Veja como guardar a sua galeria do Google Fotos na Google Drive
Tal como previamente anunciado pela tecnológica norte-americana, os serviços Google Fotos e Google Drive deixaram de trabalhar em uníssono. Os motivos para tal prenderam-se sobretudo com a simplificação de ambos. Além de se evitar a redundância de certos aspetos e funções dos mesmos.
Felizmente existe ainda uma forma de guardar toda a galeria do Fotos no seu Google Drive.
Temos sentido nesta empresa uma tendência para encerrar serviços e funções, por vezes sem grande justificação aparente. Veja-se, por exemplo, o Trips, ou o Inbox, ao passo que a sua rede social (GPlus) efetivamente não tinha uma base significativa de utilizadores.
A sincronização entre o Google Fotos e o Google Drive
Já, por sua vez, a opção de sincronizar e armazenar automaticamente as fotografias do Google Fotos na Google Drive era algo de útil. Ao propósito, apontamos que esta função foi introduzida com a disponibilização ilimitada de armazenamento em alta qualidade na cloud da tecnológica.
Em comunicado, a empresa afirmou o seguinte:
A partir de julho (10), as novas fotos e vídeos submetidas no Drive não aparecerão automaticamente no Fotos. De igual modo, o novo conteúdo adicionado ao Fotos não aparecerá de forma automática no Drive. Assim, os itens que remover num dos serviços não serão eliminados do outro. Esperamos assim evitar remoções acidentais de material.
A medida, contudo, não foi bem acolhida por alguns utilizadores do serviço:
Me parece casi mágico, la forma de hacer algo más simple es eliminándolo, sincero, honesto. Google fotos y Google drive ya no sincronizarán pic.twitter.com/zLRUery1rr
— Luis Carrasco (@la_carrasco) July 10, 2019
Posto isto, se quiser guardar todas as fotografias no serviço de armazenamento da empresa temos que tomar alguns passos. O resultado final é similar, mas passa agora a ser mais trabalhoso mas, antes de mais, recapitulemos as opções de salvaguarda dos ficheiros.
O que muda para o utilizador?
Para o utilizador, os arquivos de imagem continuarão alojados em alta-qualidade no serviço da empresa. Aqui sem qualquer custo, ou alteração. Além disso, esta opção não ocupará espaço na cloud da tecnológica norte-americana. O que muda é a forma como pode fazer os backups, agora manuais.
De igual modo, se no passado já tinha sincronizado e guardado imagens no serviço de armazenamento elas continuam lá. Isto é, encontrará uma mesma pasta com os ficheiros transferidos automaticamente de um serviço para o outro. Assim sendo, não deverá ter qualquer fotografia perdida.
Já em seguida pode ver os passos sequências para, através da app geral da tecnológica norte-americana, poder fazer este backup. Assim, em primeiro lugar deverá localizar a aplicação Google, identificada pelo logótipo da marca, o colorido "G".
Agora, clique no ícone da sua imagem de utilizador, por norma uma miniatura da sua fotografia. A mesma está presente no canto superior esquerdo, logo ao lado do seu nome e email. Agora, ao tocar na imagem verá um novo botão "Gerir a Conta Google", selecione-o, tocando no mesmo.
Vamos guardar as imagens do Google Fotos no Google Drive
Assim que a página inicial da conta for apresentada, navegue de "Página inicial" para "Dados e Personalização". A saber, encontrará este menu logo abaixo do cabeçalho em carrossel com as várias seções, sendo esta a terceira. Em seguida, desça um pouco dentro dessa seção até à área "Aquilo que cria e faz" e deslize da direita para esquerda até encontrar o ícone do Google Fotos, toque nele.
Estará, portanto, dentro do Painel de Controlo, após ter selecionado o ícone referido. Em seguida, deslize até ao final dessa página (3.ª imagem da galeria abaixo), até encontrar a opção "Transferir os dados". Agora, selecione essa opção.
Encontrará, em seguida, a opção de criar um arquivo com os seus dados (neste caso as fotos). O mesmo pode ser personalizado, devendo o utilizador selecionar que pastas, imagens únicas e tipos de ficheiros quer incluir. Ao mesmo tempo, pode ainda selecionar o tipo de exportação, bem como o seu tamanho.
Criado o arquivo, guarde-o no Google Drive
Assim que todas as configurações estiverem ao seu gosto, crie o arquivo. Este processo pode demorar vários minutos, ou mesmo horas e dias consoante o número e tipo de fotografias, ou vídeos. No entanto, assim que este arquivo estiver criado faça o download do mesmo, neste caso para o smartphone.
Por fim, terá apenas que fazer o seu upload para o serviço de armazenamento da empresa. Mais uma vez, este processo pode demorar, consoante o tamanho do ficheiro gerado. Aqui aconselhamos que faça este procedimento através de uma ligação Wi-Fi.
Alternativamente, existe também a opção de utilizar a "Cópia de segurança e sincronização". Através desta ligação encontrará a ferramenta, manual, para Windows e Mac. A partir daí poderá selecionar especificamente os ficheiros que quer guardar, num ou noutro serviço da Google.
Leia mais...
Este artigo tem mais de um ano
mas o google fotos não tem espaço ilimitado e o drive apenas 15gb?
qual o interesse de passar as fotos para o drive???
Ilimitado a menos que selecione a “Qualidade original”.
Em alta qualidade, sim, é ilimitado.
Quanto ao passar para o Drive, prende-se apenas com a dupla segurança. Ter duas cópias essencialmente.
Não faz sentido nenhum. São ambos guardados na nuvem, na mesma empresa e na mesma conta. Mesmo que um datacenter da google ardesse, eles têm backups em mais lados, ninguém perdia nada.
Quando se diz que fazer backups em mais do que um lado é boa prática, refere-se a por exemplo, uma cópia no disco rígido e outra em dvd. Já que a perda de um deles significava a perda dos dados.
O que estás a sugerir é quase o mesmo que ter uma pen com as tuas fotos lá guardadas, e fazeres uma segunda cópia das fotos, na mesma pen. Onde é que isto dá dupla segurança?
Sempre a alimentar o monstro!!!
Acho besteira isso de jogar do fotos para google drive sendo bem limitado.
E ter dupla segurança, ta me fazendo rir! ocupar espaço duas vezes, pq como a pessoa vai perder o google fotos ? so se perder acesso ao google gmail….pq se mesmo assim perder o acesso VAI perder ao google drive tb.
E no muito mas no muito mesmo, se a pessoa apagar o google fotos entrando dentro dele e apagando tudo. Mas mesmo assim fica na lixeira, e tem tanto AVISO que a pessoa mesmo sendo lerda, vai ler, talvez nao o faça se estiver bebada.
É uma opinião como outra qualquer mas eu não vejo a necessidade da duplicação de conteúdos no Google Drive que estão alojados no Google Photos.
Se é para os conteúdos estarem acessíveis no Drive então a solução é simples e passa por colocar uma pasta de imagens com a configuração de atalho para o Google Photos e quando surgir a necessidade de ir até às imagens então vamos dessa forma.
Em lado nenhum devemos ter fotos misturadas com documentos, salvo raras exceções (fotos de documentos, por exemplo) mas aí deveria o Google Drive permitir trazer até às pastas de documentos uma espécie de ficheiro com uma configuração especial.
Não querendo desvalorizar este ou outros serviços similares, mas para mim este tipo de serviços é só mesmo para o desenrasque. Porque em termos de garantias são nenhumas, e dados sensíveis prefiro em discos externos ou PENDRIVES.
Se queres te diga, prefiro mesmo o serviço. Até posso duplicar conteúdos offline mas não há melhor que este serviço.
Dados sensíveis? Neste caso estamos a falar de fotos porque vídeos eu não coloco aqui.
É uma pena o Google fazer isso. Mas a forma que vou usar será passar todas as fotos do smartphone para o Windows e usar o Backup and Sync do Google.
Para quem não entende o porquê de fazer isso, é porque não precisa. Só quem precisa entende o porquê ter que fazer isso.
Pra tá igual aos discursos da Dilma !!!! Serä que pra lavar dinheiro o PT comprou ações majoritária com direito a votos da Gloogle??? Se sim esperemos mais decisões como estás!!!
Eu só usava o Sync pra mandar as fotos do Pc pro Google Photos. E agora?
Podes enviar diretamente do PC para o Google Photos. Não deixa de ser possível o UPLOAD via browser.
Quando as fotos são guardadas em alta qualidade, no Google fotos, sem ocupar espaço, como ficam após um download voltam ao original, ou vão permanecer sempre, compactadas?
Boa tarde. Off topic mas…
No Aquarius, desapareceu-me a pasta “Galeria”. Só aparecem as fotos se eu for à pasta das transferências, mas…
Alguem que saiba como repor, sff ?