Volvo 100% elétrica em 2030? Afinal, parece que não…
A Volvo tinha como firme objetivo apenas disponibilizar viaturas elétricas em 2030. Só que o mercado dita outras leis e a marca sueca redefiniu as suas ambições. Na data prevista, grande parte da oferta da Volvo será elétrica, mas ainda haverá lugar para alguns híbridos.
Nos últimos anos, a Volvo tem sido uma das marcas mais vocalmente comprometidas com a eletrificação total da sua gama de veículos, prometendo que, até 2030, iria comercializar exclusivamente carros elétricos.
No entanto, recentemente, a marca sueca admitiu que este objetivo poderá não ser concretizado dentro do prazo originalmente estabelecido e que ainda irá disponibilizar modelos híbridos por volta daquela data.
Esta revelação marca uma mudança significativa nos planos da Volvo, que, até agora, vinha promovendo uma transição rápida para a mobilidade elétrica. A mudança reflete não apenas as dificuldades técnicas e logísticas da eletrificação, mas também as pressões externas e as exigências do mercado automóvel global.
Compromisso inicial
A Volvo foi uma das primeiras marcas de automóveis a anunciar publicamente o seu compromisso em abandonar os motores de combustão interna. Em 2017, a empresa revelou que todos os novos modelos lançados a partir de 2019 teriam algum nível de eletrificação, quer híbridos ou 100% elétricos.
Em 2021, a Volvo reforçou este compromisso ao declarar que até 2030 iria deixar de fabricar veículos com motores a combustão, focando-se exclusivamente nos veículos elétricos.
Esta estratégia foi amplamente vista como um passo audacioso, alinhando-se com as metas ambientais e climáticas globais, especialmente na Europa, onde a pressão para reduzir as emissões de carbono tem sido intensa. A promessa de eliminar os carros a gasolina e a diesel era vista como uma resposta direta às exigências regulatórias que impõem limites mais rigorosos de emissões.
Desafios da transição
Apesar do compromisso firme da Volvo a verdade é que a transição para uma gama 100% elétrica é um desafio complexo e multifacetado.
Um dos principais obstáculos é a infraestrutura de carregamento. Em muitos mercados, especialmente fora da Europa e da América do Norte, a rede de carregamento elétrico ainda está longe de ser suficientemente desenvolvida.
Para que os consumidores possam adotar plenamente os veículos elétricos, é crucial que haja uma infraestrutura robusta e acessível. A falta de pontos de carregamento acessíveis continua a ser um entrave significativo em vários países.
Além disso, a cadeia de fornecimento das baterias enfrenta desafios, como a escassez de materiais e os custos de produção elevados. A procura global por baterias de iões de lítio e outros materiais essenciais para os veículos elétricos tem superado a oferta, o que aumenta os custos e pode criar problemas na produção em massa de veículos elétricos. A Volvo, como outros fabricantes, está dependente da evolução destas cadeias de fornecimento.
Pressões do mercado
Outro fator a considerar é a resposta do mercado. Embora a procura por veículos elétricos esteja a crescer, especialmente na Europa, nem todos os mercados estão a adotar essa transição ao mesmo ritmo. Em muitas regiões, os veículos a combustão ainda são a escolha preferida devido ao custo inicial mais baixo e à falta de incentivos governamentais para a compra de veículos elétricos.
Esta diferença regional nas preferências dos consumidores pode ser uma das razões pelas quais a Volvo está a reconsiderar o seu objetivo de eletrificação total até 2030.
Adicionalmente, a volatilidade dos preços da energia, tanto elétrica como dos combustíveis fósseis, pode influenciar as decisões dos consumidores. Em tempos de crise energética ou de incerteza económica, os compradores tendem a ser mais cautelosos em relação a mudanças significativas nos seus hábitos de consumo, incluindo a transição para veículos elétricos.
Futuro será elétrico, mas...
Apesar desta revisão nos seus planos, a Volvo continua comprometida com o futuro da eletrificação. A marca não abandonou o seu objetivo final de se tornar um fabricante exclusivamente de veículos elétricos, mas admite agora que a transição poderá ser mais gradual do que inicialmente previsto.
Este ajuste de expectativas mostra uma abordagem mais pragmática, que reconhece as realidades do mercado e os desafios técnicos envolvidos na eletrificação em larga escala.
Ao mesmo tempo, a marca sueca está a investir em tecnologia de baterias de última geração e na expansão da sua gama de veículos elétricos, como o Volvo EX90, que já está a posicionar-se como uma referência entre os SUV elétricos.
A marca também tem feito parcerias com empresas de tecnologia e energias renováveis para acelerar o desenvolvimento da infraestrutura de carregamento e soluções de baterias mais eficientes.
O futuro da mobilidade está a caminho da eletrificação e a Volvo diz querer continuará a desempenhar um papel de liderança nesse processo, mesmo que a linha de chegada tenha sido movida um pouco mais para a frente.
Depois de separar a Polestar da Volvo já se adivinhava que a estratégia seria apostar nos dois cavalos…
Volvo, hoje em dia e so mais um chines.
Não é novidade nenhuma. Quem dita as “leis” é o mercado e não a cabeça de alguns iluminados, da igreja eletrica
Entretanto tens o CFO da Volkswagen a dizer que a empresa tem no máximo 1 a 2 anos para evitar males maiores. Aliás foi por não acreditarem na eletrificação, perderam 50% dos seus lucros, que provinham da China…
https://www.theguardian.com/business/article/2024/sep/04/volkswagen-has-a-year-maybe-two-to-turn-around-financial-chief-warns
“Volkswagen told workers during a meeting at its Wolfsburg headquarters on Wednesday that it expected to sell 500,000 fewer vehicles than before the Covid pandemic, “the equivalent of around two plants”, and predicted sales would not return to levels seen in 2019.”
“The automotive industry has changed massively in the volume segment in just a few years. Together, we will implement appropriate measures to become more profitable. We are leading VW back to where the brand belongs – that is the responsibility of all of us,” he said.”
(…)
“However, Volkswagen and other European rivals were slow to embrace electric cars, which has put them at a disadvantage as rivals from China target Europe to sell their cheaper models.”
(…)
“Volvo said on Wednesday it would aim for more than 90% of its global sales to be “electrified” by 2030, a definition that includes fully electric cars as well as plug-in hybrids that combine a smaller battery with a polluting petrol engine. It said this would mean higher carbon emissions for each car: a planned drop of 75% in emissions, compared with 2018, would instead become 65%.
However, it is clear that the transition to electrification will not be linear, and customers and markets are moving at different speeds of adoption. We are pragmatic and flexible, while retaining an industry-leading position on electrification and sustainability.”
Picachu, diz lá o que gostas de levar no…
Quando tens uma empresa como a VW que perde 50% das suas receitas globais para um mercado que está a transitar fortemente para os carros elétricos, achas mesmo que a solução é continuar a produzir carros a combustão, mesmo quando referem que venderam menos 500.000 unidades?
A tua argumentação é boa.
Todo o mercado está estagnado, seja qual for a marca ev, bec, ice, está tudo mau
? Essa cabeça está toda queimada
@Zé Fonseca os veículos elétricos tem vindo a aumentar a quota global apesar da quantidade de carros vendidos globalmente estar estagnada…
https://www.euronews.com/business/2024/09/04/no-sign-of-slowdown-for-chinese-electric-car-sales-despite-global-curbs
Aliás os países europeus e americanos estão a colocar tarifas de importação precisamente para minimizar – e bem – o impacto económico brutal que as marcas tradicionais vão ter de aguentar por terem ignorado e tratado de forma leviana esta alteração previsível do mercado.
@Dito Doi:
Agosto: “Volvo Cars’ global sales up 3 per cent in August.”
“The sales increase was primarily driven by the strong performance of our fully electric cars in Europe, while the Chinese market was more challenging. ”
https://www.media.volvocars.com/global/en-gb/media/pressreleases/333601/volvo-cars-global-sales-up-3-per-cent-in-august
Julho: “Volvo Cars’ global sales up 6 per cent in July”
“The sales increase was primarily driven by the strong sales of our fully electric cars in Europe. ”
https://www.media.volvocars.com/global/en-gb/media/pressreleases/331067/volvo-cars-global-sales-up-6-per-cent-in-july
Junho: “Volvo Cars’ global sales up 8 per cent in June”
“The sales increase was primarily driven by a strong performance in Europe and Latin America and the company’s fully electric small SUV, the EX30.”
https://www.media.volvocars.com/global/en-gb/media/pressreleases/330791/volvo-cars-global-sales-up-8-per-cent-in-june
Maio: “Volvo Cars’ global sales up 13 per cent in May”
“The sales increase was primarily driven by a strong performance in Europe as well as the company’s fully electric small SUV, the EX30.
The company’s sales of electrified models, fully electric and plug-in hybrid models, grew 37 per cent compared to the same period last year and accounted for 48 per cent of all cars sold during May. The share of fully electric cars constituted 25 per cent of all cars sold for the month. ”
https://www.media.volvocars.com/global/en-gb/media/pressreleases/329524/volvo-cars-global-sales-up-13-per-cent-in-may
Abril: “Volvo Cars’ global sales up 27 per cent in April”
The company’s electrified models, with a fully electric or plug-in hybrid powertrain, grew 53 per cent compared to the same period last year and accounted for 48 per cent of all cars sold during April. The share of fully electric cars constituted 26 per cent for the month.
https://www.media.volvocars.com/global/en-gb/media/pressreleases/327471/volvo-cars-global-sales-up-27-per-cent-in-april
Isso tem muito pouco a ver com carros elektros @Realista.
Por isso é que eles recuaram na promessa de 50% BEV até 2025 (que é já amanhã) e 100% de BEV até 2030 e preferem ser vistos como mais uma empresa mentirosa a perder os Clientes! Aliás hoje tudo mente à descarada, já ninguém tem vergonha na cara nem honra a palavra!
Tanta coisa para nada quem dita as regras é o mercado.
“…um pouco mais para a frente.”
Leia-se 2040 e quando lá chegarmos logo se vê!
Está tudo a murchar em redor do hype elektro. Era inevitável!
+1
Volvo nunca mais, tenho o meu C30 1.6d 115cv na oficina, levou com uma repro para 160cv e 320nm passado 3 semanas partiu o bloco a meio. Material fraquito.
(((levou com uma repro ))) aserio que este gajo diz isto! o produto ja é fraco muda o original e queria o que? wtf
Loool
Como as ideias mudam. Vá comissários da UE aproveitam e digam que híbridos são eléctricos e deixem-nos vender depois 2035.
Claro q vão vender depois de 2035.
Acabou-se a história da carochinha dos elétricos. Os consumidores já abriram os olhos e agora só comprar CI e Híbridos!
Elétricos é para quem quer rebentar dinheiro e ter chatices diárias.