PplWare Mobile

Manter o seu computador portátil sempre ligado à corrente é mau?

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Rui Neto


  1. Jamaral says:

    “As baterias são, em última análise, consumíveis. O facto de a bateria do seu telemóvel ou portátil poder durar anos antes de ser necessário substituí-la não altera o facto de nunca ter sido concebida para durar para sempre”

    isto é, pura e simplesmente, a maior falácia jamais escrita. Por este prisma tudo na vida são consumíveis… Vá lá dou de barato os diamantes, e mesmo assim….

  2. Jamaral says:

    Segundo a legislação em vigor “consumíveis” são apenas produtos que tem uma data de validade perecivei, e essa têm de estar devidamente quantificada. Os restantes, ao abrigo da lei, gozam de uma garantia de três anos, ponto,

  3. António Pereira says:

    A “Gestão do estado da bateria” da Apple não é grande coisa. Vê-se pela degradação dos iPhones e dos MacBook, embora menos nestes últimos. E outra questão: eu utilizo um monitor externo em casa com o MacBook se desligo da corrente tenho que levantar o ecrã senão desliga!

  4. AJ says:

    tenho um Macbook pro de 2012, ligado à 11 anos e a bateria tem 82% capacidade.

  5. Jorge Costa says:

    O meu macbook air m1 de 2020 (tem 948 dias, segundo o coconutBattery) está sempre ligado à corrente. Praticamente é um desktop.
    Tem 68 ciclos de carga.
    A capacidade da bateria continua nos 100% (visto no relatório do sistema do mac) no coconutBattery indica 99,5%

    O “segredo”…
    Uso a app ALDENTE na versão free…mantenho o limite máx nos 80% na app e quando chega a esse valor pára de carregar e usa a corrente em vez da bateria. Quando baixa do valor indicado começa a carregar até atingir os 80%.

    A única salva-guarda é fazer pelo menos um ciclo de descarga até aos 20%, seguido de uma carga máxima, mensalmente.
    Isto para manter a bateria calibrada.
    Na versão pro do Aldente existe essa funcionalidade está integrada.

  6. Entusiasta says:

    A verdade é que muitos conhecidos meus não se preocupam com a forma de carregar a bateria e acabam sempre a queixar-se de ter a bateria viciada ou com pouca longevidade.

    Eu há vários anos que digo a norma dos 20%-80% e pessoalmente digo que tenho sempre boas experiências com as baterias. Acabam por perder capacidade mas sempre de forma gradual e controlada. Há muito tempo que não tenho a experiência de uma bateria “viciada”.

    A quem escreveu o artigo, discordo quando diz que não é prático aplicar os 20-80. Hoje em dia não há nada mais fácil do que isso. Quer seja telemóvel ou portátil. Antigamente é que era mais complicado sem powerbanks e tomadas eléctricas em espaços públicos

  7. AlexS says:

    Obviamente que os portáteis devem sempre ficar ligados à corrente. O sistema faz o bypass da bateria e esta fica muito mais estável e com menos uso do que fazer carregamentos a cada dia.
    Ou perferem 365 dias por ano = 365 cargas?

  8. Ideia says:

    O ideal é manter a bateria com a carga entre os 20% e os 80%. Para o fazerem de forma automática no macOS só têm que usar a aplicação AlDente (https://apphousekitchen.com/). Não me pagam para lhe fazer publicidade, mas que vale a pena a sua compra ai isso vale.

    • O casebre feudal says:

      Muito bem saber disso se num futuro comprar um MacBook (improvável, tenho um Mac Mini M1 e o MacOS é tão deficiente que teria que haver uma revolução…). Como tudo nos Mac, temos que instalar app de outros para alcançar um uso normal…

    • António says:

      E a licença dá para 3 máquinas. Se escolher com a opção de IVA fica ainda mais barato.

  9. O casebre feudal says:

    A verdade é:

    A) as empresas que querem realmente cuidar a bateria (Microsoft, Samsung e Asus – só num par de modelos -, e possivelmente alguma marca mais) têm uma app ou função para a bateria não carregar até ao final. Exemplo: os Asus por norma queimam a bateria muito rápido, no entanto modelos antigos deixam tirar a bateria (tenho um Eee de 12″ com mais de uma década e a bateria está como nova) ou o meu Asus de 2018 tem uma App (que tive que descobrir! Não vinha instalada) que deixa limitar a carga a 60 / 80 ou 100%. Também a bateria está como nova; os Surface deixam NA UEFI limitar a carga a 50% (a App Surface no meu caso nunca me deixou limitar a carga, está feita para desgastar a bateria “mas protegendo um pouquinho”).

    – Apple e a maioria: desgastar rápido a bateria vende mais comutadores novos, logo deixa estar como está. Desde que legalmente esteja implícito, não muda.

  10. Pedro Fortuna Gomes says:

    Os portáteis foram desenhados para trabalharem com bateria, aqueles que são de bateria removível tirem sempre a bateria assim perdem capacidade de dicipaçao e mais depressa tem de trocar o equipamento por novo. Os fabricantes agradecem.
    E não não faz mal nenhum Téo o portátil sempre a carga o meu está sempre ligado quando preciso de memdeslocar e usar continuo sempre com 13 a 14h de autonomia ao fim de 6 anos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.