Missão de Pai Natal: Camião elétrico Renault E-tech percorreu 23 mil quilómetros até à Lapónia
O camião elétrico Renault Trucks E-tech T Diamond Echo percorreu 23.000 quilómetros na Europa e terminou a sua viagem na Lapónia, Finlândia, suportando com sucesso temperaturas de -19°C.
Renault demonstra a fiabilidade do seu camião elétrico
Um camião elétrico E-Tech T da Renault Trucks percorreu 23.000 quilómetros em toda a Europa, enfrentando com sucesso condições meteorológicas extremas, conforme informou o construtor francês.
A viagem culminou na Lapónia, Finlândia, onde suportou temperaturas tão baixas como -19°C, reafirmando a eficiência e fiabilidade dos veículos elétricos em condições difíceis.
Desde a sua partida de Lyon, em França, em abril, o Renault Trucks E-Tech Diamond Echo atravessou países como a Alemanha, a França, os Países Baixos, o Reino Unido, a Espanha, a Suíça e a Bélgica.
Durante esta viagem, realizou etapas diárias de até 700 quilómetros, otimizando os tempos de carregamento intermédios.
No percurso mais longo, com uma única carga, o camião percorreu 360 quilómetros entre a Suíça e a Alemanha.
Testes no frio extremo da Finlândia
A última etapa na Finlândia destacou-se pelos 1.600 quilómetros percorridos entre Helsínquia e Rovaniemi, no coração da Lapónia. Mesmo com temperaturas extremas, o camião completou 250 quilómetros com uma única carga, provando a sua resistência.
Num dia, conseguiu percorrer 700 quilómetros, com dois carregamentos intermédios. Segundo a Renault Trucks, estes testes dissipam os preconceitos sobre o desempenho dos veículos elétricos em climas frios.
Régis Pierrelle, Diretor de Operações de Electromobilidade da Renault Trucks, salientou que os testes na Finlândia confirmaram que os camiões elétricos são totalmente funcionais em condições de inverno rigoroso.
Ao contrário dos veículos a diesel, que tiveram problemas como a cristalização do AdBlue, os elétricos mantiveram a sua operacionalidade.
O sistema de pré-aquecimento programável de Renault Trucks desempenhou um papel crucial, reduzindo o impacto do consumo de energia de aquecimento na autonomia. Embora se tenha observado um ligeiro aumento do consumo (entre 10% e 15%), este deveu-se a fatores comuns como a aerodinâmica e os pneus de inverno.
Um cliente finlandês contou mesmo que, durante um dia com temperaturas de -30°C, o camião elétrico da Renault era o único veículo operacional, enquanto os camiões a diesel estavam parados devido a problemas técnicos relacionados com o frio.
Ah e tal, veículos eléctricos no frio e tal, afinal são os a combustão que param….
“700 quilómetros, com dois carregamentos intermédios.”
Um camião com motor de combustão interna percorre muito mais que isso sem ter de reabastecer. Mais de 4.000km!
O elétricos continuam a ser uma nódoa em todos os setores de atividade. Talvez daqui a 50 anos sejam eficientes.
Um motor a combustão nunca será mais eficiente, que um motor elétrico. Pode ver o exemplo, dos comboios.
O comboio é o mais eficiente todos os veículos, eléctricos e de combustão. O único problema é que as ferroviárias são geridas por crápulas postos lá pelos governos, com a missão de obrigar toda a gente a estourar o dinheiro em carros e combustível.
+1
Então mas secalharya, o dia de Natal não lhe trouxe as prendas que queria ?
4000 km nos seus sonhos.
E são eficientes, desde que você saiba do que estamos a falar.
“…Camião elétrico Renault E-tech percorreu 23 mil quilómetros até à Lapónia…”
Desde Abril dá media de 95 kms dia.
Média fantástica só ao alcance dos camiões elektros.
“…Um cliente finlandês contou mesmo que, durante um dia com temperaturas de -30°C, o camião elétrico da Renault era o único veículo operacional…”
Antes do camião elektro nem havia comida nos supermercados da Lapónia. O pessoal tinha q hibernar.
Sem dúvida que os elétricos estão a conquistar todas as plataformas. Claro, não iremos ver tão cedo nalguns destes veículos, mas nos pesados poderá estar a poucos anos. O que é uma grande coisa, acabar com os fumarentos poluidores das estradas. Vamos ver. Parecem ser excelentes notícias.
Sinceramente, mais valia enviarem as cargas de comboio, que certamente não demorariam mais do que a opção do camião elektro.
As baterias são uma solução mais poluente do que a opção a combustão e não resolvem o factor tempo, que muitas vezes é crucial nos negócios da área alimentar (e não só).
Nada disso. Nunca uma coisa vai substituir a outra. É óbvio que ambos se complementam. E havendo forma de tirar das estradas os fumarentos e lentos camiões, trocando por estes silenciosos e mais amigos do ambiente, ganha-se qualidade nas estradas e nos negócios que orbitam estes pesados (menos manutenção, menos custos associados ao combustível, etc…).
Os comboios são eléctricos, isso ia dar-lhe ainda mais dores de cabeça.
Por acaso as baterias são a solução menos poluente que existe.
Por acaso até teve um dia que fez 7000 KMS.
Sempre fizeram mais que você, que por dia deve dar uns 10 KMS.
O bolo Rei fez-te mal rapaz! XD
Agora no inverno tens menos 30% de autonomia no Tesla. A vida de fanático de elétrico não é fácil! XD
Parece que a vida de fanatico a combustão também não é fácil, até inventam que vivem noutros países.
700 KMS e não 7000.
Eu não, não vivo nesses países, e você, liga o seu a combustão à corrente para manter o bloco quente ?
Falam tão mal dos elétricos, mas ainda ninguém conseguiu mostrar evidências, em como um carro a combustão, é mais eficiente que um elétrico.
Alguns então, é mais o combutivel que sai pelo escape, que aquele que é aproveitado.