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China reforça domínio: mil milhões de dólares para extração de lítio na Bolívia

                                    
                                

Autor: Ana Sofia Neto


  1. Toni da Adega says:

    Desde que nao invistam na Europa está tudo bem.

    • JL says:

      Nem mais, na Europa incentivam os combustíveis fósseis, que nem os têm, foram só 42 mil milhões.

      • O-das-CAldas says:

        42 ml milhões referentes a quê?

        • JL says:

          Subsídios aos combustíveis fósseis.

          • O-das-CAldas says:

            Fonte, para se perceber?

          • JL says:

            https ://auto.sapo.pt/noticias/671a4b0f810986099424ecd0/quanto-mais-polui-mais-recebe-subsidios-da-ue-a-automoveis-a-combustao-de-empresas-valem-42-mil-milhoes-de-euros-por-ano

          • O-das-CAldas says:

            O que são, então, os 42 mil milhões:
            “Os carros da empresa são vistos como vantagens fornecidas aos funcionários como parte de seu salário. Embora sejam parcialmente destinados a viagens de trabalho, eles também têm uso particular – como seja deslocações – para benefício do motorista. A T&E (Federação Europeia dos Transportes e Ambiente) encomendou um estudo à ERM quantificando os subsídios que os motoristas de automóveis de empresa recebem por esse uso privado.”
            E é isto, o valor estimado pelo uso particular de carros de empresa a combustíveis fósseis – foi estupidamente batizado de subsídios aos combustíveis fosseis.

          • JL says:

            E não leu o que tem antes ?

            “Por outro lado, o estudo indicou que, ao olhar para os automóveis a gasolina mais vendidos por segmento, os condutores de veículos de empresa recebem, comparativamente a um comprador privado, um benefício fiscal médio anual de 6.800 euros. Este benefício pode atingir os 21.600 euros para veículos altamente poluentes do segmento E, maioritariamente SUV – quanto mais CO2 o carro emite, maior será o subsídio aos combustíveis fósseis que recebe, destacou o relatório.”

            Estão a falar de benefícios fiscais.

          • O-das-CAldas says:

            E daí?
            “Os condutores de veículos de empresa” são aqueles a quem são atribuídos carros de empresa. Tal como referi, o uso privado desses veículos foi avaliado como dando-lhes um beneficio – fiscal – de 42 mil milhões, do que se tivessem que comprar e usar carros próprios.
            E que é que isso tem que ver com subsídios aos combustíveis fósseis?
            O que a tal Federação dos Transportes e Ambiente acha mal é porque devia ser-lhes dado um carro de serviço BEV, em vez de um com motor de combustão ou um PHEV. Enfim, demagogia.

          • JL says:

            Não sabe ? Como são dados estes benefícios fiscais ? Não é na redução e sedução de impostos tanto nos carros como nos combustíveis ?

  2. O-das-CAldas says:

    O Chile, a Argentina, e a Bolívia são os países com maiores reservas de lítio em salar (grandes lagos salgados, salmoura), a que se junta o Peru.
    O link é de um bom artigo sobre a dificuldade da sua extração (que é diferente da extração em minas) e das consequências ambientais.
    Relativamente à Bolívia, sabe-se que foram assinados acordos com empresas chinesas e russas, mas ninguém os conhece, nem mesmo o Congresso.
    https://dialogue.earth/pt-br/negocios/382327-comunidades-bolivia-boom-litio-america-latina/

  3. PoiZé says:

    A China a dominar o mundo… E ninguém quer saber! Ou se querem… nada fazem!
    Das industrias primárias, às empresas de água e Luz, construção civil,… ,… o hemisfério sul é controlado pela china.
    No hemisfério norte… é parecido mas ainda é mais tabu falar disso!!
    Até divida publica portuguesa (e não só) eles compraram!! Que é como quem diz… São parcialmente donos de Portugal (e de muitos outros paises)
    Só não vê quem não quer!!!

  4. luis nascimento says:

    e põr aqui temos litio e andam esses puristas do ambiente a dizer que não se pode explorar. depois usam telemoveis e defendem os carros eletricos.

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