Dica: Como formatar um cartão SD ou pen USB num smartphone Android
Apesar de todo o espaço de armazenamento que os smartphones hoje têm, por vezes é preciso usar um cartão SD ou uma pen USB. Estes são simples de ligar e de colocar em utilização, para ali armazenar ficheiros.
Claro que, em certos momentos, estes suportes precisam de ser formatados, por diversas razões. A forma mais simples de o fazer é recorrer diretamente ao Android, sendo este um processo rápido, mas que muitos não conhecem. Vamos então aprender a formatar um cartão SD ou pen USB num smartphone Android.
Como formatar uma pen USB ou um cartão SD
Tal como outros sistemas operativos, o Android tem presente quase todas as ferramentas básicas que os utilizadores precisam. Claro que nem todos conhecem a capacidade destas propostas e nem o que conseguem fazer de forma direta.
Uma ferramenta essencial é o Files da Google, que garante, em grande parte, um gestor de ficheiros para o Android. Aqui podem, por exemplo, realizar o simples formatar de um cartão SD ou pen USB. Comecem assim por abrir a app e escolher o separador Procurar.
Android tem tudo o que precisa para o fazer
Nesta nova área, devem descer até ao final para encontrarem o armazenamento disponível. Para além da memória local, encontram também o dispositivo externo (SD ou USB). Ao abrirem este último, vão ter uma lista de ficheiros ou pastas.
No menu encontram a opção Definições de armazenamento. De seguida, vão ver o espaço ocupado e o livre no cartão SD ou na pen USB. Vão encontrar também as opções de desmontar e de formatar.
Rápido de fazer e sem complicações
É esta última que devem escolher, concordando de seguida com a mensagem de confirmação que surgir. No final, este dispositivo estará formatado e pronto a usar.
É desta forma simples que podem gerir o armazenamento externo no Android, numa funcionalidade tão simples como formatar um cartão SD ou uma pen USB. Seja com esta app ou com outra nativa, é algo que qualquer utilizador do Android pode fazer sem problemas.
Files do Google
Este artigo tem mais de um ano
Se calhar convêm dizer que é preciso um adaptador para ligar a pen ao telemóvel….
Depende, se a pen já for USB-C não precisa.
Sim é verdade, mas podiam só colocar essa informação,acho que era relevante na minha opinião.
Cump,
Nelson
Sim, podia de facto podia sim. Obrigado Nelson.
Convinha dizer que se formatar o cartão, no caso do smartphone pifar todo o conteúdo do cartão vai-se à vida.
O Google Files atualizou bastante a interface acho que este artigo precisa de imagens novas pois é da antiga interface e coisas mudaram