Como ter internet mais rápida no seu HotSpot portátil da MEO?
Em 2017 apresentamos aqui o HotSpot portátil da MEO. Este pequeno equipamento permite-nos ter internet em qualquer lugar onde exista cobertura da operadora e há algumas opções que pode usar.
Vejam o que é possível configurar para tentar ter uma velocidade de acesso à Internet mais rápida.
Como aceder à página de gestão do Hotspot da MEO?
Depois de ligados à rede Wi-Fi disponibilizada pelo hotspot/router 4G portátil, basta que abram um browser e introduzam o endereço 192.168.8.1 (verifique nas propriedades da ligação se este IP corresponde ao seu gateway. Caso seja diferente, introduzam esse endereço no URL).
Em seguida introduzam as credenciais (normalmente admin/admin, isto no HotSpot da MEO). A primeira coisa que podem fazer, se necessário, é criar um novo perfil de ligação.
Como ter internet mais rápida através do seu HotSpot?
Depois de aceder à página de gestão do seu HotSpot vá ao menu Definições > WLAN > Definições Avançadas da WLAN. Aí dentro devem escolher como Banda de funcionamento 5Ghz. A opção relativa ao canal de funcionamento podem manter em automático, no entanto, caso verifiquem que há um canal menos congestionado podem sempre mudar manualmente - ver ferramentas aqui.
Nota importante: Antes de procederem a esta alteração tenham a certeza que os seus equipamentos terminais (smartphone, PC, tablet) têm suporte Wi-Fi para a frequência dos 5Ghz.
Diferença entre a banda 2.4GHz e 5GHz
Falar em redes wireless é sinónimo falar na norma IEEE 802.11. O IEEE 802.11 é uma especificação para as redes sem fios (WLAN, wireless local Area Network), que define um conjunto de protocolos. As normas disponíveis dentro do standard 802.11 são:
- 802.11a – funciona na banda dos 5GHz e permite taxas de transferência de dados até 54 Mbps;
- 802.11g – funciona na banda dos 2,4GHz e permite taxas de transferência de dados até 54 Mbps;
- 802.11n – funciona nos 2,4GHz e 5 GHz e permite taxas de transmissão entre os 300 Mbps e 600Mbps
- 802.11ac – funciona na gama dos 5GHz e permite taxas de transmissão até 3,6 Gbps (no caso de usar wave 2)
A frequência dos 2,4GHz é muito “congestionada”! Hoje em dia, dentro da nossa casa, existem outros dispositivos que operam na banda de 2,4GHz, como, por exemplo, o micro-ondas, sistemas de alarmística, sensores, etc., e que podem interferir com a nossa rede wireless. Além disso, o espaço coberto pela nossa wireless é muita das vezes “inundado” por outras redes wireless (redes dos vizinhos), que operam exatamente na mesma frequência (mesmo canal).
A gama de 5 GHz, como não é muito utilizada, é menos suscetível a interferências, não havendo assim degradação de sinal. Além disso, usando as tecnologias adequadas, é possível ter um maior throughput (taxa efetiva de transmissão) em redes que funcionam nos 5 GHz, ou seja, uma internet mais rápida.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
Penso que este tutorial se refere a um equipamento Huawei. No meu caso o que me foi fornecido foi um Alcatel, bastante mais limitado, que entre outras limitações funciona apenas em 2,4 GHz.
Confirmo, Huawei.
Informação útil. No entanto, podiam ter acrescentado as desvantagens da frequência dos 5 GHz. Quem lê o artigo, até pensa que é só vantagens …
É verdade, pensei o mesmo.
No meu caso que tenho um aparelho desses igual da MEO, com 5Ghz as velocidades “em cima” do equipamento são melhores, mas o alcance diminui muito.
Depende das necessidades.
É isso Hugo. Mas acontece em todos os equipamentos. Não só nos hotspots ligados a rede móvel mas também nos routers que utilizamos em casa ou no local de trabalho. Nada tem a ver com os operadores mas sim uma “limitação” tecnológica.
E sim, temos sempre de ponderar as reais necessidades 😉
Exato é uma limitação da tecnológica 5ghz. Poderia/ deveria ter sido mencionada no artigo.
Sim, frequências mais elevadas, menos cobertura.
https://pplware.sapo.pt/tutoriais/networking/melhor-canal-wireless-5ghz-router/
Internet mais rápida? Ou rede wireless mais rápida. Eu fico muito admirado um site destes ter um post tão enganador. Eu compreendo que para leigos serve, mas por favor. Se ensinassem às pessoas o que é a velocidade de ligação à Internet e a velocidade de ligação, neste caso, ao hotspot, isso sim era de valor. Lá por eu me ligar a, por exemplo 433Mbps a um hotspot destes e a ligação do hotspot à Internet for de 10Mbps, digam-me lá onde vai melhorar a ligação à Internet.
Bem visto Paulo. Claro que a velocidade da ligação entre o hotspot e o equipamento ajuda, mas no final a velocidade de navegação/acesso depende sempre do hotspot e acima de tudo, da qualidade de ligação suportada pelo operador no local. Em relação ao resto, também acho que os nossos comentários ajudam e contribuem para quem os lê fique mais esclarecido. 🙂 😉
O 5Ghz não é só uma questão de largura de banda. Na gama dos 5GHz existem menos interferências…logo tens uma ligação mais rápida e estável.
Completamente de acordo. Li o artigo na diagonal e o título “Como ter internet mais rápida no seu HotSpot portátil da MEO” é completamente enganador. O conceito de “bottleneck” não está referido no artigo e é enganador, conforme disseste e bem:”Lá por eu me ligar a, por exemplo 433Mbps a um hotspot destes e a ligação do hotspot à Internet for de 10Mbps, digam-me lá onde vai melhorar a ligação à Internet.”
Além disso, também não foi referido que, por ser uma frequência mais elevada, o sinal é mais atenuado por obstáculos físicos (paredes, por exemplo), diminuindo a dita largura de banda que, magicamente, ia aumentar a largura de banda de acesso à Internet.
Calma!
1) No 5Ghz tens uma maior largura de anda
2) No 5Ghz há menos interferências
3) Obviamente que o acesso está limitado à ligação (seja 3G ou 4G)
ja para não falar dos equipamentos que não são compatíveis com a norma de 5ghz…
Obrigado pela dica Pedro, um abraço!
Pedro e que tal dizer que o 5Ghz não é a melhor frequência para passar paredes, tb ajudava.
É verdade, mas neste caso o hotspot, uma vez sendo portátil, podes colocar onde quiseres.