, em lugar de diminuírem o tamanho dos carros, muitas vezes com 1 único ocupante, querem trazer mais um “gigante” para a liça…
O GS fazia o mesmo.
O Aves não te escondas, que não enganas ninguém…..
Olha, olha, o Aves agora virou Max.
e qual sera o preço?
50 mil euros com 300km de autonomia.
Versão mais econômica direcionada para o povo.
Electric Love Drive <3
Só 50 mil euros??? Mais, muito mais. O povo agora começa e acaba na burguesia exploradora. O resto é gado.
Era de qualidade TOP. Mas a beber gasolina era uma maravilha!! Foi sempre caríssimo! Alguns 80mil euros mínimo não ou mais não???
Uma aposta excelente!
Reinventar a roda outra vez, ícones da indústria automóvel a serem enxovalhados. Não sou contra os elétricos, só não gosto de ver as marcas com demasiada falta de criatividade a copiar o passado. Entretanto temos a Ford com o modelo T.
Subscrevo. Mais um ícone que vai com os porcos.
Infelizmente acontece com praticamente tudo hoje em dia, moda, cinema, música… até na história, visto que não aprendemos com os erros do passado. Isto é a prova viva que o ser humano é a espécie mais criativa, mas ao mesmo tempo a espécie mais saudosista e nostálgica. O que não é mau de todo, mas temos que avançar, olhar para o passado como forma de aprendizagem e tirar as coisas boas, mas não vale a pena estar a repetir as mesmas fórmulas, está na altura de avançar.
+1, bem dito
Porque não copiar algo que funcionou ? e dar-lhe um design mais moderno ? até porque este carro tinha uma boa aerodinâmica, tudo o que é necessário em carros novos.
Será bem vindo.
A questão referida em cima de andar em 3 rodas há que salientar que é verdade não só por ser a suspensão hidropneumática, mas também distribuição de peso. Para andar em 3 rodas só o conseguia fazer se a roda em falta fosse uma das traseiras!
Houve rebranding por aqui, Aves passou a Max.
O DS é um dos mais belos automóveis alguma vez produzidos na Europa… ainda era um miúdo quando andei neste “colosso”!
Pode ser que a Volkswagen faça algo semelhante… sugiro o NSU RO 80….
Covers… detesto covers!