Especialistas explicam o que a explosão da Bitcoin significa para o futuro
A subir desenfreadamente desde a eleição de Donald Trump, a Bitcoin está a encher os bolsos daqueles que se aventuram no mundo das criptomoedas. Os especialistas têm algo a dizer sobre o impacto que este crescimento deverá ter neste mercado em 2025.
Em crescimento há largos meses, o preço da Bitcoin disparou desde a vitória de Donald Trump, estando o mercado ansiosamente à espera que atinja nos 100.000 dólares.
O preço subiu de cerca de 73.000 dólares, no dia da eleição, para um recorde de mais de 98.000 na manhã de quinta-feira, de acordo com dados da CoinGecko.
Mercado está confiante, mas especialistas aconselham cautela
Segundo David Duong, chefe de pesquisa institucional da Coinbase, à PCMag, há dois fatores que podem desencadear "uma mudança potencialmente massiva" do mercado das criptomoedas: um mercado mais amplo favorável e mudanças no Governo dos Estados Unidos.
A aprovação pelos Estados Unidos dos Spot Bitcoin Exchange-Traded Products foram os principais marcos, é claro. Mas, também, a implementação do regulamento MiCA pela Europa, a aprovação do FIT21 pela Câmara, em maio, e o fundo BUIDL da BlackRock foram todos desenvolvimentos significativos.
Esses avanços foram particularmente impressionantes considerando que há apenas um ano, a classe de ativos estava a sofrer com aumentos nas taxas de juros e repressões regulatórias.
Na mesma linha de pensamento está James Slusser, embaixador-chefe da blockchain Polkadot e fundador da empresa de consultoria de criptomoeda Kurkuma, que considera que o atual pico de preço da Bitcoin está a acontecer, porque os investidores se sentem mais confiantes, devido à vitória de Donald Trump e da aprovação dos ETF de Bitcoin.
Os investidores acreditam que, agora, a regulamentação dos Estados Unidos favorecê-los-á.
O preço da Bitcoin é moldado por uma interação dinâmica de fatores, incluindo sentimento do mercado, desenvolvimentos regulatórios e condições macroeconómicas mais amplas.
Embora a atual dinâmica pareça promissora, o mercado das criptomoedas continua a ser inerentemente volátil, estando os preços sujeitos a rápidas flutuações.
Apesar da confiança, Slusser aconselha os investidores a "abordar o mercado com cautela, mantendo um olhar atento sobre as tendências em evolução e mantendo uma estratégia bem pensada para navegar neste ambiente de alto risco e alta recompensa".
Sucesso da Bitcoin não se reflete em todas as criptomoedas
O preço das criptomoedas é volátil e, sendo a Bitcoin a maior criptomoeda por capitalização de mercado e a mais antiga, a sua oscilação pode influenciar o resto do mercado.
Contudo, apesar de a Bitcoin ter ultrapassado os seus recordes anteriores, a segunda maior criptomoeda ainda não conseguiu. Atualmente, a Ethereum está cerca de 30% abaixo de um máximo histórico alcançado em 2021.
Para Huong, isso deve-se a uma mudança na narrativa em torno do propósito da Ethereum. Na perspetiva de JP Richardson, cofundador e diretor-executivo da empresa Exodus, no entanto, a moeda não cresceu tanto quanto a Bitcoin, porque os seus investidores e desenvolvedores estão focados na infraestrutura.
A indústria em geral está mais madura do que nunca, especialmente do ponto de vista da experiência do utilizador.
Contudo, um dos grandes desafios passará por conseguir que mais pessoas vejam a utilidade das moedas, além de serem um potencial veículo de investimento, um jogo arriscado ou uma fraude.
Além disso, é possível que Donald Trump não cumpra todas as suas promessas em matéria de criptomoedas ou que um evento repentino desestabilize os preços e os reduza.
A par destes desafios, que tornam o futuro incerto, as criptomoedas enfrentam senãos, como preocupações ambientais relativamente ao gasto de energia que resulta da sua mineração, até aos potenciais ataques que podem acontecer por meio delas.
Se alguém ainda não está nas criptomoedas, eu não recomendaria que apressassem um monte de dinheiro agora, todo de uma vez.
Eu não daria conselhos financeiros específicos a ninguém, mas diria que é melhor comprometer-se com a sua própria estratégia consistente, fazendo a sua própria pesquisa e formando o seu próprio plano.
Aconselhou Akhavan.
“a Bitcoin está a encher os bolsos daqueles que se aventuram no mundo das criptomoedas” – diz o post.
… está a encher os bolsos dos que compraram a Bitcoin mais barato e agora a vendem mais caro
… mas à custa do dinheiro que sai bolsos de quem lhes compra as Bitcoin e fica com elas como ativo.
Até aqui é um jogo de soma nula – o dinheiro que encheu os bolsos de uns é o mesmo que saiu dos bolsos de outros. “Ah, mas não é um jogo de soma nula, porque quem comprar agora também vai vender mais caro e também vai encher os bolsos! Ainda mais porque Trump prepara a desregulamentação das criptomoedas e até a constituição de reservas em Bitcoin!”
Só fantasias. Então a desregulamentação há de ter um belo efeito – só vai aumentar o tamanho da bolha, quando explodir vai arrastar consigo a economia real. Ainda mais porque a bolha especulativa assenta na confiança, que é fácil de perder – não é a primeira vez que as bolhas especulativas das criptomoedas rebentam.
Parece que vives num mundo onde só acontece isso com o Bitcoin. Qualquer ativo é especulativo. O mercado define a importância de uns pelos outros.
os ativos têm valor, o bitcoin não.
Nem sei o que te responda de tão infantil que pareces. LOL
principalmente aqueles cujo o valor é X e sao transacionados como x ao quadrado, ahah
Mas não tem mal a maquina de impressao de dinheiro continuará durante mais uns anos a maquilhar tudo.
Parecem bots, sempre com a mesma conversa.
Qualquer ativo é especulativo? Que eu saiba as ações das empresas refletem o desempenho de uma empresa, não variam ao sabor da maré.
Uma questão sobre ativos especulativos.
Você entende o quão estúpido é comprar títulos do governo?
https://plebs.substack.com/p/de-cidadao-a-cliente
Claro que não, elas até nem usam dados falsos para enganar os acionistas.
Ver ENRON no google !
Muitos activos são especulativos, raros são os que são 100% especulativos, e aqui se incluem as bitcoins. Esses esquemas costumam chamar-se “de Ponzi”, ou “em pirâmide”, ou “DªBranca”, e acabam mal 100% das vezes. É só dar tempo ao tempo.
+1
Toda a razão…
O sistema financeiro vai rebentar… por alguma razão, os principais bancos já começaram a criar reservas.
Enquanto saírem notícias a dizer para ter cuidado, eu compro mais, e compro e compro. Compro até não haver amanhã. E depois vou vender a ti. 🙂
Vender-lhe a ele não, se ele quiser terá que trabalhar 8h por dia durante 1 mês em troca de 850 satoshis.
Bitcoin é um “use case”, o melhor meio de guardar e transacionar dinheiro que existe no mundo.
Isso tem valor tal como o dinheiro do governo tem valor, tal como a VISA, Mastercard e MBWAY tem valor.
Isso chega para o bitcoin sobreviver e para a cada dia que passa angariar mais clientes, quando a maioria usar bitcoin podes deitar os teus euros ao lixo, porque não irão valer nada e nem poderás comprar bitcoin com eles, porque não haverá ninguém a aceitar trocar dinheiro mau por dinheiro bom.
Aconselho-te a não esperares muito para passar tudo a bitcoin caso contrário vais perder muito poder de compra.
Até os EUA país que possui a moeda dominante já está a fazer contas à vida e perceber que se não podem vencer os bitcoiners terão que se juntar a eles, mas tu, vivendo num pontinho da tugalândia é que sabes, se acreditas que é uma bolha e não comprares então sê feliz sendo pobre, porque é o que serás.
Para teu bem, aconselho-te a ter algum juízo. Os bitcoins ficaram agora inflacionados porque o trump bolou um esquema para ganhar dinheiro à conta. Sabes que estes negócios do trump costumam acabar mal para terceiros, não sabes?
Pois pois. LOL
O bitcoin ja está ha mais de 15 anos sempre a subir e agora o laranjinha é que veio dar valor a isso.
Tem mas é tu juizo.
O bitcoin não precisa do Trump para sobreviver, o Trump é que precisou do bitcoin para ser eleito.
Uma coisa só está inflacionada se custar muito mais que o preço de produção, por acaso já viste qual é custo de produção de um bitcoin?
vou buscar pipocas e venho já assistir ao digladiar de argumentos dos prós e dos contras 😛
Reserva para mim!
Reserva para mim também
No final perdem todos
Só lamento que ainda se veja o bitcoin em uma grande fatia dos utilizadores como objecto de lucro instantâneo .
O seu valor é imensamente superior ao preço que se paga por ele.
Quando se começar a ver por esse prisma, então não duvido que possa chegar a 1 Milhão de dólares, pelo menos sob o prisma de constante aumento da base monetária que os EUA nos têm habituado.
Não acreditem no que digo
Confirme com os seus próprios olhos.
1 Milhão !?!? Porque não um 1 trilião? Ha com cada um…….
Deves ser o mesmo que há uns anos atras também dizias que “Há com cada um….” quando se previa a possibilidade de chegar aos 100 mil.
Acho que vou guardar esta mensagem e esperar que o PPLware ainda esteja vivo para vir aqui comentar. RSRSRSRSRSR
Ora bem, já lá vão 20 anos. Quantos achas que será necessário para manteres esta promessa? 😀
Acho que não se está a referir ao tempo de “vida” que o Pplware irá continuar a ter, mas convenhamos…
De certeza que um dia a ter de acabar, vai ser bem muito mais cedo o Pplware do que o bitcoin.
O Pplware foi lançado a caminho de 20 anos, fará esta fantástica idade a 18 de abril de 2025. Já o o Bitcoin foi lançado há 15 anos, em 3 de janeiro de 2009. Portanto, seguimos fortes.
não, não vai chegar a 1M, vai ultrapassar isso amplamente nos próximos 10-20 anos!
Porque não para o ano?
1 milhão será no máximo em 2032/33 e aposto com quem quiser, o Pplware pode servir de escrow 🙂
Falam do gasto de energia que resulta da mineração, das criptomoedas. Então e o da utilização massiva, da IA. É que IA, a meu ver, só deveria ser usada, para fim científicos, tiram isso, é um desperdício, de recursos.
já pra não falar do sistema bancário atual que é obsoleto!
+1
até pode estar mas pelo menos na u.e. é regulamentado
Onde estava a regulação aquando do BES que faliu?
A pergunta que se impõe! Entretanto, o filho do caseiro da Comporta ficou quieto e calado…
a i.a. é usada há vários anos em quase tudo com o que lidamos no nosso dia-a-dia (via-verde, bolsa de acções, etc.)
A sardinha vai toda agora.. mas já vai tarde.
Aproveitem para o ano, entre junho e novembro, para comprar um bocado.
Estarem a entrar agora vao entrar num 50/50 principalmente nas alts.
E quem diz bitcoin/cripto ativos , diz sp500.. mantenham-se afastados das compras e que tiver que venda aquilo que acha que deve vender
Para o ano em Novembro está mais alto que agora, se disseres 2026 aí talvez acertes mais.
Nunca é tarde para comprar bitcoin, melhor altura de comprar é ontem.
exit liquidity, esperem pelo final do, quem paga impostos sobre crypto vai vender que nem loucos
“a Bitcoin está a encher os bolsos daqueles que se aventuram no mundo das criptomoedas” -> Na verdade não enche bolsos, apenas enche o ecrã com números. Se venderem e lhes pagarem em FIAT, aí sim, podem ficar com bolsos cheios, até lá, têm algo que supostamente vale muito.
Mais um parvo que não percebe absolutamente nada do que escreveu.
Então e das ações, do ouro, de todo o tipo de investimentos? Não seria o mesmo? Eles só serão realizados se alguém lhes pagar em FIAT. Nunca vi ninguém ir a um supermercado levar uma barra de ouro ou uma ação para fazer as copras.
São já inúmeras as vezes que eu uso o meu bitcoin para comprar produtos e serviços e pago menos de metade do preço fixado. Agora desafio-te a saberes como isso é possível.
Há ativos com mais liquidez do que outros… E não acho que comprar barras de ouro seja bom negócio, também são ativos com pouca liquidez.
Eu quero ver alguém ter BTC no valor de 5 milhões de euros, e ir pedir à Binance para converter para moeda FIAT, o bonito que será…
Deixa-me contar o que para ti vai ser um segredo.
O bitcoin não foi feito para ser convertido em FIAT, mas sim para ser usado como moeda de troca.
Um dia que eu tenha o valor correspondente a 5 milhões de euros, eu vou poder comprar a algum parceiro comercial que aceita bitcoin para comprar um produto nesse valor correspondente e pagar com bitcoin. Para quê que eu vou passar pelo incomodo de casas de cambio?
Já o faço hoje sempre que encontro um produto ou serviço.
Deve conseguir comprar muitos alimentos com BTC. Morre à fome, à procura de um supermercado que aceite os BTC. Ao menos deixa de herança alguma coisa.
Ainda estás em 2010, a btc foi criada com esse propósito mas está bem longe dele atualmente.
Tudo indica que a BTC será uma reserva de valor como o ouro, basta analisares a evolução do market cap de ambos e acima de tudo veres a crescente acumulação dos bancos centrais.
David Guerreiro
Como se apenas os supermercados vendessem.
Muitos lavradores já vendem direto. Qualquer um de nós pode criar um meio de subsistência vendendo qualquer coisa em Bitcoin. Cada vez mais existe a tendência para mercados privados comunitários apenas aceitando Bitcoin.
Nexo
+1
Quem é que quer andar com os bolsos cheios de dinheiro nos tempos que correm?
Só se for para ser assaltado.
Dinheiro já é digital há muitos anos, bitcoin é apenas uma inovação, mas tb existe possibilidade de teres notas e moedas com bitcoin, já criaram isso para quem for “old fashion, com vantagem que qualquer um pode “cunhar” uma nota física em bitcoin, não sendo preciso ser impresso no Carregado.
Vou já investir numa fábrica de lenços… vai haver muita gente a precisar
Pensando melhor é melhor não,. Esta malta nem dinheiro para um lenço vai ter
Quando estudei Finanças e Economia já se tinha a conclusão de que, se todos os Bancos do Planeta colocassem todos os dólares da carteira no mercado os EUA faliam em poucas horas 🙂 Claro que não é só no dolar….
foi preciso estudar?
Xiu, precisamos deles pobres!
Tanto comentário ressabiado por aqui, típico de quem perdeu o barco.. O incrível é que já andam a perder o comboio também há anos e acabamos por os encontrar ano após ano por aqui, sempre com a mesma narrativa, ou é porque é bolha, ou é pela energia, ou é porque só serve para coisas más….
Inventem quantas narrativas quiserem, só não deixem de existir, até porque cada um vai comprar bitcoin ao preço que merece.
Vai ser um tombo…
Tão engraçado ahahah …. ainda me lembro de ha coisa de um…dois anos com BTC nos 16/20K certos comentários aqui… passado este tempo BTC nos 100K e a festa ainda bem a meio vai…
Os cães ladram e a carava passa…
Engraço é quem anda a meter 100€ em BTC à espera que o average buy os deixe ricos. Aproveitem a volatilidade para fazerem trading e fazem muito mais dinheiro, quer suba quer desça, podem fazer dinheiro em qualquer direção, eu já só faço trading em futuros de BTC e ando a brincar com 50k com APR de 82%, mesmo quando vai ao charco tenho mantido APR acima dos 16%. Aprendam e deixem-se dos fundamentals do BTC que nunca passarão de ideologias que nunca vão ver a luz do dia
O meu sonho era nunca mais ler a expressão “o bitcoin” porque isso é errado. Diz-se “a bitcoin”. Não é um token, é uma moeda.
Não gosto que se chame “a Daniel” ou “a Nuno”, “o Maria” “o Carolina”.
É horrível. Quem me dera não ler mais isso.
Bitcoin e Solana são o futuro.
Ethereum está em declínio acentuado.