Publicação de imagens de crianças na net proibida por tribunal
Por diversas vezes já aqui alertámos para alguns dos perigos da publicação de crianças nas Internet. Toda a vida se tiraram fotos às crianças, toda a vida se mostraram os álbuns das crianças à família e aos amigos. Mas as redes sociais vieram transformar essa partilha e, muitos dos que a fazem, não estão de todo conscientes para os perigos.
Agora, o Tribunal da Relação de Évora vem proibir um ex-casal de publicar as fotografias da filha de 12 anos nas redes sociais. Conheça as razões!
A legislação não é clara nem devidamente actualizada quanto às diversas práticas que são exercidas na Internet, e existem decisões que partem muito da sensibilidade dos juízes para os casos em concreto.
Será que não posso decidir o que faço com as fotos dos meus filhos?
Pensemos em duas situações: se tirar fotos aos meus filhos e as vender a uma rede de pedofilia, é um acto condenável. Se publico fotos dos meus filhos na Internet, na minha conta de Facebook, é algo normal, sem qualquer condenação?
Na verdade, a segunda hipótese, é um acto com "boas intenções". Quem o faz, julga que está a partilhar as conquistas dos filhos (sobrinhos/filhos dos amigos...) com os seus amigos, sem malícia. Mas, na verdade, as fotos estão a ser partilhadas com o mundo. Cada vez mais se sabe que a privacidade é algo que quase não existe na Internet e as fotografias que julgávamos estar a partilhar "apenas" com os 600 amigos do Facebook, estão a ser partilhadas para uma rede sem número finito de pessoas (bem e, muitas, muito mal intencionadas).
Por causa da sensibilidade desta questão, e das inúmeras opiniões divergentes relacionadas com a partilha de fotos de crianças na Internet, um ex-casal viu-se obrigado a recorrer ao tribunal para entrarem em consenso quanto à divulgação das fotografias da sua filha nas redes sociais.
A decisão foi clara: os dois progenitores estão proibidos pelo Tribunal da Relação de Évora de divulgar nas redes sociais as fotos da filha de 12 anos.
Esta imposição é uma obrigação dos pais tão natural quanto a de garantir o sustento, a saúde e a educação. Na verdade, os filhos não são coisas ou objectos pertencentes aos pais e de que estes podem dispor a seu bel-prazer. São pessoas e, consequentemente, titulares de direitos.
Nesta sentença, os juízes referiram que as crianças têm direito a ter a sua imagem salvaguardada. Além de ser um acto contra a decisão racional das crianças, muitas das imagens partilhadas poderão vir a cair na teia dos predadores sexuais, como se de um catálogo se tratasse.
Tal como estão proibidos de publicar as fotos das crianças, os pais estão também impedidos de divulgar nas redes sociais dados que permitam localizar ou identificar a menor.
Ainda assim, há que notar que não existe ainda qualquer decisão concreta que proíba a partilha de menores na Internet, de uma forma generalizada. Como tal, deixamos-lhe uma lista de 10 fotos dos seus filhos que não deve publicar na Internet. Acedendo ao artigo completo, aqui, poderá ainda perceber o porquê de cada uma destas 10 escolhas:
-
1. Fotos de momento íntimos da criança
2. Fotos que localizam
3. Fotos que identificam sítios e hábitos
4. Fotos institucionais
5. Fotos com os amiguinhos
6. Fotos que revelam mais que o necessário
7. Imagens embaraçosas
8. Fotografias exibicionistas de ostentação
9. Imagens de uma vida
10. Fotos publicitárias
Qual a sua opinião quanto à decisão do Tribunal da Relação de Évora?
Este artigo tem mais de um ano
São tretas a mais
Serão mesmo? Depois queixas-te que pedofilios andam a mandar mensagens privadas e a comentar as fotos das suas filhas e crianças whatever.. é por este tipo de comentário que fico chocado não por saber que um pedófilo pode fazer isso, mas sim como é resposta parva e ridícula, aposto se acontecesse algo a tua filha ou um pedófilo andasse a ver as fotos da sua filha no facebook ou na internet, que iria correr para denunciar um crime, deveria ser negado ajuda a si, porque você acaba de fazer um comentário simplesmente ridicílo e sem nexo.
E depois choram “aii a minha filha foi vitima disto..” “que injustiça” mas andam a por fotos na net da filha.. ganhem vergonha pa!
o controlo tem de ser feito aos pedófilos, e não ás pessoas normais que querem viver a sua vida em plenitude… caso contrario eu proíbo a tua mãe de por foto dela no facebook, não vão os violadores ver essas imagens e ter ideias…
O Pedófilo é uma pessoa normal até ao momento em que sabes que ele é pedófilo, e quando o sabes já aconteceu algo…
E quanto ao viver a vida na plenitude é exactamente o que os pedófilos fazem
Se decapitassem os pedófilos, já as pessoas poderiam viver a vida sem medo. O problema é que fazem leis para “prender” os bons nas “prisões” das suas casas para que os maus terem o Mundo para si.
Está tudo ao contrário e há gente que pensa que assim é que está bem.
PARABENS NUNO
NÃO SE DEVE PUNIR CIDADÃOS SEM MACULA
A SOCIEDADE E O ESTADO REVELAM UM FALHANÇO TOTAL
PREOCUPAM-SE EM PROMOVER DIVORCIOS, BARRIGAS DE ALUGUER, EUTANÁSIAS, PROVOCAR A VIOLENCIA DOMESTICA DE FILHOS E FILHAS PARA PAIS E MAES
Concordo o que tenho visto muito são crianças já fazendo papel de modelo de outros países e são adicionadas a toda hora por pessoas que inocentemente nem percebem o Al que fazem a essas crianças , os pais são os responsáveis parece que querem ver o filho na máquina da fama, essas crianças deveriam ser mais vigiadas pelos pais pois giram o mundo nas mãs dos internautas e podem provavelmente cair em mãos erradas. Deveria haver mais controle e os pais serem punidos sem punição os pais continuam empurrando seus filhos para a fama sem um pingo de controle
Acho mt bem. Devia ser assim em todo o lado.
As crianças não têm noção das coisas e os pais ainda menos, expor os filhos desta forma.
Muito bem. A continua publicação de fotos de crianças por parte dos pais devia ser crime!
Crime?! E as vestimentas que os papás compram e deixam as “pitas” de 12 anos para cima usarem como se fossem gente grande e muitas parecem autencias meninas de rua?
E as tatuagens que as meninas e os meninos fazem com essas idades? E os piercings? E as noitadas que fazem?
(Não sou contra as tatuagens nem piercings)
Aposto que muitos utilizadores com filhos destas idades deixam os filhos vestirem-se assim e e fazerem o que mencionei em cima…
Enfim.. a hipocrisia é algo muito feio bem como o cinismo…
Isso já é outro caso mas que também é revoltante. Porque se reparares nem são os pais que as vestem, as crianças ficam banhadas pela tv, cultura pop, etc e depois quando vão ao compras só querem esse tipo de roupa.
Desculpa Pedro mas são os pais que as vestem, eles são pais deviam de proibir certas roupas independentemente das inspirações que os putos têm…
Se os putos quando vão às compras e só querem esse tipo de roupas os pais estarão lá igualmente para incutir o bom senso (e não só) ou não? Se não incutem então o resultado é o mesmo.
A culpa será igualmente dos pais. Lá está. O tribunal devia de os proibir de deixa-los vestirem-se assim…
Ordens do tribunal. .. devia de ser crime..
Mas nem todos os pais deviam ser pais… ai está o problema.
Não sabem dizer não de vez em quando, as “palmadas de educação” são reprimidas, etc
@Pedro é totalmente verdade o que dizes. A educação infelizmente já não é o que era.
Cada um deve ser livre de andar como quer, porque se tu não gostas como eu ou outros(as) andam vestidos(as) ou pintados(as) e por essa razão temos de ser penalizados, porque achas que tu tens o direito de andares vestido e pintado como queres e não tenhas que ser penalizado?.
Que direito tenho eu de não concordando com o que vestes te ofender, agredir, ou de alguma forma te prejudicar?
Não queiras para os outros o que não queres para ti.
Sendo assim, e seguindo a logica da decisão, vcs vão ter que tirar as fotos que estão no artigo tb ? 😛
Não, são coisas diferentes. Esta foto provavelmente veio de um stock de fotos em que a pplware certamente adquiriu a licença de uso – esta foto não é editorial, portanto.
Ou nao. Como foi salvaguardada a escolha racional da menina na foto? Como será a escolha racional de crianças utilizadas pelos pais em campanhas publicitárias, já que não se pode chamar a isso trabalho infantil?
Existe lei clara sobre o uso de crianças em publicidade – até recentemente não havia ou era muito vaga.
Estas fotos têm uma licença agregada bem clara onde está claro onde e como não podem ser usadas.
Aquela famosa foto de uma miúda de 9 anos numa capa de revista de moda para adultos que muito foi falada, hoje não podia ser publicada – nem fotografada sequer naqueles preparos.
Mas os pedófilos vêem na mesma! Ou não é esse o presuposto da proibição da colocação das fotos on-line? Evitar que as criancinhas estejam espostas a mentes devassas?…… há argumentações que deixam uma pessoa baralhada.
Crianças vão existir sempre! Seja fotos ou na rua.
O assunto aqui são os direitos à imagem e privacidade das crianças e não se devem ou não aparecer em fotos. Em fotos de bibliotecas essa questão está salvaguardada com leis e regras.
Não vale a pena sermos extremistas, ou vamos fechar as crianças em casa até terem anos?
Na mouche.:-)
É um pau de dois bicos! as fotos foram tiradas da net… logo elas estarem ali confirmam o que o post diz 🙂
+1
Infelizmente os pais continuam a postar alegremente as fotos dos seus rebentos sem se darem conta dos perigos que tais imagens pode acarretar. Por isso a minha total e absoluta concordãncia. Que seja o tribunal a decidir o que os pais não conseguem.
Muita boa gente com menos de uma “mão-cheia” de neurónios funcionais, passam a vida agarrados ao smartphone e ao tablet a partilhar a sua vida (a um nível de pormenor que certamente não têm noção), com o que julgam ser um grupo restrito de pessoas, sem qualquer tipo de consideração pela privacidade dos outros.
Já tive uma situação em que tive de “exigir” a uma conhecido que não coloca-se uma foto em que eu estava presente ou que no mínimo desfoca-se a minha imagem antes de colocar.
Agora imaginem um “puto” sem noção de muita coisa neste momento, daqui a 10/15 anos chegar à conclusão que toda a sua vida até ao momento está “catalogada” na conta do Facebook de um dos pais? Coisas normais que todos os pais sempre fizeram, fotos no banho, na praia, festa de aniversário, festas da escola, etc… partilhadas, essencialmente, com o mundo todo.
Hoje podem parecer inocentes mas daqui a uns anos alguém com 3\4 pesquisas e cruzando a informação de várias fontes, pode-se saber muita coisa. Quem são os pais, relações familiares, que escola frequentou, que pessoas conhece, em que zona vive, que doenças/acidentes teve, etc…
A mim, sinceramente, assusta-me. Eu tenho hipótese de me defender deste tipo de exposição, uma criança não.
Também já pedi a terceiros para retirarem fotos dos meus filhos dos seus murais.
Se eu não os ponho, não admito que outros o façam.
Mas é exatamente o que penso! Aqui no Brasil as coisas são totalmente diferentes, as pessoas postam fotos e mais fotos e aquele que é contra este tipo de exposição ainda é ridicularizado. Já vi fotos de crianças que acabaram de sair da barriga, meu Deus momento tão íntimo a ser colocado assim, a criança nua e tudo isto me apavora. Parece que todos perderam a noção das coisas.
Acho bem!!!
As pessoas põem a sua vida toda na Internet e como eu costumo dizer: “Esta na Internet, esta no mundo!”.
Não venham com as historias de sistemas mais existe sistemas que garantem todos a privacidade, porque isso é simplesmente mentira. Com mais ou menos dificuldade, toda a informação que esta da Internet, pode vir a ser acedida por pessoas não autorizadas.
Por isso uma criança, não tem qualquer tipo de noção do conceito de privacidade e dos perigos que este mundo “oferece”. Dessa forma, ter as imagens da sua infância expostas, pode-se tornar um perigo bem real. Alem disso, quem disse que a criança quando adulta vai querer ter conta numa rede social? Logo, ela não pode ser “obrigada” a ter informações dela, de quando era criança.
Este artigo que saiu no Pplware Kids há uns tempos é revelador disso que diz: http://kids.pplware.sapo.pt/seguranca/onde-estarao-as-fotos-dos-seus-filhos-que-partilhou-na-internet/
Nesse artigo mostramos uma loja que tem como objectivo alertar todos aqueles que partilham as fotografias das crianças na Internet, onde são vendidas canecas com a foto de crianças recolhidas nas redes sociais.
Vamos todos voltar para o tempo da velha senhora…
Daqui a pouco nem as minhas fotos ou da minha mulher posso por numa rede social sob pena de haver algum ou alguma tresloucado/a que me quer violar ou a minha mulher….
Ainda moro num país “livre” logo a minha liberdade e a dos meus filhos sou eu que a crio dentro da lei e dentro do bom senso.
Volto a repetir… As medidas devem de ser preventivas e nunca punitivas. Neste caso é uma medida punitiva!
Mentalidades retrógadas o país está cheio. Está na altura de se criar meios preventivos havendo algum problema ou receio.
Adoro!! Tal e qual!
As crianças tem direitos que se sobrepõem à vontade dos pais e por isso existem leis que as protegem.
O problema esta em falta de bom senso por parte dos pais.
Logicamente, que os país querem o melhor para os filhos. E eu não estou a dizer que os pais não podem por fotos. Agora a questão é a forma como muitos pais expõem as fotos dos filhos.
Outra coisa é:
Um pedófilo normalmente só se sabe que o é, quando é apanhado. Como se pode prevenir as crianças contra esses predadores? Talvez uma boa maneira preventiva será não expor as crianças a situações que possa atrair atenção desses predadores.
Alem disso, não vejo neste caso nenhuma medida punitiva, visto que não esta a punir ninguém, mas sim a proteger a identidade da criança…
JJ o tribunal proibindo os pais de por fotos dos filhos nas redes sociais está a puni-los.
Medidas preventivas?!
Acções de prevenção da psp, spots de prevenção na TV, panfletos, etc.. etc.. etc..
Agora um tribunal ditar, controlar o que pomos ou nao num espaço nosso, privado (ou semi-publico-privado… como quiserem) é punitivo.
Ora então por essa lógica deixemos de usar todo e qualquer dispositivo com capacidade de ligar à Internet. Smartphones, computadores… Porque com mais ou menos dificuldade, há pessoas que conseguem aceder a estes, e também daí roubar fotos e informação.
Basta não sairmos à rua. A videovigilancia existe em qualquer esquina. Vamos usar todos a burqa.. e obrigar os filhos a usarem também. Ou então ficamos em casa, fechados entre 4 paredes.
Concordo.Os pais devem usar de bom senso… Acho isto exagerado. Bom senso é o q faz falta.
Isso mesmo. Haja bom senso nas fotos que são colocadas. É impossivel evitar que alguém tire fotos disfarçadamente em qualquer local da nossa propria terra aos nossos filhos. (À porta de escolas, parques infantis, praias… Etc etc. Hoje em dia qq pessoa tem um tel com camara fotográfica) Visto que é impossivel impedir isso, estejamos atentos onde os deixamos e evitar que possa haver hipotese de raptos.
Se as fotos na net não forem de miúdos com pouca roupa, os pedófilos não as querem para nada. Haja bom senso.
Não disse nada disso!!! Pode-se usar tudo, eu uso. Mas, tem é que se saber usar… e ter a consciência dos perigos que podem haver da utilização que se faz.
Alem disso, o que eu critico, são aquelas pessoas que vem criticar a todo o custo, situações como as da NSA, mas depois expõem toda a sua vida nas redes sociais.
A NSA como todos sabemos comete ilegalidades mesmo dentro da lei ou no limite desta.
Se eu quiseres postar fotos dos meus filhos no facebook posto e acabou.. ninguém.. repito NINGUÉM sem ser eu e a minha mulher tem nada a ver com isso.. por isso forniquem-se praí mais as vossas indignações e opiniões.
Nisso concordo, mas qualquer um pode pode utilizar essas mesmas fotos que ninguem tem nada haver com isso.
E é muito facil saber alguns detalhes da crianca dessa forma.
Eu a si, postava as fotos dos seus filhos no facebook, de seguida enviava a este dito
juiz o endereço, fazia-o acompanhar deste seu comentário, veria depois o “ninguém.. repito NINGUÉM”
+1
LoooL Aqui está um excelente espécimen a candidatar-se a ser hackeado, e a receber uma visita de um qualquer grupo organizado.
Realmente há gente sem noção do perigo, eu até diria que felizmente, isto porque alguém, tem de alimentar o crime LoooL senão a “justiça” fechava portas.
Zé…disse muito bem! “…ninguém.. repito NINGUÉM sem ser eu e a minha mulher tem nada a ver com isso…”. O “problema” aqui descrito é que o casal tinha opinião diferente em relação ao assunto…por isso teve de ser o tribunal a decidir!! Não houve qualquer imposição ao casal em si…
De facto parece que aqui o ponto da questão não é infelizmente a privacidade das crianças, mas sim a diferença de opinião dos pais. Chegar ao ponto de utilizar estas fotos de facebook como arma de arremesso em tribunal torna-se apenas triste pois tenho acredito mais depressa que o objectivo tenha sido ganhar a quezília do que preocuparem-se com o futuro da filha.
O problema é que o vossos filhos não são vossa propriedade, não são cães, logo existe um estado para zelar pelos interesses deles quando os pais não se demonstram capazes de tomar as melhores decisões como, por exemplo, colocar fotos de forma demasiado pública.
Como em tudo acredito que deve haver moderação. Não vejo mal em colocar fotos no Facebook, mas as restrições de grupo existem para isso mesmo. Classifiquem-nas só para a família ver e já se torna um problema muito menor
Et Voilá!
Nem mais!
A proibição pura e simples é completa e absolutamente terceiro-mundista, sem nexo e reveladora de analfabetismo no que a informática, internet e redes sociais diz respeito.
Ai é? então eu REPITO CASO ALGUM PEDOFILO contacte a sua filha, e você fosse apresentar queixa, devia lhe ser negado “repito, nos avisamos, repito nos avisamos” não lhe será dado qualquer tipo de ajuda, visto que não queres saber desta lei.
O que achavas? coisas completamente diferentes? não acho.. por fotos de crianças na net, atrai pedófilos e depois choram que a filha anda a receber X ou Y mensagem.. outro! GANHA JUIZO PÁ!
Como disse, deveria ser assim, quem quer postar fotos posta, caso acontecer algo a criança os pais serão os responsabilizamos e toda a ajuda será negada, e aos que respeitarem esta lei toda a ajuda será dada.. 😉 não te importas pois não? se o fizessem assim.. acho que te importavas 😉
Cuidado que ha por aí muitos filhos retirados aos pais por muito que os pais digam que NINGUÉM os tira..
Boa Zé disseste tudo! “o meu objeto1, o meu objeto2” parece que estás a falar do telemovel, coitada da TUA mulher e dos TEUS filhos, desculpa, objectos.
Tão moralistas que andam estes juízes. Isto ultrapassa o absurdo. É o totalitarismo judicial com tiques de antigamente. Os pais já se queixaram que souberam pela comunicação social antes de informar a parte interessada. Esta justiça correio da manhã.
Ou seja um Pai não pode publicar nenhuma foto. Todos essas 10 razões impossibilitam qualquer foto. Era o que faltava!
Ora aí é que te enganas.. Se as fotos do teus filhos forem ter ás mãos erradas e se daí resultar, no limete, por exemplo um rapto… Vais pedir á policia que te ajude… à custa dos teus impostos, dos meus, e de mais 10 milhões. Como vez há mais quem tenha a ver com o assunto! Alem de mais os teus filhos não tiveram direito de escolha… Podes achar a foto bonita mas pode ser alvo de gozo na escola… depois vais lá falar com a direção porque não impediu… Quando o podias ter feito tu…
Oh Afónito, preocupas-te com os teus impostos gastos para o bem, mas nao te preocupas com os impostos gastos sem mais nem porque pelos partidos que votas e pela porcaria que fazem..
Essa dos impostos é mais velha e serve de desculpa para tudo!
Mas que boa notícia sou 100% de acordo com as regras, quem anda a chuva…. como diz o antigo ditado , tantas vezes o cântaro vai a fonte que um dia parte, depois ai meus deus que desgraça, acho muito bem devia ser implantado em todo mundo isto.
Exagerado….
Ainda á pouco tempo tive de fazer denuncia ao facebook, porque uma mãe pós fotos dos filhos por volta dos 3, 5, anos completamente nus, mãe desnaturada…
Uma coisa são completamente nus, outra são fotos vestidos, em qualquer ocasião!
No entanto a noticia não especificou e generalizou como foram postadas (ou como seriam) as fotos.
Ainda que não concorde com a publicação de menores em fato de banho ou biquini numa praia ou piscina nas redes sociais, acho que o que quer que tenha a ver com a decisão dos pais quanto aos filhos (menores) é da inteira responsabilidade deles.
Acho que se devem de fazer campanhas preventivas e não um qualquer tribunal proibir o que quer que seja nestes casos, sendo assim uma decisao punitiva em vez de preventiva!
Deixamos de ter liberdade (dentro do bom senso) e voltamos à ditadura!!
Continuamos com a justiça retrógada, com mentalidades retrógadas, e talvez por isso o país não avança, apenas retrocede com tanta estupidez.
Bruno M. 21 de Julho de 2015 às 18:13
“Crime?! E as vestimentas que os papás compram e deixam as “pitas” de 12 anos para cima usarem como se fossem gente grande e muitas parecem autencias meninas de rua?
E as tatuagens que as meninas e os meninos fazem com essas idades? E os piercings? E as noitadas que fazem?”
Bruno M. 21 de Julho de 2015 às 17:54
“Deixamos de ter liberdade (dentro do bom senso) e voltamos à ditadura!!”
Escreves muito e depois já não sabes a quantas andas…
G’anda paranóia 😉
Pelo que percebi os pais separaram-se. O Tribunal de Setúbal, na regulação do poder paternal, sem ninguém ter falado nisso, decidiu acrescentar a cláusula de os pais não poderem publicar fotos da criança em redes sociais.
Afirma a mãe da criança que nem ela nem o marido tinham qualquer intenção ou falaram em publicar fotos da criança nas redes sociais – recorreu para o Tribunal da Relação de Évora, por estar a ser tratada como uma irresponsável e não por querer publicar as fotos. A relação de Évora confirmou a proibição e acrescentou uns considerandos tirados daqui e dali.
Só um reparo no meio disto, porque imagino que muita gente partilha a sua vida e a dos filhos, incluindo fotografias dos filhos, com familiares distantes, ou porque emigraram ou porque se separaram – no Facebook, estritamente dentro do grupo de “amigos”.
Os nossos juízes (e comentadores deste post, já agora) sabem fazer a distinção – porque não é a mesma coisa – entre a partilha em redes sociais e usando ou não usando o filtro “amigos” (sendo certo que muita gente aceita qualquer um que lhe apareça a pedir “amizade”)?
O problema começa logo por aquele que identificas-te no fim: muita gente aceita qualquer um como “amigo” e na maioria dos casos não aplica os filtros correctos.
Muitos mal sabem enviar um email, quando mais mexer no Facebook…
No meio disto tudo, o grande problema é a falta de informação (e bom senso)!
+1
Realmente compreendo as pessoas dizerem que a decisao sobre os filhos fica na responsailidade dos pais, mas sendo assim entao as drogas tambem seriam legais, eu é que sei se dou na droga ou nao, tou me a fazer mal é a mim. mas nao é bem assim, sao ilegais porque nos fazem mal né, entao mais depressa isto seria ilegal porque faz mal a quem nem escolha tem, as crianças, que se tivessem a noçao das coisas nao deixavam os pais fazerem o que fazem. cada um sabe de si mas é no seu mundo imaginário, neste mundo ninguem é livre, cada um quer saber de todos, e ha sempre um governo a querer mandar, e a conseguir mandar, por tanto esqueçam lá a treta do nos meus filhos mando eu porque nos nossos filhos manda o governo. assim como em tudo o resto
Aonde já chegou a censura…. Volta Salazar!
Ha aqui muito exagero, comentários rudes, brutos e sinceramente, yoda a gente acha que pode julgar. Chamam os pais de delinquentes, atrasados. Mas que raio de bullying é este agora? Metem tudo num só saco e sentem-se heróis. Lamentável! É censura, mas da pior, feita por concidadãos. Terão a capacidade sobrenatural (até ver) de ler as mentes e intenções dos pais? Parem de ser psicólogos e juízes de bancada!
A pedofilia ainda é crime? Acho estranho os pais terríveis que postam fotos com naturalidade nas redes sociais… bandidos inconsequentes! E a pedofilia e as redes pedofilas serem consideradas banais. É igual a acusarem a rapariga violada de ter usado mini-saia.
As redes sociais têm gestão de privacidade, o que permite a quem quer que poste fotos, limite o seu acesso a determinadas pessoas. Se não tiverem e se os progenitores burros postarem na mesma? azar! Talvez a distância para além do computador seja bem maior que o perigo de deixar a criança entregue aquele familiar que nunca ninguém suspeitou, ou ao vizinho que ´de tão boa pessoa, e que nada tem a ver com aquele professor que, no outro dia veio a saber-se que andava a abusar das criancinhas… malandro!….. quase que podia ter sido padre!… Nunca me enganou!………. Isso, agora comecem a fiscalizar o que cada um pensa mas ninguém vê!….. afinal não há maior censura que aquela que o povo quer impor!………. antes, eduquem-se, pra melhor educarem!
vergonhoso é os pais deixarem os putos (crianças) postarem na net livremente, mas pior são os neardentais que metem fotos dos filhos na net, são piores que bichos, mais tarde vêm-se queixar, pois….
Eu até posso concordar que não se deve postar imagens de jovens na internet / Redes sociais, mas uma deliberação judiciaria baseada na inspiração / vontade do elemento do ministério publico porque sim não me parece que seja a melhor opção.
Se esta deliberação fizer algum sentido então a todos os pais que ponham uma foto dos seus filhos menores na internet / rede social deveria ser interposta uma ação judicial por tal ato já que não vejo qualquer distinção entre um caso em que os pais de uma criança que estejam em processo de regulação do poder paternal, em que este ponto não é relevante para nenhum deles, e um casal que tenha filhos.
Penso é que os senhores do ministério publico e os senhores juízes por vezes são mais “papista que o papa”
Confesso que não li os comentários todos ou melhor li-os na vertical. Não sei se alguém abordou ou não o assunto.
Será que as fotos dos nossos filhos, netos estão seguras no PC lá de casa mesmo sem serem publicadas publicamente?
Quem me garante que neste momento eu sei se estou ou não a ser “hackeado” por alguém que ande à procura de fotos de que possam tirar proveito?
Um bom dia
Que argumentação tao sem nexo. Sabes que se adormeceres na beira da estrada podes ser assaltado, mas dentro de casa tambem pode acontecer…
É uma chatice. Por causa dos pedofilo nao poderem mostrar, gabar ou tentar mostrar que a filha/o não é mais inteligente, dinamica oh bonita que a dos outros. Somente necessidade de mostrar que não tem uma vida monotona ou normal…. os momentos vivem-se e preservam-se, nao se comparam…. os meus serao sempre meus…
Só se fala em pedófilos que andam a ver fotos de crianças e então o trafico de crianças.
Cuidado à muita gente que pagaria uma fortuna para ter uma criança e colocando as fotos na internet como catalogo é a melhor forma para eles seleccionarem as crianças a raptar.
Não coloquem fotos dos vossos filhos na internet, eles não são um produto para ser exibido.
Não levem os vossos filhos para um shopping, lá tem cameras de videovigilancia e muitas pessoas com camaras na mão (telemóveis) e serão certamente filmados e / ou fotografados.
“Eles não são um produto para ser exibido.”
A questão não é só e unicamente a exibição dos filhos ou a postagem dos filhos na net, é sim uma maneira de mostrar aos familiares ou amigos o que quer que seja.
Por a maior parte das pessoas terem completamente desconhecidos no grupo de “amigos” nas redes sociais, não quer dizer que todos sejam iguais.
Muitas pessoas só têm familiares e/ou pessoas que conhecem.
Às vezes as pessoas estão longe e as redes sociais vieram encurtar essa distancia. As pessoas esquecem-se disso.
Que exagero, qualquer dia levar um filho a passear à rua é proibido pois pode receber um olhar indecente
A nossa liberdade individual deve ser considerada “sagrada”.
Quem atentar contra a nossa liberdade individual atenta contra a nossa vida.
Quem atenta contra a nossa vida deve ser severamente penalizado, de modo a desincentivar essas possibilidades.
As leis têm caminhado no sentido de “prender” os não criminosos para os criminosos ficarem livres.
Prendam-se os criminosos e não os não criminosos.
As redes sociais com especial foco no facebook têm configurações que permitem por exemplo a partilha apenas com determinados grupos de pessoas, amigos, família, etc.. Ainda não sou Pai mas isso não é necessário para entender o perigo da internet e como me parece óbvio não faria sentido a partilha de fotos dos meus filhos em ambiente publico de partilha mas nao vejo mal nenhum por exemplo chegar de ferias e partilhar fotos das mesmas com amigos e familia. Claro que ha quem tenha como amigos no facebook pessoas que nao conhece de parte nenhuma e aceitam pedidos de amizade de forma irresponsável mas isso nao é culpa da rede social mas sim da ignorância de quem usa a rede social.
Como em tudo na vida se as coisas forem feitas como deve ser podemos alegremente beneficiar das vantagens das redes sociais e partlihar com quem quisermos os momentos da nossa vida, com e sem filhos, desde que façamos primeiro o trabalho de casa e perceber que mecanismos têm as redes sociais para permitir aquela privacidade na partilha que é util neste caso em particular da partilha de fotos dos nossos filhos.
Ótimo muito bom em informar, canalizar estimular à nao publicarem fotos de criancas na net para protejer a seguranca da crianca.Mas o método certo nao é ensinar proibindo. Todos pais querem o melhor para os filhos, informacoes logicas e seguras eles aceita sem protestos.Há diferentes estruturas onde podem serem informados.Estamos saindo do industrialismo e entramos em outro graus tecnologios bem mais avancado abrangindo todos os setores e com isso também exige dos competentes em diferentes setores a obrigacao de protejer dar seguranca ao cidadoes e ao País.
Acho muito bem que o tribunal proíba. Aliás, lamento que tenha que chegar ao pondo de ser o tribunal a proibir a publicação de imagens dos filhos nas redes sociais… Imagens essas que chegam a roçar o ridículo. Há pais que ate os filhos nus publicam… Ridículo…
É muito importante informar, canalizar e integrar aos pais os riscos que os filhos correm com a publicacoes de fotos. Até mesmo os professores tenham reuniao com os pais para informar os risco.
Simples: ‘hoje na internet, para sempre na internet’.
Qualquer criança cuja fotografia tenha sido colocada na internet, quando for adulta, não vai poder escolher entre estar ou não estar na internet. Já alguém decidiu que elas lá estariam, sem ter o direito de o fazer.
Os pais não têm o direito de impedir os filhos de virem a exercer os direitos que lhes assistem, logo, não podem colocar fotos dos seus filhos na internet.
Conforme falo nos pais, falo também dos educadores de infância e dos professores, que se fazem de muito queridos, mas que na realidade não têm, nem querem ter, noção de nada em termos de segurança informática das crianças que educam.
A ignorância informática destes (des)educadores está bem espelhado no tipo de actividades educativas que desenvolvem e que implicam a partilha de fotos de grupo na internet e com os pais, isto para já não falar na situação caricata de enviarem e-mails para todos os encarregados de educação da sem terem o cuidado de colocar os endereços de e-mail no campo Bcc, acabando por divulgar os e-mails de todos a todos… enfim… são estas pessoas incultas (e com gosto… pois não aceitam nada que já seja o seu próprio pensamento) que temos a educar os nossos filhos em matéria de informática. Na realidade não querem saber das crianças. Querem é promover-se a si e às escolas. Se gostassem das crianças ou as respeitassem não fariam nada do que fazem como fazem.
Simples: ‘hoje na internet, para sempre na internet’.
Qualquer criança cuja fotografia tenha sido colocada na internet, quando for adulta, não vai poder escolher entre estar ou não estar na internet. Já alguém decidiu que elas lá estariam, sem ter o direito de o fazer.
Os pais não têm o direito de impedir os filhos de virem a exercer os direitos que lhes assistem, logo, não podem colocar fotos dos seus filhos na internet.
Conforme falo nos pais, falo também dos educadores de infância e dos professores, que se fazem de muito queridos, mas que na realidade não têm, nem querem ter, noção de nada em termos de segurança informática das crianças que educam.
A ignorância informática destes (des)educadores está bem espelhado no tipo de actividades educativas que desenvolvem e que implicam a partilha de fotos de grupo na internet e com os pais, isto para já não falar na situação caricata de enviarem e-mails para todos os encarregados de educação sem terem o cuidado de colocar os endereços de e-mail no campo Bcc, acabando por divulgar os e-mails de todos a todos… enfim… são estas pessoas incultas (e com gosto… pois não aceitam nada que não seja já do seu próprio pensamento) que temos a educar os nossos filhos em matéria de informática. Na realidade não querem saber das crianças. Querem é promover-se a si e às escolas. Se gostassem das crianças ou as respeitassem não fariam nada do que fazem como fazem.
Fico muito satisfeita com a determinacão do Tribunal para protejer as criancas. Seria muito bom se existe programas na TV ou programas culturais ,informativo numa linguagem simples onde todos possam comprreender de maneira pedagogico.Compreendo perfeitamente que publicacão de fotos de criancas que os pais coloca é inocentemente orgulhosos para mostrar os filhos. Mas os tempos teem mudado e os ricos que tem hoje é um FATO! Conhecimentos dar possibilidades de se unirem para informar canalizar e não proibir .