Quando marca uma viagem, sabe qual a melhor hora para apanhar o voo?
Na hora de viajar, as dicas para cortar nas despesas são sempre bem-vindas, bem como outras que possam melhorar a experiência, no geral. Assim sendo, damos-lhe algumas dicas que apontam a melhor altura do dia para apanhar um voo.
Pode parecer um tanto inconveniente e até aborrecido, mas vamos mostrar-lhe algumas razões que mostram que a melhor hora para chegar ao aeroporto e apanhar um voo é algures pelo nascer do Sol.
Em primeiro lugar, claro, o preço! Além dos dias da semana em que os voos são, estrategicamente, mais baratos, há também horas específicas. Ora, se as companhias sabem que haverá mais interesse em voos que ocorram durante o final da manhã e a tarde, a estratégia passa por , de acordo com a Alternative Airlines, garantir uma oferta mais barata para os voos programados para as primeiras horas da manhã. A par disso, as horas que se preveem ser de maior movimento, não costumam garantir tantos descontos.
Tendo em conta o maior interesse pelos voos do dia, paralelamente ao preço, os viajantes que optem por voos matutinos deverão encontrar um aeroporto mais calmo e, consequentemente, com menos filas quer para despachar malas, quer para passar pela segurança.
Depois, o facto de não haver muitos voos a acontecer durante a noite permite que as companhias aéreas tenham algum tempo entre o último voo e o primeiro, diminuindo a probabilidade de os passageiros da manhã serem afetados por atrasos. Seguindo o mesmo raciocínio, caso o voo seja cancelado, os passageiros têm uma lista de alternativas disponível para o resto do dia.
Os voos matinais são muito menos suscetíveis de serem cancelados ou atrasados do que os que ocorrem mais tarde no dia.
Partilhou Phil Dengler, cofundador do Vacationer, segundo o LifeHacker, explicando que os voos do dia dependem dos voos matinais, pelo que são mais suscetíveis de serem alterados por questões operacionais ou de manutenção.
A mesma fonte recorda que, de acordo com o National Weather Service e a National Oceanic and Atmospheric Administration, dos Estados Unidos da América, a turbulência é, geralmente, causada pelo movimento do ar por convecção. Uma vez que este movimento acontece quando as temperaturas na Terra aquecem, à tarde, os voos matutinos encontrarão condições mais frias, diminuindo, consequentemente, a probabilidade de turbulência.
Embora não haja dados a comprovar, é possível que os passageiros da manhã encontrem uma tripulação menos desgastada e mais fresca e disponível para as questões e problemas que possam surgir. Além disso, por se tratarem, habitualmente, das primeiras viagens do dia, o avião poderá estar em melhores condições de higiene.
Portanto, voar cedo pode ser, principalmente, menos stressante, pelos atrasos, cancelamentos e outros imprevistos que serão, à partida, evitados, pela turbulência que preferimos não conhecer, e pela (quase) garantida boa disposição daqueles que vão voar connosco.
Este artigo tem mais de um ano
da minha experiência posso dizer que isso não quer dizer nada.
de manhã tem menos pessoas, até porque as pessoas vão para o aeroporto com 3h de antecedencia, mas em contrapartida também tem menos raio-x abertos e menos seguranças, o resultado é semelhante.
limpeza e manutenção são feitos à chegada do avião por isso depende de quando o voo chegou, igual com a tripulação, muitos fazem voos seguidos e pernoitam no avião, varia conforme as rotas e os tempos de voo.
a turbulência depende do continente em questão, da altura do ano e de muitos outros factores para além da temperatura e o tamanho do avião importa muito.
já o factor preço, esse é indiscutivel, são os voos mais baratos porque são os que a maioria do pessoa não quer, um voo às 7 da manhã implica ir para o aeroporto às 4 da manhã.
para mim é facil, se viajo a trabalho voos só a partir das 11h, se vou a lazer tanto me faz, os fusos horários são sempre castigadores.
cá em PT deviam fazer uma area de segurança apenas para primeira classe e business como se vê lá fora, é incompreensivel pagando preços premium por bilhetes que se tenha de fazer segurança nas mesmas filas e mesmo tempo que o pessoal que viaja em turistica, isso também ajudaria e diminuir os tempos de raiox.
“cá em PT deviam fazer uma area de segurança apenas para primeira classe e business”. Deves andar um pouco desatento, já há muito tempo que os passageiros de Business e First Class têm Fast Track no controle de segurança dos aeroportos, com Rx distinto dos restantes, bem como acesso aos lounges. Como andas sempre a propagandear as tuas façanhas e situação económica desafogada, deve ser mesmo distração. Acontece aos melhores. De nada.
Excelente. 5 estrelas.
Errado, só para checkin, nunca para controlo de segurança.
Só se ando mesmo desatento e ando a ir para a fila errada.
Errado estarás tu, além de muito desatento, essa é a única explicação. Nos aeroportos de portugal há muitos anos que há Fast Track para o controle de segurança. Desde a entrada nos torniquetes de controle de cartão de embarque, até ao RX. E não venhas dizer que estou errado, pois é algo que uso regularmente em Lisboa e Porto. É pena, desatenções que te levam a ter que estar rodeado do ” pessoal que viaja em turistica” que, para ti, deve ser um suplicio…
Não tem nada que agradecer.
Além disso, nenhuma tripulação pernoita no avião. Se te estás a referir à tripulação que chegando de noite, vai fazer o vôo de regresso logo a seguir (chegam por exemplo às 22:30 e têm o vôo de regresso às 23:50), isso não é pernoitar, obviamente. Caso cheguem à noite e tenham o vôo de regresso no dia seguinte, ficam em hotel.
Serei o único que só vou para um aero com menos de 1h antes de voo?!
( nunca perdi nenhum )
experimenta fazer isso em aeroportos com segurança mais apertada e vais ver no que dá.
Na minha última experiência de voo em outubro passado, escolher o primeiro voo do dia para me deslocar, foi realmente uma mais-valia, pois era a opção mais barata. O voo foi entre Madeira e Lisboa. No regresso, escolhi o último do dia, pois eu pretendia ficar o máximo do tempo e do dia em Lisboa. Mas no caso de Lisboa e Porto, nem sempre o primeiro voo do dia poderá ser a melhor solução, pois para quem tem passe, o Metro não está disponível às 03:00 ou 04:00, restando apenas: taxi, plataformas de transporte, ou pagar alguém para nos levar até ao aeroporto. Fazendo as contas, pode por vezes compensar apanhar um voo numa hora mais tardia, porque mesmo com o bilhete de avião mais caro, podemos poupar no caminho para o aeroporto. Além disso, nos voos curtos, não compensa ir em classe executiva. Preferi pagar um extra para ter acesso ao lounge em Lisboa e acabou por ser um bom negócio, pois paguei menos do que pagaria num bilhete de executiva para aceder ao mesmo, que é a única vantagem para quem voa em executiva em trajectos curtos.