Google nunca vendeu tantos smartphones num trimestre e os novos Pixel são os responsáveis
O mercado dos smartphones tem estado a mudar de forma que muitos entendem não ser normal. As marcas estão a adaptar-se e uma delas parece destacar-se. A Google, a gigante da Internet, teve o melhor dos seus trimestre de vendas, com os Pixel 9 a serem os responsáveis por este desempenho único.
Google nunca vendeu tantos smartphones
A Google está no mercado dos smartphones há mais de 10 anos, mas chegou ao mesmo nível de popularidade de pesos pesados como a Samsung ou a Apple. No entanto, as coisas estão a melhorar para a gigante das pesquisas. Isto porque vendeu 10 milhões de smartphones Pixel durante 2023.
Esta posição tem ficado cada vez mais clara e foi visto que está a ter uma melhor adoção nos EUA e em regiões importantes como o Japão. Agora, um relatório de mercado mostra que a Google teve os melhores três meses de vendas de smartphones. E tudo graças à nova série Pixel 9.
Segundo a Counterpoint Research, a Google vendeu mais telefones no terceiro trimestre de 2024 do que em qualquer outro trimestre anterior. A empresa de estudos não partilhou números específicos, mas é seguro dizer que este crescimento tem um culpado. Foi impulsionado pela série Pixel 9, anunciada em agosto.
Os novos Pixel são os responsáveis
A Google lançou algumas atualizações importantes na sua linha de smartphones. Apresentou quatro modelos, incluindo o novo Pixel 9 Pro XL e o Pixel 9 Pro Fold. Todos os quatro smartphones estrearam com o SoC Tensor G4, desenhado e fabricado segundo as indicações da gigante das pesquisas.
O mercado de smartphones como um todo cresceu 2% no terceiro trimestre de 2024, com a Samsung a liderar o mercado. O interessante é que a Counterpoint observa que a Samsung tem 19% do mercado, enquanto a Apple tem 16%, criando um grande fosso entre o primeiro e o segundo lugar. No entanto, a Canalys informou no início desta semana que quase não existe diferença entre as quotas de mercado da Apple e da Samsung, ambas com 18%.
A Motorola e a Huawei não estão entre as cinco principais marcas de smartphones em termos de quota de mercado, mas ambas registam um enorme crescimento, com um aumento de 30% ano após ano. Focando nos cinco primeiros, a Samsung e a Apple ocupam o primeiro e segundo lugares, enquanto as restantes posições são de marcas chinesas. A Xiaomi subiu para 14% com o terceiro lugar, e a Oppo e a Vivo completam os cinco primeiros, cada um com 9%.
Só servem para lhes meter o GrapheneOS.
São telemóveis espetaculares. Porque é que não havia de vender.
Quotas de mercado do 3º trimestre de 2024 (Q3 2014):
– Canalys
1º – Samsung: 18% (21% no Q3 2023, -3 p.p.)
2º – Apple: 18% (+1 p.p.)
3º – Xiaomi: 14% (+1 p.p.)
4º – OPPO: 9% (-1 p.p.)
5º – Vivo: 9% (+ 1p.p.)
– Counterpoint, indo ver também o gráfico do Q3 2023
1º – Samsung: 19% (20% no Q3 2023, -1 p.p.)
2º – Apple: 16% (igual)
3º – Xiaomi 14% (igual)
4º – OPPO: 9% (igual)
5º – Vivo: 9% (+2 p.p.)
Uma delas andou a trocar Samsungs com iPhones 🙂
Às vezes anda-se a discutir quem vendeu mais, quem ultrapassou e depende da agência.
Já vou no 2º Pixel e não tenho intenções de mudar.
Outra coisa, então os Iphones não eram os mais vendidos?
Afinal é a Samsung ou a Apple quem vende mais smartphones? Decidam-se….
Depende. Se for ao trimestre, no 4º trimestre é praticamente certo que será a Apple (e, possivelmente no primeiro de 2025 com a chegada da Apple Intelligence). Se for ao ano, em 2023 a Apple vendeu mais, e ver-se-á o que acontece em 2024.
Se for ao mês, em agosto, a Xiaomi vendeu mais do que a Apple, o que rendeu um post com os comentários do costume. Em setembro, a Apple foi o fabricante que mais vendeu e deve ficar assim nos meses seguintes.
Depois da Huawei agora é Honor
Melhor andróide no mercado, esta versão Pixel 9 Pro está espetacular.
apple é iphone. android é pixel. fácil.
Os meus 2 últimos foram 1+, o 7 Pro e o 9Pro que ainda estão a bombar. Há 2 meses adquiri o meu primeiro Pixel, o 8 Pro e há 1 mês os Pixel Buds Pro 2. Só tenho a dizer maravilhas e não voltarei a ter outras marcas nem sair do ecossistema Pixel. Android puro, rápido e fluído, 7 anos de atualizações, 600€ por 1 Pixel 8 Pro com 256GB de armazenamento, comprado na Vodafone com pontos. Não jogo no telemóvel, o Tensor 3 nunca me deixou ficar mal, excelente qualidade de ecrã, excelente visibilidade com a luz do sol a incidir no ecrã. Estou maravilhado.
Só espero que baixe para trocar o meu 7 pelo 9 Pro 😀
Ainda hoje tive com o branquinho na mão mas 1.200€ por um smartphone não dou e não se trata de ter ou não felizmente posso mas recuso-me a fazê-lo seja pelo smartphone que for ainda tenho noção… Mas quando andar a preços abaixo dos 4 digitos cá estarei!
O tempo passou, os Smartphones Android só Cresceram e esse tal de Apple Intelligence não tem nada de Inteligente sem falar que para jogos e muitas outras tarefas ou utilidades importantes, IPhones estão anos luz de distância dos Android…
GrapheneOS goated