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Smart ganha fôlego e tamanho com o projeto do #5 Concept

                                    
                                

Autor: Vítor M.


  1. Halnaweb says:

    É giro mas, pertenço provavelmente áquela minoria que separa jipes de carros.
    Os Suv serão sempre aqueles veículos carros que dão ares de jipes.

  2. IrÓcuMata says:

    Brinquedo para quem tem dinheiro para desperdiçar, que utilidade tem esse brinquedo para o comum do trabalhador ? Se me saísse o euromilhões até era capaz de comprar para ir à praia, dar umas voltas no monte…

  3. Entusiasta says:

    A UE em vez de atacar os Diesel cegamente deveria era de “atacar” os SUV. Numa época onde descarbonizar é palavra de ordem não se compreende o porquê de os automóveis terem dimensões cada vez maiores. Um exemplo paradigmático é o VW Polo actual ter as dimensões do VW Golf IV (carro) produzido entre 98-2003. E o dos Smart está à vista de todos. Os SUV são um assassinato à eficiência aerodinâmica dos automóveis.

    Pergunto: quanto seria possível atingir em consumos se as dimensões dos automóveis se tivessem mantido e as frentes não fossem quadradas? Quantos km seria possível um Tesla fazer em estrada, fossem mais pequenos e leves?

    • Zé Fonseca A. says:

      Tens de viajar mais se achas que SUVs são o problema

      • Entusiasta says:

        Nao preciso de viajar para saber (!) 😉 que um SUV é a antítese de aerodinâmica e peso optimizados e que os consumos de combustível sao por isso muito mais elevados do que aquilo que poderiam ser, fossem os automóveis no geral mias compactos. Principalmente em cidade.

    • freakonaleash says:

      +1
      mas o ataque aos diesel é mais que justificado dado o dieselgate!
      Acrescento que os SUV retiram visibilidade a um carro de tamanho “normal” que siga atrás quer para quem venha na via oposta quer para quem vai a conduzir atrás do SUV…isto é perigoso!

      • desatento says:

        e deixar distancia não:
        Artigo 18.º define as seguintes regras:

        1 – O condutor de um veículo em marcha deve manter entre o seu veículo e o que o precede a distância suficiente para evitar acidentes em caso de súbita paragem ou diminuição de velocidade deste, tendo em especial consideração os utilizadores vulneráveis.
        2 – O condutor de um veículo em marcha deve manter distância lateral suficiente para evitar acidentes entre o seu veículo e os veículos que transitam na mesma faixa de rodagem, no mesmo sentido ou em sentido oposto.
        3 – O condutor de um veículo motorizado deve manter entre o seu veículo e um velocípede que transite na mesma faixa de rodagem uma distância lateral de pelo menos 1,5 m, para evitar acidentes.

    • David says:

      Um Skoda Kodiaq 2024 e um Seat Leon carrinha teem literalmente o mesmo queficiente aerodinamico (0.29 se nao estou em erro).

      So vais sentir isso na carteira de conduzires a 180km/h, porque varia com o quadrado da velocidade.

      Por curiosidade, o Tesla model y tem 0.23. Um dos mais eficientes do mercado, literalmente, incluindo carros. Nao e o tamanho do carro que os faz ser ineficientes, mas sim o desenho.

      Enfim, disseste muita coisa, mas nao acertaste em quase nada. Se queres limitar a pegada de carbono, tens que passar leis a reduzir a velocidade e passar a ter fiscalizacao genuina, nao a que fazemos agora que qualquer waze consegue vencer.

      • Entusiasta says:

        Compara com automoveis baixos e compactos sem frente quadrada 🙂 E quando vires que um cubo é tão ou mais aerodinâmico que um corpo esguio talvez devas descofiar 🙂

        • David says:

          Por amor de deus. Eu dei-te exemplos que ser ou nao quadrado e’ irrelevante, o que interessa e’ o queficiente aerodinamico. Eles foram testados em tuneis de vento e no mundo real e os valores estao provados.

          Podes teimar o que te apetecer, a ciencia nao te suporta e devias evitar dizer asneiras. Essa e’ uma das razoes os teslas acabam por ter maior autonomia que muitos outros electrics, o design e’ super aerodinamico, independentemente da qualidade do carro (isso e’ outra historia)

          Realmente sao todos tolos, preferem lancar carros piores porque o Entusiasta acha que formas mais quadradas nao sao boas… Enfim. Devias procurar no google “Dunning–Kruger effect” e evitar falar do que nao fazes a minima ideia.

  4. halnaweb says:

    Até porque a malta dos SUV não participam em passeios de TT ao fim-de-semana. Em cada passeio quando chego a casa devo ter mais uns 50 mil riscos na chapa do Land Rover. Faz parte do status!

    Um SUV cheio de riscos, deixa normalmente os donos histéricos.
    E a conversa é sempre a mesma… não vou, estás maluco, aquilo vai bater com tantos buracos…
    – Mas é mesmo para bater então?!
    – ah mas a pintura metalizada e os plásticos?
    – Plásticos? quais plásticos? Levas Tupperware com a sopinha? 🙂

  5. palex says:

    O marketing dos carros mais recentes, é feito quase sempre a dar a ideia da aventura fora de estrada, com tejadilhos, tendas, pôr do sol nas montanhas, mas depois na realidade é um SUV que faz cidade e pouca estrada com lama…

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