Hyundai melhora o IONIQ 5: versão todo-o-terreno e uma bateria maior
O Hyundai IONIQ 5 é uma verdadeira máquina: autonomia robusta, condução confortável e, além disso, é visualmente bonito. Agora, a fabricante tornou-o ainda melhor, preparando-o com uma bateria maior e uma variante todo-o-terreno, o XTR.
A Hyundai revelou detalhes sobre a atualização do IONIQ 5 para 2025 e, para os amantes de carros, há elementos a destacar. Além de carregamento NACS (North American Charging Standard), os clientes conhecerão uma versão preparada para todo-o-terreno, o XTR, e uma bateria maior.
Os dois tamanhos de bateria do Hyundai IONIQ 5 foram aumentados:
- Pack de autonomia standard passa de 58 quilowatts-hora (kWh) para 63 kWh;
- Bateria de longo alcance passa de 77,4 para 84 kWh.
Outra mudança reside na porta de carregamento, que será do tipo NACS, igual à que se encontra nos modelos da Tesla. Isto significa acesso a todas as estações de Supercharger para os proprietários do IONIQ 5, nos Estados Unidos e Canadá. Segundo a Hyundai, será incluído um adaptador CCS.
Além disto, a Hyundai atualizou o IONIQ 5 com novos para-choques, um novo spoiler, rodas mais eficientes em termos aerodinâmicos e três novas cores. No interior, encontrar-se-á um novo layout de controlo de temperatura, portas USB-C, controlos físicos para o aquecedor do assento, e Apple CarPlay e Android Auto sem fio.
Hyundai IONIQ 5 XTR: um todo-o-terreno que promete
O XRT é o segundo modelo especializado a juntar-se ao IONIQ 5, seguindo-se ao IONIQ 5 N, que testámos, em maio:
Este XTR combina um grupo motopropulsor de tração integral com novas jantes de 18 polegadas e pneus todo-o-terreno, nova afinação da suspensão, incluindo uma elevação de 23 mm, e muitos acabamentos pretos.
No exterior, o para-choques dianteiro e traseiro exclusivos foram revestidos com uma chamada "camuflagem digital".
A versão off-road XRT tem duas opções de cor exclusivas: Vermelho Ultimate e Azul Cosmic Pearl; e conta com um par de ganchos de reboque pintados de vermelho à frente que podem puxar até 834 kg numa emergência, segundo a Hyundai.
O XRT tem uma bateria maior e um motor duplo AWD de série.
A Hyundai não menciona a potência para qualquer nova versão do IONIQ 5. E os preços associados a estas novidades ainda não foram divulgados.
Pelas fotos parece ser preparado para andar em estradas de calçada, será que a suspensão sobe mais que o normal?
Incrivelmente feio.
Não acho, mas os gostos são relativos. Então a versão N está brutal.
É ver a drag-race no CARWOW, entre o i-5N e o AUDI S7: https://www.youtube.com/watch?v=QT2e1J0v_A4&t=358s
Não vibramos na mesma frequencia, deves ser nostalgico dos anos 80. Reparei agora que este veiculo tem 1 par de farois mais á frente e depois outros mais atrásm, tudo quadrado, genial estes angulos!
Como referi, os gostos são relativos. E tem um design diferente, muito próprio, para não ser “igual aos iguais”. Como gostas.
Admite lá que foste exposto a um deste quando eras miudo e agora não queres mais nada! https://saabblog.net/wp-content/uploads/2022/05/Lancia-Delta-Integrale.jpg
Design “diferente” reciclado dos 80s!
Bom, esse sim tem um design brutal, é um hino ao mundo automobilístico. Mas, nada tem a ver com o que agora é apresentado pelo IONIQ 5. São conceitos totalmente diferentes. Aliás, até é pecado capital comparar. 😀
E que bom exemplo, E mais, tive a sorte de, quando era já adolescente, dar umas voltas num Lancia Delta Integrale, e há meia dúzia de anos atrás, tive o privilégio de ter nas mãos por umas horas um destes 🙂 e voltei a parecer um miúdo… 😀
Mas esquece lá isso, nem compares!
Epá eu dava um bom psicólogo sem dúvida! haja saúde.
E às vezes 😀 paciente 😉 não? Eu já nem digo nada! Saúde!
Realmente! E o carro tb não é lá muito dotado de beleza!
Devia era melhorar (muiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiito) o seu preço, isso sim, dava-lhes valor!
Daqui a pouco aparece por estes lados um entendido nos VE
Mas nada percebe la por ter um carro
Eu que trabalho nisso ainda estou aprender e vou continuar mas em autocarros que não deverá ser muito diferente
Se vissem o produto fugiam a sete pés mas enfim tudo pelo planeta diz-se/escreve-se demais
Mas até haver atmosféricos sera sempre a minha escolha