Incêndios: imagens da NASA mostram um país a intoxicar coberto de fumo
Os incêndios que têm "incinerado" várias zonas do país estão a intoxicar a população. As imagens de satélite captadas neste início de semana, pela NASA, mostram uma grande nuvem de fumo que se prolonga pelos vários focos de incêndio até ao Oceano Atlântico. Cuidado com este fumo. Deixamos algumas recomendações.
O país, fruto dos muitos incêndios florestais que se registaram e ainda estão ativos, na região Centro e Norte do país, deixou o ar irrespirável em muitas partes de Portugal.
As imagens divulgadas pela NASA Worldview, um serviço da agência espacial norte-americana, mostram uma grande nuvem de fumo que o vento está a empurrar em direção ao Oceano Atlântico.
Nestas duas imagens, podemos facilmente perceber que há mais incêndios e que o fumo cobre uma mancha populacional enorme em Portugal.
Saiba como se proteger da exposição ao fumo!
Considerando os incêndios que se encontram ativos no país, sobretudo nas regiões Norte e Centro, verifica-se uma quantidade considerável de fumo no ar, com impacto a nível respiratório, cardiovascular e oftalmológico.
Os componentes do fumo podem provocar algumas complicações, tais como:
- irritação dos olhos, do nariz e da garganta;
- aumento das secreções/expetoração;
- tosse persistente;
- inflamação e estreitamento das vias respiratórias (edema);
- doenças respiratórias, como a bronquite;
- agravamento de doenças do coração e respiratórias;
- alterações do estado de consciência (fraqueza, sonolência, desmaio).
Existem grupos com um maior risco de desenvolver complicações pela inalação de fumo, nomeadamente: idosos, crianças, grávidas e pessoas com história de doenças cardiovasculares ou respiratórias, como a asma ou a doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC).
Imagens impressionantes captadas pela equipa 43 Grupo dos Canadair de Espanha que combatem os fogos em Portugal.
É importante estar prevenido para uma situação de incêndio. Se fizer parte dos grupos de risco, deve:
- ter alguns produtos em stock (alimentos que não precisem de refrigeração, medicação habitual e máscaras de proteção N95);
- garantir um bom isolamento das portas e janelas de acesso ao exterior;
- caso tenha ar condicionado, garanta um ambiente fresco, de preferência com modo de recirculação de ar;
- definir um plano de evacuação em caso de agravamento da situação e partilhá-lo com as pessoas com quem vive;
- estar atento aos meios de comunicação e informar-se das notícias locais.
Para evitar a exposição ao fumo de incêndios, é recomendado:
- manter-se dentro de casa, com as janelas e as portas fechadas, em ambiente fresco. Se possível, ligar o ar condicionado com modo de recirculação de ar;
- evitar a utilização de fontes de combustão dentro de casa, tais como, aparelhos a gás ou lenha, tabaco, velas e incenso;
- evitar atividades no exterior;
- utilizar máscara (N95) sempre que não puder evitar a exposição ao fumo;
- manter a medicação habitual, nomeadamente se tiver doenças como, a asma ou a doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC). Seguir as indicações do médico se tiver agravamento das queixas;
- manter-se hidratado e fresco.
Portugal continental encontra-se sob Declaração da Situação de Alerta a qual foi prorrogada até às 23:59 horas do dia 19 de setembro, sendo implementadas as seguintes medidas de caráter excecional:
- Proibição do acesso, circulação e permanência no interior dos espaços florestais previamente definidos nos Planos Municipais de Defesa da Floresta Contra Incêndios, bem como nos caminhos florestais, caminhos rurais e outras vias que os atravessem;
- Proibição da realização de queimadas e queimas de sobrantes de exploração, bem como a suspensão das autorizações que tenham sido emitidas;
- Proibição de realização de trabalhos nos espaços florestais com recurso a qualquer tipo de maquinaria, com exceção dos associados a situações de combate a incêndios rurais;
- Proibição de realização de trabalhos nos demais espaços rurais com recurso a motorroçadoras de lâminas ou discos metálicos, corta-matos, destroçadores e máquinas com lâminas ou pá frontal.
- Proibição da utilização de fogo-de-artifício ou outros artefactos pirotécnicos, independentemente da sua forma de combustão, bem como a suspensão das autorizações que tenham sido emitidas.
Para mais informações, ligue para o SNS 24 (808 24 24 24) ou consulte www.dgs.pt.
Uma salva de apoios, por parte do governo, para estes homens e mulheres que arriscam a vida no terreno e não num bote com motor de 20cv.
Esqueçam as palavras e invistam nos equipamentos e formação destes homens/mulheres, que respiram os fumos da dor das florestas enquanto vamos ao estádio ver futebol, enquanto bebemos o nosso café e enquanto vemos a Casa dos Segredos.
Ajudem os bombeiros com a oferenda de garrafas de água, barras de cereais, sumos, etc.
+1
Em compensação quem pegou os fogos não arriscou nada.
O fogo é na maior parte natural.
É o que dizem os amigos dos incendiários. E eles próprios.
No Alentejo faz altas temperaturas, tem imensos terrenos secos e não pegam fogo!
arde espontaneamente durante as noites, e quando aparecem as tvs ainda funciona melhor.
Obrigado canais de tvs pelas horas de publicidade que fazem gratuitamente ao pessoal que gosta de ver aquilo a arder, deram um optimo contributo
Já não bastavam os carros a combustão a arder por tudo quanto é lado e ainda temos de levar com isto.
E quem diz carros a combustão também diz carros eléctricos de bateria que também gostam de arder por tudo quanto é lado.
Os elétricos ardem durante 4 dias lol.
Deixa lá, é por um bom motivo. Desflorestar para começar a minerar lítio e demais recursos.
Yá @Realista, deve ser isso:
https://1drv.ms/i/s!AvwLJVpLF7bcrcM7D1kDwdfjWk6okg
+1
Ainda segunda feira ardeu um Tesla no eixo norte sul em Telheiras
Também temos de levar com estes comentários absurdo e aguentamos. Sê forte.
“…enquanto vamos ao estádio ver futebol, enquanto bebemos o nosso café e enquanto vemos a Casa dos Segredos.” eish não vendes-te bem a coisa, quem no seu perfeito juizo se sacrifica por um país assim?! Nem a Cristina Ferreira se está para chatear, metia o dinheiro todo na Suiça!
As proporções deste incêndio são o reflexo direto da falta de competência dos decisores políticos. Os incendiários nunca são responsabilizados; não existe um plano de prevenção, temos militares nas casernas, ocupados a preparar banquetes para os muitos generais deste país, quando deveriam ter um papel ativo de vigilância. Acabou-se com a figura do guarda florestal, quando o custo inerrante à manutenção destes guardas é uma ninharia comparado com a perda económica provocada pelos incêndios. Gostava de ver estes políticos darem a cara perante os familiares dos bombeiros e outras vítimas que perderam a vida. Que vergonha de país este.
Meteram a GNR no lugar da Guarda Florestal, quando obviamente não é a mesma coisa.
Guardas Florestais limpavam as suas áreas, não se limitavam a ir multar e (supostamente) vigiar, eles mesmos limpavam. Ao contrário da GNR, vi muitas vezes a Guarda Florestal a patrulhar as florestas, pelo menos cruzava-me com eles quase a cada vez que passava por uma área sob a responsabilidade deles, já pela GNR não me lembro de alguma vez me cruzar com eles nessas mesmas áreas.
No final do dia é a diferença entre arder tudo e não arder quase nada.
Claro que teriam que mudar as leis para considerar um crime extremamente grave que desse direito a 25 anos de cadeia, em um estabelecimento que não dê para sair com uma escada, caso provocassem um incêndio propositalmente ou por negligência grosseira.
e investir mais e melhores meios aéreos, que podem fazer a diferença.
Aos políticos, falem menos e façam mais.
+1000
Está tudo dito! Aquando dos incêndios de 2017, prometeu-se uma revolução no ordenamento do território e na prevenção, para que tragédias assim não se repetissem. Sete (!) anos depois, está tudo na mesma ou pior!!!
Continuam as asneiras das ideias feitas. Culpa do jornalismo reles que temos.
A maior parte dos fogos é natural não é criminosa.
Quando há condições climáticas e material combustível acontece. E ainda não perceberam que quando há vento e muito material combustível não há bombeiros ou aviões que consigam parar o fogo.
A “falta de competência” dos políticos, depois de tantas vezes cientes das consequências, chama-se conivência.
Enquanto o tempo se mantiver quente e com humidade muito baixa mais vento infelizmente vai piorar pois está tudo seco e está tudo por limpar.
Mau demais.
Estamos num país onde não temos tido outra coisa, senão frouxos e irresponsáveis, tanto no Governo, como nas chefias, de certas instituições.
Só tenho a agradecer a quem está na linha da frente e que não tem culpa da frouxidam e da irresponsabilidade, que existe, por este país fora.
Os incêndios são um negócio assim como a Guerra.
Não tem nada que ver com negócio.
E os drones para vigiar a floresta nos dias de maior perigo onde estão?
Um obrigado para aqueles que vêm de outros países, deixam as suas familias e vêm correr grandes riscos para nos ajudar!
Se me derem carta branca para fazer o que tem que ser feito, reduzo a quase zero os incêndios florestais, exceptuando os de origem natural, claro.
Toda a gente sabe as origens destes incêndios.
Incendiários apanhados em flagrante só tinham tempo para fazer o testamento e toca a marchar.
Na China este método anti incêndios teve e tem efeitos notáveis.
De um ano para o outro deixou de haver incêndios florestais, aqueles que começam durante a noite e nos locais mais inacessíveis.
Parece que os malucos ficaram curados.
O antibiótico que eles usam é eficaz e cura os pirómanos todos…
Agora enquanto a polícia os apanha e o juíz os põe na rua, é deixar arder.
Nem sei para que se preocupam com isto.
Quando arder a propriedade se algum político a lei muda…
+1
Mais tretas. Sempre o mesmo discurso que ouço há 40 anos,
Enquanto não se reduzir o combustível nada vai mudar.
E para quem não percebe reduzir o combustível tem custos ambientais também.
Da saga “Se houvesse prisão perpétua ou pena de morte” os crimes acabavam LOLOL
Hugo, garanto-lhe a si com 100% de certeza que os condenados à morte, depois da sentença ser executada, não cometem mais crimes.
Só isso já adianta alguma coisa.
Quantos e quantos criminosos são soltos e logo no primeiro dia voltam ao crime?
Os que estiverem fechados a vida toda tb não cometem crimes cá fora.
Está do lado deles? Aproveite a escada, ainda lá deve estar…
Portanto, sim, para aquele tipo que foi desta para melhor, a vida de crime acabou.
Dúvidas?
Os outras cá fora depois antes de fazerem o mesmo pensariam melhor…
Olhe, eu já aqui contei o episódio, mas vou contar novamente, só para ter uma ideia geral da coisa e acabar com essa treta do crimes acabavam.
A minha esposa é Chinesa, e a primeira vez que fui à aldeia dela vi que aquilo é rodeado de montanhas com uma vegetação muito densa, desde árvores, mato, enfim, é quase impossível sair do trilho.
Parei a observar aquilo, e ela perguntou o que se passa, e eu disse-lhe que se aquelas montanhas estivessem em Portugal só se veriam as pedras, porque a vegetação já teria ardido umas mil vezes.
Ela respondeu que lá tb era assim, começava a arder às tantas da noite no alto e quando finalmente os bombeiros lá chegavam começava a arder noutra montanha.
O governador já farto daquilo pega no código penal e acrescenta o crime de incendiário à pena de morte.
Apanharam uma série deles e todos os que apanharam em flagrante foi tudo abatido.
Sabe o que aconteceu? Acabaram-se os incêndios. Milagre!!! Milagre!!!
Então acabam ou não acabam?
Talvez segundo a sua ideologia os incendiários devem ser castigados com umas valentes férias nas Maldivas, casa na praia e subsídios de uns 10k mês porque a culpa disto tudo é da sociedade e do Passos.
Países com pena de morte têm tanta ou mais criminalidade que Portugal pelo que todo esse paleio vai por água abaixo. São factos.
Para além disso há uma questão fulcral: inocentes condenados à morte. Havendo possibilidade de isso acontecer…e acontece… é mais que suficiente para querer afastar essa hipótese. E sim, é MUITO diferente morrer um inocente às mãos de um criminoso ou às mãos do sistema.
São ideologias e cada qual tem os seus valores, mas era bom experimentarem algumas delas para não dizerem certos disparates. Não foi à toa que a pena de morte foi abolida e se algum dia voltar acredita, o que menos me preocupa são os incêndios.
Hugo, parei de ler onde diz que países com pena de morte têm tanta ou mais crime que Portugal.
Já ouviu falar em Singapura? Dubai?
Não li o resto, poupei-me a isso.
Não leve a mal..
A sério que estás a dar o Dubai como exemplo? lol
Porque não falas da alguns estados da América,Afeganistão, Bangladesh etc??
O facto de haver várias combinações de pena de morte vs criminalidade é mais que suficiente para justificar que não existe uma relação linear entre ambos.
Talvez resolvesse algo, talvez não…mas uma coisa é certa…seria um passo atrás no desenvolvimento enquanto sociedade.
Já agora…a taxa de criminalidade em Portugal NÃO é superior à de Singapura….
São malucos que sabem escolher na perfeição o momento de lançar os ataques incendiários. Bem podemos orgulhar-nos de ter os malucos mais inteligentes do mundo. Mas a vossa ingenuidade de ficar à espera da polícia e dos juízes para resolver o problema é confrangedora. Os incendiários não são delinquentes, não são criminosos, não são malfeitores. Sâo o inimigo. E com o inimigo não há escolha: ou se neutralizam e eliminam, ou se é eliminado por eles. Isto é uma guerra, só os governantes ainda não perceberam.