Apple Intelligence ocupa 7 GB de espaço de armazenamento no iPhone
A empresa de Cupertino, na nova plataforma, Apple Intelligence, quer que praticamente tudo o que são ações do utilizador sejam feitas dentro do iPhone. Como tal, a atualização do iOS 18.2 dobrou o espaço ocupado pelo sistema de inteligência artificial da Apple no armazenamento dos dispositivos. Assim que a IA chegue ao iPhone, pelo menos 7 GB de espaço vão ser necessários. O seu dispositivo tem esse espaço livre?
Apple Intelligence pesa... no armazenamento!
Os utilizadores de iPhones compatíveis com o Apple Intelligence estão a notar um aumento significativo no consumo de armazenamento devido ao novo sistema de inteligência artificial.
Conforme vários relatos, o Apple Intelligence ocupa agora 7 GB do espaço disponível nos dispositivos.
Esta alteração ocorreu após a atualização do iOS 18.2, que trouxe novos recursos como Image Playground, Genmoji e integração do ChatGPT com a Siri. Anteriormente, o Apple Intelligence ocupava apenas 4 GB de espaço.
Quais as preocupações para os utilizadores?
Bom, para os proprietários de modelos como iPhone 15 Pro, iPhone 16, iPhone 16 Plus e iPhone 16 Pro com 128 GB de armazenamento, o impacto é considerável. O espaço ocupado pelo sistema passou de 3% para 5,5% da capacidade total do dispositivo.
Os modelos iPhone 15 Pro Max e iPhone 16 Pro Max, que possuem armazenamento mínimo de 256 GB, oferecem mais flexibilidade aos utilizadores, minimizando preocupações com o espaço consumido pela IA.
Um aspeto importante é que o Apple Intelligence requer no mínimo 8 GB de RAM para funcionar. Por isso, a Apple equipou os modelos iPhone 16 e iPhone 16 Plus com essa quantidade de memória, diferentemente dos iPhone 15 e iPhone 15 Plus, que possuem 6 GB de RAM e não suportam o recurso.
Nesse sentido, vaticina-se que o futuro iPhone SE 4 também deverá vir com 8 GB de RAM para garantir compatibilidade com o sistema de IA da Apple.
Mas haverá forma de contornar esta necessidade de armazenamento?
Sim, a Apple parece estar ciente disso e equipou o sistema com a opção de desativar o Apple Intelligence. Contudo, os 7 GB não voltam a estar disponíveis. É possível recuperar parte deste espaço, mas nunca todo.
Segundo alguns analistas, o consumo de armazenamento pelo Apple Intelligence deve aumentar com o tempo, o que pode levar a Apple a estabelecer 256 GB como capacidade mínima em mais modelos de iPhone, não apenas nas versões Pro Max.
A verdade é que muito do alojamento está destinado a não deixar sair do equipamento as ações e recursos necessários para correr a IA.
A Apple atualizou a página dos requisitos para a instalação da Apple Intelligence e passou o espaço de armazenamento para 7GB. Pelo que se percebe (link), a Apple Intelligence pode ser instalada por separado.
Quanto à RAM não diz nada, mas são muitos os sites que dizem que o requisito são 8GB (como mínimo).
Quanto à UE: “Em abril [iOS 18.4?], muitos dos principais (core) recursos do Apple Intelligence começarão a ser lançados para utilizadores de iPhone e iPad na UE”. Falta saber quais são os recursos “não core” … que podem não ser lançados. Também em abril, uma atualização de software fornecerá suporte a idiomas expandido, com mais a chegar ao longo do ano, entre eles português, francês, e alemão
Os atuais recursos de Apple Intelligence do iOS 18.2 (versão não UE):
https://support.apple.com/en-us/121115
Importante era saber quando chegará a Portugal
Sem problema.
O meu iPhone 15 Pro Max tem 512GB.
Venha daí essa Apple Intelligence com força.
Já somos 2!!!
Não te vai adiantar de nada teres 512 GB pelos vistos…pelo que está no texto do artigo:
“Um aspeto importante é que o Apple Intelligence requer no mínimo 8 GB de RAM para funcionar. Por isso, a Apple equipou os modelos iPhone 16 e iPhone 16 Plus com essa quantidade de memória, diferentemente dos iPhone 15 e iPhone 15 Plus, que possuem 6 GB de RAM e não suportam o recurso.”
Não confundas o 15 Pro e o 15 Pro Max com SoC diferente do 15 e 15 Plus.
Diz a Apple (link a cima): “Requisitos de Inteligência da Apple para iPhone, iPad e Mac
Modelos de iPhone 16, iPhone 15 Pro ou iPhone 15 Pro Max; qualquer iPad com A17 Pro ou M1 e posterior; Mac com M1 ou posterior”.
Não reparei que era só para o PLUS. My bad:)
Vítor, tu que andas mais dentro destas coisas da Apple.
Sabes se isto também vai acontecer em dispositivos que não suportem o Apple Intelligence?
Mesmo o dispositivo não sendo compatível, a versão do iOS é a mesma, julgo que o update OTA é o mesmo para todos os devices (compatíveis ou não) portanto era importante perceber isso, até porque não quero estar a perder espaço com algo que não poderei usar.