Quantcast
PplWare Mobile

Wifi Sense: o Windows 10 anda a partilhar-lhe as redes sem fios?

PUB

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Simões


  1. Ricardo Santos says:

    Visto existir algumas “politicas”/funcionalidade neste novo Windows que muitos de nós querem ver desactivas venho propor que se desenvolva algo tipo (batch file, programa, alteração no registo do windows) que desactive todas estas funcionalidades.
    Desde logo esta que é falada neste post assim como:
    Desactivar a partilha das actualizações:
    https://pplware.sapo.pt/microsoft/a-sua-net-esta-lenta-a-culpa-pode-ser-do-windows-10/

    A Recolha de dados pessoais:
    https://pplware.sapo.pt/microsoft/windows/sabia-que-o-windows-10-espia-tudo-o-que-fazemos/

    Assim como outras que se possam sugerir.

  2. DavidOff says:

    E mesmo assim não percebi a utilidade desta funcionalidade :\

    • Neopunk says:

      Utilidade desta funcionalidade nota-se ainda mais no Windows Phone devido à maior portabilidade deste tipo de dispositivo, quando apanhas sinal Wifi este liga-se automaticamente à rede Wifi se esta tiver sido partilhada por um amigo teu, tenho tirado partido disto, é espetacular. 🙂

    • antonio says:

      É util na medida que basta so os teus amigos meterem a password que o resto do pessoal já terá acesso na boa. Ficas com net do tipo fon zon. Útil.

    • 1berto says:

      Chegar a casa de qualquer amigo teu e não ter de ir ver as pass por baixo do router?

  3. Marco B. says:

    Não penso que seja assim taooo mau, visto que podemos escolher as redes que não queremos partilhar.

  4. João Ribeiro says:

    Boas pessoal, preciso de ajuda!

    Atualizei para o Windows 10 e não consigo usar a app store para downloads nem para atualizações.

    Já pesquisei e é provável que tenha haver com o proxy server.

    (Atualizei do Windows 7)

  5. PFerreira98 says:

    Problemático porque? Quando se vive no meio da cidade é uma das melhores coisas que se pode ter. (wi-fi de cafés/restaurantes).
    Se não quisermos partilhar a nossa rede de casa, e só desativar a partilha dessa rede. 🙂

    • António Pereira says:

      Os filmes que têm feito em volta deste Windows 10 são hilariantes 😀

    • NT says:

      Mais uma vez, tudo tem haver com a privacidade…
      Se eu tiver essa lista de redes que tu partilhastes, agora sei por onde andas(um exemplo).

      Tendo lá como desligar isso acho que não é assim tão mau. O que é mau é que vem tudo ligado ‘por defeito’ o que em 80% a 95% é o que fica, independentemente de terem conhecido para desativar e/ou terem consciência da utilidade e dos perigos que essas configurações acarretam.

      • Teched says:

        Mas tu não tens acesso a lista de partilha pessoal minha. Por isso nunca vais saber tal coisa. E muito seriamente, é muito mais seguro partilhar a pass deste modo sem a ter que a dizer ou escrever num papel do que andar a partilhar passwords escritas que, esses sim, podem ser depois partilhados com toda a gente.

      • PFerreira98 says:

        Como é que sabes por onde ando? Posso ter a pass daquele router já há um tempo, e nem sequer ter visitado novamente aquele espaço… E não tens acesso à lista diretamente. Nem as password sequer! O teu pc/Lumia conecta-se automaticamente a rede, that’s all…

      • NT says:

        Datamining… A velha história de metadata não tem valor nenhum.
        Mas por exemplo, tens várias redes do macdonalds memorizadas no telemóvel, dentro daquela área(pelo nome da rede e não pela pass) chega à conclusão de que vais a vários macdonalds(já agora não existem burgerkings aqui, não deves gostar de burgerking).
        Agora sendo “teu amigo” no facebook, que está ligado ao skype que eventualmente tens a mesma conta de email para o windows. Se calhar não é tão difícil obter essa lista.
        Cruzando essa informação (nome de redes) e por exemplo ‘posts’ do teu facebook, será mesmo muito fácil saber por onde andas…
        Mas como disse é uma função porreira, porque se estás no grupo de amigos e em vez de ter que perguntar a pass daquele sitio, se já a tens é só partilhar, sem teres aquelas coisas de dizer e/ou escrever essa pass.

  6. Marco Remane says:

    O Wi-Fi sense faz omesmo que a app MandicMagic para android e iOS, mas num sentido mais limitado.

    • miguel says:

      e ao menos no iOS (ou android) não te forçam a partilhar a tua pass de casa por predefinição. Ai esta microsoft ou copia e copia mal ou inventa e inventa mal.

  7. JJ says:

    Isto é uma boa funcionalidade. Mas não deixa de ser necessário utiliza-la com atenção ao que se esta a fazer.

  8. daiquiri says:

    já o windows mobile faz isto ao tempo. alguém anda com pouca atenção :-p

  9. Teched says:

    Prefiro partilhar assim a minha pass com os meus amigos do que lhes ter que dar um papel com a pass e eles fazerem o que querem com ela ou lhes dizer de boca para fora pois não a sei de cor. Assim sendo com o Sense eles nunca avistam se quer a pass nem a conseguem partilhar eles.

    Sistema muito mais seguro do que propriamente andar a dar a pass doutra maneira.

    • Blueparty says:

      Caso o computador esteja desligado, o melhor seria mesmo criar uma rede guest. Eu tenho um NOS e um segundo router ligado por LAN, como access point. É possível configurar a rede guest neste caso? como?

  10. Mikes says:

    É a tal coisa, isto já existe no windows phone e nunca houve esta polémica.
    As passwords não são disponibilizadas sem que o utilizador queira e, alem do mais, há redes que devido à sua segurança, o próprio sistema não deixa partilhar.

  11. censo says:

    Este windows 10 já dá para fazer um grande filme de comédia, e não é por causa do próprio sistema …

    • Convinha dizeres… para ver se o povo entende o ponto que andas a querer defender!

      A funcionalidade está lá, podes partilhar as redes, e ainda podes escolher quais e com quem o queres fazer.

      • Jose says:

        O artigo é para a malta que nos comments anda a chorar a dizer que o Windows 10 dá passwords do Wifi.

        O Windows 10 não dá password nenhuma, é como se cria-se um hotspot, e não é qualquer um que pode entrar, primeiro tem que se permitir manualmente a partilha de uma rede, e depois só pessoas que constam na lista de família/amigos do Windows 10 a partir do E-Mail das mesmas (que tem de ser introduzido manualmente) têm acesso a rede.

  12. Blueparty says:

    como se pode ter uma rede guest com o router da NOS? e se tivermos outro router a ele ligado? qual é a outra forma de partilhar a internet com os convidados de casa se não tivermos o pc ligado e usarmos este método? gostava de criar uma rede própria sem acesso aos computadores da rede.

    • Paulo DF Fernandes says:

      Bem, no meu caso tenho o NOS Hub a fazer de modem, porque tenho o meu próprio router para minha rede ethernet e wireless. No entanto, habilitei o wireless do NOS Hub, de modo a ter uma rede Wi-Fi para os convidados e que não tem acesso à minha rede, só à internet. Ao fazer isto, convém deixar um espaçamento de 5 canais entre as duas redes wireless, de modo a minimizar as interferências.

      • Blueparty says:

        como faço isso? e no meu caso que tenho o NOS com o router e modem e tenho outro router ligado por LAN como repeater com a sua rede wifi dentro da rede?

  13. Azzancha says:

    Boas, existe uma App que se chama mandic mágico, que consiste numa rede social de partilha de senhas para WiFi.
    Por exemplo, estás em Lisboa e chegas a um restaurante com WiFi e não tens a pass, alguém que já lá foi e pediu a pass, partilhou a mesma na base de dados da App.
    Experimentem que não se vão arrepender.

  14. antonio says:

    Windows7 melhor

  15. Paulo Jorge says:

    Mais facil ainda, penso que seja somente necessário desactivar os serviços de localização e já não à cá nada de de wifi sense…

  16. Nuno José Almeida says:

    Mais uma vez o problema não é existir o serviço, é vir ligado por omissão além de que quem faz update do 7 ou 8 nem se apercebe que as redes que já tinham de repente ficam todas partilhadas. Sim o Windows faz um aviso “o Wifi sense precisa da sua atenção” mas ainda por cima no sistema de notificações. Na minha ideia devia estar desligado.

    • Necroman says:

      Isso é mentira. Mesmo que atives o WiFi sense, tens de permitir manualmente cada uma das novas ou antigas redes wireless – nenhuma fica partilhada automaticamente.
      Eu uso tanto para receber as redes dos meus contactos como para partilhar conscientemente aquelas que acho que devo partilhar. E o melhor de tudo é que é transparente e ninguém vê a senha, ao contrário daquelas aplicações tipo Mandic Magic, que também existe para WM, mas que consegues ver as senhas. Imagina se um “amigo” teu partilha a senha da tua rede nessas apps…

    • Nuno Oliveira says:

      Não vem ligado por omissão. E mesmo que venha, tens que escrever à unha o mail de quem queres que tenha acesso!

  17. Miguel says:

    Bom dia,
    Costumo usar um router virtual (MyRouter) para partilhar o meu sinal de internet (Pen Kanguru) com outros dispositivos. No Windows 7 sempre funcionou na perfeição. Com a atualização para o Windows 10 o programa também funciona, o sinal wifi é detetado pelos outros dispositivos e continua a ser possível fazer a ligação ao router virtual. Contudo, apesar de ligados com sucesso ao router virtual, o acesso à internet através dos dispositivos não está a funcionar. Será alguma configuração ou restrição do Windows 10 que não existia no Windows 7?
    Será que me podem ajudar? Agradeço desde já…
    Abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.