Reciclagem de baterias de elétricos é crucial para o futuro energético da Europa, diz relatório
O relatório, elaborado pela Transport & Environment (T&E), indica que os materiais das baterias em fim de vida, bem como os resíduos das fábricas de baterias, têm potencial para fornecer componentes para a produção de 2,4 milhões de novas baterias para automóveis elétricos até 2030.
De acordo com um relatório do T&E de 12 de dezembro, os materiais reciclados para baterias virão do stock de veículos elétricos e das gigafábricas de baterias planeadas em toda a Europa.
Isto representa uma enorme oportunidade para a União Europeia (UE) e Reino Unido obterem materiais localmente e de forma sustentável. O relatório indica, especificamente, que:
- As baterias em fim de vida e a sucata das gigafábricas de baterias na Europa têm potencial para fornecer 14% de todo o lítio, 16% do níquel, 17% do manganês e um quarto da procura de cobalto já em 2030.
- Estes materiais serão suficientes para construir entre 1,3 e 2,4 milhões de veículos elétricos localmente em 2030, até 10 milhões em 2035 e até 15 milhões de veículos elétricos em 2040.
- Estas quantidades poderão aumentar significativamente e a região tem potencial para ser quase autossuficiente em cobalto para aplicações de transporte até 2040.
Conforme o relatório, a reciclagem de baterias poderá permitir à Europa reduzir até um quarto da sua dependência das importações de minerais para baterias de carros elétricos até ao final da década.
A recuperação dos materiais das baterias substituirá, também, a necessidade de minerais primários. O relatório concluiu que a reciclagem de minerais de veículos elétricos, na Europa, poderia evitar a necessidade de construir 12 novas minas em todo o mundo até 2040: quatro para o lítio, três para o níquel, quatro para o cobalto e uma para o manganês.
Desta forma, reduzir-se-ia, também, os potenciais impactos negativos destas minas na água, no solo e na biodiversidade.
Além de reduzir a extração e a importação de matérias-primas, a reciclagem de baterias poderia reduzir a pegada de carbono da extração de lítio em quase um quinto, em comparação com a extração na Austrália e a refinação na China - uma vez que a rede da Europa é mais limpa.
Para tal acontecer, no entanto, serão necessárias políticas fortes.
O documento esclarece que a UE não poderá explorar este potencial, se não conseguir projetos de reciclagem profícuos, e quase metade da capacidade de reciclagem anunciada para a região está em suspenso ou ainda não foi concretizada.
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No sh***** Sherlock
“…O documento esclarece que a UE não poderá explorar este potencial, se não conseguir projetos de reciclagem profícuos, e quase metade da capacidade de reciclagem anunciada para a região está em suspenso ou ainda não foi concretizada….”
Óhhhh… e então aquelas missas q os padres andaram aqui a vender? Que já havia muita reciclagem e muitas empresas a reciclar 95% das baterias?
Então quase metade é zero ?
Parece que a sua missa é que acabou de cair em saco roto.
Metade? A ver mal novamente (hoje já é a 3ª looolooolool)
O gráfico é bem claro. Apenas 8% dos projectos foram executados. Significa que 92% não foram e já deviam ter sido.
E dos que foram, a principal, Northvolt, já foi à vida lool
E tal como esta, as q subsistem, se é q entretanto tb não levaram descaminho, actuavam sobretudo na
desmontagem e remoção de componentes mais simples, como o alumínio.
A massa negra, aquilo q contem os materiais críticos e valiosos, continua por resolver pois é uma empreitada inviável economicamente falando, pelo tempo e complexidade envolvidos.
Já falámos nas razões desde há 2 anos, pelo menos.
Portanto a massa negra tem sido armazenada (resta saber em q condições pois são compostos altamente tóxicos) à espera de melhores dias ou enterrada ou mesmo despejada dentro de alguns dos milhares de contentores que todos os anos caem misteriosamente ao mar
Enfim tristes.
Não é o que você refere ?
E porque haviam de estar mais ? Há baterias para reciclar ?
Errado, apenas 8% já está a trabalhar, para quem diz que não havia reciclagem.
Só levam descaminho se as baterias continuarem a mostrar que duram mais que os carros.
O mundo não é só a Europa… vais aos EUA e lá é o que não falta já…
Acho que o nosso futuro energético vai de vento em popa. Mesmo que envolva pobreza generalizada, terá valido a pena.
Nem hoje o jornalismo faz o seu trabalho e investiga as diversas reciclagens e nos dá números. É como se fosse uma palavra sagrada protegida por uma Divindade.
Antes da reciclagem ainda vem a reutilização das baterias em instalações domésticas. É que a reciclagem também polui, e muito, embora não tanto como a extracção. A começar pela do petróleo, e cada vez pior, à medida que ele fica mais fundo.
Ya, a tipica bateria tem um ciclo de vida de 40 anos, quando estamos a falar de carros claro… telemoveis e afins já não é igual…
Deviam era apostar na reciclagem dos combustíveis para ver se a gasolina e o gás baixam
Nem reciclam o plástico, quanto mais baterias.
Porque o plástico não é nenhum elemento crucial.
há umas semanas, numa conferência, ouvi um especialista afirmar que era fundamental proceder-se à reciclagem de todas as baterias porque contêm o minério que a europa nunca terá
Ou então apostar na prata da casa e tentar fazer uma bateria com aquilo que temos, bem sei que não é tarefa fácil inventar algo assim do nada, mas era bom não estarmos tão dependentes / expostos aos Chineses como estávamos expostos aos Russos.
Pois a China abarbatou qs tudo neste sector mas apesar disso os decisores da UE querem é elektros. Tinha q correr mal.
A defunta Northvolt ainda tentou uma parceria com uma fábrica chinesa a ver se aquela lhe arranjava baterias mas esta deve ter-lhe trocado as voltas e foi o descalabro.
Então o que correu mal ? Ah espere, é mais , o que quero que corra mal. Lol
Onde é que os decisores politicos dizem que querem eléctricos ?
Quando as baterias passarem ao sódio a Europa tem todo o minério que quiser.