PplWare Mobile

A DIGI chegou e os preços abanaram… mas foi pouco

                                    
                                

Autor: Pplware


  1. John Doe says:

    nice try meo (sapo)
    Dá-lhes tempo e logo veremos.

    • Raven says:

      É mesmo isso. Eu já só espero pelo final do meu contrato (recuso toda e qualquer oferta da MEO até lá) e que a DIGI tenha chegado a um patamar minimamente aceitável para acabar com a fidelização ao Cartel! Têm 10 meses para pôr tudo em ordem;) Nessa altura deixarei de bancar 87€ por 500MB de NET fixa, 4 cartões com 20 GB e obrigação de ter telefone fixo em casa! Siga!

    • Luis says:

      A mim compensou. 39 euros vodafone + 30 euros 3 cartões woo = 69 euros;
      Passei para 29 euros vodafone (1 GB velocidade, box top de gama, wifi 7 e 24 meses HBO Max) + 15 euros 3 cartões woo = 44 euros
      Pouparei 25 euros mês, corresponde a baixar o preço em 36% e com melhores condições.

  2. says:

    Calma. Roma não se fez num dia. A digi ainda tem de consolidar a rede de fibra, mas vai andando. Além disso, falta saber o que se vai passar com a nowo que, apesar da pouca representação no mercado, tem uma cobertura interessante.
    Além disso, ainda há muita gente com fidelizações e as big 3 andam com umas táticas manhosas de “retenção” de clientes (o que já não é novidade).
    Mas há uma diferença entre o preço de tabela e o preço real. A 3 grandes não baixaram preço de tabela mas já dão tudo e um par de botas em promoções. É lamentável pois além da perda de tempo e de confiança dos clientes, criam assimetrias entre clientes que pagam muito por pouco e outros que pagam pouco por muito. E acho que esse até é o grande ponto da digi. Menos truques, menos malabarismos, menos fidelizações…

    • João Vieira says:

      Já se sabe que as Big 3 vão apostar em ofertas lowcost nas marcas UZO, WOO, etc.. e ao contrario do que diz a deco, estes operadores lowcost estão a apresentar ofertas muito mais próximas da DIGI, muitas delas sem fidelização.
      Se no fixo ainda aceito um período curto de fidelização, mas no móvel é um perfeito absurdo.

    • Tretada says:

      Essas assimetrias entre clientes são das maiores injustiças neste sector. Porque uns reclamam e exigem e ameaçam não renovar o contrato passam à categoria de privilegiados e a ter direito a mais do que os outros.

      Também os novos clientes são sempre tidos em maior consideração do que aqueles que o são há vários anos. Os clientes antigos ficam sempre a ver navios… até se fartarem de serem considerados clientes de segunda quando são eles que em grande parte sustentam o serviço.

      • says:

        Grande parte do logro e da cartelização assentou nessa questão. Não havia concorrência efetiva mas compensava ir mudando de operadora, ficando com algumas promoções a prazo e tendo a ilusão de concorrência. Não trocam equipamentos antigos aos clientes (ainda há gente com boxes do tempo dos Flintstones). Chega-se ao ridículo de eu ter uma box que diz ter netflix ou prime video e mais não sei o quê, mas ao aceder… manda-me ligar para o apoio ao cliente ao que me dizem que terei de trocar de box e pagar 40 euros de portes… comprei um chrome cast que ficou mais barato e é meu!
        Não atualizam velocidades nem dados móveis (tenho 2GB)… a não ser que o cliente mude ou ameace mudar (a mim já nem tentam ligar, devo ser mesmo reles). Não faz nem nunca fez sentido. Eu andei mais de 10 anos a fazer contratos de 12 meses (sim, ainda me lembro do tempo da fidelização de 12 meses) e ao fim dos 12 meses a ligar para rescindir com a meo a oferecer mais uma promoção por mais 12 meses… e por aí fora. Mas resolver a questão da adsl a 2Mbps nunca resolveram, a falta de sinal de telemóvel também não. E não estou a falar de um buraco qualquer perdido no meio da serra. Por outro lado, e apesar de nas condições dizer que a meo viria recolher o equipamento de satélite, nunca o fizeram (teriam de desmontar a antena). Nem querem saber da casa do cliente para nada, ficam lá os mamarrachos que já não fazem falta.

  3. Diogo says:

    Eu acho que houve de facto mudanças significativas que levam a poupanças significativas.
    Vou passar de NET VDF 36€ + TLM1 WTF 20€ + TLM2 VDF 9€ = 65€ para NET WOO 12,5€ + TLM1 Amigo 5€ + TLM2 Amigo 5€ = 22,5€.
    Muito significativa a poupança de 65 – 22,5 = 42,5 € mensais.

  4. 2 dedos de testa says:

    Calma, as 3 comadres ainda estão em negação, é como as alterações climáticas, existem, são visíveis mas muito gado acha que está tudo bem e não é preciso fazer nada, portanto as 3 aqui has,Vodafone, MEO e NOS preferem o conforto da ignorância para já e continuam a andar em bicos de pés

    • Manuel da Rocha says:

      Digi já subiu 8 euros, no preço base, em Outubro, de 2024. Daqui a 2 semanas, e meia, é certo que o base vai subir mais 3 a 8 euros, mensais.
      Não há milagres. Quiseram lançar o serviço e chamar a atenção. 99,9999% não perceberam que “fidelização máxima de 90 dias”, também inclui “Podemos duplicar, a mensalidade, a cada 90 dias”.

      • Fim do Cartel says:

        Que grande treta, a Digi só comecou a operar no dia 4 de Novembro, por isso não venhas para aqui inventar com aumentos de 8€ em Outubro. Depois ainda inventas mais com esses aumentos de 3 a 8 euros, isso és tu a especulares, deves estar a perder um tacho no cartel.

        • JCM says:

          Claro que está (vai) perder o tacho, e num desespero patético,mente com quantos dentes tem na esperança de quem o lê, tenha dificuldades de entendimento da realidade.

      • Rodrigo says:

        As comissões de contratos novos devem ter caído, hehehe estas desesperado com essas fake news.

      • Hugo Nabais says:

        Estive a ver o preço do que interessa:
        Net fixa 10€, portanto não subiu!
        Tarifários telemovel estão também no mesmo preço todas as possibilidades!

      • Gonçalo says:

        Não sei onde foste buscar esses 8€ de aumentao ahaha mas nao aumentou nada
        E a cada 90 dias podes renegociar o contrato não é duplicar de certeza ahah não é como os do cartel que de negoceias de 2 em 2 anos

      • Arlindo says:

        Caro Manuel Rocha, está a mentir!

        OS preços da DIGI não mexeram um tostão! Vir para a internet dizer mentiras é muito grave. Está a difamar uma empresa

  5. Elektro says:

    Para mim só existem três operadoras em Portugal: Cartel, DIGI e LigaT

  6. João says:

    Esperam só a fidelização do pessoal começar a acabar, e vai haver a debandada geral.

  7. TogasPacho says:

    Estudo completamente precipitado e quiçá até propagandista….
    E os milhares de pessoas que estão informadas mas que ainda estão na fidelização e por isso não alteraram, como é o meu caso. É que aí é que as operadoras vão ter de baixar o preço, por agora ainda não houve tempo nem necessidade para isso.
    Façam o mesmo estudo daqui por um ano e veremos os resultados.

    • Vítor M. says:

      O estudo é bem visto, assim força a haver sempre uma comparação transparente. Porque no início a fumaça da Digi também não foi totalmente simples de perceber. Apesar de ter abanado o mercado (e bem abanado), os operadores tradicionais parecem estar a suster o abanão com o seu poder de ajuste. O que também não deixa de ser injusto para o consumidor. Bem vistas as coisas, andamos há mais de 30 anos a ver um jogo de gestão de mercado entre os operadores instalados. Um dos pontos mais importantes é o fim do abusivo tempo de fidelização. Vamos ver se o mercado instalado se ajusta à Digi em vez da Digi se ajustar ao mercado instalado.

  8. De mão na tola says:

    Esperem até a DIGI entrar em velocidade de cruzeiro, com cobertura integral de Movel 5G e sobretudo Fibra, e em infraestrutura própria, sem ter de pedir “batatinhas” a ninguém. Se mantiver os preços, nessa altura é que vão ver as 3 BIG, de mãos na cabeça.

  9. Black says:

    Acho normal, pois a maioria das pessoas neste momento deve de estar com contratos de fidelização. Acredito que quando esses contratos estiverem perto do termino, começam a ser bombardeados com centenas de telefonemas por parte da operadora com os mesmos preços da DIGI. No caso dos contratos móveis é igual. Já utilizo a WOO à uns tempos, e no meu caso o meu tarifário foi atualizado para o 7€ sem fidelização com net ilimitada. Acredito que ninguém quer perder clientes, ou ajustam os preços, ou acabam por perder os clientes para as operadoras concorrentes de mercado.

    • Gonçalo says:

      Nessa altura até me podem fazer 2€ por mes prefiro pagar mais na Digi dinheiro a esses 3 nem mais 1 cêntimo

      • JCM says:

        Gonçalo – Precisamente!!
        Só aguardo que o sinal de fibra óptica da DIGI seja ligado ( fibra óptica já instalada) para,sem qualquer hesitação, ser mais um cliente da DIGI e com essa minha atitude ajudar a acabar com décadas de cartelização!!
        No entretanto já vou usufruindo de um SIM da DIGI com total satisfação.

    • Tretada says:

      A propósito de fidelizações… sou cliente já de longa data de uma das 3 grandes mas algo de estranho se tem passado no meu caso: com renovações normalmente a cada 2 anos iniciada com um telefonema por parte da operadora… a última vez que telefonaram cá para casa para a renovação foi há pelo menos 5 anos, ou seja, em princípio, a última renovação de 2 anos terminou há mais de 3 anos. De qualquer forma, o valor mensal nunca se alterou, para além do normal aumento anual ditado pela inflação.
      No entanto, da última que entrei no portal deles há vários meses… tinha a indicação de estar algures a meio de um período de fidelização de 2 anos… como se as renovações tivessem passado a ser automáticas.

      • Carlos Fernandes says:

        Podes ter aceitado um aumento de gigas que origina a um aumento da fidelização, basta um sms.

        • Tretada says:

          Sim, é verdade isso pode acontecer mas no meu caso não houve qualquer comunicação nem telefónica, nem sms, nem pelo site ou app… nenhuma comunicação mesmo e as condições do contrato permanecem exactamente iguais desde o início do contrato. Também não houve qualquer troca de hardware. Tudo isto tem-me parecido estranho… apenas nunca me chateei porque, como disse, o valor mensal (tirando a inflação) nunca se alterou e continua a incluir os mesmos descontos.

      • JCM says:

        Tretada- Existem algumas histórias semelhantes ou iguais,sem que seja necessário ficar preocupado com isso.
        Qualquer tribunal arbitrário resolve num piscar de olhos,essa tentativa ilegal de fidelização forçada.
        Quando e se decidir por outro operador, é só avisar com 1 mês de antecedência e entregar em loja os equipamentos do fornecedor actual… ponto final!

      • Joao Ptt says:

        Se vive sozinho e mais ninguém vive em casa, é caso para investigar e fazer queixa.
        Se vivem mais pessoas convêm confirmar se alguém não recebeu o telefonema e aceitou manter-se na operadora, porque podem tê-lo feito e nada dizerem, em especial se for a pessoa que paga a conta.

    • Manuel da Rocha says:

      Atenção é que deve ler todas as comunicações, da DIGI, que receba, a cada mês. É que o não ter fidelização, inclui a possibilidade de lhe subirem a mensalidade, para 10 vezes mais, bastando enviar a nota, de rodapé, na factura do mês anterior. Ao usar o telemóvel, pela primeira vez, no dia 9, aceitou pagar a nova mensalidade.
      Já o estão a fazer, ao ter “actualizado, o benefício, de 5 euros, para novos clientes, válido por 90 dias”, quando, em Outubro era “preço sem actualizações”. Rapidamente vão passar a subir 1 euro a 60 euros, mensais, só com o aviso na factura anterior.

  10. MLopes says:

    o problema é a digi ainda não ter a cobertura do território das operadoras principais e elas sabem disso.
    se tivesse, ou quando tiver, e se decidir manter a estrutura de preços aí é que começa a ser a sério. nest e momento as 3 grandes ainda se vão rindo…

  11. x3k says:

    Foi pouco? deve ser para rir… Reduções de alguns casos de 20/30 euros por mês é pouco?

    Exemplo, eu no telemóvel pagava à Woo €10 por 10GB, agora passei a pagar metade, €5 por 100GB.

    Só não vou para a DiGi por não ter cobertura ainda…

    Andaram anos (e continuam) a gozar com os consumidores, principalmente com aqueles que AINDA não têm cobertura da DiGi.

    • Gonçalo says:

      Exatamente concordo a 100%, mudar para a Digi é uma questão de principios, para mim os outros 3 nunca mais

    • Manuel da Rocha says:

      Atenção que o limite, de 100GB, acaba a 31 de Janeiro. Depois passa para 20GB e podem subir o preço, até, 500%.

      • Rodrigo says:

        Hehe as coisas que inventam, anda mesma mau a linha de retenção.

      • x3k says:

        SE isso for verdade (acho muito pouco provável), não há fidelização na woo, logo, é saltar fora.

      • Joao Ptt says:

        Mentira. O limite de 100 GB é um dos tarifários e eles cobram por isso, não há qualquer indicação de redução de tráfego nem aumento de preço.

        O preço pode aumentar sim, 1 vez ao ano, igual à inflação ou no mínimo 50 cêntimos, MAS só se a equipa de gestão da Digi assim o decidir… em outros países não têm aumentado, mas em Portugal podem decidir aumentar já para o próximo ano ou só daqui a 2 ou 3 anos quando já tiverem bastantes clientes (já que a malta entretanto irá ficando sem as fidelizações).

  12. OutroChegano says:

    claro que este estudo está correcto, nem necessita da intervenção das operadoras, mas apenas de um pouco de inteligência nas conclusões, ou seja, os consumidores têm um período de fidelização e têm que o respeitar portanto é impossível, de um dia para o outro, a digi crescer exponencialmente e as “clássicas” desaparecem

    • Manuel da Rocha says:

      Era suposto. Curioso que NENHUM dos comentadeiros notou que a Digi já subiu o preço base, para 27 euros. E que já estão anunciados cortes, no tráfego móvel, até 90%, nos tarifários, a partir de 1 de Fevereiro. Ainda não anunciaram quanto será o novo valor, para Fevereiro. Se seguirem o que já está anunciado, o de 7 euros, passa para 10 e corta 75% no tráfego.

    • JCM says:

      OutroChegano- Qualquer livro de História de qualquer período da Humanidade é claro…. nenhum Império é eterno!!
      Pena que o fim do Cartel só agora esteja a acontecer,mas mais vale tarde do que nunca.

  13. Jorge says:

    Quando refere alguns ajustes nas operadoras low coast só pode estar a brincar! A DIGI veio revolucionar o mercado concertado das três operadoras, tanto em preços como em fidelizacoes.

  14. Gonçalo says:

    Quando puder (Tiver cobertura e acabar a fidelização) mudo logo para a Digi é uma questão de principio, os outros andam a roubar-nos há anos e anos e agora que aparece a Digi já inventam o amigo que só existe onde a a digi existe e de repente já é possível baixar preços quando há 6 meses era impossível é uma vergonha, para mim nunca mais vou mudar apara a Digi e os outros 3 espero sinceramente que vão todos à falência.

  15. RICARDO says:

    Cartel e a conta informação boa tentativa…

  16. Rui Prazeres says:

    Dizer que pouco alterou é faltar à verdade, eu sou vodafone e acabo em Setembro do ano que vem e pago mais com serviço quase igual. A DIGI ainda está em testes e só depois se verá se os preços e serviços valem apenas. Parece me um artigo bem tendencioso e a Proteste mais uma vez a colocar o seu nome de forma errática em algo que em vez de estar do lado do consumidor parece que está ao lado da corja que nos tem roubado.

  17. Quando chegar... says:

    Neste momento, mesmo pagando os 6 meses que faltam para o término da fidelização, atendendo à poupança com a DIGI, já era mesmo assim bom negócio. Porque não mudo? Porque a DIGI Fibra ainda não chegou. Quando chegar…

  18. Não dou says:

    Quando tiverem ip publico muitos vão mudar

  19. David Guerreiro says:

    Há aqui 3 fenómenos importantes: há muita gente ainda dentro dos períodos de permanência de 24 meses, o facto da Digi não servir para todos os clientes (falta de canais, CGNAT, etc) e a aversão do português comum à mudança. Sinceramente acho que o panorama vai continuar bom para o “cartel”. Já falei com várias pessoas e que me disseram que não saem da MEO para a Digi mesmo com o dobro do preço, porque simplesmente dá trabalho, “podem ficar pior”, etc.

  20. Carlos Correia says:

    A maioria dos portugueses são hipocritas..(vai tu a frente fica um um serviço “pior”) em vez de apostar em serviços novos para dar força as novas marcas não!!! Usam as novas marcas de pretexto para baixar preço em quem os sempre xulou e irá continuar se conseguir derrubar a nova operadora

    • Joao Ptt says:

      A própria empresa DIGI não queria começar a operar ainda, eles sabem que estão longe de estarem prontos, mas a ANACOM obrigo-os a prestarem serviço estivessem como estivessem.
      Por algum motivo não vejo a empresa a fazer publicidade.
      Admira-me até terem aberto quiosques em alguns locais, poderiam ter mantido tudo online para reduzir a quantidade de adesões, mas talvez seja uma forma de testarem os procedimentos.

  21. freakonaleash says:

    Ò Manuel da Rocha é lidar! O teu patrão que gamasse menos e já não vinhas para aqui figuras tristes! Eu estou a aguardar que a poeira assente e depois também mudo para DIGI!

  22. DJ8Cr8 says:

    só uma pequena nota: Mesmo que venha a ter um aumento para 27€ prefiro pagar mais 5€ na DIGI do que 1€ em qualquer outra das operadoras!

    • Pedro says:

      +1 eu só por Teimosia migrei para a Digi… pois se não fossem eles estariamos a contar os Gigabytes.
      Não apanho 5G mas aquando 80% do meu tempo tenho wifi sinceramente menos 1 milesimo de segundo não me faz diferença!

      São 3 telemóveis para a Digi aqui em casa… Net Fixa estou com a Meo até Maio e depois mudo 🙂

  23. 36.71Hz says:

    Alguém sabe em relação á DIGI se irão futuramente ter TV Cine e etcs???

    • Rodrigo says:

      Não acredito nos TVcines pois são canais que foram criados pela NOS e como sabes o cartel vai tentar sempre dificultar a vida a DIGI.

      A SIC em breve deve aparecer se ela não quiser perder Share, a SportTV é que vai ser mais complicado porque os donos é o cartel, mas a ver vamos.
      Mas acredito que olhando para a oferta que tem onde operam noutros países acredito que vais ter vários canais de desporto e cinema.

      • 36.71Hz says:

        Obrigado amigo.

      • David Guerreiro says:

        Em Espanha não há canais premium para subscrever.

      • Joao Ptt says:

        Espero que não metam Sport TV’s nem canais TV Cine, que se não quem paga isso são os outros clientes todos, porque certamente isso é negócio para custar centenas de milhões de euros e é claro que depois vão fazer os clientes todos pagarem porque dificilmente algum dia terão clientes a pagar à parte suficientes para recuperarem esses valores e terem lucro.

        Os canais SIC e a CMTV/ NOW estão bem tramados, os outros operadores low cost também não disponibilizam na sua oferta comercial, daqui a 2 anos está-se mesmo a ver que vão perder parte do potencial de audiência, porque mesmo que a malta não mude para a Digi, todas as outras low costs (UZO, AMIGO, WOO) também não terão esses canais… a menos que renegoceiem com os operadores valores mais simpáticos ou até que passem a pagar para estarem presentes nos mesmos, porque no limite os operadores podem não os ter nas low costs ou até retirá-los de toda a oferta.

      • freakonaleash says:

        A SIC arrisca-se é a desaparecer de vez. E nada de valor se irá perder!
        Ainda bem que o parlamento foi contra acabar com a publicidade na RTP!
        O grupo Impresa que pegue numa enxada e vá trabalhar na vez de mamar da teta contribuintes!

    • David Guerreiro says:

      Não vai ter nada disso, nem canais desportivos premium. Em Espanha não tem. Uma low cost é assim mesmo, não serve para todos os clientes.

      • 36.71Hz says:

        Vais a um stand comprar um vw, psa etc’s tudo marcas lowcost, mas podes meter extras não podess? Não deixa de ser low cost.

        • David Guerreiro says:

          Isso não são low cost. São marcas tradicionais. Exemplo de low cost é uma Ryanair. Tem de ir para o avião a pé, esteja sol ou chuva, enquanto numa companhia tradicional tem manga ou autocarro. Na Ryanair mesmo que queira pagar manga, não tem como. Simplesmente os custos de aquisição dos direitos de canais premium são elevados, e a Digi prefere focar-se no básico. Se começa a ter lojas em cada cidade, canais premium, etc acabava por ser igual às outras, com a mesma estrutura de custos.

    • says:

      Há uma série de serviços que serão facilmente acrescentáveis. Só espero que sejam sempre extras. Sinceramente, cada vez menos gente vê canais de TV. Boa parte da culpa foi da meo/nos que com as suas ligações aos media sempre fizeram finca pé ao TDT e têm packs que, na prática, obrigam a que se tenha serviço TV. Quem sabe se daqui a pouco tempo alguns já pagam para ter as suas emissões de borla na TDT a ver se conseguem safar algum em publicidade.
      Com ofertas como a digi (e as novas ofertas das low cost) acredito que muita gente vai optar por ter só internet, e a tendência é para ir aumentando com o passar dos anos. Entre pagar 10 ou 15 euros (ou mais) para ter 200 canais de treta, vale mais pagar para ter netflix, prime, Max ou outra coisa qualquer. Até o youtube premium já começa a ter expressão, especialmente porque vem com o youtube music agarrado (apesar de eu continuar a preferir o spotify, reconheço que a oferta youtube premium+music é boa). Além de que youtube tem muito conteúdo além de gatos, cães e malta a esbardalhar-se toda.
      Neste momento, e tirando música e gaming, a maioria dos conteúdo que consumo são no prime ou no youtube (documentários e coisas “educativas”) ou podcasts (spotify/youtube). A TV é só para os 15 minutos de notícias enquanto tomo o pequeno almoço ou um documentário qualquer da treta para adormecer. E ainda assim, os canais de documentários estão que é uma miséria.
      Também vou vendo algum desporto no eurosport, mas também já muito do conteúdo tem “transitado” dos canais para o pack desporto do Max, e a tendência é para continuar a passar para serviços streaming.
      E já agora, apesar de eu não ser grande consumidor, mas vale a pena falar (por exemplo) no twitch. Para gamers e não só, visto que há também muitos músicos e outros criadores a transmitir. Não é exatamente a minha praia, mas também já não sou exatamente um jovem e para esses é cada vez mais relevante. Mas já vi algumas atuações e até concertos à pala no twitch, onde a malta essencialmente ganha dinheiro com afiliados e publicidade.
      Pessoalmente já passava bem sem canais de tv. Uma box android e estamos ligados a tanta coisa.

  24. Raven says:

    Já ando há umas semanas a testar um cartão da DIGI na Madeira… Ainda um pouco cru e limitado (cobertura razoável, velocidade ainda aquém (rede 5G, 4G não tem gds problemas), mas espero que consigam melhorar os serviços, estruturas e o resto e considerarei seriamente mudar em setembro. Comentei há uns dias que estava a usar um cartão de testes da DIGI e a pessoa (que desconhecia que estava num gabinete de retenção) só me respondeu que já estava farta de ouvir o nome DIGI! É bom sinal!

  25. Pastor says:

    O cartel não anda muito preocupado por 3
    motivos:

    1. As práticas de chantagem, perseguição e destruição de bens ainda estão a decorrer.

    2. As reuniões do cartel são feitas a “porta fechada” e só agem após aprovação e consentimento dos maiores investidores (incluindo os sacos azuis com ligações estatais).

    3. Eles têm acesso a dados que ninguém imagina e vendidos no mercado negro, valem ouro.

    Abracem a DIGI, é com empresas e pessoas como eles que se combate eficazmente a corrupção, monopólio e abuso de poder.

  26. Nuno says:

    Os preços abanaram mesmo pouco…
    Sempre tivemos tarifários móveis com 100GB de internet por 5€/mês…

  27. José Silva says:

    estas sondagens não refletem a realidade, maior parte das pessoas ainda tem fidelização por isso a mudança é um processo lento e não se pode medir em poucas semanas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.