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Questão: qual a razão da fraca adoção dos carros elétricos?

                                    
                                

Autor: Ana Sofia Neto


  1. Mus says:

    Acredito que estas razões serão as mais importantes:
    – Preço mais elevado, comparativamente a equivalentes de combustão interna;
    – Lugar onde carregar, tanto a nível da rede, lugares disponíveis e indisponibilidade de o fazer em casa;
    – Autonomia, com flutuações da mesma ligadas ao desempenho e temperatura ambiente, e tempo de carregamento, especialmente para quem não pode estar à espera;
    – Mentiras: “os carros elétricos apresentam um maior risco de incêndio” em conjunto com verdades: “um incêndio num carro elétrico é mais perigoso e muito mais difícil de apagar”;
    – Ganância das marcas e concessionários.

    • K says:

      A questão do custo enorme de uma avaria na bateria a longo prazo é demasiado importante e para mim o pior.
      Tudo o resto dá para lidar.

    • OUTofOFFICE says:

      Não diria melhor.
      Dessas todas, a não possibilidade de carregar em casa e os custos elevados de substituir uma bateria a longo prazo, são as maiores razões.
      Faz parte da evolução de todas as novas tecnologias, as baterias vão baixar no futuro e as casas também vão começar a ter infraestrutura de raiz para carregamentos.
      As metas traçadas é que foram demasiado ambiciosas.

  2. Ricardo says:

    Preço…podem dizer a médio longo prazo poupas dinheiro mas a realidade do dia a dia para a maior parte do pessoal é que as contas têm de ser pagas todos os meses, pagar um balúrdio agora para tirar beneficios em 10 anos é algo imcompreensivel para quem ganha pouco mais que o ordenado minimo.

    • PTO says:

      No meu caso a IA fez as contas e comprando um EV “modesto”, o Citroen e-C3, usufruindo dos 4000 euros do incentivo do Estado e a carregar em casa, demoraria 19 anos para que a poupança do EV face ao meu atual carro chegasse ao ponto de equilibrio.

      ===========

      Vamos recalcular os custos totais considerando o carregamento do Citroën ë-C3 em casa, com um custo médio de 0,131 €/kWh, e incluindo o custo de aquisição do carro elétrico. Vou adicionar também a análise para 1 ano.

      Dados Atualizados:
      Carro a Gasóleo:
      Consumo médio: 5,402 litros/100 km

      Quilometragem anual: 14.000 km (13.200 km + 800 km de férias)

      Custo do combustível: 1,614 €/litro

      Custos anuais de manutenção: 600 €

      Carro Elétrico (Citroën ë-C3):
      Consumo médio: 169 Wh/km (0,169 kWh/km)

      Quilometragem anual: 14.000 km

      Custo da eletricidade (casa): 0,131 €/kWh

      Custos anuais de manutenção: 250 €

      Custo inicial (com incentivo): 23.800 €

      Cálculos de Consumo e Custo de Eletricidade:
      Carro a Gasóleo:
      Consumo anual: 14.000 km * 5,402 litros/100 km = 756,28 litros

      Custo anual de combustível: 756,28 litros * 1,614 €/litro = 1.220,63 €

      Custo anual total: 1.220,63 € (combustível) + 600 € (manutenção) = 1.820,63 €

      Carro Elétrico (Carregamento em Casa):
      Consumo anual: 14.000 km * 0,169 kWh/km = 2.366 kWh

      Custo anual de eletricidade: 2.366 kWh * 0,131 €/kWh = 309,95 €

      Custo anual total: 309,95 € (eletricidade) + 250 € (manutenção) = 559,95 €

      Comparação Anual:
      Carro a Gasóleo: 1.820,63 €

      Carro Elétrico: 559,95 €

      Ponto de Equilíbrio:
      Para encontrar o ponto de equilíbrio, precisamos calcular a diferença anual de custos e dividir pelo custo inicial do carro elétrico.

      Diferença Anual de Custos:
      Diferença anual: 1.820,63 € – 559,95 € = 1.260,68 €

      Custo Inicial do Carro Elétrico (com incentivo):
      Custo inicial: 23.800 € (após incentivo de 4.000 €)

      Ponto de Equilíbrio:
      Anos para equilibrar: 23.800 € / 1.260,68 € ≈ 18,9 anos

      Portanto, considerando todos os custos associados, o carro elétrico começa a ser favorável em relação ao carro a gasóleo após aproximadamente 19 anos. Se precisar de mais detalhes ou ajustes na análise, estou aqui para ajudar!

  3. Paulo Moura says:

    Carros elétricos.
    Ainda tem que provar que sua obsolescência não é tão imediata. Facilmente vemos carros a combustível com mais de 20 anos e desfilando plenamente na rodovias, e os elétricos?
    Como não se bastasse, gerar energia elétrica por queima de combustível fóssil para realimentar um carro elétrico é um absurdo. E por fim, os preços contuam altos

    • JL says:

      Por agora é menos imediata que os a combustão.

      Não se vê facilmente carros eléctricos com 20 anos porque se venderam pouco nessa altura, eu tenho um a caminho dos 30.

      É um absurdo que tem menos emissões que queimar combustível dentro de um carro, ainda assim a geração de energia a combustíveis fósseis está nos 20%.

  4. Xixas says:

    Preço: Valores astronomicos por um carro decente. Tudo é extra, parece que estás a comprar DLC
    Qualidade: Os materiais são horriveis, carros pouco aconchegadores.
    Autonomia: Uma tecnologia que ainda não está preparada para massas, se fazes uma viajem fora de um grande centro temos de andar com medo se o carregador não está em manutenção. Viajem de 5 horas transformada em 8-9horas.

    Manutenção de suspensões, baterias, pneus, muito mais caro. Se te batem no carro, basicamente o carro é para botar fora.

    • JL says:

      Viagem de 5 horas nem precisa de parar, nalguns modelos.

      Suspensões são o mesmo preço, pneus igual, se batem no carro, é igual aos outros.

      • Samuel says:

        Viagens de 5 horas nao precisa parar? Vais de porto a lisboa e quando ves para cima ja tens de carregar. Tem juizo rapaz

      • Leonel matos says:

        Estás a mentir JL quando dizes que o pneu é igual. Até onde vi os pneus para os carros elétricos devem ser mais resistentes devido ao peso acrescentado pelas baterias e ao facto dos elétricos terem mais binário uma vez que o poder de arranque é instantâneo. Então em carros da mesma gama os elétricos têm mais peso e o resto dos fatores que referi logo precisam de pneus melhores e consequentemente mais caros imagino

        • JL says:

          Os pneus são iguais, os carros já usam pneus mais largos por algum motivo, o peso que fazem por cm2 é o mesmo.

          São mais caros por serem mais largos. Mas se comparar com um carro com a mesma potência, vão ser ao mesmo preço.

      • Rui Margaça says:

        Deixa de ser )/&! O desgaste dos pneus é muitíssimo maior num VE (comparativamente a um a combustão equivalente).

        • JL says:

          Se usar o binário que eles têm a mais, é verdade, milagres não existem.

          Os pneus do seu ve duraram quantos KMS ?

          • Leonel matos says:

            Ó JL só o peso a mais já obriga a ter mais desgaste de pneu quer queiras admitir ou não além de que os fabricantes recomendam meter pneu apropriado que é mais resistente devido ao peso e binário

          • JL says:

            Mas obriga a ter mais desgaste porquê ? os pneus num camião duram quantos kms ?

            Os fabricantes recomendam pneus mais caros, em todos os carros.

  5. tito portugal says:

    Ainda não é uma carro para todos. Sem falar que os carros eléctricos não são o futuro (no modo de hoje), há muito trabalho a fazer.

    • JL says:

      Pois não, são presente.

      • Leonel matos says:

        Devo deduzir pelo teu comentário que 1 carro de 1000kg e outro de 1500 com os mesmos pneus tem o mesmo desgaste. A curvar virar a direção o pneu nem tem que virar mais peso em cima dele e com isso mais desgaste. Além de que os elétricos como bem sabes além do peso tem ainda a questão do arranque instantâneo e é recomendado pneu mais silencioso uma vez que nos carros a combustão com o barulho do motor isso é irrelevante mas boa elétricos é mais relevante. Agora cada 1 mete o pneu que quer. Eu posso meter pneu igual ao do meu carro numa carrinha de 3500 kg agora se eles vão suportar bem e durar o mesmo tempo e oferecer o mesmo desempenho é outra história. Não é preciso ser conhecedor de elétricos para saber o óbvio. Mas também tem muita gente com carros a combustão que não utiliza o pneu devido

        • JL says:

          Tal como um camião, tem pneus maiores para que o peso por cm2 seja idêntico.

          Exato, mas ele tem mais borracha em contacto com o chão.

          O arranque instantâneo só é feito se o condutor quiser, eles arrancam devagar também.

          É recomendado, mas não obrigados a usar, já que não têm lá um motor a criar barulho…

          Exato, não é preciso muito para se saber o óbvio, mas também é preciso ter noções de física.

  6. Pedro says:

    Não acho que seja o preço de entrada que seja o principal motivo porque já temos carros bem acessíveis, Citroen EC3 23 mil €novo , teslas semi novos etc.
    Carregando em casa facilmente se recupera o extra que se paga na compra do veiculo elétrico.
    O Medo que vejo que toda a gente tem é o velho dilema “e se a bateria avaria logo após acabar a garantia???”
    Acho que todos estão á espera que os carros elétricos provem que são duráveis e não um tijolo ao fim de 10 anos.

  7. José Figueiras says:

    Preço, postos de carregamento dispersos e quantidade de tempo necessária para carregar, muitas vezes. Resolvam pelo menos este último que também resolvem por arrasto o do meio.

  8. Zé Fonseca A. says:

    Qualidade, tirando algumas marcas premium alemãs e uma sueca o resto parece tudo chinês

  9. Ruben says:

    Os carros elétricos são mais caros do que os modelos a que estamos habituados. Comprar um em segunda mão pode não ser uma boa opção, pois provavelmente estará na altura de substituir a bateria e outras peças caras. Além disso, ainda não sabemos ao certo se eles têm a durabilidade necessária para justificar o preço. Outra questão é a necessidade de ter uma garagem para que realmente compense, já que carregar o carro fora de casa pode sair mais caro do que utilizar outro tipo de veículo. Por fim, as casas com garagem em Portugal estão demasiado caras ou situam-se longe dos nossos familiares.

    • JL says:

      Porque haviam de subsituir a bateria ?

      • TiGaSPT says:

        oh não sei… se calhar porque as baterias dos EVs são como as dos telemoveis que ao fim de X cargas começam a perder a capacidade de tal maneira que ficam viciadas? ou então se calhar é porque o litio lá dentro ao fim de muito tempo começa a ficar desgastado de tal maneira que as baterias começam a inchar e depois ha as explosões. Para uma pessoa que é tão apologista dos EVs e que lambe as botas ao Musk isso é uma enorme falta de conhecimento e de pesquisas

        • JL says:

          Mas não dão como as dos telemóveis, a do seu telemóvel tem refrigeração ?

          Baterias que viciavam já não existem há 30 anos.

          As baterias dos veículos não incham. Quem está aqui com falta de conhecimento é você, está a falar de baterias de telemóveis e aqui estamos a falar de carros.

          Deixe de lamber as botas ao Filipe Silva.

        • OUTofOFFICE says:

          Comparar baterias de carros elétricos a telemóveis é só ridículo e revela que tem conhecimento zero sobre baterias de EVs
          Apesar de concordar que ter um carro elétrico para além da garantia das baterias, para mim ainda é um risco.

  10. Ricardo IT says:

    Esperar horas para carregar algo que qualquer carro a gasolina faz em segundos e nunca vicia

    • JL says:

      Em segundos faz um eléctrico, minutos leva um a combustão.

      • Anung says:

        Nanosegundos.

      • MLopes says:

        convinha dizers o que queres dizer com carregares em segundos um elétrico e quanto é que isso te custa…;)

        • JL says:

          A mim custa segundos, é o tempo que eu perco para efetuar essa operação.

        • LR says:

          Para ele, carregar é ligar o cabo do carro ao carregador. O tempo que as baterias demoram a carregar, segundo o JL, não conta. Como ele diz, ninguém fica a segurar o cabo…

          • JL says:

            Sim, não conta, eu não estou lá a olhar para a mangueira.

          • LR says:

            Pois, mas quanto tempo demoras a carregar/abastecer um veiculo elétrico? É que meter a mangueira da bomba na entrada do depósito é ainda mais rápido que ligar o cabo. A questão de que se fala é: quanto tempo demora a ter o veiculo reabastecido, seja de gasolina, diesel ou eletricidade? Vais continuar a insistir que é leva menos tempo nos elétricos?

          • JL says:

            Não sei, eu não estou lá, ele as vezes diz que demora 5 horas, outras 8, depende do dia e da carga que precisa carregar.

            A última carga rápida que fiz demorou 16 minutos, quando cheguei ao carro estava ele a dizer que já estava pronto para continuar, ou seja, carro esperou por mim.

            Sim, demora menos tempo porque se trata do tempo que eu uso.

            Até agora os que vi que usei e demoram mais são os a hidrogénio, onde chegam a demorar 4.5 horas.

      • HGV says:

        Preço um pouco mais elevado.
        Infraestrutura de carregamento em Portugal e deprimente comparado a outros países.
        Muita desinformação na internet sobre as baterias.

        Minha experiência, com 2 EVs, um meu e um da minha esposa, o da minha esposa e2008 MY21 e um carro mais para cidade, menor autonomia, ruim para viagens longas. O meu Polestar2, faço viagens de 2 mil km para ir mais 2 mil km para voltar, com frequência, tem ótima autonomia, carregamento relativamente rápido, adiciona no máximo 2 horas de viagem total por viagem, considerando as 20 hrs para se fazer o percurso. Porém a 1/3 do custo em carregamento em relação ao híbrido a gasolina que eu tinha anteriormente.
        Garantia da bateria são geralmente de 8 anos, para uma perda de no máximo de 15 a 20 por cento da carga inicial.
        Bateria tem evoluído a velocidade exceptional.
        Boatos ou foco em incêndios em EVs, que são irrisórios se comparados a veículos a combustão, basta pegar estatística oficial de factos por 100 mil ocorrências.
        Desconhecimento da tecnologia.

  11. Tiago Martins says:

    Eu diria que é um pouco de tudo. O tempo que demora a carregar (mesmo com as mais recentes melhorias), poucos sítios para carregar, o preço, a autonomia, tempo de vida das baterias, até o facto de ligar o cabo ao carregador chega a ser irritante, principalmente quando chove ou o cabo fica sujo (porque não fazem os cabos como nos aspiradores, que retrai sozinho!?). Alguém se lembra de mais algum motivo?

  12. Paulo Silva says:

    Tenho um plugin, não comprei electrico maioritariamente por duas razões.
    1) Autonomia, só considero comprar quando autonomias reais em AE forem de pelo menos 750 kms
    2( Tempo e dificuldade em carregar, se bem que esta será memos importante se a autonomia real rondar os 1000 kms (que é quanto tinha com o meu carro diesel)
    Portanto acho que a baixa autonomia será o factor principal

  13. Renato Peixe says:

    Diria que o fator mais importante é o tempo de carregamento. Como muitas pessoas não têm onde carregar o carro, é impraticável passar meia hora ou mais de cada vez que se tem de carregar o carro.

  14. David+Guerreiro says:

    Em Portugal, diria que o fator principal é o preço.

    • HGV says:

      Portugal consegue sair mais caro que Belgica, Alemanha, França, Espanha, entre outros. Pra mim já existe cartel, como nos postos de combustível que fica nítido quando se vê na estrada 3 companhias diferentes com preço iguais aos sentimos.

  15. Jota says:

    Fraca adesão? Eu não veja fraca adesão nenhuma! Veja é a Tesla a tornar-se uma das maiores empresas mundiais e vejo as empresas automóveis europeias, que enveredaram tardiamente pelos elétricos, em fracas dificuldades! Quem está em negação estará cada vez mais em dificuldades!

    • Vítor M. says:

      Uma empresa não faz o mercado. Fraca adesão porque não há crescimento sustentável. Mesmo a Tesla tem adaptado a sua oferta e o mercado chinês está a ficar mais forte na Europa. Temos visto os números a arrefece. Mas vamos ver 2025.

      • OUTofOFFICE says:

        Mas daí a dizer que é fraca adesão???
        Fraca adesão é para as metas traçadas pelos governos europeus. Porque de resto não veja que seja assim tão fraca.
        Já se vê muito carro totalmente elétrico nas estradas portuguesas

        • Vítor M. says:

          Sim, é fraca porque não está a ter tração no mercado. Não só estão abaixo das metas traçadas pelos governos como estão abaixo das metas das empresas que os fabricam. E isso está a mexer na sustentabilidade das empresas que os fabricam e nas empresas terceiras que estão a ver um abrandamento dessas vendas.

          Apenas disso, desde o início do ano foram vendidos 11,5 milhões de carros elétricos em todo o mundo, sendo que 7,2 milhões dizem respeito ao mercado chinês. A Europa segue em segundo lugar com 2,2 milhões.

          E isso faz-se notar nas estradas. Na verdade, em Portugal, as vendas de veículos elétricos cresceram significativamente em 2024, com um aumento de 13,3% de janeiro a setembro, atingindo 29.068 unidades. Em setembro, a subida foi ainda mais expressiva, de 43,9% em relação ao mesmo mês de 2023, com 4.053 veículos vendidos, representando 18,4% do mercado automóvel nacional. Mas isso é pouco. E nota-se já um arrefecimento. E cresce a procura dos híbridos e bifuel.

          Já na Europa, as vendas estão abaixo das metas traçadas, com um declínio de 5,5% nas vendas de veículos elétricos de janeiro a agosto de 2024 em relação ao mesmo período de 2023. Países como Alemanha (-32%) e Suécia (-21%) puxaram os números para baixo, enquanto outros, como França e Reino Unido, mostram crescimento local  .

          No contexto europeu, há preocupações sobre atingir as metas estabelecidas pela União Europeia para a transição energética, especialmente considerando a desaceleração em alguns mercados importantes.

  16. NjsS says:

    Assim muito por alto, gostaria de pensar que era porque as pessoas concluíram que os carros elétricos são vendidos como a tábua de salvação do mundo para as alterações climáticas, quando na realidade servem pouco mais que encher o bolso aos que mais poluem. Do mesmo modo concluíram que, neste momento, o setor energético é o que mais produz CO2 e ao comprar um carro elétrico só se está a passar a responsabilidade das emissões para outro setor ficando tudo praticamente igual, logo, a única premissa para se comprar um carro elétrico é a redução de custo no abastecimento e manutenção , isso face ao valor do carro(e desvalorização) quando comparado com algo similar a combustão não justifica a aquisição de todo.

  17. Tónio Costa says:

    Preço elevado . Grande risco de se incendiar , só quem anda de profissão de manhã á noite nas estradas , é que sabe quantos e quantos têm se incendiado por essas estradas . Mas tentam ao máximo ocultar estas informações para não estragar o negócio da venda dos mesmos .

  18. Eduardo Cardoso says:

    Custo do veículo, custo da bateria, muito superior ao valor da viatura, custo dos pneus que são especiais, tempo de carga que se torna num incómodo para quem trabalha, existe ainda um problema que se todos os carros fossem elétricos, a rede atual de distribuição de energia elétrica não suportava a sobrecarga.
    Mais inconvenientes, os países pobres não têm condições para ter carros elétricos, além de ser quase impossível ter carregamento em zonas longe dos centros habituados, a única alternativa viável serão veículos a hidrogénio em que o abastecimento é semelhante aos veículos de combustão

    • Andreas Noack says:

      “existe ainda um problema que se todos os carros fossem elétricos, a rede atual de distribuição de energia elétrica não suportava a sobrecarga.”
      Os vendedores de carros elétricos discordam. Acham que sim. Para eles 2+2=8

    • JL says:

      Não é superior ao valor da viatura.

      Então e quando custa a bateria, pilha de combustível e tanques num a hidrogénio?

      E têm condições para ter hidrogénio? Que é 14x mais caro ?

      Não é semelhante o abastecimento, é muito diferente.

  19. Cláudio Sousa says:

    Se puserem o preço equivalente a um de combustão na mesma gama, sem dúvida que todos vão comprar um eléctrico.

  20. Luis Henrique Silva says:

    O preço até uma razão direta, mas a que mais influência é o desconhecimento e o que anda por ai a circular de informação falsa.
    Pois muita gente tem uma má impressão dos elétricos por falta de verdadeiro conhevimento dos mesmos

  21. Leonel matos says:

    Vim aqui para dar a minha opinião mas aí vi que já tinham dito tudo que eu ia dizer. Por fim vim ver se uma certa pessoa tinha comentado mas para minha desilusão ainda não comentou

    • JL says:

      Óbvio, ter os comentários dos que conhecem e usam os veículos é sempre mau, nesta questão mais vale saber a opinião dos que não têm.

      • miguel says:

        parece ser bastante conhecedor do assunto, gostava de saber a sua opinião, porque acha que os carros elétricos são o presente ou o futuro e quais as suas vantagens e desvantagens?

      • miguel says:

        por ultimo falta dizer que o logo que usas pertence a VECTRIX por acaso não tens uma moto elétrica também, e pela conversa deves ter um ZOE muito provavelmente deves viver em um apartamento ou vivenda com garagem, cada um deve fazer as suas contas e comprar aquilo que mais se enquadra na sua vida / carteira não vir para aqui vender a sua sardinha, assim fico a pensar que vende motos elétricas por estar a fazer publicidade com um LOGO que não lhe pertence.

        • JL says:

          Ena, afinal sempre inventa muito, claro que fiz as minhas contas.

          Eu não vendo motas eléctricas e se tivesse algum conhecimento já sabia que a vectrix faliu em 2012.

          Portanto os que têm veículos eléctricos são vendedores e não podem falar da sua experiência, e os que não têm? Fazem publicidade a quê? Diga lá o que vende ?

  22. Yamahia says:

    “…De facto, apesar da vontade que os governantes parecem ter numa estrada repleta de carros elétricos…”
    Não me parece. É raro o governante que vemos a usar carro elektro a não ser em acções de “marketing “.

    Claramente não o fazem por causa da fraca autonomia e inconveniência de ter q esperar para carregar.

  23. nhecos says:

    Será sempre o preço e a rede de carregamentos. Muita gente vive em apartamentos sem garagem e dentro das cidades não existem pontos de carregamento suficientes.

  24. Ramiro Santos says:

    O que se paga para carregar fora de casa é exagerado.
    Deveria haver mais postos de carregamento rápido a preços justos. O que se paga nas auto-estradas é abusivo.
    O Governo deveria intervir no assunto.
    Pela minha experiência, conduzir um elétrico é ótimo. Exige apenas alguma adaptação e mais cuidada planificação de viagens.
    Para os que têm medo de ficar sem bateria na estrada, o ACP assiste com carregamento de emergência móvel.

  25. João Matos says:

    Nem percebo como se pode fazer essa pergunta.
    A pergunta certa seria porque mudar, uma vez que as diferenças são abismais.
    Ora então vejamos…
    Porque comprar um carro que implica ter uma dívida exorbitante durante muitos anos que, a juntar ao empréstimo da casa se torna impraticável ?
    Porque comprar um carro cuja autonomia até pode dar para o dia a dia mas depois dificulta quando se quer fazer uma viagem?
    Porque comprar um carro quando a bateria tem menos validade do que a duração do empréstimo?
    Os lugares de estacionamento para carregar estão sempre cheios logo, se o número de veículos elétricos aumentar, onde colocar os outros desgraçados à carga?
    A maior parte das pessoas vive em apartamentos. Como trazer cabos de todos os andares até ao local onde se conseguiu estacionar para deixar o carro à carga durante a noite?
    Bom, existe uma enormidade de problemas associados à posse de um carro elétrico que não daria para referir neste texto mas poderia dizer que a maior parte das pessoas não tem o carro que gostaria mas o que pode e isso tem que ver com vários fatores dos quais, ser ou não elétrico é só mais um.

    • JL says:

      As baterias têm validade ? Mostre lá essa validade ?

      Colocam se mais carregadores.

      Eu tenho e não vejo problemática nenhuma

      Claro que não têm o carro que gostariam, compraram carros a combustão.

  26. fininho says:

    Preço. Querem fazer dinheiro com a novidade, um carro elétrico não devia custa mais de 16000€ com autonomia de pelo menos 400 ou 500km.

  27. papamoscas says:

    Não tenho dinheiro nem lugar onde por a carregar.

  28. Joaquim Costa says:

    A rede de carregamento existente causa sempre alguma ansiedade para viagens superiores ao grau de autonomia.
    Os preços praticados nas tarifas de carregamento, também são muito elevadas.

    Joaquimpaiva60@gmail.com

  29. Pedro Ferreira says:

    Rede de carregamento ineficaz.

  30. RD says:

    O mercado europeu (e não só) o cabeça de cartaz são os SUV.
    A melhor oferta qualidade/preço por exemplo da Tesla para este segmento é o Model Y, que chegou a ser o carro mais vendido em toda a Europa, incluíndo carros a combustão interna na estatística.
    Contudo este é um modelo que já acusa alguma idade, e tem algumas fragilidades que foram já todas corrigidas no Model 3.
    Prevê-se que em 2025 saia a nova versão do Model Y. Com isto, quem tenciona comprar este carro tem aguardado para ficar com um modelo de qualidade substancialmente superior e possivelmente pelo mesmo preço do atual (à semelhança do que aconteceu com a reformulação do Model 3).
    Em resumo, a expectativa de um novo modelo que já foi campeão de vendas na Europa num segmento forte como é o dos SUVs abrandou o mercado, mas acredito que vá impulsionar quando sair reformulado e com qualidade muito superior ao que é atualmente.

  31. O-das-CAldas says:

    Com tanta pergunta, não custava incluir uma – tempo e dificuldade em carregar.
    Entrevista de Nuno Ribeiro da Silva, de hoje ,ao Expresso (extratos):
    “A adesão ao veículo elétrico começa a confrontar-se com um engarrafamento de disponibilidade de infraestrutura que conforte as pessoas. Não é evidente, aberto, funcional, acessível, garantido, que eu onde precisar tenha um carregador disponível.
    As marcas estão em condições de responder à procura. Hoje em dia o principal constrangimento para uma dinâmica maior de adesão ao veículo elétrico é a não confiança que o utilizador ainda tem relativamente à logística e à rede de carregamento.
    Não deve haver uma rua em Portugal em que não haja uma solicitação de reforço de rede. É o prédio que quer pôr 15 carregadores, é o hotel que quer 30, é a empresa que quer pôr outros 30. E a rede não tem capacidade de resposta. Eu peço um reforço e a instalação de 10 carregadores rápidos no hotel. A rede na rua não está preparada para responder a isso.”

  32. semerodk says:

    A história da carochinha do carro elétrico já não engana ninguém. Por isso as vendas têm caído a pique.
    E quando as empresas pararem de comprar elétricos devido aos benefícios fiscais terem acabado o caso ainda fica pior.

    Combustão interna e híbridos são o presente e futuro.

  33. Goncall says:

    Os VE só tem vendido principalmente porque existem benefícios fiscais para as empresas.
    Particulares com VE, são poucos e os que têm, têm de ter condições para tal, logo é uma classe média, média-alta, e por norma não tem como carro único ou primeiro carro.

    É mais caro ter um VE do que um carro a combustão.
    90% ou mais da população não tem condições para estacionar e carregar o carro em casa.
    Ficar dependente da autonomia, é ainda um risco.
    Quais as condições das VE dentro de 10 anos, qual a autonomia, qual a eficiência das baterias que venham aparecer…. tudo é incerto para um particular.

  34. PorcoDoPunjab says:

    Dois motivos, caros e ineficazes.

  35. Luis Almeida says:

    Resumir o inquérito a uma só questão não reflecte toda a verdade. No meu caso são quase todos: preço, autonomia, tempo de carregamento mas mais importante a ausência de prazer na condução. Os electricos não tem caixa manual, são automáticos. Já tive uma mota de caixa automática e vendi-a em menos de um ano. Quem tira a carta de condução num carro electrico/automático não pode conduzir carros convencionais. Maior atestado de incompetência e que comprova que essa malta não sabe conduzir não pode haver. Quanto às ditas questões ambientais, para mim não passam tudo de tretas porque a industria de mineração é aquilo que todos sabemos! Felizmente com a idade que tenho já não serei obrigado a comprar uma aberração dessas porque quando chegarmos ao tempo em que não existirão carros a acombustão, já cá não estarei.

  36. Marco paulo says:

    Boa tarde,

    Embora pense que o eletrico para a maioria das pessoas tem interreses, comprei 1 eletrico usado.
    Passo a esplicar a minha ideia.
    Faço em media 500 km semana em cidade, que fazia com 1 kuga em media 50.00 semana., mais o custa da manutenção associada ao desgaste do carro.
    Comprei 1 zoe 10 000 mais iva que vou deduzir na empresa.
    A gastar 13 kw /100km= 3.00 *5=15.00 semana
    Poupo 35*4= 140.00 mes
    A teoria é boa vamos ver na prática.
    Espero que nao seja como m meu sitema de geotermia no aquicimento de casa.

  37. Rui says:

    Elétricos só sobre carris. Andam na “sua faixa” e não incomodam ninguém.

  38. Alberto Ainestaine says:

    Não sei o suficiente sobre carros elétricos para opinar, mas tenho um amigo que mora no Bairro Jota Pimenta (em Paço de Arcos, Oeiras) e outro na urbanização de São Marcos (Cacém, Sintra), que me dizem que as pessoas nestes sítios (e outros iguais) vivem em torres compactas que têm nove andares e cinco apartamentos por piso, e quando chegam a casa do trabalho quase nunca não encontram lugar para estacionar, têm de parar em cima do passeio, nos impasses, em cima do eixo da via, etc… Eles dizem-me assim: “carro elétrico? eu nem encontro lugar para estacionar, quanto mais para carregar um carro elétrico…” Quem sabe do assunto, poderá sugerir alguma solução para estes casos reais? Obrigado.

  39. Leonel matos says:

    Toda gente está se a esquecer que se todos tivermos elétricos o governo vai usar o preço da eletricidade como bem quizer. O combustível ainda varia do preço do petróleo e mesmo assim o governo já se estica quando e se algum dia for tudo elétrico quem não ficar carro elétrico vai ter de pagar o preço da eletricidade no resto das coisas

  40. Leonel matos says:

    Eu quis dizer se toda gente tivesse elétricos. Mas acho que deu para perceber

  41. João Gonçalves says:

    Legislação insuficiente que ao contrário do gás que foi autorizado a passagem dos tubos na fachada principal dos prédios, para passagem dos cabos elétricos basta um inquilino (por inveja) votar contra para esta solução não seja possível mesmo dentro de uma corete.

    • JL says:

      Não é verdade, a lei é muito clara.

      Os inquilinos não podem proibir a passagem de cabos,

      Informe-se melhor.

      • Leonel matos says:

        Depende JL. Se os ditos cabos tiverem de passar pela garagem de outra pessoa ou em frente a porta ou algo assim o inquilino pode sim proibir. Além de que muita gente usa luz do condomínio algo que também é ilegal

  42. AJ says:

    A ganância. No meu caso que não tenho garagem é muito mais caro o preço por km eléctrico do que a gasolina.
    Os preços dos carregamentos eléctricos nos postos públicos é ridículo e depois vêm com as conversas da transição energética travestidos de ecologistas.

  43. Leonel matos says:

    Os carros elétricos só vendem o que vendem e mesmo assim abaixo do que o governo queria pork tem a vantagem de ter o desconto comprado através de empresas. Se algum dia esse incentivo acabar é que quero ver quantas pessoas vão continuar a comprar e se as vendas vão permanecer iguais

    • JL says:

      Idêntico aos diesel ? Deixaram de ter incentivos e foi sempre a cair ?.

      O incentivo já é para isso, para fazer baixar o custo, quando tiverem preços iguais ninguém vai é querer ter carros a combustão.

    • Grunho says:

      Há um remédio santo para lançar aí uma corrida desenfreada aos eléctricos: imposto do gasóleo igual ao da gasolina – e preço 10 a 15 cêntimos mais caro, Ou então imposto indexado ao kg de CO2 que sai pelos escapes, ou seja, 15% mais taxado em litro que a gasolina. É digno e justo e o diesel passava logo à história.

  44. Luiz says:

    Para andar a olhar para o estado da bateria e ficar com ataques de ansiedade, prefiro só olhar para o telemóvel, se faltar a bateria leva apenas 1hora de 0% a 100% e não fico a pé no meu Peugeot 107 de quase 20 anos. Se pensarmos que 40000€ para 10 anos de uso e estou a ser otimista custa 4000€ por ano. Somando preço e autonomia, não obrigado

  45. falcaobranco says:

    Deixo alguns links em que o presidente da Toyota falou e falou bem…

    https://pplware.sapo.pt/motores/toyota-insiste-em-nao-apostar-nos-eletricos-e-deixa-3-razoes-sera-que-farao-sentido/

    https://www.turbo.pt/presidente-toyota-dominio-eletricos/

    E a toyota vende electricos…mas para já…não é o futuro! Ou como outro presidente de outra marca disse… “existe mercado para todos”

  46. Anung says:

    Não ter garagem para carregar é factor primordial.

    • JL says:

      Que é uma coisa que a maioria tem.

      • LR says:

        Rapaz, em que realidade vives? A maioria tem garagem? Na santa terrinha onde vives, até pode ser verdade, vai ver como é a realidade em Lisboa ou no Porto.

        • JL says:

          Naquela que você vive também.

          Está a dizer que o INE mente ?

          • LR says:

            Eu, por acaso, vivo em Lisboa, e tenho garagem. Claro que não tenho um barracão/armazém/nave industrial como tens, mas teria espaço na garagem para dois carros, e espaço em frente a esta para mais dois.
            Agora vai dar uma voltinha pelas ruas de Lisboa ou do Porto, mas não pelas partes mais recentes, pelas outras, com prédios das décadas de 1920 a 1980, e verás que garagens, não há. E que a grande maioria desses prédios tem muita gente a viver, como minimo 6 a 8 apartamentos por edificio.
            E, já agora, fazendo uso da tua tática, mostra lá esses números do INE, com link. Ou vais dizer “procura na net”?…

          • LR says:

            “Então mas o que conta é aquilo que vê ou aquilo que existe ?” tens razão. Quem anda pelo eixo Av. Almirante Reis, Av. de Roma e Bairro de Alvalade, por exemplo, não vê os carros a entrarem nas entradas dos prédios, que terá que ser a única entrada que usam, uma vez que não há entradas de garagens. Será que também apanham o elevador (nos prédios que têm, há os que não têm). E quem fala nesta zona, pode falar de muitas zonas mais de Lisboa, onde os prédios não têm garagem. Como fazem essas pessoas, que não têm garagem? Geradores a diesel?

          • JL says:

            E a métrica é só essa rua ?

            Essas pessoas vão esperar até terem carregadores à porta. Ou temos todos de optar por combustão porque a minoria não pode carregar perto da porta ?

          • LR says:

            “E a métrica é só essa rua ?”. A tua é que não é, de certeza. Sai da aldeia, rapaz, vem ver a cidade. Vais ver que é muito diferente.

          • LR says:

            Já agora, o estudo do ACP não fala em nenhum lado sobre o número de alojamentos com garagens. Mas tem um dado curioso: 58% dos veículos dos agregados familiares são a gasóleo, 40,1% são a gasolina, 1,1% são híbridos, e 0,8 são “outros”. Mesmo que incluas os elétricos nos Híbridos, e somes os restantes 0,8%, dá um total de 1,9%. Claramente uma maioria…

          • JL says:

            A minha é o país inteiro, já nem venho falar das localidades onde O dificil é encontrar quem não tenha garagem, mas esses também não o pais.

          • JL says:

            Fala sim, não o leu todo, pagina 14.

            Onde eu disse que eléctricos era maioria, onde ?

            Não se esqueça que esses dados já têm uns anos, neste momento a quota de elétricos anda nos 2 %

      • Vitolas says:

        Garagem ,piscina e 70% ainda tem campo de golf na varanda.

  47. Sónia Dias says:

    Porque tempo é dinheiro! E se vou a uma reunião em Madrid nao tenho tempo para sair da auto estrada em Bragança e procurar local de carga rápida! !

  48. João Cardoso says:

    As marcas desde o início priorizaram os lucros, carros gama alta, ao invés de produzir carros acessíveis à maior parte da população mundial.
    Enquanto não houver carros elétricos na casa dos 20/30 mil, e carros com autonomia superiores a 600km, a população mundial não irá aderir…

  49. Fernando Pereira Martins says:

    A bateria pouca autonomia e carros muito caros manutenções muito caras

  50. Andre says:

    A verdade é que quem manda é o mercado, o cliente e não alguns iluminados. Flop…

  51. Luis Santos says:

    Os eletricos vão ser uma moda passageira,para outra tecnologia mais viável . E um “eletrico decente” , quer em espaço e autonomia ,para uma familia de 4/5 pessoas , custa um balúrdio . Quem não tenha garagem para carregar o seu carro e tenha de usar os postos de carregamento, o que paga e os km que anda , fica quase ela por ela em relação a um carro a gasolina ou diesel . E já se começa a ver malta a mandar cabos eletricos do 4º e 5º andar para a rua , para carregarem os seus carros .Coisa que devia de ser proibido .Se houvesse uma massificação dos VE , os prédios deviam de parecer uma teia de aranha, com fios pendurados por tudo quanto é lado .E duvido que a rede aguenta-se ,se o parque automovel , fosse 90% eletrico .Mas pronto , só compra eletricos quem quer .

    • JL says:

      Então porquê? Quando a maioria das habitações até tem estacionamento próprio.

      Tecnologia mais fiável ? Não estou a ver qual, e você também não, senão tinha dito qual.

      • LR says:

        “Quando a maioria das habitações até tem estacionamento próprio”. A sério? Mostra lá esses números, mas com fontes que não sejam da tua cabeça.

        • JL says:

          Pode consultar os dados do ine e até do acp.

          https://www.marktest.com/wap/a/n/id~2961.aspx

          • LR says:

            Em vez de papaguear o que te interessa, vai lá ver o mapa do link que mandas, e vê qual a proporção de alojamentos com estacionamento na zona de Lisboa, onde tens freguesias com menos de 9%, e onde é afirmado que “A análise do mapa permite verificar como o rio Tejo surge quase como uma barreira natural para separar as freguesias do país quanto à posse de estacioamento no alojamento.” Agora aplica uma comparação de densidade populacional a todas essas zonas e terás resultados interesssantes. O país não é só Lisboa, mas muito menos é a tua aldeia…

          • JL says:

            E eu disse o contrário ? Veja lá o que eu disse !

            Exato, o pais não é só Lisboa.

          • LR says:

            Porra, já não há pachorra para pessoas como tu. Fica lá com os elétricos e todas as tuas opiniões, que eu fico com as minhas. Cada um compra o que quer e pode. E ninguém tem nada a ver com isso. Cada um tem as suas experiências de vida, e saberá melhor o que lhe convém do que qualquer “fanático do verde” ou “fanático dos combustíveis fósseis”.
            Devo acrescentar que deves ser a pessoa com mais azar do mundo, teve dois veiculos de combustão e arderam os dois. Eu já tive vários, meus e das empresas, e nunca me ardeu nenhum. Sou um gajo com muita sorte, pelos vistos. Mas pronto, é o que é.
            No que me toca, podes continuar a arengar o que quiseres sobre os benefícios dos elétricos, e em como os que preferem combustão são todos patetinhas, que não sabem o que fazem. Costuma-se dizer que “um burro só é burro, enquanto lhe derem palha”, bem como “se a turma toda não entende a matéria, o burro está no quadro”. Escolhe uma. Eu já dei para esse peditório.
            Votos de boas festas.

          • JL says:

            Eu fico, não estou com ideia de os vender.

            Ora nem mais, cada um compra o que quer e pode, só não entendo porque tentam convencer os outros do contrário.

            Exato, por isso eu ser um bocado “chato” com os fanáticos que aqui aparecem.

            Eu não tive apenas 2 veículos a combustão que arderam, foram muitos mais, 2 tiveram incendios, um foi recuperado já que só afetou a parte do compartimento do motor, e o outro não teve hipótese.

            Não sou o único azarado, na família tem mais alguns.

            Errado, eu nunca disse que quem quer combustão é patetinha, isso já é birra sua, cada um escolhe o que quer, e sim, sabem o que fazem, tanto que escolheram aquilo que querem, agora virem dizer que os outros escolhem mal e que eles conhecem mais do mundo de algo que nunca tiveram, isso já é fanatismo e fundamentalismo.

            Então não entendo porque tentam continuar a largar palha para cima de alguns.

            Esse proverbio não existe, nem sequer faz sentido.

            Eu escolhe os argumentos sólidos, que muitos aqui não conseguem ter.

  52. Empreender em Portugal says:

    Vocês ja viram em Lisboa a quantidade de carros electricos?https://www.tiktok.com/@empreender.em.portugal?_t=8s4AyXxlTEc&_r=1

  53. Leonel Pinto says:

    Tenho um elétrico e estou satisfeito com a aquisição. Qualidade igual ou superior aos anteriomente adquiridos com, julgo, racio qualidade/preço superior aos já adquiridos ( SLK da mercedes, classe C da mesma marca e BMW serie 5) com a benéfice de ser mais barato se carregar em casa com Wallbox. Se tiver que fazer uma viagem que supere a autonomia do veiculo (no meu caso cerca de 400 km em AE) o benefício desaparece ou inverte-se a custa do preço do Kwh (até 75 cêntimos versus 19 se carregar em casa) associado a logistica de carregamento, i é, tempo de carregamento ,modo de pagamento, facturação, não uniformidade de pagamento nos diversos paises da UE…) Em suma recomendo os electricos desde que se consiga carregar o automóvel em casa sem restrições. Se regularmente precisar de carregamentos em postos públicos, então esqueçam.

    • JL says:

      Se tem um carro de uma dessas 2 marcas não faz sentido carregar a 75 cêntimos o kWh nos rápidos.

      • Leonel matos says:

        Bom JL devo dizer que a tua família tem sério problema com incêndio em carros. Pois começo dezenas de pessoas que tem e 0 incêndios. Parece até coisa de ir buscar dinheiro á seguradora

        • JL says:

          Eu falei aqui em incêndios ? acho que você é que tem problemas.

          Eu também conheço dezenas que não têm incêndios, e conheço outras que têm. Até conheço 1 que perdeu 3 carros num só dia num local que todos conhecem.

          Vai buscar dinheiro à seguradora como ? O carro nem tinha seguro contra danos próprios, se é que isso existia na altura…

  54. miguel says:

    preço algo elevado, pagar 40 mil euros por 350 km de autonomia é desproporcional queres mais autonomia pagas 50 mil 60mil 70mil e por ai fora. Autonomia, não basta aumentar o tamanho da bateria pois com isso aumenta o peso, logo reduz a eficiência ,temos carros elétricos com 2 toneladas de peso. Tempo de carregamento elevadíssimo não faz qualquer sentido quando andamos em estrada, postos de carregamento muitos em autoestrada, poucos ou nenhuns em estradas nacionais ( da ultima vez que vi não se anda só por auto estrada).
    Manutenção isso e igual, tem menos problemas em uns componentes tem mais em outros é uma maquina logo sujeita a avarias, conheço pessoas que tem 0 problemas outras já mudaram baterias, motores elétricos e o carro nem 80 mil km tinha o mesmo acontece no carros a combustão nos dias de hoje é necessário sorte.
    Custo diário se carregar em casa compensa, se tiver com paneis solares em casa compensa ainda mais, agora se não carregar em casa o custo pode ser igual ou superior. Na minha opinião quem não tem como carregar em casa nem vale a pena olhar para um carro elétrico
    Se as marcas conseguirem ultrapassar a barreira, peso das baterias fazerem as mesmas o mais leve possível, aumentado a autonomia e por consequência melhorando eficiência e melhorando o tempo de carregamento talvez tivéssemos outros resultados. O preço iria com o tempo estabilizar reduzir, é só lembrar a 50/60 anos quem tinha carro ?, e que tipo de carro, isto faz parte do processo evolutivo, problema hoje queremos tudo para hoje / ontem
    Tempo de carregamento será talvez o mais difícil de transpor, mas acredito que iremos encontrar algum tipo de solução.
    Para mim um carro elétrico por agora será visto como um possível segundo carro a ter.
    Lembrar também que temos países no mundo que rede elétrica e pouco desenvolvida logo estes nem são opção
    Por ultimo acho que o carro elétrico e uma opção, aumenta a diversidade de oferta e é isso que devemos ter.

    • JL says:

      Entretanto lemos este tipo de texto onde não conseguem acertar uma, isto deve ser alguma campanha.

      Onde posso me candidatar a fazer o mesmo ? Isso dá para ganhar quanto ?

      • miguel says:

        para quem apenas se limita a responder comentários de forma grosseira e tem medo de dar a sua opinião é você que esta fazer campanha, de todas as respostas que dá nenhuma é construtiva, não partilha a sua experiencia visto de dizer que tem carro elétrico não contribui para o conhecimento dos outros por que não partilha nada. um bem haja e seja feliz

      • LR says:

        É, talvez, um dos comentários mais lúcidos e lógicos que já vi por aqui, aponta os prós e os contra, sem defender de forma idiota e fundamentalista uma ou outra opção.

        • JL says:

          Lógicos ? Qual é a lógica dele ?

          Como dizer que poucos ou nenhuns em nacionais, onde já é difícil encontrar localidade que não os tenham.

          Cresçam, parecem putos quando lhes tiram um brinquedo.

          • miguel says:

            outro comentário grosseiro… diga na sua opinião qual são para si as vantagens de ter um carro elétrico face a um a combustão ou Hibrido
            consegue partilhar a sua opinião de forma clara?

          • JL says:

            São melhores em tudo, isso chega ?

          • LR says:

            Não, não são.
            Isso chega?

          • JL says:

            Qual tem para saber ?

          • miguel says:

            você ja alguma vez a fez nacional 2 conhece bem o centro do pais acha razoável haver pouco mais de 10 tomadas entre Abrantes e Pedrógão grande só estou a contar as que estão na estrada não tenho que andar a fazer desvios para abastecer, porque há gasolineiras que nem tem, e as que tem estão ocupadas ou avariadas e tenho de esperar 1 hora que a pessoa que chegou a minha frente se for o caso carregue e depois mais 1 hora para carregar o meu uma viagem de duas três horas transforma-se em 5 ou 6 acha que faz sentido?
            Vou voltar a dizer e entenda como quiser são uma opção longe de ser uma solução, mas gostava de saber qual é o carro elétrico que tem para termos uma termo de comparação diz ter um com 30 anos ( em outros comentários que fez ) gostava de saber qual

          • JL says:

            Já, muitas vezes.

            Eu não acho normal é estar a dizer que só existem 10, porque existem muitas mais.

            As que estão ocupadas e avariadas já se sabe quais antes de lá chegar, na maioria dos casos nem precisa ir para elas, parece que vivem no passado, sem telemóveis e aplicações no carro.

            E porque tem de carregar mais de uma hora ? Só porque lhe apetece ficar por ali ?

            Sempre foram e são uma alternativa, e solução para os que não querem andar a combustível. Curiosamente alguns apontam soluções que não existem e onde existem até têm mais problemas.

            Esqueça, para si não serve, continue como está, agora deixe os outros escolherem.

          • JL says:

            Eu tenho uma Peugeot partner que está a fazer 27 anos.

          • miguel says:

            essa peugeot partner quanto de autonomia tem e qual é o consumo?

          • JL says:

            Neste momento tem 350 a 400 kms de autonomia, a bateria dela retirei para o meu sistema solar, e foi colocada uma bateria de um carro batido, em 2017.

            Consumo anda entre os 13 e 15 kwh/100 kms, notar que tem um motor de apenas 28 kw máximo.

          • Yamahia says:

            Fdx é sp a mesma foto. Isso já está a fazer tijolo há q anos e anda aqui a tanga da foto em loop looolooolool

          • JL says:

            Ok, mais logo já lhe envio outra.

          • miguel says:

            essa Peugeot é a único carro que tem ?

          • JL says:

            Não, tenho também um model s, neste momento é a mulher que anda com a carrinha.

          • miguel says:

            portanto um tesla Model S e uma peugeot parter elétrica tambem, não entendo é o motor ter só 28kw isso e mais ou menos 37 cavalos não quis dizer 28kw a capacidade da bateria?
            Model S novo custa 95 mil euros, em segunda mão já com muitos km 25 mil de 2014 mas se as baterias estiverem boas (degradação) e os motores estiverem bons, é um excelente negocio
            A bateria que aproveitou para colocar na partner e de quantos KW e mais ou menos ficou em quanto essa operação?

          • JL says:

            Tem 21 kW nominais, 28 máximos, isto de motor.

            De bateria tem 45 kWh úteis.

            O model s que tenho é de 2015 e foi mais caro um bocado, além disso ele não custava 95 mil novo, mas sim bem menos, os que se vendem agora têm mais bateria e mais motores.

            A bateria do meu está com 94%, passou os 200 mil KMS há pouco tempo.

            A bateria era de um 75, foram 8 módulos, com adaptação do bms ficou em cerca de 7 mil euros.

          • Yamahia says:

            Cadê a foto @JL?

          • JL says:

            Tenha calma, quando tiver perto dele, não sou eu que ando com a carrinha.

          • miguel says:

            neste momento um Tesla Model S custa 95 mil euros, em 2015 claro custava menos, inflação de 2015 ate 2024 as coisas aumentaram provavelmente custou 75 mil em 2015 não sei, eu olho para a realidade de hoje.
            Sou alguém que estou atento a evolução disto, tenho dois carros perfeitamente funcionais um deles com 20 anos honda jazz 1.2 que faz medias de 4,5l/100 com mais de 200 mil km, carro esse que talvez troque por um elétrico ou full hybrid, mas ate resolverem a situação da rede de distribuição, o tempo de carregamento dos 10% aos 100% não mais que 5 minutos e apresentarem uma proposta real, de um carro novo com uma autonomia real de 600/700km ( é a autonomia do meu honda jazz com 20 anos) por 25/30 mil euros as vendas só vão cair e estagnar, mercado de segunda ira subir claro e ira estagnar, nem todos podem comprar Teslas tem que concordar. nem todos podem dar 45 mil por um carro, preço medio.
            Foi fácil partilhar informação ,custou muito? é a minha opinião não somos obrigados a concordar, mas somos obrigados a respeitar a opinião dos outros, mas livres de seguir com a nossa visão sem perturbar a paz dos outros nem influenciar. o que pode ser bom para si pode ser prejudicial para os outros. Um Bem haja

          • JL says:

            Aqui tem:

            https://ibb.co/ZXKh2gc

            Em manutenção, quando levou as escovas trocadas.

            https://ibb.co/H7Ygb45

            A transportar a bike avariada de um amigo.

            https://ibb.co/VgKWfRG

            O autocolante já não o tem, fazia-a gastar muito devido aos que tentavam ver de perto. LOOOL

          • JL says:

            Para que quer carregamento em 5 minutos ?

            É fácil partilhar quando a pedem, não posso estar sistematicamente aqui a contar a minha vida.

            Há carros mais baratos e com boa autonomia.

            Eu não sou contra opiniões, nem espero que concordem com a minha, acho estranho é virem dar opiniões infundadas.

            Bem haja.

        • LR says:

          Não, não são.

  55. Rodrigo Maia says:

    Minha opinião é o facto de não estudarem antes de comprar o produto.

  56. freakonaleash says:

    Caros, muito caros, carregamentos fora de casa a preços proibitivo e com risco de não ter carregador em funcionamento., garagens antigas pequenas mal tem espaço para os carros quantos mais para os carregadores.
    Excelente negócio para os poucos remediados e classe rica que existe no país, o resto é continuar com o velhinho a combustão de mais de 20 anos.

  57. Haruto says:

    No meu entender, o grande problema reside no facto de estarmos a passar por uma nova era tecnológica (baterias), pois de momento, os elétricos desvalorizam muito em virtude disso, à semelhança dos produtos informáticos em que “passados 6 meses”, quase que são “obsoletos”, estando esta evolução tecnológica a provocar a desvalorização dos carros usados, bem como os descontos nos novos, provocando uma desvalorização ainda maior.
    Convém também não esquecer, que todos os vendedores referem, que em caso de problema nas baterias, o problema é resolvido, substituindo o módulo, ou módulos com problemas, mas não referem que ao fazer isso os módulos antigos, vão sobrecarregar os módulos novos… por isso é que quando uma situação dessas acontece, as oficinas “empurram” para uma substituição total da bateria.

    • JL says:

      Eles não referem isso porque não sobrecarregam os novos, não sabe como funciona um circuito em série ?

      Errado, na Nissan, que são os que têm tido mais problemas, subsituem módulos, e até na Tesla.

  58. Leonel matos says:

    Não tenho condomínio mas para mim não faz sentido como tu dizes. Então por eu pagar condomínio já posso gastar luz á vontade. Se eu pagar 40 ou 50 euros de condomínio e gastar 100 a carregar o elétrico alguém tem de ficar no prejuízo

    • JL says:

      Consulte a lei, e passa a fazer sentido.

      Ninguém fica com o prejuízo, já que essa pessoa paga o que gasta.

      • Leonel matos says:

        Aqui onde eu vivo e como te disse não tenho condomínio pois tenho vivenda mas começo várias pessoas que tem e pagam 50 euros de condomínio e não pagam luz por fora para pagarem o que gastam. Afinal de contas a luz de casa é á conta de cada mas a das garagens por exemplo é do condomínio e isso é dividido por todos até onde sei.

        • JL says:

          Acho que não entendeu, nestes quando não é possível que a energia venha da casa de cada um, é instalado um contador só para esse uso exclusivo, e o condonimo paga a energia que gasta para carregar o carro.

          • Leonel matos says:

            Estranho dizeres que os elétricos já bem com pneus mais largos para resistir o peso em vez de pneus mais resistentes pork o Renault zoe tem pneu 185 e pesa 1550 kg pelo que pesquisei o meu carro pesa 1180 e tem pneu 205. Pela tua lógica deveria no mínimo o zoe ter pneu 225 já que é mais pesado. Ora não sendo assim vou deduzir que não é seguro pois tem pneu mais fraco e é mais pesado quase 400 kg

          • JL says:

            E qual é a altura do pneu ? isso também interessa.

            Trás esses de origem ?

          • JL says:

            Já agora o zoe pesa 1502 kg, a versão mais vendida com 40 kwh e tem pneus 195/55R16

  59. Mapril says:

    Se a adoção é fraca, há bom remédio, é adoçar um pouco mais.

  60. Leonel matos says:

    Isso ainda não chegou aqui. Deve ser por isso que existe uma mão cheia de elétricos nos cerca de 4 mil habitantes onde moro

  61. Pu740y4m4n says:

    Além de todas as razões apontadas, que são mais ou menos válidas dependendo do caso de cada um, para o meu caso, é mesmo o custo de um carregamento fora de casa/posto público. Quando comparado com outros paises, é um exagero, e leva muitas pessoas a ponderar voltar aos veículos a combustão interna. Por exemplo, em Espanha, gastei cerca de 2.60 para carregar o meu phev de 0-100%, cá gastei 6,7 para carregar 50%,tornando muito mais econômico usar o motor a combustão.

  62. Leonel matos says:

    pesquisei no Google e disse 185 e que pesava um pouco mais mas independente disso continua a ser pneus inferiores em 1 carro mais pesado e que anda bem menos por isso contradiz aquilo que disseste

  63. Eu é que sei says:

    Esta é uma boa pergunta para a rubrica “Eu é que sei” da Rádio Comercial!

  64. João says:

    Deixar um carro elétrico o dia todo ao Sol no verão…que medo!!

    • Leonel matos says:

      Até onde sei João isso é teoria da conspiração. segundo me dizem em dias de calor extremo deve se limitar a velocidade de carregando para evitar sobreaquecimento no cabo e baterias mas nunca ouvi ninguém que tem elétrico dizer que teve problemas com incêndios em carros

      • JL says:

        Quem diz isso ? Até parece que os carros não têm sistemas de refrigeração de baterias.

        Então e nos a combustão como fazem ? Andam sempre à sombra ? Para evitar sobreaquecimento no motor ?

  65. Leonel matos says:

    Não digo que não tem mas o que te vou dizer passou na televisão. Este verão nos EUA pessoal da Tesla a carregar os carros imagino que na fábrica já que era pessoal da Tesla a por panos molhados a isolar os cabos de carregamento enquanto carregavam para reduzir o aquecimento excessivo dos cabos. Não viste? Com certeza não fui o único a ver

    • JL says:

      Então viu mal, isso não é para carregar, é um truque para aumentar a velocidade de carga, porque os carros medem a temperatura da porta de carga para não aquecer demasiado, e conseguem uns kw de potência a mais.

      Não era para isolar, por acaso até podiam criar uma falha de isolamento.

  66. Leonel matos says:

    Se reparaste bem verás que não disse que não era de forma alguma seguro. Até disse que era teoria da conspiração essa de que os elétricos não podem estar ao sol

  67. Marcelo says:

    A resposta é muito simples: não há mercado.
    Quem desejou comprar um EV e teve posses comprou, quem não comprou é por todos os motivos já referidos anteriormente e mais alguns: imensa desinformação, falta de peças novas da concorrência, comodismo em termos de autonomia, preconceito, fiabilidade não comprovada, valores de retoma ridículos, pois o mercado destes usados é pouco significativo e medo, muito medo.

    • JL says:

      O mercado de usados é o que mais tem aumentado na procura, nos últimos meses subiu muito a procura de usados.

      Medo ?

      • Marcelo says:

        Acredito que a procura de VEs até 3 anos seja mais significativa, mas a partir desta idade a procura cai a pique, daí os valores de retoma serem ridículos. Depois temos um parque automóvel com uma média de idade muito alta e para já os VEs não estão nesse patamar de idades superiores a 15 anos, por exemplo.
        Sim, muito medo, pois o medo está na base da maioria das desculpas para não comprarem VEs: medo de comprar um pisa papéis a médio prazo com uma possível troca de baterias, etc, fora da garantia; medo de ficarem apeados; medo de não terem a boa fiabilidade que estão habituados. Resumindo, o medo é sem dúvida um dos maiores fatores para uma fraca adesão à compra de VEs.

        • JL says:

          Eu acredito mais dos 5 anos para a frente.

          Trocar a bateria ? Mas porque havia de trocar bateria ?

          Medo de ficarem apeados ? Mas estamos a falar de carros a combustão ?

          Boa fiabilidade? Nós a combustão ? Loooooool

          Como vemos pelo inquérito, a fraca adesão que chamam, até porque já se vendem mais que os diesel, é porque são caros.

          • Marcelo says:

            Caros, em relação a quais? É grande treta! É o que eu digo: é só medo e preconceito, pois qualquer bom carro híbrido custa o mesmo, ou seja, são todos caros, ou muito caros.

          • JL says:

            Em relação a todos os outros. Veja o resultado do inquérito.

            Preconceito sim, acredito.

            Não, não custa o mesmo, custa bem menos.

          • Leonel matos says:

            Medo de ficarem apeados. Mas são a combustão? Essa é uma piada. Já vi tanto carros na valeta a combustão como elétricos. Eu tenho carro á mais de 20 anos a combustão nunca fiquei apeado. Muitas vezes fica se pork as pessoas não respeitam a manutenção e isso pode até valer para ambos embora a manutenção dos elétricos seja menos periódica. Existe casos em que seja mais compensatório elétricos e outros que não. A mim que só ando nas férias e cima de semana no meu carro dar 40 mil euros por um elétrico ou no mínimo 35 mil que seria o preço de algo parecido ao meu a gasolina que custou 20800 novo para ter retorno teria que ter o carro 50 anos. Os 15 a 20 mil que custaria o elétrico a mais dá para meter muita gasolina duram te anos e anos além de que a eletricidade também não é de borla. Por outro lado existe aqueles para quem os elétricos compensam á que entender ambos lados cada 1 deve comprar o que puder e atender às suas demandas. Agora criticar a combustão ou elétricos usando tretas de ficar apeado ou riscos de incêndios é tretas pork começo dezenas e dezenas de pessoas com carros a combustão e o único que tens incêndio foi devido á parte elétrica algo que pode acontecer com qualquer de resto nenhum ardeu e os muitos menos elétricos que conheço também não lembro nenhum ter incendiado. Então parem de usar tretas para a comparação a questão de nem todas gente ou grande maioria ter elétrico é preço e outros casos também autonomia. No meu é mesmo questão de preço. Quando 1 elétrico novo com as características do carro a combustão for preço similar eu compro se tiver intenção de comprar outro carro. Certamente que muita gente pensa igual e isso pork eu nem tive necessidade de fazer crédito imagino quem tem

          • JL says:

            Ficarem apeados ? Isso e possível com as dezenas de avisos que os carros ? Já ficou em quantos ?

            No seu nunca vai ter retorno, a não ser que compare os custos com transportes públicos ou bicicleta.

            Exato, eu só não entendo porque andam sempre a criticar os eléctricos sem conhecimento e fundamento, e depois ainda tentam atacar os argumentos dos que fundamentam as suas escolhas.

            Sim, podem parar com essas comparação da treta, como essa de que um a combustão ardeu devido à parte eléctrica, como se houvesse carros a combustão sem parte eléctrica, está a ver onde chega o.ridiculo das comparações ?

            Aliás,nas 2 situações que tive, uma foi parte eléctrica e outra não.

            Isso é como comparar um diesel a um GPL ou gasolina, não os vai encontrar ao mesmo preço, no entanto venderam-se durante anos muito bem e mais caros.

  68. Leonel matos says:

    Mas custa bem menos como? Qualquer elétrico com as características do meu custa bem mais

  69. Leonel matos says:

    Tu avalias por ti que tens uma carinha e 1 carro que por sinal é familiar e imagino que com bom espaço. Mas para quem não tiver hipótese de ter 2 carros ou não precisar ao comprar 1 carro tem de ser familiar para quem tiver filhos, tem de ter algum conforto, espaço para transportar compras e outras coisas para levar em férias e tal. Para mim por exemplo e outros que só tenham 1 carro teria de ser algo tipo 1 mini ou com essas características. Quanto custa 1 carro dessa categoria?

    • JL says:

      Eu tenho 2 carros porque cada pessoa anda num. E quando preciso de mais espaço de carga, trocamos.

      A média de carros por família em Portugal é 1.8, portanto a grande maioria tem mais que um carro em casa.

      Existem carros com mais espaço e mais baratos que mini’s.

  70. Leonel matos says:

    Elétricos e com menor preço tirando os chineses não deve ter muito abaixo dos 40 mil

    • JL says:

      A partir de 18 mil.

      • Leonel matos says:

        Por esse dinheiro deve ser um elétrico top. Pork eu estive no site da BYD e o carro mais barato compatível com o meu a gasolina começava nos 35 mil. Agora se for para comprar Dacia spring e tal. E mesmo esse é mais caro e não acho carro ideal para quem só tiver 1 carro e precisar de carro para 4 membros e com algum espaço

        • JL says:

          Dacia Spring, já serve para a esmagadora maioria das pessoas.

          • Leonel matos says:

            Ó JL como o dinheiro do spring comprei algo um pouco maior com maior bagageira. Algo que dá um pouco mais de espaço e capacidade de carga. Trocar cavalo por burro não é bom negócio. Algum dia eventualmente comprarei elétrico mas para comprar uma miniatura que não dê para carregar nada do tendo 1 carro. Não obrigado. Não vou gastar o meu dinheiro só para dizer que tenho 1 elétrico gasto para ter 1 carro que atenda às minhas demandas e da família seja elétrico ou a combustão

          • JL says:

            Então não entendi ainda o que pretende com toda esta conversa.

          • Yamahia says:

            O Spring nem chega à praia da Comporta. E chega ao Meco mas já não volta!

          • JL says:

            Chega e volta.

  71. Leonel matos says:

    Além do mais essa média que falas inclui casais com filhos maiores que já tem carro também. Mas se tiveres mais 1 ou 2 filhos menores continuas a precisar de 1 carro com condições para os levar já que o filho mais velho vai querer ir á vida dele com os amigos

  72. Leonel matos says:

    O BYD dolphin começa pelo que vi nos 35700 e e é similar ao meu em dimensão por isso não sei que carro minimamente familiar com dimensões razoáveis para 4 pessoas e uma bagageira minimamente razoável compras por esse preço. Fazes contas para quem como tu tem 2 e o segundo pode ser até 1 spring mas muita gente quer algo com uma bagageira boa capacidade para levar 4 ou 5 pessoas até em viagens meio que longas e com autonomia. Para comprar barato e em miniatura a gasolina também tens abaixo dos 12 mil .o C1 custa 11 mil e deve ser no mesmo conforto e espaço que esses de 18 mil ou seja continuas a ter milhares de euros de diferença

  73. PM says:

    4 coisas muito simples:
    1 – Muito caros
    2 – Pouca autonomia
    3 – Poucos postos de carregamentos
    4 – Imposição

  74. Leonel matos says:

    Além de que quando vou ao Algarve mesmo que seja uma ou duas vezes só ano faço 600 km e a Espanha ir de sprint era uma maravilha para mim que como te disse só tenho 1 e não preciso de mais. Mas respeito quem tem e conheço quem tem e para o que o usa é o carro ideal

  75. Fabio says:

    Não caiam em propaganda ou em números produzidos pelas montadoras.
    EVs, são a maior roubada !!!
    Não troquem seu carro à combustão por um EV.
    Se puder ter os 2, OK.
    EVs só são bons para poucas pessoas , com necessidades bem específicas.

    • JL says:

      Então porquê ? que aconteceu com o seu ?

      • Fabio says:

        só arrependimento mesmo de ficar com um 100% elétrico.
        o fato de ter que ficar me preocupando em encontrar tomadas disponíveis, é um estress que não temos com um a diesel.
        Sem contar que tomadas “fracas” que levam horas para carregar são um ponto bem negativo , principalmente quando está viajando.
        Tente ir à Serra da Estrela e procurar por um lugar para carregar lá perto… estás ferrado ..

        • JL says:

          Ficou arrependido de ter um eléctrico ? Então qual foi ?

          É um stress ? Então que stress teve e em que zona ?

          Já lá fui muitas vezes, o que não faltam são carregadores pelo caminho e até na serra.

    • JL says:

      Ficar com os 2 ? bolas, foi um alivio quando despachei o ultimo a combustão que tinha.

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