Decisão histórica: Volkswagen pondera fechar fábricas na Alemanha
O mercado automóvel está ao rubro, não só pelas mudanças que os carros elétricos trouxeram, mas devido a outros fatores que têm impactado as marcas tradicionais e estabelecidas no mercado. A mais recente situação vem da Alemanha, onde a Volkswagen pondera fechar fábricas, uma decisão histórica e com um impacto muito negativo.
Volkswagen pode fechar fábricas na Alemanha
A Volkswagen está à beira de uma decisão radical que terá um efeito sísmico no mundo automóvel. A empresa considera seriamente fechar algumas das suas fábricas na Alemanha para reduzir custos. Se este encerramento acontecer, será a primeira vez em 87 anos de história que a marca fecha uma fábrica na Alemanha.
A decisão da Volkswagen de fechar as suas fábricas poderá ser um grande golpe para o governo alemão e poderá também desencadear um sério conflito com os poderosos sindicatos da Volkswagen. A Alemanha é conhecida como um dos centros da indústria automóvel e a Volkswagen é um dos gigantes deste setor.
Assim sendo, e como resultado desta nova realidade, os potenciais encerramentos de fábricas poderão ter impactos significativos na economia do país. A situação do mercado automóvel não tem sido a mais positiva na Alemanha, e com esta decisão pode tornar-se ainda pior.
Uma decisão complicada e histórica da marca
Em particular, a estratégia de redução de custos da Volkswagen é considerada um passo no sentido de aumentar a competitividade global da empresa. Este passo parece ter também grandes impactos nos trabalhadores e na economia local.
A Volkswagen tem planos para também rescindir o acordo atual, que inclui um compromisso de proteção dos postos de trabalho até 2029. Esta decisão poderá também anunciar uma nova era nas relações com os sindicatos, uma vez que estes vão certamente opor-se, de forma a proteger os direitos dos trabalhadores. É possível que surjam tensões entre a Volkswagen e os sindicatos.
A decisão da Volkswagen está a ser observada de perto não só pela Alemanha, mas também pela indústria automóvel em todo o mundo. É de forma clara uma decisão histórica e que terá um impacto grande na indústria automóvel no país.
Se o “motor” económico da União Europeia começa a fechar fábricas, estamos mal, muito mal.
Todas as economias dos países membros da União Europeia que dependem em grande medida da economia da Alemanha irão ser afectadas.
A decisão está relacionada com os altos valores de ordenado que é pago na Alemanha vs o que a concorrência paga na china.
Continuem a comprar carros chineses que o pessoal vai ver mais despedimentos pela Europa.
Enquanto os crápulas dos capitalistas produziam a custos China para vender na Alemanha a preços e com margens Alemanha ninguém se preocupou com os salários dos chineses, que de resto nunca estiveram a ganhar tão bem como agora. Nem com os salários dos portugueses. Arranja outra cantilena, que essa do encher os bolsos aos capitalistas da Europa para evitar despedimentos não vai pegar.
Ora aqui está um bom exemplo da hipocrisia da esquerda. Um comunista contente por se estarem a projetar despedimentos numa fábrica. Desde que seja europeia, está tudo bem. Tratando-se dos trabalhadores da Europa vs os da China não há dúvidas. Os da Europa que se lixem.
Porque até vão ser os trabalhadores chineses que lhe vão pagar a reforma.
+1
Creio que para se acreditar no comunismo é necessário um certificado de estupidez. ( Estupidez no verdadeiro sentido da palavra, e não como insulto) .
Aliás…eu diria que acreditar no “comunismo” é o mesmo que os pré-históricos acreditarem nos muitos deuses que veneravam 🙂 É acreditar numa coisa que não existe 🙂 Mas como por cá o índice QIPolítico é quase nulo…..
+1 bastava o pessoal pagar mais 10 ou 15 mil € por um carro de fabrico Europeu e nada nisto acontecia.
Se pagarmos isso por um carro europeu o resultado é omesmo porque não haverá salários para ninguém! Já em 2000 o VW Golf IV de base custava 20.000€. Convertendo para os dias de hoje era um pouco mais caro comprar um VW Golf há 24 anos do que actualmente.
As fábricas fecham mais pela facilidade em utilizar robôs e técnicas de fabrico automatizadas. Na fábrica mãe da VW em Wolfsburgo já é assim há muito tempo.
Podemos discutir se é correcto fechar assim uma fabrica do nada… mas são consequências de materias primas cada vez mais caras num mindo onde os produtos são cada vez mais de consumo rápido. São várias as razões para isso, não apenas os padrões actuais da sociedade, mas tb o facto de cada vez mais termos de empregar gentes com cursos superiores e de nao formarmos técnicos especializados em números suficientes, como fazem os EUA e a China. A malta cá não quer ser mecânico, apenas engenheiro. Tudo bem! Mas os salarios sobem e é preciso empregar essas pessoas que têm o seu direito ao trabalho. Mas é preciso produzir noitro lado mais barato tb. A UE não conseguiu equilibrar isso e tornou-se dependente da indústria externa em demasia.
Quiseram competir com Chineses… está aí o resultado.
Mas para muitos ilustres aqui do fórum devem saltar de alegria.
Podemos até nomeá-los.
O problema nem é esse. É que enquanto a Tesla andava a investigar e a desenvolver, a VW ria-se e diziam que “isso nunca vai dar em nada”. Agora andam a correr atrás do prejuízo.
A começar pelos milhares de milhões q diversas empresas europeias foram obrigadas a entregar a essa empresa só por causa dos créditos de carbono.
Há muito q digo q há aqui um propósito e esse propósito está a vir à tona de água.
Faço votos para que mudem radicalmente as políticas do carbono. Ontem já era tarde.
Então e porque? O David tem toda a razão quando a Tesla andou a investigar e desenvolver e lançou o 1º carro toda a gente gozou os alemaes era um festival, não quiseram correr atras ainda estão a pagar o preço se tivessem corrido atrás de Certeza que não pagavam créditos à tesla sendo assim foi muito bem feito e deviam pagar mais por toda a falcatrua das emissões a Vw não era à tesla que tinha de pagar tinha de pagar à Europa e cada pessoa que enganaram e a seguir fechar portas.
Exato ontem já era tarde para deixarmos de poluir as cidades e acabar com extrações de petróleo e refinarias e camiões por todo o lado e navios, temos sol temos chuva temos vento não é preciso ser muito inteligente para entender que temos de usar essa energia e não andar a queimar carvão
Carvão é usado mas é nos carros elektros, não é nos IC. Já estás a baralhar a cena.
Mas eu disse que o carvão era usado nos IC é melhor começares a aprender a ler urgentemente.
Então não deviam trazer o carvão à baila pq este só serve para elektros e cada vez mais é mais requisitado.
*devias
Mas também tiveram que pagar multas por mentirem nos testes de emissões…
Ou seja, se tivessem investido logo no inicio em vez de andarem a tentar encher os bolsos nada disto tinha acontecido.
A maior mentira é que as baterias não poluem e que a electricidade é zero emissions.
Mas nunca ninguém disse que as baterias não poluem nem que a electricidade é 0 emissões, existe é a possibilidade de ser no futuro podemos viver só de baterias recicláveis como é o caso de muitas empresas que estão a investir e a electricidade existem milhentas formas de gerar electricidade nós simplesmente usamos a mais suja mas temos mais que meios para usar apenas limpas portanto que agora pode não ser completamente 0 emissões é muito melhor que petróleo e no futuro pode chegar as 0 enquanto o petróleo nunca pode.
Dizer que o petróleo é mais limpo que a electricidade e baterias mostra o desconhecimento da pessoa nenhum dos 2 é 100% verde mas o petróleo e todo o seu monopólio é 1000 vezes pior
Claro que sim, Yamahia, estes Funboys dos VEs só inventam, mas quem querem eles enganar? Toda a gente sabe que nos terrenos das centrais eléctricas aquilo é só radiação ☢️ e poluição, e maus cheiros, se eles não sabem é só conduzirem atrás de um VE e sentem logo aquele cheiro a electricidade que até atordoa, até faz tossir, não percebo que dúvidas eles podem ter.
Eu quando quero ficar bem disposto ponho me atrás de um diesel de 20 anos ( quanto mais antigos, melhor, é como o vinho do Porto), se modificado então é um must, abro as janelas e aspiro aquele fuminho… fico logo bem disposto
Lamento, mas você está errado. O problema é que diabilizou a carro na UE e o resultado é que pessoas não compram.
É mais ao contrário! Ninguém quis competir com os Chineses durante mais de 40 anos. O resultado é este, dependência total e o custo de reactivar uma indústria europeia forte terá os seus altos e baixos. Aqui está um muito baixo.
Políticas wokes da UE estao a destuir a nossa economia. Desde proibir carros a combustao, abertura da europa ao mercado chines, aumento dos impostos.
Já para não falar dos custos de energia, acabaram com as centrais nucleares e trocaram isso por pipelines vindos da russia, entretanto veio a guerra e foram apanhados com as calças nas mãos.
A industria na alemenha consome energia á bruta desde a metalomecânica, farmaceutica etc ( a empresa BASF consume mais energia/gás que a Suiça ou a Dinamarca !!) …
Para além disso os impactos de uma crise são sempre maiores na Alemanha pois eles não produzem só os produtos de consumo final, mas tb produzem as ferramentas e máquinas usadas para produzir esses produtos e isso cria um efeito dominó.
Depois a Alemanha assim como a europa tem dificuldades em criar empresas nas areas digital como os Usa.
Ter menos dependência do petróleo é desejável pois a Europa está completamente dependente deste recurso que importamos mais de 70%…
Se te nos mercados internacionais fecham a torneira do petróleo o teu carro não anda nem tem forma de andar.
Cada vez descobrem mais petróleo. Andas desactualizado. Pq haveriam de fechar. Só a GALP descobriu uma jazida que dava para quase 2 séculos a abastecer PT. E a GALP é um mosquito perto de centenas de outras.
Parabéns pelo comentário mais estúpido da secção, portanto agora descobrem mais um posso toca a levar tudo para la material de extracção toca a rebentar tudo à volta.
Amigo ainda não te disseram que o sol o vento e a chuva geram energia não precisas de depender dos outros países nem de extrações em alto mar
Não te disseram, ou não ouviste, que a energia proveniente do sol, vento e água – barragens (embora menos, mas dependendo dos anos hidrológicos) é intermitente? Precisam sempre de um apoio firme, isto é, quando não conseguem fornecer, em parte ou no todo, mesmo em complementariedade, necessitam de uma fonte firme (gás, carvão, biomassa, nuclear).
Se juntares todas podes ultrapassar essa intermitência, mas existem outras formas como baterias
Baterias? Em massa para um país, ou regiões de um país? Não me parece. Pelo menos tão cedo.
Em resposta à intermitência, vamos imaginar um cenário, que ocorreu o ano passado (inverno 2022/2023), de termos uma noite (não há sol) com pouco ou nenhum vento, as barragens a 20 ou 30% de capacidade (ano hidrológico fraco / muito mau): como fazemos? Importamos. De Espanha. Energia produzida a partir de nuclear e/ou centrais a gás e a carvão. Então, porque não podemos manter as que tínhamos, sendo pelo menos auto-suficientes na produção da energia, tendo apenas de adquirir o combustível? Ainda por cima, as nossas centrais (a carvão) eram mais eficientes que as espanholas. São só artistas a comandar a banda.
Não me parece que caminho seja dizimar a biodiversidade. Até pq o carro elektro polui mais que o equivalente a combustão:
Podes começar por aqui:
https://www.rtp.pt/play/p12768/e759837/linha-da-frente
Outros exemplos:
1-O nosso pequeno Monsanto aqui em Loures:
“Um ecológico crime ambiental em Loures” (não diria melhor)
https://pracadobocage.wordpress.com/2013/06/05/um-ecologico-crime-ambiental-em-loures/
2-Barrocal:
https://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT108463
https://expresso.pt/economia/2021-09-19-Energia.-Entra-em-exploracao-a-maior-central-solar-do-pais-que-fica-em-Alcoutim-5cb52694
3-Azambuja
https://www.wilder.pt/historias/quercus-e-geota-condenam-abate-de-centenas-de-sobreiros-para-construcao-de-parques-solares/
4-Gavião
https://www.publico.pt/2022/02/15/local/noticia/governo-aprova-centrais-solares-montados-autoriza-corte-sobreiros-1995631
5-Famalicão
https://www.jn.pt/local/noticias/braga/vila-nova-de-famalicao/sobreiros-e-azinheiras-cortados-para-instalar-paineis-solares-em-famalicao-15343947.html
Etc
Caso mais recente é Central Solar Fernando Pessoa para dizimar toda a natureza envolvente de Santiago do Cacém, destinada a ser a maior da UE e implica o abate de um milhão e quinhentas mil árvores entre outros assassinatos à natureza e à possibilidade de respirarmos ar fresco e puro.
Ainda bem que foi impugnada pelo Ministério Público devido a irregularidades no licenciamento ambiental concedido pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA). Esta APA é uma prostituta de ambiente só tem no nome. Interesses económicos acima de tudo. Não sei por quanto tempo vai durar a impugnação. Com o que vamos vendo, o Ministério Público raramente prevalece. Os interesses obscuros acabam sempre por dar a volta ao assunto em nome da facturação dos amigos. É que o solar está a render 365€ o MGh a ter que ser pago pelo zé povo!
https://1drv.ms/v/s!AvwLJVpLF7bcrbFf8rhrb3zRASQW5w?e=JJuKwx
Ponham-se a pau que esta malta leva tudo à frente. Qq dia é o próprio Monsanto, o pulmão de Lisboa, a ser abatido!!!
+1 A unica forma de sermos independentes em termos energéticos é apostar fortemente no petróleo.
Estava-se a falar de carros e do petróleo que eles precisam para andar.
Mas tb podíamos estar a falar de Navios, camiões e aviões.
no centro da produção automóvel, obrigam a arrumar os carros a combustão. a comissão europeia devia ter-se lembrado disto quando se lembrou disso. em vez de criar soluções para quebrar as dependências dos mercados asiáticos..
pode ser que com isto aprendam.. ou talvez não
Todas essas ameaças de guerra comercial com a China no fim têm o mesmo resultado: entradas de leão, saídas de sendeiro.
A Alemanha está em crise já há algum tempo não é só o sector automóvel. O governo Alemão bem tentou esconder, mas a União Europeia continua a seguir a cantiga dos americanos e não mete fim à guerra na Ucrânia.
Em pouco tempo, poderemos entrar num problema bem grande que pode arrastar a União Europeia para um desacalabro completo.
Isto nada tem a ver com a guerra na Ucrânia.
Claro que não… E eu sou o Pai Natal
Passaram anos a gozar e a criticar com as marcas que apostavam nos Elektros, agora aguentem.
Ninguém quer a treta dos “elektros”, só tapadinhos como tu.
O problema na Alemanha é o que muitos aqui já disseram, energia que é demasiada cara e salários exorbitantes e depois políticas de treta…
Os salários não são exorbitantes. Os salários na Alemanha são os salários que o país pode pagar, derivado da sua produção de riqueza e crescimento económico. Tal como os salários da Irlanda não são exorbitantes.
Normal ele estar a comentar os salários, o que não falta é pessoal frustado que é contra alguem ganhar mais que o ordenado minimo. Como se portugal fosse o exemplo da economia a nivel mundial.
A solucao é fácil cortem os ordenado Europeus em 50% e está o problema resolvido.
Olha, queres ver que afinal o produzir energia mais cara e meter 1001 restrições nas empresas europeias tirava competitividade a elas? ohhhhhhhh, e agora quem é que vai ser o culpado por estas decisões tomadas só para agradar os meninos woke?
a destruição da Europa está a ser propositadamente acelerada. as raízes histórico-culturais e cristãs são um alvo muito apetecido para o outro lado. é preciso gerar caos para poderem implementar uma nova ordem à escala mundial. tudo o que tem vindo a acontecer segue uma agenda bem definida.
Questiono-me como é possível gente supostamente inteligente ainda não ter percebido que não há coincidências. A distorção da informação para levar muita gente a não acreditar nisso é por demais evidente.
O objetivo é fazer com que cada vez mais gente dependa dos estados, e assim controlarão melhor a população, seja por necessidade, conveniência ou extorsão, pressão ou perseguição!
Venham daí os comentários da chalupice, chapéus de alumínio, etc. que são precisamente esses os ignorantes que assobiam para o lado!
Os Europeus merecem isso e muito mais, vao nas narrativas de extremistas do clima e wokistas.
A energia é a base de tudo, sendo ela cara os produtos finais vao ser mais caros e menos competitivos em termos de preço, nao é preciso ser cientista da Nasa.
🙂 Já estou a ver o que vai acontecer em Palmela com as muitas angústias dos sindicatos que por lá existem 🙂 um dos defeitos dos autóctones é quererem tudo para ficarem sem nada 🙂
A fábrica de Palmela tem os anos contados, infelizmente. E também muito por culpa dos sindicatos. A VW deve estar farta das greves e das maluquices dos sindicatos. Depois vão todos para a rua, logo pedem aos sindicatos comida para colocar na mesa.
Enquanto andavam a mamar gás e petróleo Russo a preços de amigo estava tudo bem.
Sancionaram os Russos, rebentaram com o pipeline e agora têm que comprar esses mesmos produtos só que muito mais caros.
Resultado, energia a um preço incomportável…
No shit Sherlock, quem diria que isto ia acontecer LOL
Agora a Alemanha está em crise e vai mandar os outros abaixo tb.
A desindustrialização na Alemanha está em pleno vapor e não tem fim à vista.
As indústrias estão a bazar para a China e EUA.
Foram na cantiga dos americanos e sancionaram os Russos? Agora aguentem…
E para piorar as coisas, duvido mesmo, mas duvido mesmo que após a guerra os Russos voltem a vender aos Europeus o gás e petróleo.
Mesmo que vendam será a um preço bem superior ao antigamente.
Se podem pagar aos EUA 3 ou 4 vezes o que me pagavam a mim então agora se querem pagam-me esse mesmo valor.
Não querem? Então comprem onde têm comprado… Tchau e um queijo.
A Rússia depois da guerra vai estar mais falida do que depois da queda do muro de Berlin.
Vai vender ao desbarato, ou achas que a guerra é de borla?
Não esquecer que a Rússia esta em economia de guerra, sabem o que isso quer dizer?
É a “vantagem” de ser um ditador, o Put In, não têm de dar satisfações a ninguém e continua a cavar o buraco e os “Xinos” amigos ali à espera para depois irem ajudar os amigos da vodka e ficarem com a riqueza da Rússia por meia dúzia de patacas, e os Russos na miséria, nada que não estejam habituados as gerações mais velhas, agora vai tocar as novas gerações que estavam habituados as vacas prenhas com as crias obesas.
Barão, não me parece que os Russos, depois das sanções e congelamento de activos, voltem à mesa a fazer negócios com os Europeus, pelo menos como era antigamente.
Até podem vender, mas claramente não a preços do antigamente.
A Europa já demonstrou que não se importa de pagar 3 ou 4 vezes mais caro o que comprava aos Russos e estes não se vão esquecer disso…
Mas lá está, tudo pode acontecer…
É só cientistas políticos e económicas aqui, neste forum, eheh.
Nem se percebe como é que temos tantos problemas com tantos cientistas aqui com soluções para tudo. A maioria é negacionista , está tudo dito, não existe Alterações Climáticas, ou Problemas Ambientais, ou guerra provocada , nada , é tudo invenção de políticos sem escrúpulos
Lá estao os extremistas do clima a categorizar as pessoas, aqui ninguem diz que nao existem alteracoes climaticas.
O que se diz é que existem equilibrios que têm de ser feitos, pois com wokismos e extremismos climaticos as economias afundam.
E então Eng⁰ @António, está a gostar destes dias de verão? Espero que não se tenha esquecido da samarra devido ao excesso de confiança no aquecimento global.
O aquecimento global, se existe, e as estatísticas dizem que sim, os provocar alterações no clima muito difíceis de prever, e muito extremas, e nós, humanos, pequeninos que somos em relação as forças em presença, nós é que vamos sofrer.
Este ano já vimos alguns desses fenómenos extremos.
Quais foram esses fenómenos inéditos? Tem zero exemplos e este verão pura e simplesmente não existiu e cada vez está pior.
Onde está o aquecimento global?
Ainda há dias a CS comprada veio com a retórica e saiu tudo ao contrário de forma tão evidente.
https://executivedigest.sapo.pt/noticias/agosto-termina-com-nova-vaga-de-calor-e-poeiras-saiba-o-que-esperar-dos-proximos-dias/
Não vi nem senti calor nenhum. Aliás. Passei um grizo do caraças e à noite andar de camisola para não gelar e continua na mesma e já vamos no dia 3 do mês seguinte.
Admira-me que uma pessoa com o nível cultural que o sr eng⁰ diz ter, caia nestas esparrelas.
Não acreditar no aquecimento global realmente mostra bem o QI das pessoas ahah que só pode ser a abaixo de 0 ahahah
Ainda podes argumentar que não é influencia por nós porque isso ninguém sabe agora dizer que não existe é só estúpido ahah basta analisar os dados dos últimos 15 20 anos mas tu sabes lá o que é isso se souberes fazer contas de somar já é uma sorte
Yamahia, é exactamente esse fenômeno de que falo, este ano viu-se temperaturas totalmente anormais (para cima) no norte e centro da Europa, Paris, Moscovo e Vladivostok tiveram maximas records de temperatura, e até fins de julho todo o Portugal continental teve temperaturas extremamente baixas para a época, li há 3 anos que Portugal podia vir a ter temperaturas tipo norte de África, mas para já a alteração é inversa
Eng⁰ @António analise bem a notícia constante do link. É uma exemplo que serve para tudo e faz parte da missa do Clima.
Um habitante de outras paragens que leia isto vai ficar convencido que foi real. Tão convencido como vc ficou com os exemplos que acabou de dar.
A VW está em crise profunda desde que foi apanhada no Diesel Gate o resto da palha que puseste aí no teu comentário a apelar a beijar o cu ao putin é conversa para adormecer meninos. E mais acrescento a UE não precisa de gás russo para nada, basta reabrirem as centrais nucleares e fica tudo bem.
Freakonaleaah, vc não percebe mesmo, não é?
Não consegue perceber o que se está a passar?
Depois saiem disparates.
O problema é imensamente superior.
Não é a VW.que está com problemas graves, é toda a Alemanha e a sua indústria.
VW é apenas uma marca entre dezenas delas com gravíssimos problemas, problemas esses derivados em grande parte do custo da energia que aumentou drasticamente.
Estamos a assistir a empresas alemãs a pensarem em sair da Alemanha e irem para os EUA e China, empresas históricas, tipo BASF, BMW e outras
O problema da Alemanha é transversal a toda a indústria, tomara eles que o embróglio fosse só a VW….
Políticos wokes, incompetentes, corruptos, dá nisto.
Já aqui disse imensas vezes que a Europa não tem um único líder estadista. Um único.
É só porcaria.
Claro que o resultado só pode ser este.
Até poderia explicar em mais detalhes o que se está a passar mas agora não estou para aí virado.
Em relação às centrais nucleares e á sua solução milagrosa, se quiser eu dou lhe o número de telefone do Scholz e dê lhe a boa nova, que ele bem anda a precisar.
Problema resolvido. Nem sei como ainda ninguém pensou nisso…
Aqui não anda ninguém a beijar o cu ao Putin.
O que há é alguém informado e imparcial que vê as coisas sem viés ideológico.
Viva a China. Conseguiu mudar o paradigma, levar os governos a adotar os elétricos e agora é só o começo… Viva os funy boys que se vendem por tão pouco.
O problema para mim não está nos carros elétricos, mas sim em toda a industria que se mudou para a china e assim além de perdermos postos de trabalho e economia, para eles (os chineses que não nos compram nada).
Ora é fácil ver que a balança comercial pende para a China. Mas enquanto as empresas lucraram muito ao comprar os produtos feitos lá (a preço de banana…) e vender aqui ao mesmo preço, não teve problema.
Agora o problema vai ser o povo desempregado sem dinheiro para comprar seja da china ou da Europa. E ainda por cima não vai ter empregos pois não temos fábricas.
Agora como vão os governos parar um possível crise de desemprego? com subsídios? mas quem está a trabalhar para pagar para outros?
Temos uma dependência enorme da China que não vai ser resolvida de uma hora para outra. Quanto a disparidade de salários na Europa é um problema que já deveria ter sido abordado há anos atrás.
Esta a Europa tentando taxar os carros elétricos, mas deveria taxar tudo que vem da China…
A China não convenceu nenhum político, o clima e a poluição é que obrigaram os políticos a mudar a política dos transportes, tenho a certeza absoluta que, se fosse uma questão de “convencer” , as companhias petrolíferas tinham muito mais vontade de “convencimento”
Retóricas elektra “climate change”
São os que poluem mais. Aldrabice atrás de aldrabice.
Isto é apenas um dos muitos resultados da sanções impostas á Russia… Mas calma, o melhor está para vir.
Bruxelas e EUA, vamos sancionar os Russos.
Russos respondem.
Bruxelas e EUA, Oh não, os Russos responderam. Pá, não era suposto isto acontecer.
Estamos habituados a fazer sanções e baixam o rabo.
Assim é que era, agora responderem na mesma moeda?
Não pode ser…
Já os Chineses é a mesma coisa, respondem com sanções tb.
Pá, então agora é assim?
Fomos apanhados desprevenidos…. Que injustiça pá.