Carro elétrico futurista com autonomia (quase) infinita
Conforme temos vindo a perceber, os elétricos têm ocupado um lugar de destaque no mundo automóvel. No entanto, têm vários entraves associados, como o preço mais elevado e a autonomia que nem sempre agrada aos consumidores.
Por isso, uma empresa americana desenvolveu uma proposta futurista que garante 1 600 km de autonomia por um preço bastante acessível.
Carro elétrico futurista e acessível
Temos assistido a uma crescente aposta em carros elétricos, pelas marcas. Isto, porque os consumidores estão cada vez mais consciencializados dos benefícios associados a um carro que não é alimentado por combustíveis fósseis.
No entanto, conseguimos detetar dois principais senãos que surgem na hora de investir num carro elétrico: a autonomia e o preço a si associado. Para já, um carro alimentado por uma bateria tem um custo mais elevado do que um carro dito convencional e, por isso, na hora da escolha, nem sempre prevalecem os seus benefícios a longo prazo.
Aparentemente, uma empresa americana esbateu estes dois entraves e desenvolveu uma proposta futurista. Com sede em San Diego, a Aptera Motors projetou um caro elétrico arrojado que garante 1 600 km de autonomia a um preço de 38 mil euros.
"Never Charge" alimentado pelo Sol e leve como uma pena
Por ser alimentado a energia solar, o “Never Charge” da empresa americana é vendido com a garantia de não precisar de um carregamento regular. Isto, porque o carro elétrico é alimentado pelo Sol e foi concebido tendo por base a eficiência.
A nossa matriz solar integrada mantém a sua bateria carregada e para onde quer que queira ir, basta ir.
Disse o cofundador da Aptera Motors, Chris Anthony.
O modelo futurista possui um design aeronáutico, bem como uma configuração de apenas três rodas, concedendo-lhe uma leveza única e essencial, para o conceito. Ou seja, o vento auxiliará o alcance do carro elétrico, podendo atingir uma velocidade máxima de 177 km/h.
Além disso, será constituído por metais e materiais leves, sendo-lhe acrescentado um sistema de recolha de energia solar com cerca de 3 metros quadrados. Assim, por dia, o carro elétrico será capaz de recuperar até 72 km, através das suas 180 células solares.
Conforme anunciou a empresa americana, o carro elétrico e futurista é conduzido por motores elétricos arrefecidos e vai de 0 a 96 km/h em 3,5 segundos. Além disso, possui controlo de vetorização do binário, de modo a assegurar conforto, estabilidade e capacidade de lidar com condições meteorológicas adversas.
Apesar de a empresa americana não ter antecipado preços de todas as versões, sabe-se que a mais básica, com autonomia menor, começará nos 21 300 euros.
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Esta quase la, apenas falta acabar com as baterias
e substituir as baterias com o que?
Condensadores/ ultracapacitors
Condensadores/ ultracapacitors e as baterias sao coisas diferentes apesar das semelhanças. Condensadores armazenam energia durante curto tempo para depois libertar enquanto que as baterias servem mesmo para armazenar energia. ‘E tipo quando vais comprimir uma mola para depois libertar..essa forca que a mola exerce depois de libertada ‘e como se fosse um condensador.
Bem sei que baterias e condensadores são coisas diferentes mas a questão era substituir pelo quê. E pelos vistos já há autocarros a funcionar com ultracapacitors/condensadores apesar das limitações em termos de autonomia.
hidrogénio
Os carros de hidrogenio utilizam baterias para armazenar a energia produzida pelo hidrogeno…
Já aqui me criticaram fortemente por eu só estar disposto a comprar um VE a partir do momento em que este tenha uma autonomia de 1500km e tempo de carga a 100% em 15 minutos. Lá chegaremos…
So Rico desculpas…Toda a gente sabe que nao vais comprar nenhum VE..nem se tivesse a autonomia de 1 milhao de kms! Queres enganar quem??
+1
Desculpa ?
E tu deves mesmo precisar de fazer 1500 Km seguidos. Sem descanso. E frequentemente.
que desculpa esfarrapada, 1500km e carregado em 15 minutos, qual o ser humano que precisa disso?
Ainda ha quem pense que para carregar a viatura é preciso estar a segurar o cabo. looooOol
Pois é
Um fato é que há 50 anos se falava que havia no planeta petróleo para 30 anos. Hoje se sabe, com as novas descobertas, em áreas do pre-sal e outras, que há petróleo para 300 anos.
Como competir com o petróleo com uma bateria que tem um preço de mais de 60 mil euros?
A solução não é única. A diversidade de tecnologias e fontes de energia resulta muito melhor. Os MCI podem continuar a existir se tiverem uma quota percentual baixa.
talvez porque carros electricos sao superiores aos carros convencionais em quase td? Quando as pessoas perceberem isso, mais VE serao vendidos e o preco baixara.
P.S. A bateria ‘e a parte mais cara do carro mas nao custa €60 mil…nao sei onde foste buscar esse valor