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China testou um comboio que quer ultrapassar os limites da nossa imaginação: 1000 km/h!

                                    
                                

Imagem: Reuters, 2021

Autor: Ana Sofia Neto


  1. palex says:

    Lá está novamente a China a copiar a… e o… espera, afinal eles sabem fazer!
    E nós a vê-los passar…

    • Jose says:

      Pensei logo no Hiperloop e nas soluções que apontava! Maglev inventado no Ocidente, bem como o conceito e testes de Hiperloop! Estes testes, são isso mesmo, testes, podem não ver a luz do dia em termos práticos e se a virem o custo será astronómico!

      • paosemsalada says:

        testes? n saiu da fase prototipo. nestes ultimos 10 anos a china fez mais linhas de alta velocidade do que alguma vez os EUA iriam fazer… hyperloop? tunel debaixo de terra que nem sequer faz sentido

    • Técnico Meo says:

      Este ano já tiveste a tampa que não sai das garrafas, calma, não sejam tão exigentes ….

    • CA says:

      Deram-lhes os trunfos todos, agora gozam-nos.

  2. É says:

    Enquanto isso em Portugal vai-se investir no TGV! Que só existe há 43 anos em França! Mas atenção que Porto-Lisboa só vai estar pronto depois de 2030! Portanto quando já existe em França há 50 anos!!! Isto é mesmo a comédia total, é mau demais para ser verdade xD

    • B@rão Vermelho says:

      Estas a compara a distância/ tamanhos dos países que mencionas?
      Já reparaste que se o nosso TGV andar a 1000Km /h de Lisboa ao Porto nem aquece.
      Temos infraestruturas ao nível do nosso tamanho, ou queres ter coisas para estarem paradas por falta de utilizadores / Manutenção?
      A China têm provas dadas na contribuição que deu e vai continuar a dar, mas não tenhas duvidas que ainda é muito à base das cópias que se faz a economia da China.
      O problema da China é ser uma ditadura com objetivos expansionistas.
      Se não te preocupa ok, estás no teu direito, mas acredita que há muita gente preocupada em voltar a viver com medo de não poder dar a sua opinião sem sofrer represálias.

    • trabalhei da Altice, sabiam? says:

      Depois ainda se queixam quando eu digo que Portugal havia de ser terraplanado, ou invadido pela Russia. É uma vergonha este país.

    • Jose says:

      Sempre a choradeira do costume! Os outros é que são bons! E se for 50 anos depois? Qual é o problema? Também se queixa de ainda não termos ido à Lua ou à Fossa das Marianas? Essa conversa, faz-me lembrar uma viagem que fiz a Espanha à volta de um mês. Dois dos meus acompanhantes falavam sobre a “qualidade” das estradas espanholas por comparação com as portuguesas, isto, num momento em que íamos aos solavancos na auto-estrada Sevilha Córdova! Ou dizerem como os espanhóis tinham tudo “devidamente” ocupado com agricultura, mas não devem ter ouvido sobre a exploração desmedida, falta de água e desgaste dos solo naquela zona ou sobre o quão melhoraram as estradas portuguesas em relação seus parceiros europeus – eu conheço bastantes estradas! O mais chocante, é que eram ambos doutorados… Exige-se mais bom-senso e acabar com esse muro das lamentações tão português! Fazemos quando houver dinheiro e disponibilidade, a vida são dois dias, e a raça humana já cá anda há mais de 3 milhões de anos, não foi por isso que deixou de evoluir. Hoje, até estou convencido que está a regredir.

      • tásaver? says:

        Deixa-te estar parado no tempo e a mamar com as coisas dos chinezes, dos amaricanos e dos alemõns.. e o dinheirinho a voar para lá.. só porque não há mercado em portugal, o investimento não compensa, pois os patrões não conseguem enriquecer rapidamente.. um ordenadinho acima da média não lhes dá para um ferrari..

    • says:

      Dada a dimensão do país, acho o TGV mais que suficiente. Até quase que se podia dizer que nem será necessário, tirando a eventual ligação Lisboa/Madrid. Recentemente fiz uma viagens de Alpha Pendular Lisboa/Porto. A velocidade máxima foi de 220 (?) km/h. Mas, em boa parte do trajeto (quase tudo do entroncamento para baixo entre outros troços) pouco ou nada passava dos 100. Com a remodelação/aumento da linha do Norte, não será mais adequado fazer substanciais melhorias à linha do Norte, refazendo partes do traçado para permitir mais velocidade (até podia ser o TGV em parte das linhas)? Eu sei que é tentador fazer obras megalómanas, mas se calhar íamos lá mais depressa (e mais barato) fazer alterações na linha do norte (e outras). Obviamente que aqui e ali há traçados com pouco espaço para alargar, mas a eventual linha do TGV também vai ser uma obra de monta, vai demolir casas, corta populações… Sinceramente, um comboio a 250 km/h entre o Algarve e Vigo é que era. duplicando as linhas era possível. Portugal não é a China e não justifica tanta velocidade. A zona metropolitana de Xangai tem 30 milhões de pessoas. A de Lisboa nem chega a 3 e com densidade bem mais moderada.
      Prefiro que invistam o dinheiro nos transportes dentro das cidades e/ou de médio curso (e sejamos honestos, em Portugal é tudo médio curso) e ligações para o interior, com Guarda, Vila Real, Beja, etc. do que andarem com construções megalómanas.

  3. Fusion says:

    Sinto vergonha de ser Europeu.
    Sinto vergonha dos outros evoluírem em diversas áreas e a única coisa que nós sabemos fazer é burocracia atrás de burocracia.

    Mais década menos década até os países de terceiro mundo nos vão começar a ultrapassar, sendo que nós ficamos cada vez mais para traz.

    • Francisco Alves says:

      Devias ter vergonha da tua própria ignorância, mas não de ser europeu.

      Estamos num artigo sobre comboios e estás a falar mal da Europa que é o país que mais investe no mundo em ferrovia. Desenvolvemos o sistema ETCS que vem revolucionar e uniformizar os sistemas de controlo atuais. E obviamente já está a ser copiado por outros países.

      Não investimos muito em maglev, mas não significa que os olhos não estejam abertos e não existam investimentos na área. Um exemplo muito simples é o ITER, podes dizer que só a Europa investe lá afinal de contas está cá na Europa sediado, mas estarias a ser ignorante dado que imensos países estão lá representados.

      Mas infelizmente está na moda espalhar ignorância com um sorriso.
      Saímos da fase em que seguíamos pessoas inteligentes no Facebook e Twitter e passámos para a fase em que seguimos outros… mais propagandistas, mesmo que usem frases vazias e absurdas.

      • Técnico Meo says:

        Pedi aqui á IA de serviço pra me resumir: The excerpt “ETCS” likely stands for European Train Control System. It’s a modern train control and command system used in Europe to manage and control train movements safely and efficiently.

        ETCS is a computer-based system that uses a combination of hardware and software to control train movements, including speed limits, braking, and signaling. It’s designed to improve safety, reduce delays, and increase the capacity of rail networks.

        In simpler terms, ETCS is a system that helps trains run smoothly and safely by providing real-time information and control over train movements. DUAS PERGUNTAS, uma vez que está dentro do assunto- o sistema é totalmente automático? Que tipo de supervisão tem? E Redundâncias ?

      • paosemsalada says:

        tu consegues ir de uma ponta a outra da europa sem problemas? tens infraestrutura que não te deixa pendurado?
        o problema não é criar tecnologia, o problema é a infraestrutura que falha bastante. mal consegues sair de portugal de comboio. mas pronto isto sou eu a falar o tal “ignorante” que tanto falas para ai.

  4. mcGomes says:

    Será que testaram com pessoas dentro? Será tripulado?

    • Celso says:

      Estava a pensar nisso. Será possível pessoas a 1000km? Posso levantar me da cadeira? Certamente não posso abrir a janela…

      • paulo g. says:

        A Terra também se move e podes estar sentado na tua cadeira… tal como no avião, provavelmente será pressurizado.

      • TugAzeiteiro says:

        Basta no início e no fim da viagem controlarem a acelaração/desaceleração… Não vais do 0 aos 1000kmh em segundos… se não os teus orgãos ficam feitos em papa!

      • says:

        O Concorde andava a mais de 2.000 km/h e fazia-se tudo +/- como num avião normal. Não vejo porque num comboio será impossível viajar a metade dessa velocidade. Além disso, a aceleração não tem de ser assim tão absurda. Um carro normal chega dos 0 aos 100 km/h em 10/15 segundos e ninguém morre. Em 10s, para chegar aos 100 km/h a aceleração (em força g) é 0.283255 g. Á mesma razão, chega aos 1000 km/h em 100 segundos. Duvido que o comboio seja assim tão rápido a chegar à velocidade de topo.

      • paosemsalada says:

        tens um Alfa Pendular que mal faz Lisboa Porto em 2horas e 30 Minutos e queres falar de abrir janelas ou levantar num maglev de 1000km? brutal meu

  5. Rui says:

    Mais tretas chinesas. São os maiores do mundo…
    Continuam com as manias típicas dos comunistas de se vangloriar até mais não.
    Chega ao fim, e desmoronam-se como aconteceu com a URSS. Também eram os maiores…

    • paosemsalada says:

      eles continuam a fazer acontecer e tem um sistema forte, e não se deixam ruir de dentro para fora como foi a URSS como falas. mas quando é para por mãos a massa eles metem mãos a massa. R&D eles tem que sobra. o desenvolvimento deles nos ultimos 50 anos é assustador… o que nos fizemos nos ultimos 50 anos? a tua alta velocidade que foi falada faz uns 26 anos ou mais foi para o bolso de alguém e ninguém diz nem faz nada sorrir e acenar.

    • paosemsalada says:

      sem falar na alta velocidade que fizeram nos ultimos 10 anos a Europa e EUA não fizeram em 20. eles estão na deles a formar cada vez mais profissionais de qualidade e tu aqui a ganhar bonus por reprovar malta em vez de os ensinar a ser melhores…. mas isto sou eu a falar que não percebo nada disto.

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