Wifi Sense: o Windows 10 anda a partilhar-lhe as redes sem fios?
A chegada do Windows 10, na passada semana, trouxe algumas novidades de peso a este excelente sistema operativo. Muitas são imediatamente visíveis, mas outras, de igual importância, acabaram por ficar na sobra e sem serem dadas a conhecer.
Uma das que mais polémica é o Wifi Sense, que permite a partilha de acesso de redes sem fios a um conjunto alargado de utilizadores.
Esta nova funcionalidade do Windows 10, que existe já há alguns anos no Windows Phone, permite que os utilizadores partilhem com os seus contactos as redes sem fios a que acederam e as respectivas palavras passe.
Este não é um acesso directo, o que significa que os utilizadores tenham acesso aos dados de acesso. A verdade é que mesmo assim conseguem aceder às redes a que o utilizador acedeu.
Muitos consideram esta medida do Windows 10 uma quebra de segurança grave, mas a verdade é que para muitos esta pode ser uma função muito útil, garantindo o acesso a qualquer momento às redes conhecidas.
Mas a Microsoft consegue dar aos utilizadores um grau elevado de configuração do Wifi Sense, conseguindo o utilizador definir vários parâmetros e a forma como as redes são partilhadas.
Para além de poder definir se quer usar as redes partilhadas pelos outros utilizadores, pode ainda definir com quem partilha as suas redes e também quais as redes que quer partilhar.
Como configurar o Wifi Sense no Windows 10?
Para configurar o Wifi Sense o utilizador precisa de ter acesso às definições do Windows. Pode fazê-lo através do Menu Iniciar, na opção Definições.
Ai dentro precisa de procurar apenas pela opção Rede e Internet. Clique nela e entre nas definições específicas da rede.
Estando na secção dedicada às redes sem fios, o utilizador deve escolher a opção Gerir definições Wi-Fi.
É na zona de gestão das redes sem fios que o utilizador pode tomar várias opções sobre o Wifi Sense. Em primeiro lugar pode decidir se quer ligar-se às redes que os seus contactos vão disponibilizar.
Esta opção está activa por omissão, mas pode sempre desactivá-la, na opção 1 da imagem abaixo. Nesse caso deixa de ter acesso às redes partilhadas.
Por outro lado pode definir com quem dos seus contactos irá partilhar as suas redes. Estão seleccionados os contactos do Outlook.com, os do Skype e os amigos do Facebook.
Qualquer um deles pode ser activado ou desactivado a qualquer momento, na opção 2 da imagem abaixo.
Por fim, e ainda dentro das definições das redes sem fios, o utilizador deve definir quais as redes que quer partilhar. Desçam nessa janela e vão ver as redes conhecidas, mesmo as que não estão presentes de momento.
Para as partilharem só precisam de clicar no nome e escolher a opção Partilhar. Podem a qualquer momento reverter este processo no mesmo local, mas na opção Parar partilha.
Apesar de ter sido anunciado por muitos como uma falha grave de segurança, o Wifi Sense pode ser extremamente útil para muitos utilizadores. Podem assim partilhar a sua rede de casa com os amigos sem terem de estar a colocar repetidas vezes a palavra passe.
Em momento algum o utilizador que recebe essas redes no seu Windows 10 terá acesso à palavra passe e nem terá mais privilégios do que aqueles que o utilizador quer que ele tenha.
Esta é uma pequena pérola do Windows 10 que a Microsoft tem maturado ao longo dos anos e que agora trouxe para o seu novo sistema operativo.
Este artigo tem mais de um ano
Visto existir algumas “politicas”/funcionalidade neste novo Windows que muitos de nós querem ver desactivas venho propor que se desenvolva algo tipo (batch file, programa, alteração no registo do windows) que desactive todas estas funcionalidades.
Desde logo esta que é falada neste post assim como:
Desactivar a partilha das actualizações:
https://pplware.sapo.pt/microsoft/a-sua-net-esta-lenta-a-culpa-pode-ser-do-windows-10/
A Recolha de dados pessoais:
https://pplware.sapo.pt/microsoft/windows/sabia-que-o-windows-10-espia-tudo-o-que-fazemos/
Assim como outras que se possam sugerir.
para as questões de privacidade tens aqui um guia: https://www.reddit.com/r/Windows10/comments/3f38ed/guide_how_to_disable_data_logging_in_w10/
e neste vários tweaks por registry files ou scripts powershell: https://windows10tweaksanddebloat.codeplex.com/SourceControl/list/changesets?branch=master
Buuu, pareces aquelas pessoas que fazem download de um torrent e depois não fazem seed… Hahaha just kidding.
Na verdade até parece uma ideia interessante que muita gente paranoica terá muito gosto em meter em pratica.
E mesmo assim não percebi a utilidade desta funcionalidade :\
Utilidade desta funcionalidade nota-se ainda mais no Windows Phone devido à maior portabilidade deste tipo de dispositivo, quando apanhas sinal Wifi este liga-se automaticamente à rede Wifi se esta tiver sido partilhada por um amigo teu, tenho tirado partido disto, é espetacular. 🙂
É util na medida que basta so os teus amigos meterem a password que o resto do pessoal já terá acesso na boa. Ficas com net do tipo fon zon. Útil.
Chegar a casa de qualquer amigo teu e não ter de ir ver as pass por baixo do router?
Não penso que seja assim taooo mau, visto que podemos escolher as redes que não queremos partilhar.
Boas pessoal, preciso de ajuda!
Atualizei para o Windows 10 e não consigo usar a app store para downloads nem para atualizações.
Já pesquisei e é provável que tenha haver com o proxy server.
(Atualizei do Windows 7)
Testa sem proxy. Se funcionar é disso. Esse proxy é gerido por ti ou é do trabalho?
Eu tenho o proxy em automático ou seja, não tenho.
Tu é que disseste que provavelmente era do proxy, mas Automatic configuration é o default. Se é uma máquina de casa, então o mais provável é não teres proxy. Se for máquina do trabalho até pode ser na mesma. Tens algum erro?
Problemático porque? Quando se vive no meio da cidade é uma das melhores coisas que se pode ter. (wi-fi de cafés/restaurantes).
Se não quisermos partilhar a nossa rede de casa, e só desativar a partilha dessa rede. 🙂
Os filmes que têm feito em volta deste Windows 10 são hilariantes 😀
Sempre da para rir um pouco
Mais uma vez, tudo tem haver com a privacidade…
Se eu tiver essa lista de redes que tu partilhastes, agora sei por onde andas(um exemplo).
Tendo lá como desligar isso acho que não é assim tão mau. O que é mau é que vem tudo ligado ‘por defeito’ o que em 80% a 95% é o que fica, independentemente de terem conhecido para desativar e/ou terem consciência da utilidade e dos perigos que essas configurações acarretam.
Mas tu não tens acesso a lista de partilha pessoal minha. Por isso nunca vais saber tal coisa. E muito seriamente, é muito mais seguro partilhar a pass deste modo sem a ter que a dizer ou escrever num papel do que andar a partilhar passwords escritas que, esses sim, podem ser depois partilhados com toda a gente.
Como é que sabes por onde ando? Posso ter a pass daquele router já há um tempo, e nem sequer ter visitado novamente aquele espaço… E não tens acesso à lista diretamente. Nem as password sequer! O teu pc/Lumia conecta-se automaticamente a rede, that’s all…
Datamining… A velha história de metadata não tem valor nenhum.
Mas por exemplo, tens várias redes do macdonalds memorizadas no telemóvel, dentro daquela área(pelo nome da rede e não pela pass) chega à conclusão de que vais a vários macdonalds(já agora não existem burgerkings aqui, não deves gostar de burgerking).
Agora sendo “teu amigo” no facebook, que está ligado ao skype que eventualmente tens a mesma conta de email para o windows. Se calhar não é tão difícil obter essa lista.
Cruzando essa informação (nome de redes) e por exemplo ‘posts’ do teu facebook, será mesmo muito fácil saber por onde andas…
Mas como disse é uma função porreira, porque se estás no grupo de amigos e em vez de ter que perguntar a pass daquele sitio, se já a tens é só partilhar, sem teres aquelas coisas de dizer e/ou escrever essa pass.
O Wi-Fi sense faz omesmo que a app MandicMagic para android e iOS, mas num sentido mais limitado.
e ao menos no iOS (ou android) não te forçam a partilhar a tua pass de casa por predefinição. Ai esta microsoft ou copia e copia mal ou inventa e inventa mal.
Isto é uma boa funcionalidade. Mas não deixa de ser necessário utiliza-la com atenção ao que se esta a fazer.
+1
já o windows mobile faz isto ao tempo. alguém anda com pouca atenção :-p
Prefiro partilhar assim a minha pass com os meus amigos do que lhes ter que dar um papel com a pass e eles fazerem o que querem com ela ou lhes dizer de boca para fora pois não a sei de cor. Assim sendo com o Sense eles nunca avistam se quer a pass nem a conseguem partilhar eles.
Sistema muito mais seguro do que propriamente andar a dar a pass doutra maneira.
Caso o computador esteja desligado, o melhor seria mesmo criar uma rede guest. Eu tenho um NOS e um segundo router ligado por LAN, como access point. É possível configurar a rede guest neste caso? como?
É a tal coisa, isto já existe no windows phone e nunca houve esta polémica.
As passwords não são disponibilizadas sem que o utilizador queira e, alem do mais, há redes que devido à sua segurança, o próprio sistema não deixa partilhar.
Este windows 10 já dá para fazer um grande filme de comédia, e não é por causa do próprio sistema …
http://www.geek.com/microsoft/windows-10-wifi-sense-does-not-share-your-passwords-1630014/
Não tenho mais nada a dizer.
Convinha dizeres… para ver se o povo entende o ponto que andas a querer defender!
A funcionalidade está lá, podes partilhar as redes, e ainda podes escolher quais e com quem o queres fazer.
O artigo é para a malta que nos comments anda a chorar a dizer que o Windows 10 dá passwords do Wifi.
O Windows 10 não dá password nenhuma, é como se cria-se um hotspot, e não é qualquer um que pode entrar, primeiro tem que se permitir manualmente a partilha de uma rede, e depois só pessoas que constam na lista de família/amigos do Windows 10 a partir do E-Mail das mesmas (que tem de ser introduzido manualmente) têm acesso a rede.
como se pode ter uma rede guest com o router da NOS? e se tivermos outro router a ele ligado? qual é a outra forma de partilhar a internet com os convidados de casa se não tivermos o pc ligado e usarmos este método? gostava de criar uma rede própria sem acesso aos computadores da rede.
Bem, no meu caso tenho o NOS Hub a fazer de modem, porque tenho o meu próprio router para minha rede ethernet e wireless. No entanto, habilitei o wireless do NOS Hub, de modo a ter uma rede Wi-Fi para os convidados e que não tem acesso à minha rede, só à internet. Ao fazer isto, convém deixar um espaçamento de 5 canais entre as duas redes wireless, de modo a minimizar as interferências.
como faço isso? e no meu caso que tenho o NOS com o router e modem e tenho outro router ligado por LAN como repeater com a sua rede wifi dentro da rede?
Boas, existe uma App que se chama mandic mágico, que consiste numa rede social de partilha de senhas para WiFi.
Por exemplo, estás em Lisboa e chegas a um restaurante com WiFi e não tens a pass, alguém que já lá foi e pediu a pass, partilhou a mesma na base de dados da App.
Experimentem que não se vão arrepender.
Windows7 melhor
Mais facil ainda, penso que seja somente necessário desactivar os serviços de localização e já não à cá nada de de wifi sense…
Mais fácil ainda, desliga o computador.
Mais uma vez o problema não é existir o serviço, é vir ligado por omissão além de que quem faz update do 7 ou 8 nem se apercebe que as redes que já tinham de repente ficam todas partilhadas. Sim o Windows faz um aviso “o Wifi sense precisa da sua atenção” mas ainda por cima no sistema de notificações. Na minha ideia devia estar desligado.
Isso é mentira. Mesmo que atives o WiFi sense, tens de permitir manualmente cada uma das novas ou antigas redes wireless – nenhuma fica partilhada automaticamente.
Eu uso tanto para receber as redes dos meus contactos como para partilhar conscientemente aquelas que acho que devo partilhar. E o melhor de tudo é que é transparente e ninguém vê a senha, ao contrário daquelas aplicações tipo Mandic Magic, que também existe para WM, mas que consegues ver as senhas. Imagina se um “amigo” teu partilha a senha da tua rede nessas apps…
Não vem ligado por omissão. E mesmo que venha, tens que escrever à unha o mail de quem queres que tenha acesso!
Bom dia,
Costumo usar um router virtual (MyRouter) para partilhar o meu sinal de internet (Pen Kanguru) com outros dispositivos. No Windows 7 sempre funcionou na perfeição. Com a atualização para o Windows 10 o programa também funciona, o sinal wifi é detetado pelos outros dispositivos e continua a ser possível fazer a ligação ao router virtual. Contudo, apesar de ligados com sucesso ao router virtual, o acesso à internet através dos dispositivos não está a funcionar. Será alguma configuração ou restrição do Windows 10 que não existia no Windows 7?
Será que me podem ajudar? Agradeço desde já…
Abraço.