Tesla “de 25 mil euros” não vai chegar ao mercado tão cedo
Já passaram quase cinco anos desde que se começaram a ouvir rumores sobre um Tesla económico. Tudo começou no famoso 'Battery Day' da empresa em 2020, quando Elon Musk prometeu aos presentes que veríamos um Tesla acessível em 2023, com um preço abaixo dos 25.000 dólares. Mas isso parece estar longe de acontecer.
Tesla económico não será assim tão económico
Depois de anos de especulação e dois anos de atraso relativamente à data inicial prevista, a Tesla prepara-se para lançar um veículo elétrico abaixo do Tesla Model 3, mas a um custo bastante superior ao anunciado.
Mais concretamente, 37.499 dólares caso Donald Trump retire os subsídios à compra de automóveis elétricos (algo que Musk já apoiou) e menos de 30.000 dólares se os mesmos se mantiverem.
O nome que atualmente se perspetiva é Tesla Model Q, com o seu lançamento no mercado previsto para a primeira metade de 2025.
Esta informação é avançada por Becky Peterson, jornalista do Wall Street Journal, que afirma ter tido acesso a um documento interno partilhado pela Tesla com o Deutsch Bank no passado dia 5 de dezembro, durante o Autonomous Driving Day.
Na sua publicação no X, Peterson revela que os dados foram apresentados por Travis Axelrod, responsável de relações com investidores da Tesla. O documento expunha as linhas mestre da estratégia da empresa.
I got a copy of the Deutsche Bank report.
Here's what it does say:
1. @travisraxelrod met with DB for its Autonomous Driving Day on December 5 in NYC. 2. DB describes "the new Tesla model" which it calls "Model Q". 3. DB says it will launch in the first half of 2025, and…
— Becky Peterson (@beckpeterson) December 9, 2024
Desde o último grande evento da Tesla, onde Elon Musk apresentou o Tesla Cybercab, já se percebia que o Tesla de 25.000 dólares não chegaria tão cedo. Na altura, o CEO chegou mesmo a classificar a ideia como "absurda", algo que durante anos tinha sido uma das suas promessas.
Em alternativa, a empresa confirmou que estava a priorizar o desenvolvimento de um robotáxi de baixo custo, mas que ainda enfrenta diversos desafios: convencer os legisladores, cumprir as exigências regulatórias e demonstrar a viabilidade económica do projeto. Recorde-se que a General Motors já desistiu do seu projeto Cruise após investir mais de 10 mil milhões de dólares.
Relativamente a detalhes técnicos, Peterson menciona que o documento não revela muito. Sugere apenas que utilizará a mesma linha de montagem do Tesla Model 3, possivelmente com algumas reduções de dimensão ou capacidades para conseguir um preço mais acessível.
Ter um modelo mais barato é pode ser crucial para a empresa
Após anos de liderança em margens de lucro, as reduções de preço para manter a posição de liderança nas vendas de veículos (conseguida na Europa e usada para travar a queda na China) reduziram significativamente os seus ganhos.
Contudo, lançar um veículo elétrico abaixo do Tesla Model 3, mantendo uma boa autonomia e as características distintivas da marca, nomeadamente a eficiência, pode ser fundamental para diversificar o que parece já tão maduro.
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O Elon Musk já disse que não iriam fazer esse carro que para mim honestamente é uma grande desilusão tinham aqui um cliente
Vindo do mentiroso que ele é, o cometário que ele fez vale 0
No que é que ele mentiu mais ?
Em todas as datas, é assim que ele arranja investidores.
Nas datas sim mas isso já é o normal das empresas é raro o protejo empresarial grande que cumpra datas o ID3 da VW foi atrasado mais de 3 vezes
Como a inflação subiu tanto desde que a primeira vez que falou nisso, agora não é economicamente viável.
poderia facilmente fazê-lo dado que os custos de produzir um elétrico são relativamente baixo mas não o faz porque iria abrir um precedente e podia deitar por terra uma fatia substancial dos rendimentos futuros dos acionistas
Este veículo só vai ser apresentado quando já estiver a ser montado, até lá será imaginário, a Tesla não pode anunciar e esperar meses para vender, ia destruir as vendas do 3 e Y.
tem de ser apresentado e o configurador aberto nesse momento e eles prontos a produzir 1 ou 2 milhões anos já…
Não-carros para elites salvarem o clima que destruíram. Contem outra história que andam preocupados com a humanidade e o mundo.
Para fazer um tesla charuto com autonomia de 200km e minusculo para poder vender a 25k mais vale estar quieto.
Fala-se muito dos robot táxis, isso não vai resultar. A não ser os mais jovens que não tem dinheiro, toda a gente quer ter o seu carro, faz parte da liberdade individual, ainda mais sem poluir. Há uns meses pedi um uber para ir buscar o carro a oficina e não apareceu, devido a distancias de +-1km, e’ pouco para eles, bem sei que na província e’ diferente, mas mais razão me da’.
Os mais jovens andam de transportes públicos
Os robotaxis estão direcionados principalmente para pessoas já com idade, que são muitos, em cidades grandes. Em vez de um táxi chamam um robotáxi. O preço é que tem que ser competitivo.
E também para quem tem carro e não quer andar às voltas à procura de um lugar para estacionar.
Os robotáxis podem dar muito dinheiro mas são um negócio complexo. Ainda ontem a Cruise anunciou que saía. Fica apenas a Waymo, com 2 milhões de viagens com passageiros já realizadas (e pagas, embora nos posts falem em “boleias”, mas isso também no caso dos TVDE, não sei porquê).