O seu Apple Watch já monitoriza a pressão arterial: ative as notificações de hipertensão
No dia 9 de setembro, a Apple apresentou as novas versões do Apple Watch, acompanhadas de várias novidades relevantes. Entre elas destaca-se as tão aguardadas notificações de hipertensão arterial. Esta ação de prevenção já se encontra disponível graças ao lançamento global do iOS 26. Sabe como a pode ativar? Nós mostramos.
Como funcionam os alertas
Estão finalmente disponíveis as notificações de hipertensão no Apple Watch. Conforme foi referido, esta funcionalidade utiliza dados do sensor ótico de ritmo cardíaco para analisar como os vasos sanguíneos do utilizador respondem aos batimentos do coração.
O algoritmo funciona de forma passiva em segundo plano, revendo dados em períodos de 30 dias, e notificará os utilizadores se detetar sinais consistentes de hipertensão.
Estas notificações fornecem aos utilizadores informações valiosas sobre a sua saúde no que toca a esta condição tão comum, simplesmente ao usarem o Apple Watch, permitindo-lhes começar a adotar mudanças de comportamento que podem salvar vidas ou iniciar tratamento para reduzir o risco de problemas de saúde graves a longo prazo.
Será que o meu Apple Watch suporta esta tecnologia?
Como referimos aqui, algumas versões mais antigas do Apple Watch também estão aptas para oferecer esta nova opção de saúde.
Portanto, são suportados os Apple Watch Series 9, Apple Watch Series 10 e Apple Watch Ultra 2.
E como posso ativar no meu relógio esta nova funcionalidade?
Tudo está disponível através da aplicação Saúde no iPhone. Depois de instalar o iOS 26 e o watchOS 26, deverá abrir a app Saúde e seguir a indicação na Lista de controlo da aplicação de Saúde.
Depois é passo a passo até ao quadro final.
Feito isto, a máquina vai estar atenta 30 dias ao seu pulso, mais concretamente aos seus vasos sanguíneos. Depois será notificado.
A funcionalidade da Apple é certamente uma das primeiras ou das mais destaque nesta área, com validação regulatória pelo FDA, para notificações automáticas de hipertensão passiva.






























Então qual é a atual lista de aplicações saúde (obs: onde se diz notificação em regra os dados também estão disponíveis para consulta, como em sinais vitais)
1 – Ficha médica (iPhone e Apple Watch) – disponibiliza informação vital a quem prestar primeiros socorros. Inclui, entre outros dados, medicação alergias, problemas de saúde e contactos de emergência (pode-se definir para ficarem visíveis no ecrã bloqueado)
2 – SOS emergência (iPhone e Apple Watch) – liga rapidamente (por exemplo, mantendo premido o botão direito e um do volume) para os serviços de urgência e envia mensagens para os contactos de emergência
3 – Deteção de acidente (iPhone e Apple Watch) – se sofrer um acidente rodoviário grave, os dispositivos podem ligar para os serviços de urgência caso necessite de assistência
4 – Deteção de quedas (só no Apple Watch) – tal como a deteção de acidentes, mas em caso de queda grave
5 – Aviso de frequência cardíaca rápida (só no Apple Watch)- no meu caso está definido para 120 BPM durante 10 minutos
6 – Aviso de frequência cardíaca lenta – idem, no meu caso para menos de 40 BPM
7 – Notificações de hipertensão (só no Apple Watch) – novo
8 – Aviso de ritmo cardíaco irregular (só no Apple Watch) – notificação se o Apple Watch detetar varias arritmias que possam configurar fibrilhação auricular
8a – Apps de terceiros, no meu caso a app ECG (só no Apple Watch)
9 – Notificações de cardiofitness (só no Apple Watch) – se for detetado um nível baixo de cardiofiness
10 – Em vez de Notificações de cardiofitness pode-se optar por Notificações de estabilidade a andar (só no Apple Watch)
11 – Oxigénio no sangue (só no Apple Watch) – mede o nível de oxigénio no sangue ao longo do dia
12 – Sinais vitais (só no Apple Watch) – notificação se os sinais vitais durante a noite apresentam diferenças significativas em relação aos normais
13 – Notificação de apneia do sono (só no Apple Watch)
14 – Notificação de ruído (só no Apple Watch) – se o ambiente à volta for suficientemente ruidoso que afete a audição
15 – Notificações dos auscultadores (iPhone e Apple Watch)- se se usar os auscultadores num volume alto durante tanto tempo que afete a audição.
E isto não esgota tudo o que o Apple Watch permite, como o ECG.
Quando quiserem comparar com os outros coisos de andar no pulso, vejam se cada um deles faz tudo isto (não é, este faz isto e outro faz aquilo e juntar como se fosse um único) e se tem a qualidade e rigor do Apple Watch. Indispensável para quem usa iPhone (para quem usa Android não vale a pena, seria um desperdício).
um smartwatch chinês daqueles de 20 euros, faz isso tudo e ainda diz as horas, há e não é quadrado como os relógios para senhoras
É como uma mulher, fazem todas o mesmo e ainda dizem as horas, como escolhes?
estás a comparar a mulher com um relógio?!
que belíssimo comentário.
Por acaso teve piada.
Mas já gora esclarece lá, falavas a sério quando comparaste o Apple Watch a um relógio chinês de 20€? Redondo, porque redondo é qu’é d’homem! 😉
Blabla …e aparece indisponível …..e iPhone é se 2ª geração e o relógio é o 9 …as notificações de hipertensão nao estão disponíveis no seu Apple Watch e é o 9 que supostamente devia dar ..e está atualizado …..querem que eu compre um novo ? Não obrigado
Antes do Apple Watch 9 usava um 3 e antes do IPhone 14 usava um 7. Há uma série de funcionalidades nos modelos mais recentes que não existem, por razões de hardware, nos mais antigos (ou poderiam funcionar mas não tão bem). E daí?
Não sei por que é que as pessoas querem estar a par destes parâmetros todos. Só causam preocupação, stress e tensão!
Não é preciso estar a par. Se houver algum problema dá o alerta – se não houver risco não diz nada.
Isso é a mesma coisa que os “maluquinhos da tensão arterial”. Um adulto saudável deve medir de ano a ano. Eu meço quando calha, de mês a mês ou de três em três. Há quem meça várias vezes ao dia -. “Ai que já não está normal!”. O Apple Watch limita-se a dar um aviso: cuidado, meça a tensão arterial durante uma semana por que está em risco de hipertensão, parece-me perfeitamente razoável. (O Apple Watch não mede a tensão arterial – avalia o risco de hipertensão – não contribui para o stress dos “maluquinhos da tensão”.
O pessoal da Apple é hipocondríaco.
Há pessoal saudável … até deixar de ser.
Mas o Nexus, da Google, está mais avançado – segundo um post envia uma mensagem aos serviços de urgência quando o coração parar de bater (não é quando o coração deixar de bater, que já não valia de nada – é quando deixar de sentir a pulsação, por estar fraca).
O Google Pixel Watch (os Nexus eram smartphones que foram descontinuados)
Está visto que não percebes nada de hipocondriacos.
Os hipocondriacos a última coisa que querem é um relógio a avisa-los que estão com a tensão arterial alta ou com qualquer outra coisa fora do normal.