Um carro elétrico de 7000 euros? Poderá ser o Wuling Binguo
Este será o ano em que os carros elétricos vão ter de se ajustar ao bolso dos consumidores. Sim, de todos os consumidores, os que têm mais e, sobretudo, os que têm menos. Propostas como o Wuling Binguo podem fazer a diferença. Estamos a falar de um dos veículos elétricos mais económicos do mercado, com um preço base de cerca de 7.300 euros (8.000 dólares).
Wuling Binguo: o futuro dos veículos elétricos urbanos?
No competitivo mercado dos veículos elétricos (VE), o Wuling Binguo posiciona-se como uma das opções mais económicas e funcionais.
Este pequeno automóvel chinês, com um preço inicial de aproximadamente 7.300 euros (cerca de 8.000 dólares), promete transformar a mobilidade urbana para quem procura uma solução sustentável, económica e compacta.
Um design minimalista mas prático
O Wuling Binguo, produzido pela SAIC-GM-Wuling, é um hatchback totalmente elétrico concebido para o dia a dia das cidades. As suas dimensões compactas e o seu design exterior simples fazem dele um veículo ideal para manobras em ambientes urbanos densos.
Apesar do seu baixo custo, oferece uma quantidade surpreendente de espaço interior, nomeadamente a sua bagageira de 790 litros quando os bancos traseiros estão rebatidos, ideal para fazer compras ou para o transporte básico.
Bateria, autonomia e desempenho
Equipado com baterias LFP (lítio-ferro-fosfato), o Wuling Bingo oferece até 200 quilómetros de autonomia no ciclo CLTC, o que é suficiente para as deslocações diárias em cidade.
Embora o ciclo CLTC seja muitas vezes otimista, em condições reais poderia oferecer entre 150 e 180 quilómetros de autonomia, o suficiente para satisfazer a maioria das necessidades urbanas.
Também estão disponíveis opções de carregamento versáteis:
- Carregamento em corrente alternada (CA): Até 11 kW. Ideal para o carregamento noturno.
- Carregamento rápido de corrente contínua (CC): Permite um carregamento de 10-80% em aproximadamente 30 minutos, o que é invulgar para um veículo do seu segmento.
O Binguo está disponível em duas configurações de potência, sendo a versão mais potente de 50 kW (68 cv).
Embora não seja um automóvel rápido, a sua aceleração é suficiente para uma condução citadina. Com uma velocidade máxima de 100 km/h, é perfeito para o tráfego urbano, embora não tenha sido concebido para autoestradas ou viagens longas.
Sustentabilidade e acessibilidade
Um fator-chave para a atratividade do Wuling Binguo é o seu custo. O seu baixo preço é possível graças a subsídios governamentais, a uma cadeia de abastecimento madura e a economias de escala na indústria automóvel chinesa.
Num contexto em que os veículos elétricos de marcas ocidentais ultrapassam normalmente os 20.000 euros, o Bingo oferece uma opção mais acessível para aqueles que querem um VE funcional.
Como tal, este elétrico pode ser visto como um exemplo claro de como a indústria automóvel chinesa está a liderar o caminho para a acessibilidade dos veículos elétricos.
Depois há a sublinhar o seu design prático, preço competitivo e autonomia suficiente tornam-no uma opção atrativa para quem procura um segundo carro ou uma alternativa económica e amiga do ambiente para a cidade.
O Wuling Binguo pode ser uma mudança de paradigma na mobilidade urbana, abrindo um precedente para que outras marcas desenvolvam veículos elétricos compactos, acessíveis e sustentáveis.
Existe papareformas mais caros com um motor de motosserra.
Os papa reformas (novos) são bem mais caros.
Sem dúvida!
por este preço, qualquer caro moderno, seja com motor de combustão ou eléctrico, será sempre um sucesso comercial nesta europa escravizada pelos tecnocratas de bruxelas 😉
Sim, esses tecnocratas que criaram regras como as do Euro NCap que salvam vidas e obrigam os fabricantes de carros a apostarem nos meios de segurança, ou dos filtros de partículas e que têm ajudado Portugal a crescer. Se não estivessemos na UE Portugal estaria bem mais atrasado que que agoa é.
Os tecnocratas de Bruxelas que dêem ao diabo o que sabem e que ninguém lhes pediu. Ao proletariado e à classe média assalariada interessa um carro ao mais baixo preço possível que os transporte de A a B com o menor consumo possível e que dure dezenas de anos sem avariar e sem gastos de manutenção e emprestando o mínimo possível a atmosfera. Não é para resistir a choques com tanques de guerra, até porque as estradas não costumam ser frequentadas por tanques .
parei de ler onde está escrito “têm ajudado portugal a crescer” … moço, sai da toca enquanto ainda é jovem e vai viajar por esse país fora, vais perceber rapidamente o crescimento que nos tem sido imposto por esses tecnocratas
Euro NCap é o perfeito exemplo para demonstrar a inutilidade desses tecnocratas, ainda bem que falas nisso.
Para ser algo compativel com a bolsa dos portugueses tem de custar cerca de 3500 euros e ser financiado 50% pelo governo e outros 40% pelos ricos. So assim nos brasileiros cidadaos portugueses podemos comprar
Preço na China.
Se viesse para Portugal custaria acima dos 20 mil euros
Pois as marcas europeias andaram a “dormir”, e acordaram quando vieram que a falta do nosso conhecimento para a transição, poderiam encaixar muito dinheiro. É possível um carro elétrico barato, basta ver a quantidade de marcas chinesas. Eu não acredito que o estado chinês financie metade do valor de um veículo para chegar aos preços anunciados. Mas acredito na contra informação para não percebermos que é possível melhores preços para os veículos elétricos.
Leia o texto… o estado chinês chega a pagar 90%, do valor de custo, de cada EV, exportado.
Este carro, é dado como custando 8000 dólares, no mercado chinês, será vendido pelo, equivalente, a 19430 dólares. Além de que, por exemplo, a versão mais forte, surge por 37200 dólares e é dada como sendo “carro urbano para deslocações longas, usando auto-estradas”. Depois, o governo corta 40% do imposto e 16% da taxa anual. É daí que conseguem estes preços tão baixos.
Já agora, qualquer empresas chinesa, exportadora, tem 60%, em propriedade do governo. É por causa disso, que a quantidade de milionários chineses, tem descido, acima de, 34%, ao ano, desde 2022.
Mostre lá onde está isso no texto ?
pois lol
Isto é tudo muito bonito antes de chegar àquela fase das homologações de segurança e técnicas e dos impostos, que no caso da SAIC são ≈48% em cima.
Faz lembrar a história do BYD Seagull que tb iria ser muito barato. A propósito quantos andam aí é qual é o preço final? Só para retirar aqui umas ideias…
Ainda não estão homologados. A bateria não é das habituais e foi feita para carregamentos de 110v.
Em Londres, já há anúncios de 18000 libras. Mas, há uns problemas, que podem fazer recuar a operação: os pneus. É que o carro usa um tipo de pneus, que não há na Europa. Cada conjunto, de 5, custa 5200 libras, mais impostos e taxas (fica pelas 12000 libras). Ainda não há informação sobre o resto das peças. A empresa quer imitar a tesla, construindo fábricas, na Europa, que permitam reduzir os impostos e taxas.
Posso ver essa informação?
Se chegar cá fica no mínimo pelo dobro!
depois mais 12k euros de impostos e na europa fica nos 20k.
Pior serão as peças. Estes carros exigem peças únicas. Até os pneus, não há, na Europa. É preciso importar, da fábrica chinesa.
Um qualquer problema, acontece como na Tesla, podem ser 6 meses, para ser reparado e lá vão 9000 euros, anuais, para o seguro automóvel.
Claro que não há na Europa, o carro está feito para o mercado chinês.
Acontece como a Tesla ? 6 meses ? Está muito enganado, neste momento nem uma semana demoram.
9000 euros em quê?
Eu comprei um mercedes class C da alemanha com 3 anos apenas e 23000km por apenas 16mil euros, os tugas precisam acordar pa vida. 16 mil por um carrao e agora ja não se pagam legalizacoes de matriculas como antes
Sim a partir de JAN 25 ainda passou a valer mais a pena. O que pagava 140000€ são agora ~6000€
*14.000€
Quando chegar a velho e não me apetecer dar piscas acho que vou comprar um desses…
Sim, os tugas não sabiam que se pode importar um carro. És o primeiro.
Há muitos classe C.
Pelo preço do teu classe C, adquiriste algo a que os tais tugas aqui chamam de Renault. Pagam o o mesmo que tu pagaste, mas sem a estrela.
23 000 km? Agora os conta quilómetros andam para trás?
Se for de uma zona de neve, há de vir com a chapa imaculada devido ao sal gema. Mas vá compraste uma pechincha certamente que já bateu e tem quilómetros adulterados. Boa sorte a fazer um seguro para isso.
Carro reparado depois de acidente grave?
Quando for fazer a revisão, dos 30000kmh, peça para verem a correia do motor de arranque. Pode ter uma surpresa, que são 6000 euros, pois a que lá virá, só dura 3 anos, exigindo uma nova. Se quiser a original (que dura 8 anos) são 9700 euros.
Carros reparados de acidentes graves e com conta KMS traficados é em Portugal.
Loooool
La que sejam 230 mil acredito, mas junta mais pelo menos 4 mil para importação
Mas não deixa de ser bom
Finalmente estamos livres da tributação abusiva. Tive há uns anos um carro importado e quando o governo foi obrigado a devolver o IUC pago a mais, arranjaram uma treta para não pagar tudo o que tinha mais de 5 anos, por ter prescrito (apesar de ter sido o próprio estado a atrasar o processo). Enfim…
Vamos ter agora um revamp da importação automóvel. O que também traz coisas más. Bem sabemos que muitos dos carros importados já vêm cozinhados. Por isso escolher bem o parceiro (vendedor) e olhos bem abertos. Em caso de dúvida, nada como pagar uma peritagem pré compra. Não é normal fazer-se em Portugal. E também atenção às garantias. Apesar da lei das garantias ser relativamente robusta, basta o vendedor fechar (tática bem conhecida e depois abrem noutro local, com outro nome)e já não há garantia para ninguém.
Sempre há aqueles sites que paga-se um x e tem-se a informação “toda” do carro, sempre é um despiste que potencialmente pode evitar a maioria dos eventuais dissabores.
Entretanto aumentam o IUC como já estava previsto antes de eleições.
Desde q seja sobre o peso tasss bem
Entretanto já temos das gasolinas mais caras do mundo. Até os Suecos já pagam menos 20cents que nós. Até fiquei com os olhos em bico looolooolool
Bom para a cidade, e pouco mais, mas atenção com aquela com aquela autonomia precisa de uma garagem para o carregar quando precisar, e deve ser muitas vezes.
O único problema é que vai ter de comprar outro carro a sério. Ou seja em vez de um, vai ter de manter dois carros. Rico ambiente.
Pode ser um carro prático para a cidade. Mas não refere os impostos do nosso Portugal. No entanto, os carros eléctricos, só são uma opção para quem tem garagem para o deixar a carregar durante a noite.
Podem carregar na rua sem problemas.