Smart ganha fôlego e tamanho com o projeto do #5 Concept
Longe vão os tempos dos pequenos e compactos carros da Smart rolarem alegremente pelas cidades. Agora, a aposta está também virada para novos segmentos de mercado, como o dos SUV, para onde está direcionado este Smart #5 Concept.
Uma vida diferente para o conceito Smart
Apresentado no Salão Automóvel Híbrido e Elétrico, no stand da Sociedade Comercial C. Santos, o smart #5 Concept constituiu uma verdadeira surpresa e representa a mais recente aposta de uma marca mais conhecida pelos seus veículos compactos e urbanos.
Desenvolvido em parceria com a Mercedes-Benz e a Geely, este modelo marca uma nova fase para a smart, que tem vindo a expandir-se para o segmento dos SUVs elétricos.
O #5 Concept é um SUV totalmente elétrico, desenhado para oferecer uma alternativa elegante e sustentável no crescente mercado de SUVs.
Visualmente, o modelo tem um design futurista e elegante, com linhas aerodinâmicas e detalhes que o distinguem de outros modelos da categoria. Os faróis são finos e de LED, com uma grelha frontal fechada, típica dos veículos elétricos. Além disso, as jantes de liga leve são de grandes dimensões, conferindo ao automóvel uma aparência robusta e dinâmica.
No que toca às dimensões, o smart #5 é ligeiramente maior que o smart #1, oferecendo mais espaço interior para os passageiros e para bagagem. O interior do veículo combina funcionalidade com tecnologia avançada, refletindo o compromisso da marca com o conforto e a inovação.
Destaca-se o painel de instrumentos digital, que inclui um ecrã tátil de grandes dimensões no centro do tablier, através do qual o condutor pode aceder ao sistema de infotainment, com funcionalidades como navegação, integração com smartphones, e um conjunto de assistentes de condução.
A nível de motorização, este smart #5 Concept possui um sistema de transmissão com tecnologia de 800 volts e uma bateria com uma capacidade nominal de mais de 100 kWh. Isto permite um carregamento super-rápido, com a capacidade de recuperar até 70% do estado de carga (10-80%) em apenas 15 minutos.
Oferece ainda uma autonomia totalmente elétrica de mais de 550 km.
Lançamento no próximo ano
O smart #5 Concept deverá chegar ao mercado em meados de 2025. O modelo destina-se a expandir a presença da marca no mercado europeu e asiático, com especial foco em consumidores que procuram veículos elétricos versáteis e adequados tanto para a cidade como para viagens mais longas.
Este lançamento faz parte de uma estratégia mais ampla da smart, que visa reposicionar a marca como um importante player no segmento de veículos elétricos premium.
Assim, a marca tem grandes expectativas para o #5, acreditando que este modelo irá atrair não apenas os fãs da marca, mas também novos consumidores que procuram um SUV compacto e totalmente elétrico.
Com a crescente procura por SUVs elétricos e a reputação da smart em oferecer veículos de qualidade, esta proposta tem o potencial de ser um sucesso no mercado de veículos elétricos.
É giro mas, pertenço provavelmente áquela minoria que separa jipes de carros.
Os Suv serão sempre aqueles veículos carros que dão ares de jipes.
Brinquedo para quem tem dinheiro para desperdiçar, que utilidade tem esse brinquedo para o comum do trabalhador ? Se me saísse o euromilhões até era capaz de comprar para ir à praia, dar umas voltas no monte…
Se te saísse o Euromilhões não preferias comprar antes um jipe a sério e um bom carro para o dia a dia?
A UE em vez de atacar os Diesel cegamente deveria era de “atacar” os SUV. Numa época onde descarbonizar é palavra de ordem não se compreende o porquê de os automóveis terem dimensões cada vez maiores. Um exemplo paradigmático é o VW Polo actual ter as dimensões do VW Golf IV (carro) produzido entre 98-2003. E o dos Smart está à vista de todos. Os SUV são um assassinato à eficiência aerodinâmica dos automóveis.
Pergunto: quanto seria possível atingir em consumos se as dimensões dos automóveis se tivessem mantido e as frentes não fossem quadradas? Quantos km seria possível um Tesla fazer em estrada, fossem mais pequenos e leves?
Tens de viajar mais se achas que SUVs são o problema
Nao preciso de viajar para saber (!) 😉 que um SUV é a antítese de aerodinâmica e peso optimizados e que os consumos de combustível sao por isso muito mais elevados do que aquilo que poderiam ser, fossem os automóveis no geral mias compactos. Principalmente em cidade.
+1
mas o ataque aos diesel é mais que justificado dado o dieselgate!
Acrescento que os SUV retiram visibilidade a um carro de tamanho “normal” que siga atrás quer para quem venha na via oposta quer para quem vai a conduzir atrás do SUV…isto é perigoso!
e deixar distancia não:
Artigo 18.º define as seguintes regras:
1 – O condutor de um veículo em marcha deve manter entre o seu veículo e o que o precede a distância suficiente para evitar acidentes em caso de súbita paragem ou diminuição de velocidade deste, tendo em especial consideração os utilizadores vulneráveis.
2 – O condutor de um veículo em marcha deve manter distância lateral suficiente para evitar acidentes entre o seu veículo e os veículos que transitam na mesma faixa de rodagem, no mesmo sentido ou em sentido oposto.
3 – O condutor de um veículo motorizado deve manter entre o seu veículo e um velocípede que transite na mesma faixa de rodagem uma distância lateral de pelo menos 1,5 m, para evitar acidentes.
Um Skoda Kodiaq 2024 e um Seat Leon carrinha teem literalmente o mesmo queficiente aerodinamico (0.29 se nao estou em erro).
So vais sentir isso na carteira de conduzires a 180km/h, porque varia com o quadrado da velocidade.
Por curiosidade, o Tesla model y tem 0.23. Um dos mais eficientes do mercado, literalmente, incluindo carros. Nao e o tamanho do carro que os faz ser ineficientes, mas sim o desenho.
Enfim, disseste muita coisa, mas nao acertaste em quase nada. Se queres limitar a pegada de carbono, tens que passar leis a reduzir a velocidade e passar a ter fiscalizacao genuina, nao a que fazemos agora que qualquer waze consegue vencer.
Compara com automoveis baixos e compactos sem frente quadrada 🙂 E quando vires que um cubo é tão ou mais aerodinâmico que um corpo esguio talvez devas descofiar 🙂
Por amor de deus. Eu dei-te exemplos que ser ou nao quadrado e’ irrelevante, o que interessa e’ o queficiente aerodinamico. Eles foram testados em tuneis de vento e no mundo real e os valores estao provados.
Podes teimar o que te apetecer, a ciencia nao te suporta e devias evitar dizer asneiras. Essa e’ uma das razoes os teslas acabam por ter maior autonomia que muitos outros electrics, o design e’ super aerodinamico, independentemente da qualidade do carro (isso e’ outra historia)
Realmente sao todos tolos, preferem lancar carros piores porque o Entusiasta acha que formas mais quadradas nao sao boas… Enfim. Devias procurar no google “Dunning–Kruger effect” e evitar falar do que nao fazes a minima ideia.
Até porque a malta dos SUV não participam em passeios de TT ao fim-de-semana. Em cada passeio quando chego a casa devo ter mais uns 50 mil riscos na chapa do Land Rover. Faz parte do status!
Um SUV cheio de riscos, deixa normalmente os donos histéricos.
E a conversa é sempre a mesma… não vou, estás maluco, aquilo vai bater com tantos buracos…
– Mas é mesmo para bater então?!
– ah mas a pintura metalizada e os plásticos?
– Plásticos? quais plásticos? Levas Tupperware com a sopinha? 🙂
O marketing dos carros mais recentes, é feito quase sempre a dar a ideia da aventura fora de estrada, com tejadilhos, tendas, pôr do sol nas montanhas, mas depois na realidade é um SUV que faz cidade e pouca estrada com lama…