AirPods Pro 2: firmware 7B19 traz aparelho auditivo, teste auditivo e proteção auditiva
Já tem sido tema quando o assunto são os AirPods e as suas novas funcionalidades focadas na saúde do utilizador. Como parte da promessa apresentada pela Apple, o firmware 7B19 para AirPods Pro 2 traz a funcionalidade de aparelho auditivo, teste auditivo e proteção auditiva.
AirPods Pro 2 recebem uma enorme funcionalidade
Passo a passo, a Apple está a levar aos seus dispositivos funcionalidades que auxiliam os utilizadores numa espécie de médico pessoas. Começou com o iPhone que compilava vários parâmetros dedicadas à saúde e bem-estar, depois o Apple Watch introduziu sensores e medições mais eficazes. Os AirPods são o próximo dispositivo a ajudar o utilizador no que toca à saúde auditiva.
Feita a promessa desta nova ação dos AirPods na keynote de setembro passado, chega agora aos auscultadores o firmware necessário para que tal seja possível.
Auscultadores que fazem testes de audição
A Apple lançou na quinta-feira uma nova atualização de firmware para os dois modelos existentes do AirPods Pro 2 com capa de carregamento MagSafe, incluindo as edições USB-C e Lightning. O firmware mais recente do AirPods Pro 2 agora é a versão 7B19 e é um avanço em relação à versão anterior 7A305.
Enquanto a maioria das atualizações de firmware dos AirPods podem ser consideradas atualizações menores com mudanças tão insignificantes que a Apple nem se preocupa em listá-las no registo de alterações, este não é o caso da versão 7B19.
Na verdade, esta pode ser a atualização mais importante para os AirPods Pro 2 desde a versão 7A294, que foi lançada há pouco mais de um mês.
Citando a página da web da Apple sobre atualizações de firmware para AirPods, a versão 7B19 do firmware incorpora muitas novas funcionalidades que funcionam de forma interoperável com a próxima atualização de firmware iOS e iPadOS 18.1 da empresa.
O registo de alterações completo encontra-se abaixo:
Notas de lançamento da versão 7B19
- Quando utilizados com um iPhone ou iPad com o iOS 18.1 ou iPadOS 18.1 ou posterior, os AirPods Pro 2 com a atualização de firmware 7B19 permitem três novas funcionalidades - Teste Auditivo, Aparelho Auditivo e Proteção Auditiva.
- A funcionalidade Teste de audição Apple fornece resultados de testes auditivos validados cientificamente no conforto de casa (destinado a utilizadores com 18 anos ou mais).
- A funcionalidade Aparelho auditivo fornece assistência personalizada de nível clínico que é aplicada automaticamente aos sons do ambiente, bem como a música, vídeos e chamadas (destinada a utilizadores com 18 anos ou mais com perda auditiva ligeira a moderada)
- A funcionalidade de proteção auditiva ajuda os utilizadores a minimizar a exposição a ruído ambiente elevado em todos os modos de audição (disponível nos Estados Unidos e no Canadá)
As funcionalidades requerem AirPods Pro 2 com a versão de firmware 7B19 ou posterior. Todas as funcionalidades podem não estar disponíveis em todos os países ou regiões.
As novidades de destaque desta atualização de firmware são o suporte para o modo de aparelho auditivo, o teste de audição e os avanços na proteção auditiva. Estas são caraterísticas que a Apple apresentou durante a sua mais recente apresentação, e estão prestes a tornar a vida muito melhor para as pessoas com problemas auditivos que podem desconhecer.
Os AirPods Pro 2 não só podem ser utilizados como um aparelho auditivo aprovado pela FDA, como também podem testar a sua audição no próprio aparelho, sem necessidade de consultar um médico. Além disso, as funcionalidades mais inteligentes ajudam a proteger os seus ouvidos de sons altos próximos, preservando assim a sua audição durante mais tempo à medida que envelhece.
E como funciona?
Bom, depois de instalar o iOS 18.1 (que já o temos na versão RC), emparelhamos os AirPods Pro 2. Claro, já temos de ter a versão 7B19 atualizada no firmware destes auscultadores.
Agora, em Definições, vamos ao menu dos AirPods Pro 2. Dentro, a Apple colocou um novo grupo: Assistência auditiva.
Aqui podemos não só fazer um teste auditivo, como podemos usufruir de apoio multimédia, assim, para quem precisar, de configurar a funcionalidade aparelho auditivo.
Conforme podemos ver nas imagens que captamos no nosso teste, a nova funcionalidade começa por dar algumas explicações e solicitar algumas informações sobre o utilizador.
Além das informações sobre o utilizador e as indicações de como colocar bem os AirPods, a ferramenta analisa o espaço circundante para perceber se está calmo, silencioso, para não haver interferências no teste auditivo.
A questão do sítio certo só irá ajudar a obter dados mais fidedignos. Não faça o teste se ouvir ruído à sua volta.
Pode ter um primeiro contacto com o som que vai ouvir para perceber o tipo de teste será feito. Depois, e as indicações são bem claras, quando o teste começar, nas várias frequências analisadas, o som irá aparecer. Toque no ecrã quando começar a ouvir.
O teste é rápido e irá percorrer uma lista de frequência, tal como acontece quando vamos a um hospital ou clínica fazer um audiograma.
Primeiro a esquerda, depois a direita e os resultados aparecem num instante. Estes resultados variam de pessoas para pessoas, e os fatores como a idade, exposição ao ruído, entre outras, podem explicar a perda de audição.
Depois do resultado apresentado, os valores serão enviados para a aplicação Saúde. Lá, no separador audição, terá o audiograma com um respetivo gráfico. Pode exportar e enviar ao seu médico.
Depois a Apple permite então ativar o apoio multimédia. Isto é, usar os AirPods para melhorar a audição quando está a ver TV, ouvir música e mesmo andar na rua. Uma espécie de dispositivo auditivo, mas com uma abrangência maior.
Estas informações podem ser efetuadas periodicamente, permitindo perceber uma evolução do nosso ouvido.
Este artigo tem mais de um ano





































