Bateria de eletrólito sólido promete triplicar a autonomia dos automóveis elétricos
Paulatinamente, as tecnologias dedicadas aos elétricos evoluem e projetam num futuro próximo avanços nas baterias de eletrólito sólido. Estas perspetivam um aumento das capacidades e a autonomia dos futuros VE. Mil quilómetros será suficiente?
Uma equipa de investigadores da Western University (Canadá) e da Universidade de Maryland (EUA) desenvolveu um novo componente essencial para as baterias dos automóveis elétricos. Esta descoberta, descrita em pormenor na revista Nature Nanotechnology, poderá tornar possível percorrer distâncias muito mais longas com um único carregamento, aumentando a densidade e a eficiência energética das baterias.
Embora todos nós gostássemos de ter as baterias milagrosas que vemos nas notícias de vez em quando, a realidade é que elas têm de passar por um processo de desenvolvimento em que muitas ainda estão a dar os primeiros passos e outras estão um pouco mais adiantadas. Mas é evidente que a viagem está em curso e é agora uma questão de tempo para ver quem consegue chegar primeiro na corrida para lançar baterias com densidade energética, seguras, duráveis e economicamente competitivas.
Eletrólito sólido inovador para baterias de lítio-metal (LMB)
Este componente-chave, baseado num material chamado β-Li3N (nitreto de lítio), representa um avanço para as baterias de lítio-metal de estado sólido, ultrapassando o desempenho das baterias de lítio convencionais.
Este novo componente permite que os veículos elétricos tenham uma autonomia de mais de 1000 quilómetros, graças a uma densidade de energia de até 500 Wh/kg, de acordo com um estudo publicado em 25 de novembro de 2024 na revista Nature Nanotechnology.
O maior desafio para as baterias de lítio-metal de estado sólido é criar um eletrólito de estado sólido (SSE) que seja seguro, fiável e eficiente. Os eletrólitos sólidos são fundamentais para substituir os líquidos inflamáveis nas baterias convencionais, tornando as baterias de eletrólito sólido mais seguras e capazes de suportar densidades de energia mais elevadas.
Os investigadores desenvolveram um eletrólito sólido que facilita o movimento dos iões de lítio. Isto reduz as barreiras energéticas e aumenta a quantidade de iões de lítio em movimento, melhorando a eficiência da bateria. Este material permite uma condutividade iónica excecional, atingindo valores mais elevados do que os eletrólitos convencionais, o que permite um recarregamento muito mais rápido.
Além disso, este material é particularmente adequado para o lítio, pois evita a formação de dendritos (estruturas que podem causar falhas na bateria).
Com este avanço, a bateria oferece uma condutividade iónica excecional e mantém-se estável mesmo após mais de 4000 ciclos de carga e descarga, com níveis de corrente até 45 mA/cm², permitindo uma utilização mais rápida e eficiente da bateria. Isto reduz o risco de falhas durante uma utilização intensiva, explicam também os investigadores cujo trabalho foi revelado pela Interesting Engineering.
Os investigadores fabricaram este material utilizando um processo denominado “moagem de alta energia”, que consiste em introduzir um número preciso de “buracos” (vacâncias) na estrutura cristalina do material. Este método melhora significativamente as suas propriedades, em particular a sua condutividade iónica. Isto otimiza o seu desempenho, tornando as baterias de lítio-metal em estado sólido mais adequadas para utilizações em grande escala, nomeadamente em aplicações comerciais.
Utilizando este novo material, os investigadores conceberam baterias equipadas com ânodos de lítio metálico e cátodos de LiCoO₂ (LCO) ou NCM83 ricos em Ni. Estas baterias mostraram uma estabilidade notável, retendo mais de 92% da sua capacidade após 3.500 ciclos de carga/descarga, o que se poderia traduzir num carro com uma autonomia real de 500 km, mantendo a sua bateria em grande parte intacta após 1,7 milhões de km.
O seu desempenho foi igualmente testado a altas densidades de corrente, permitindo uma carga/descarga rápida, até cinco vezes a capacidade da bateria numa hora, sem perda de desempenho graças à sua poderosa capacidade de dissipação de calor.
Promissor, não só para os carros , mas para tudo
Sim… daqui a 20 anos…
Só acredito quando essa tecnologia for anunciada por um fabricante como a CATL, BYD ou qualquer dos vários fabricantes chineses que realmente sabem fazer baterias. LOL
Estes “revelações ” e “novidades ” estou a ovir há 20 anos. Nunca nada se concretizou.
Não ouviu, há 20 anos não se falava em baterias de estado sólido.
Olhe que não meu rapaz…
The first inorganic solid-state electrolytes were discovered by Michael Faraday in the nineteenth century, these being silver sulfide (Ag2S) and lead(II) fluoride (PbF2).[9] The first polymeric material able to conduct ions at the solid-state was PEO, discovered in the 1970s by V. Wright. The importance of the discovery was recognized in the early 1980s.[10][11]
However, unresolved fundamental issues remain in order to fully understand the behavior of all-solid batteries, especially in the area of electrochemical interfaces.[12] In recent years the needs of safety and performance improvements with respect to the state-of-the-art Li-ion chemistry are making solid-state batteries very appealing and are now considered an encouraging technology to satisfy the need for long range battery electric vehicles of the near future.
Lá por ter sido descoberto não quer dizer que de tenha investido no seu desenvolvimento, isso começou há cerca de 10 anos.
JL: mentiras.
Sim, mentiras, basta ver que o desenvolvimento e pesquisa por estas baterias só começou em 2010, até lá se se falava em electrólitos sólidos mas não em soluções de baterias.
https://en.m.wikipedia.org/wiki/Solid-state_battery
Foi a partir desta altura que se ganhou o interesse nelas, por isso duvido que tenha ouvido falar delas antes desta altura.
Continuas com mentiras e manipulação. “há 20 anos não se falava em baterias de estado sólido.”
E não falava, o interesse no electrolítico em estado sólido para baterias só foi divulgado há menos de 14 anos para cá.
Semana sim, semana não sai uma notícia sobre baterias, é difícil toma-las a sério agora.
Idem. Desde o meu primeiro WP. Já lá vao mais de 10anos, mas a esperança é a ultima a morrer eheh
Não era o hidrogénio que era o futuro ? Já lá vão 180 anos.
Há 180 anos?
Julgava q só nos anos 1960-1970 é q surgiram os primeiros estudos e protótipos tendo em vista a aplicação do hidrogénio na locomoção automóvel.
Já as baterias tenho a certeza q já datam do sec XIX. Inclusive o Sr. Henry Ford fez questão de oferecer um elektro à sua esposa. Desta forma ele tinha a certeza que ela não podia ir muito longe e poupou no cinto de castidade.
Ainda hoje os elektros continuam a não poder ir muito longe. Pouco evoluíram.
Não sabe que o primeiro motor a combustao foi desenhado para trabalhar com hidrogénio ?
O homem quando foi à Lua já o usava.
O primeiro prototipo funcional remonta a 1966.
Errado, porque as baterias de ions de lítio só foram inventadas nos anos 90.
Mas essas eram baterias de chumbo ácido, nada tem a ver com o assunto aqui.
Vão mais longe que os outros, quantas vezes foi ao Norte da Europa com o seu ? Evoluiram muito mais que os a combustão, que continuam cada vez mais com os mesmos problemas.
Evoluíram mais que os combustão como?
Em 1907 tínhamos a referência dos combustão, o Curved Dash Oldsmobile e tinha Autonomia de 100 km. Nesse mesmo ano havia o elektro Detroit Electric, com 160 kms de autonomia. A febre elektra era tanta que cerca de 30% dos carros eram elektros.
Depois em 1908 veio o Ford T que conseguia chegar a 300 kms de Autonomia e foi a morte dos elektros.
A partir daí foi sempre a cavar um fosso cada vez maior, sendo que qq carrito a combustão triplica a autonomia do maior dos mastodontes elektros que não fazem mais nada que colocar peso na busca de mais kWh. No entanto não conseguem resolver na medida que quantos mais kWh metem mais aumentam os pesos e consequentemente os consumos e vemos SUV’s a fazer 37.5 kwh em condução moderada exactamente por causa disso.
Portanto não estou a ver o seu ponto.
Tinha 100 KMS de autonomia a que velocidade ? É que nessa altura mal se mexiam.
Não é colocar peso, é tirar, a diferença entre o peso dos eléctricos para os a combustão está a diminuir, e estes estão a ficar com mais autonomia e menos peso, ao contrário dos a combustão que estão a aumentar de peso e a diminuir a autonomia, não se confunda, além de que estão cada vez mais eficientes os eléctricos, o contrário acontece com os a combustão, devido a terem de suportar cada vez mais dispositivos para ver se são menos poluentes, que é um efeito que provavelmente nunca vão ter, já que usam mais recursos que têm emissões de fabrico para depois diminuírem um pouco as emissões.
Portanto vemos suvs eléctricos a gastar 4 a 5x menos que SUVs a combustão, espero que veja bem a diferença de evolução.
Por falar em hidrogénio, quando deviam estar a abrir novas na Califórnia, estado e local do mundo com mais concentração destes carros , estão a fechar as estações devido à inviabilidade, isto porque acabou a mamã dos subsídios durante 20 anos.
https://ibb.co/BgZMmvj
Falta pouco para começarem a retirar o H2 branco. Não se enerve.
Para estes carros é indiferente, não serve para estes.
Também já faltava pouco nos anos 80 quando o descobriram. Lool
O que nos vale são as inovações e desenvolvimentos dos ICE nos últimos anos senão ainda estava tudo a utilizar tecnologias antiquadas.
Em posts anteriores você dizia que as baterias de EVs não estavam nem 10Mkm , um disparate.
Acabei de ver um vídeo no YouTube de um táxista de Sevilha, com Teska 3, com 424,000km , mesma bateria, mesmo motor, media 13,1 kw/100km , diz ele que poupou 40,000€ . Perdeu 50km de autonomia nestes 400,000. E continua.
É por estes exemplos que eu digo que EVs são o futuro
Vc acredita muito nos sevilhanos do YT que recebem uns rebuçaditos da Tesla na forma de referrals.
E nos Portugueses não porquê ? há pelo menos um com 700 mil com tudo, ou seja, tinha na altura que vi. E já falei pessoalmente com um taxista que tinha na altura 400 mil, também com tudo original.
Acabei de ver um model Y parado há mais de 1 mês e a Tesla a querer impingir uma LFP ao rapaz, obrigando-o a assinar um documento em como concorda com o aumento do peso, redução da aceleração, reforço das molas e amortecedores.
Fica o documento para discussão futura.
https://1drv.ms/i/s!AvwLJVpLF7bcrdI0uYx_e8cGZKGs6A
E agora muita atenção atenção…o rapaz assinou na boa fé e pq queria o carro rápido mas a bateria cuja substituição seria imediata após assinatura, afinal ainda não chegou e já passou outro mês loool
Se fosse o taxista de Sevilha ia dizer que a bateria é “d’orige” e milhares de kms 😛
Já os topo ainda antes de abrirem a boca
Está parado há um vez e vem com um papel de Março desde ano ? Invente outra.
Como disse ainda não cheguei ao fim da história. O relato da ocorrência é de Março sim. E o carro tem praí 3 anos
Tenha calma que logo chego ao epílogo.
O rapaz apenas se foi aconselhar com os “experts” pq apesar de ter assinado um termo para lhe darem o carro mais depressa, afinal continua à espera e tinha a secreta esperança de q lhe poderiam dar um carro novo. Como assinou, agora agarra-se ao pau. Não há nada escrito nesse doc q a troca é imediata, foi só 31 de boca.
Pura ilusão portanto. Mas vamos ver como acaba esta história.
Ah ok, portanto a história está mal contada.
Está pois, vê-se logo que as baterias duram 400 mil praticamente sem degradação, mas é só no taxista de Sevilha!
Então quantos durou essa ?
Hoje ando com um S que tem 300 mil e está novo.
Pronto já cheguei àquela parte do erro que motivou a troca da bateria:
BMS_a079
Unable to to charge – Maximum charge level reached
Reduced maximum charge level – Schedule service
Em pesquisa sobre o que é isto, verifica-se que isto é bastante comum e só costuma aparecer após o terminus da garantia. Algo correu mal na programação da obsoloscência para os lados da Tesla. Agora têm que pagar a bateria ao rapaz mas está difícil. Não deviam estar à espera. Mais um programador despedido e entretanto já foram muitos a fazer fé nos relatos dos média!
https://www.autoevolution.com/news/tesla-model-3-y-owners-hit-with-bmsa079-error-indicating-the-high-voltage-battery-is-gone-233820.html
É só truques looloooloooloool
BTW
Esteja descansado que o S tb tem as suas histórias semelhantes com a designação: BMS-U029, BMS-W164 e BMS- U018
Isto está a ser um fartote. Baterias eternas looloooloool
Ah ok, portanto não tem problema nenhum.
Um desses erros estava na minha tinha, e afinal está boa.
Isso é desbalanceamento, é só balancear e fica bom.
Então mas quantos KMS tinha esse ?
Sim, estão cada vez melhores e afinal duram que se farta.
Tem um artigo a explicar o q é BMS_a079 e o que implica é mesmo assim diz q não é avaria e bateria no lixo. lol
Vá-se tratar mas antes tire as palas que isso assim não tem cura
Por não ser avaria é que não é lixo, é apenas um problema de balanceamento..
Então mas quantos KMS tinha esse ?
Esqueci-me de lhe transmitir o mesmo:
Vá-se tratar mas antes tire as palas que isso assim não tem cura
Então mas agora os packs já custam 7000 dólares ?
É assim que se descobre as mentiras que vai mantendo por aqui.
$7000 se for ao sucateiro
Na Tesla é o dobro, recondicionada e sem MO, não sabe ler?? Dass…
Bate certo com a factura que lhe deixei aqui há tempos, quer que a procure ou teve o cuidado de a guardar? Se guardou fez bem pq preciosidades dessas não se encontram assim do pé para a mão que os teslianos precisam promover a marca para ganhar mais referrals. Não podem dizer mal de contrário acaba-se a xucha!
O seu post é muito claro, existem packs recondicionados a partir de 7 000 dólares, que é o mesmo valor que lhe mostrei nos recondicionados da Tesla.
Agora meta a viola no saco, como vê são avarias reparáveis, resta saber quando vão lançar uma atualização para resolver esse problema.
Se for a um sucateiro é capaz de ter sorte. Na Tesla é 14000 +MO. Vc é que sabe as linhas com que se cose!
Se está com dúvidas, tem aí todo o processo, mas à cautela guarde a factura que lhe facultei:
https://theteslastop.com/blogs/news/tesla-battery-replacement-cost-what-you-need-to-know?utm_source=chatgpt.com
Não tem reparação, quando aparece o BMS_a079 a bateria é para trocar. Custa a entrar?
Vá lá, faça uma pesquisa! Não custa nada, eu já vi que os casos são aos milhares, escusa de estar com tretas model 3 e model Y!
Só neste espaço tem dezenas de casos:
https://teslamotorsclub.com/tmc/search/14112813/?q=BMS_a079&o=relevance
Embuche, se custar a engolir avise que envio-lhe uma super-bock pelo correio!
Mas você sabe ler ou não, usa um link convencido que tem toda a razão e depois não o lê? Diz lá que são empresas de terceiros que têm baterias desse valor recondicionadas.
Tanto tem reparação que são reparadas, outra vez não sabe ler.
Aos milhares ,? Agora endoidou de vez. Looooool
Mas são milhares ou dezenas ?
Embuche, ao menos seja honesto, ou pensa que todos andam em missas de combustão ?
Embuche, se quiser mais superbock é só pedir:
https://carrepairsservice.com/products/fix-tesla-bms_a079-unable-to-charge-maximum-charge-level-reached-alert?srsltid=AfmBOoqTEqw2ALmhk1Sar_gH39XoJzYRaoLyg73_z_mzz8L47j1V9QGa
Ui, que problema, desligar uma ficha e voltar a ligar, a mim não parece mais que um bug que a Tesla já resolveu:
https://youtu.be/XznYzqf_aXI?si=7GgROrIqkxkKJJgc
Até porque:
“Did have someone with the same errors post this on another forum, so it’s not always 100% pack replacement guaranteed”
https://teslamotorsclub.com/tmc/attachments/img_2093-jpeg.987311/
https://teslamotorsclub.com/tmc/posts/7892375/
Tire as palas homem, já chateia tanta falta de sendo!
Comentário TOP 😛
“…My service center had 19 teslas with HV replacements when I brought mine in I was #20, I think that it happens more than people think, honestly tesla service is a joke, after I got my HV replacement the bolts fell out of the ski rail under the center pack and rail dropped and damaged the underside, had to bring it back in and they forgot to torque all the bolts to “spec” managed to cut my driver seat which they replaced and door dinged the car. Now going through a lemon buyback since this is the 3rd issue with the pack and BCM and other issues like 2 touch screen replacements, AC went out twice had to remove dash to repair, radiator cooling fan broke twice and suspension issues and not even at 50k miles yet….”
Estavam lá todos para fazer reset à ficha. Não se cure que não é preciso.
Você é que tem de tirar as palas, onde diz que é por causa desse erro ?
Como ele sabe que estão todos devido a isso, isso parece aqueles comentários do diz que disse.
Em 15 anos, preço das baterias caiu 85% e densidade subiu 9 vezes………….
9x’s cada 15 anos???
Deviam ter mantido o Detroit Electric, hoje teria alcance para 1440 kms x6.5 décadas e meia = 9 360 kms com uma bateria de 400 kgs.
Seria realmente fantástico.
A que velocidade ?
Acho que acompanhava bem o Oldsmobile. Em contraponto os elektros de hoje não conseguem acompanhar os combustão mesmo que estes tenham 11 anos (portanto elegíveis para abate na troca de um elektro) e 1/5 da potência looloolool
Ah ok, bem me parecia que era a velocidades baixas.
Os a combustão não conseguem acompanhar os eléctricos ? Sim, é o que tenho visto.
O problema.a não está na autonomia das baterias mas está mesmo na geração de energia em quantidades suficientes. Actualmente o mundo do não tem capacidade nem para 50% do mundo trocar por elétrico. De que vale temos carros elétricos se depois não temos população para os usar
Qual é o aumento de consumo de energia se o mundo trocar 50% para eléctrico ?
Sobre a população não entendi, eles são para ET’s ?
Basta ver que desde o aparecimento da electricidade a capacidade tem sido sempre a mesma.
+1. Há pessoas que não percebem isso. Continuo a dizer, não é impossível, agora não é em 10 anos, e sem gastar muitos milhões de euros.
Qual é o aumento de consumo de energia se o mundo trocar 50% para eléctrico ?
Bastou ver as ultimas semanas caro JL… pararam 2 centrais nucleares em Espanha para manutenção e nós aqui oh tio oh tio a ligar as centrais a gás, senão ficavamos ás escuras…
Então elas estavam desligadas ?
Qual é o custo de mudar todo o parque automóvel de Portugal em 10 anos?
E porque precisa de mudar em 10 anos.
Roma e Pavia não se fizeram em um dia
é bom haver estas evoluções, e nem que seja daqui a 10 ou 20 anos haverá uma excelente bateria de alta qualidade
O futuro é o nuclear. Um reator mesmo por baixo do rabo, e ao menos, se aquilo explodir, explode em grande estilo.
Para isso escolha um ao hidrogénio, com as pressões usadas, se os tanques explodirem ganha uma viagem aeria.