Dongfeng estreia-se em Portugal com um novo citadino elétrico por 27 mil euros
O dia de ontem marcou a chegada a Portugal da Dongfeng, pela mão do Grupo Salvador Caetano. Esta é mais uma marca chinesa que fará parte do quotidiano das nossas estradas, a par de outras que já nos habituámos a ver, como a BYD e a XPeng. Com 55 anos ao serviço da construção de automóveis, a Dongfeng traz com ela duas submarcas: Voyah (premium) e M-Hero (todo-o-terreno).
Fundado em 1969, o grupo Dongfeng chega a Portugal como uma das principais fabricantes de veículos da China. Focado na "inovação, qualidade de construção e sustentabilidade", entrou no nosso país com o pé direito, num evento ao qual tivemos oportunidade de assistir.
Assinalámos hoje uma data marcante ao celebrar a aliança estratégica entre o Grupo Salvador Caetano e a Dongfeng. Esta colaboração, alia a experiência do Grupo Salvador Caetano à qualidade e ao portfólio da Dongfeng, contribuindo para o futuro de uma mobilidade mais sustentável e com a certeza de que será um sucesso em Portugal.
Afirmou Ricardo Lopes, diretor-geral da Caetano Automotive Portugal - Distribuição.
Novas alternativas elétricas para os clientes portugueses
A Dongfeng estreia-se em Portugal com o citadino 100% elétrico Dongfeng Box, de cerca de 27 mil euros, com bateria de 42,3 kWh e autonomia em ciclo combinado de até 310 km.
A par da Dongfeng, as estradas portuguesas recebem, também, duas submarcas:
- A marca premium VOYAH, que chega com o SUV elétrico premium do segmento E, VOYAH FREE; com o SUV elétrico do segmento D, VOYAH COURAGE; e com o MPV elétrico de luxo, VOYAH DREAM;
- E a marca M-Hero, que tem no SUV M-Hero I um SUV porta-estandarte elétrico com capacidades de todo-o-terreno únicas proporcionadas por quatro motores elétricos independentes às quatro rodas a proporcionar 1088 cavalos e uma aceleração digna de superdesportivo de 4,2 segundos dos 0-100km/h.
A Dongfeng e a VOYAH chegam a Portugal em 2024, contando com seis concessionários até ao final do presente ano, com Lisboa e Porto em operação, e com o objetivo de cobertura nacional durante o ano de 2025. A M-Hero encontra-se disponível por encomenda.
Para já, o catálogo é 100% elétrico. No entanto, a oferta completa incluirá HEV, PHEV e motores a combustão.
Um charutão por 27000 euros!
Ou os carros estão carissimos ou o povo está cada vez mais pobre! Viva a UE e os canalhas que nos governam…
Dongfeng mais uma marca Europeia que vai morrer devido á politicas da UE
Não tenhas essa certeza. Mais ainda com uma marca que tem no seu mais de meio século de existência parceria com a Horda, a Volvo, e várias outras marcas europeias. Além disso, este é um dos maiores grupo da China, com muito dinheiro e poderá trazer para a Europa alguma da sua logística, e isso interessa à UE. Mas há mais, não sejamos ingénuos de pensar que a EU vai colocar taxas e não esperar que a China faça o mesmo aos muitos carros que importa e venda de marcas europeias. 😉 No final das contas, podemos estar a falar em “medidas de maquilhagem” para “ingês ver”. A verdade é que estamos sem uma política concreta na EU para combater este ataque ao mercado europeu. Eles usam as mesmas armas que os europeus usam quando vão vender na China. Depois há o fator dimensão e aí ficamos a perder.
Vamos a números:
Em 2023, os veículos europeus continuaram a desempenhar um papel importante no mercado chinês, embora marcas locais e internacionais competissem agressivamente. No total, o mercado chinês absorveu 21,7 milhões de veículos, com destaque para 7,74 milhões de unidades de carros elétricos e híbridos, indicando um forte crescimento da procura por tecnologias sustentáveis.
Marcas alemãs, como BMW, Audi e Volkswagen, registaram vendas expressivas. A BMW vendeu 705.163 unidades na China em 2023, um aumento de 7,8% em relação ao ano anterior, e a Audi alcançou 664.607 unidades, com crescimento de 11,3%. Apesar disso, a Volkswagen, embora ainda seja a segunda marca mais vendida no país com 2,2 milhões de unidades, viu a sua participação de mercado ser desafiada pelas empresas chinesas e pela BYD, que liderou o segmento de elétricos.
E quantos veículos os chineses venderam na Europa?
Em 2023, as exportações de veículos chineses para a Europa continuaram a crescer rapidamente, especialmente no segmento de veículos elétricos. Estima-se que cerca de 300 mil veículos elétricos chineses foram vendidos na União Europeia durante o ano, representando 19,5% de todos os elétricos vendidos no continente. Este número faz parte de um crescimento expressivo, com as exportações gerais de automóveis chineses para a Europa aumentando em 64% em relação ao ano anterior.
Marcas como BYD e NIO lideraram esta expansão, ajudadas pela oferta competitiva de carros elétricos acessíveis.
Portanto, vendemos para mais de duas dezenas de milhões e compramos alguns milhares. Vendemos milhões e compramos milhares. Estás a ver a diferença? Agora pensa 😉
É barato, na Noruega custa NOK 189,000, cerca de €16,200, agora esses 10k€ a mais é para manter a querida EU.
A Noruega faz parte do Espaço Económico Europeu. As regras de comercio da EU aplicam-se a eles.
A Noruega não pertence a união europeia
União Europeia não, mas espaço Económico Europeu sim.
https://ec.europa.eu/social/main.jsp?langId=pt&catId=853
Isso na Noruega um trabalhador com salário médio paga isso em 3 a 4 meses.
Atenção que há uma versão com bateria mais pequena ≈ 31 kWh .
De certeza que estás a falar do mesmo carro?
De resto, mais um papa-açorda que não passa dos 140.
Desbloqueia que passa dos 140km/h…
Pois está, ir à bomba está caro.
O mesmo que carregar nos postos publicos, com a vantagem de ser mais rápido e da autonomia sem muito maior.
Não é o mesmo, é um bom bocado menos.
O rápido depende, eu não perdo tempo a segurar mangueiras.
Há quem goste de segurar nas mangueiras dos outros…
E aproveitam quando vão à caixa pagar, saem de lá com outro andar e sorriso no rosto.
Eles gostam e tem orgulho.
Nem eu.
Quando se anda de transportes públicos também não se perde tempo com isso.
“Eu nao perdo” ? agora percebi que es brasileiro
Corrector…
E eu não perco tempo á espera que o carro carregue… ou fico sentado no sofá a pensar… oh wait, não posso ir passear porque a bataria do carro não dá para eu ir passear… oh não posso pôr o carro a carregar porque não são 22h, oh o preço do OMIE está caro.
Malvados dos carros que carregam 1200km de autonomia em 2minutos.
Triste é só ir abastecer na segunda feira porque os combustíveis vão ficar mais baratos… ou ter que ir a correr na sexta porque vão subir na segunda.
Não dá para ir passear? Então que carro tem ? Liga o carregador de 12v ?
@JL finalmente instalaram um carregador rápido a 3km de casa… Faço a simulação no Miio ainda com o 2008 com que tinha andando e voilá, 25€ para carregar 30kwh.
Será barato?
Se escolher o mais barato será bem mais barato.
Mas se não quer eléctrico porque anda a ateimar com eles ?
Perder tempo a carregar elétricos são mais caro. É só para quem não tem vida.
Com €30 faço 1500km…
Realmente é mais caro do que os €75 que pagava anteriormente.
se souberes ler, ele deu valor ao tempo, que é o mais importante na equação. Só parolada é que não percebe isto.
Nesse caso é melhor usar eléctrico, já que se perde menos tempo.
Então quanto custa no seu ?
Claro que é caro o mesmo carro na China custa 13.000€.
Europa e todos os seus impostos e taxas!
Realmente é melhor um 1.2 Puretech…. ou um 1.0.
Para muitos sim, basta andares na rua e abrires os olhos.
Sim, tenho um mecânico aqui ao lado cheio deles para reparar porque não existem peças de reposição que chegue…
Engraçado, eu aqui ao lado tenho um cheio de carros electricos a ponderar irem para abate porque a maioria não vale a pena reparar…
Ou porque não os sabem reparar…
Tens de ir lá tu dar umas aulas á lá Rei dos Watts, Lol
É porque tens LOL
Para quem diz que não se vendem carros elétricos, de um dia para o outro já diz que tem sucatas de carros elétricos ao pé dele …
Curioso.
tu queres um podretech com correia banhada a oleo
Temos o novo Renault 5 que também começa nos 27 mil euros, e acho que ainda vem uma versão de 25 mil.
Exato. Mas estes também têm na Europa uma versão mais barata, com uma bateria menor. Agora, são coisas diferentes, o Renault 5 é uma linha com outro tipo de possíveis clientes, onde adicionam a praticidade do carro com um preço acessível, económico e com a mítica do veículo.
O R5 tem uma imagem mais europeia, este é mais asiático. Contudo, é o mercado que vai escrutinar.
E pelo mesmo preco o Citroen c3, com boas opcoes europeias não faz sentido apostar em marcas como esta. Este carro para ser apelativo tinha que estar abaixo do 20 mil Euros.
Só que um E-C3 na versão base nem sequer tens direito a um ecrã multimédia e levas um suporte plástico para o telemóvel… e sem carregamento rápido.
A versão que leva um ecrã, os preços começam nos €28.000!
https://www.citroen.pt/modelos/new-e-c3.html#buildyours
Ecrã? Mas queres um carro pelo ecrã ou pelo objetivo de te deslocares? Só O(I&$&%#$ típicas da geração redes sociais. Zombies dos ecrãs.
Mesmo assim compensa mais o Citroën ou Renault
E mais, se encomendares hoje 22 de Novembro, o carro só está disponível em Maio/2025…
Qual é mesmo o preço desse citadino na China? Metade do que pedem na Europa não?
Menos um bocadinho…
Na China encontras a volta de 9.000$ até 13.000$ depende muito do equipamento de série e bateria.
Mas é mais de metade do preço aqui pedido.
https://www.alibaba.com/product-detail/New-2024-luxury-fashion-design-electric_1601123605301.html
https://www.alibaba.com/product-detail/Dongfeng-Nano-01-Deposit-Cheaper-Than_1601101311146.html
Porra, agora compramos carros sérios pela internet
na China não sei mas na holanda é 23k…
Espera aí: esse é o Dongfeng Box que vai custar 19.990 na Espanha segundo o Alejandro Perez:
https://www.youtube.com/watch?v=JsFwHAU0SZI
Então nós, que temos salários miseráveis, de 2/3 dos espanhóis ou menos, vamos pagar 7 mil a mais que eles??? Como é que é? estamos a ser governados por crápulas ou quê? Esvaziam-nos os bolsos e lavam-nos o cérebro.
Fiscalidade, dimensão… isso diz muito das diferenças entre Portugal e Espanha.
fiscalidade? o IVA não difere assim tanto…
Não é nada.
Quem comercializa é a Salvador Caetano, logo os preços estão hyper inflacionados
O importador na Espanha não ganha, queres ver? 😀
É a Salvador Caetano na mesma…
https://salvadorcaetano.pt/press-releases/salvador-caetano-auto-e-o-importador-exclusivo-das-marcas-da-dongfeng-motor-corporation-na-peninsula-iberica/
Está explicado. A diferença são impostos 😉
Estes Srs. estão a importar tudo o que é Chines em automóvel…
Mas tens votado sempre neles.
Faz como eu, compro em espanha. Tenho um primo la com morada dele tudo ok
Como somos ricos, vamos pagar desde 26.750€* e nem sequer vendem versão com 31.5 kWh
Noruega para versão 42.3 kWh, NOK 217,900 ou 18.843,67 Euros
Espanha desde 18.995€
Wow! Só custa tanto como 2 Sanderos…é fazer as contas, não obrigado!
Por esse valor compro 2 Sanderos… e não corro o risco disto acontecer:
https://www.automobile-propre.com/articles/temoignage-voici-pourquoi-la-mg4-accidentee-dadrien-est-immobilisee-depuis-9-mois/
Eu tive 4 meses à espera do kit de distribuição de um Peugeot… feito na Europa.
A julgar pelo tempo dos outros carros que vejo aqui no mecânico a maior parte dos carros passa meses à espera de peças.
Não sei se é verdade ou não, mas à dias disseram que Peugeot e afins à escassez de algumas peças, porque motivo não sei…
Os peugeots/citroen com o motor 1.2 Puretech estão a dar problemas e não há peças que cheguem…
É um motor não aguenta 100.000km e é muito problemático.
No entanto estão a criticar o MG4, porque existe muita gente hipócrita que acha que essas coisas só acontecem aos carros elétricos, no entanto conforme também constatas, é um problema geral.
De 4 meses a 9 ainda faltam 5 e neste caso o dono do MG4 Adrien já diz que o mais certo é o carro voltar a rodar só para o próximo ano. Mas continue a atirar areia para os olhos!
Anda um senhor no grupo dos DACIA a reclamar que a Dacia anda à quase um ano para lhe substituir uma bomba de qualquer coisa, ele está parado à meses com o carro e sem ganhar, já que é uber.
Essa traz água no bico…deve estar à espera que alguém lhe pague por algo que ele estragou. Dacia é Renault, não faltam peças.
Claro que está a pensar nisso, o carro está na garantia e tem 20 mil kms.
É com cada nome. XD
Não conheço a marca, por isso não posso dizer se é bom ou mau. Em relação à autonomia real de 210km, o item mais importante de BEV, é péssimo.
Qual é que tem essa autonomia? É que o artigo fala em 310 km de autonomia do Box.
O que as marcas anúnciam nunca é a real, seja nos BEV ou nos ICE.
Mas mesmo que fosse a autonomia real menos de 420 km actualmente é fraco.
Sim e tu conseguiste logo numa bateria de 42,3 kWh perceber que a décalage são 100 km 😀 tá certo!
Vai lá fazer 350km a 120km/h e vais ver a tua autonomia de 310km a serem 200 ou menos. Isto passa-se em todos os carros com baterias com essa capacidade. Não vale a pena gozar. Até o megane com maior bateria numa auto-estrada para fazer 300km é preciso uns 100/110km/h. E tem bem mais de 50kWh. Por isso não é preciso sermos bruxos para perceber que o que eles dizem pode servir apenas para cidade. Mas dar 30k ou 40k para um carro citadino e pouco mais é mesmo de rico. E ricos só alguns.
A 120? Mas andas sempre a 120?
Vocês e essa ideia errada de condução. Depois criam estas ilusões. Na prática do dia a dia a tua velocidade média ronda os 60 km/h.
Auto-estrada. Não me interessa se tu fazes 60km/h no teu dia a dia. Eu faço 120 quando puder legalmente. Isso ronda um pouco o fanatismo. Quererem obrigar as pessoas a ter carro apenas para andar na cidade. Eu quero um carro para ir mais longe quando me apetecer e sem que ninguém tenha nada a ver com isso. Querem dar 30k ou 40k para andar em cidade, fixe, ainda bem para vocês. Não me venham é vender essa banha da cobra.
Querem obrigar ? quem ? essa(s) pessoa(s) devia(m) ser chamadas à autoridade.
LOOOL
Esta malta tem uma ideia completamente errada de como se conduz nas cidades. Segundo dados das entidades competentes, em grandes cidades (Lisboa, Porto), a velocidade média real ronda os 20 a 30 km/h, com variações dependendo do horário.
• Horas de ponta: 15 a 20 km/h (devido a congestionamentos).
• Horas de menor tráfego: 25 a 35 km/h.
• Cidades médias (Coimbra, Braga, Faro): A média é ligeiramente maior, entre 25 e 40 km/h, devido a menor densidade de tráfego.
• Zonas suburbanas ou menos densas: Em áreas menos movimentadas dentro das cidades, a média pode subir para 40 a 50 km/h, especialmente em avenidas principais com boa fluidez.
Claro que se a ideia for fazer Porto – Lisboa de autoestrada, e a média for 120 kms hora, a pessoa num elétrico terá de gerir bem o seu tempo, pois poderá ter de fazer uma paragem para recarregar. Mas isso é apenas uma fração pequena de todo o tráfego nacional. E, como já referi imensas vezes, os elétricos não sãoi para todos. Há pessoas que não têm perfil de utilização de um VE.
😀 depois dizem coisas destas “Não me venham é vender essa banha da cobra.” Nunca, já a compraste.
Em portugal ninguem tem €€ para comprar veiculos
Vendas em Portugal – Dacia vende menos que a Mercedes……..
Mercedes-Benz 12.520
Dacia 12.008
Presumo que metade ou mais de metade dessas matrículas de Mercedes seja de locadoras ou comprados através de empresas. O povão só tem guito para Dacia novo, Mercedes usados em 3a mão ou empréstimos para ilusões.
Impossível, se as locadoras não querem eléctricos.