Devo manter a bateria do meu portátil sempre ligada à corrente?
Uma das questões que mais se lê por essa Internet fora é se as baterias estão sempre a receber energia quando o portátil está ligado à rede eléctrica, ou se deve o portátil estar desligado da corrente eléctrica mesmo quando estamos a trabalhar junto a uma tomada. Será que faz mal? Será que faz bem?
Quem tem um computador portátil, para além de cuidar do desempenho do processador, do espaço de armazenamento e da quantidade de RAM disponível, deve preocupar-se com a vitalidade da bateria, até porque sem aquela fonte de vida... o portátil só por si vale de pouco. As pessoas questionam-se se devem descarregar sempre a bateria antes de a carregar totalmente, questionam-se se devem ter sempre a bateria ligada à corrente quando estão ligados no seu local de trabalho e se devem sempre carregar a bateria até aos 100%. Dúvidas legítimas que ao longo dos anos exigem respostas novas, até porque as tecnologias das baterias vão evoluindo.
As respostas a essas questões não são simples e não há uma "chapa 5". Há vários factores que influênciam os resultados mesmo com comportamentos ditos "correctos".
Bateria - Alguns princípios básicos
A maioria das baterias dos portáteis é de iões de lítio ou de polímeros de lítio. Estas baterias são projectadas para suportar vários ciclos de carga e não podem ser sobrecarregadas, o que significa que, logo que atinjam os 100% de carga... têm de parar de carregar. Isto quer dizer que a tecnologia actual faz com que a fonte de alimentação, depois de saber que a bateria está totalmente carregada, ignora a necessidade de carregar a bateria e leva apenas a energia ao seu portátil que, a funcionar, necessita desse recurso. Assim, as baterias dos portáteis actuais não sofrem qualquer aquecimento por ter sempre o computador ligado à corrente eléctrica. Mas, existem outros factores que iremos abordar mais à frente.
Depois há outro conceito que deve sempre ter em conta. Existem boas práticas que estendem a vida da bateria do seu portátil. A bateria tem um número finito de ciclos de carga-descarga, assim, descarregar a bateria completamente e de forma repetida... irá reduzir a sua vida.
São conceitos rápidos e directos, sem entrarmos em pormenores mais técnicos, que o podem ajudar a responder logo a várias questões.
Calor é o maior inimigo da sua bateria!
Muitas pessoas desconhecem o verdadeiro inimigo das baterias e acham, quer num portátil quer num smartphone, que o maior inimigo é carregar e descarregar, que este comportamento causa algum certo tipo de desgaste. Não, fique a saber que o maior inimigo das suas baterias é o aquecimento. Este é o factor mais crítico quando se trata da vida prolongada da bateria.
Dissemos em cima que manter o seu computador portátil ligado permanentemente à corrente eléctrica não vai matar a sua bateria. E é verdade. Mas, também precisa de estar atento ao aquecimento excessivo que é causado pelo hardware do portátil.
Facilmente pode comprovar que muitas vezes o portátil está febril e isso deve-se à energia térmica libertada pelo CPU e por outros componentes que levam a que a temperatura dentro da máquina atinja 40ºC ou mais. A própria fonte de alimentação é uma fonte de aquecimento pelo facto de gerir a energia que lhe chega e para onde esta terá de ser enviada.Os discos mecânicos geram calor e mesmo os motores das ventoinhas produzem calor.
É também sabido que o calor baixa o desempenho da máquina. O calor é inimigo da produtividade. Assim, se a sua bateria for de remover e estiver a usar o computador portátil de forma intensiva, remova a bateria para que esta não sofra com o calor gerado pela própria máquina. Esta será a razão mais importante que justifique remover efectivamente uma bateria do portátil quando este está a trabalhar ligado à corrente eléctrica.
Então o que devo fazer? Remover, desligar ou manter ligado?
Actualmente está a desaparecer a possibilidade dos portáteis terem as baterias removíveis. Pese o facto de alguns ainda trazerem essa possibilidade, mas o futuro mostra que cada vez mais vem tudo lá dentro e nada se remove. Assim, remover fica limitado aos que o podem fazer e deixará de ser uma opção. Desta forma, a opção viável é utilizar um método simples que pode ajudá-lo a prolongar a vida útil da sua bateria de uma maneira diferente.
De acordo com os testes realizados pelo site Battery University, uma bateria que é carregada a 100% terá apenas 300-500 ciclos de descarga. Por outro lado, se apenas for carregada a 70-80%, irá conseguir aguentar com 1000-2000 ciclos de recarga.
Baseado no que foi dito no artigo, retenha estes pontos:
Evite descarregar a bateria do seu portátil completamente para a seguir o ir carregar. Para melhorar o desempenho da sua bateria, mantenha-a entre os 40% e os 80% de carga. Há até fabricantes que disponibilizam uma opção, na BIOS ou nas ferramentas de gestão do computador, que permitem que a carga da bateria seja suspensa assim que forem atingidos os 80%.
Certifique-se que o seu portátil não está sempre a funcionar com temperaturas muito elevadas. Fiscalize as estruturas de refrigeração para aumentar a saúde do seu portátil, e retenha também que a sua bateria depois de atingir os 100% de carga... não recebe mais energia.
Este artigo tem mais de um ano
Ainda nao respondeu. No caso do Macbook pro, que a bateria nao sai. Devo trabalhar com ele ligado a corrente eletrica ou nao?
Pelo que eu percebi do artigo, não há problema desde que o hardware não aqueça demasiado…
+1
querias um micro switch e poes perto do teclado para ligar a bateria ou nao
Eu também queria!
Como o Athos respondeu, não há qualquer problema, pese o facto dos Macs só por si aquecerem muito, principalmente no verão.
Como depois da bateria atingir os 100% de carga o sistema a irá ignorar (até aos ~95%, altura em que volta de novo a carregar a bateria) esta não irá aquecer com o seu próprio processo de carga.
Então se não existe problema, porque razão, quando a corrente é desligada e o pc trabalha com a energia da bateria, nunca dura mais que 10 a 15 minutos? Ou seja, a bateria fica viciada… Isto mesmo em pc’s com menos de 6 meses… E não me aconteceu apenas com um, mas com três… nunca mais usei a bateria quando corrente eléctrica.
Tenho um Hp sempre ligado à corrente há 3 anos. a bateria dá 5 horas (wi-fi ligado e sempre no youtube) que é cerca de meia hora menos que dava quando o comprei, já há uns anos tive um hp a que me dava ao trabalho de tirar a bateria quando estava a 100%, essa em menos de 6 meses estava a durar 10/15 mins (no inicio dava 2/3 horas).
parece-me que os hp/compaq, a nível de bateria são top! Asus, nesse aspecto é bosta
deves trabalhar sempre com ele ligado à corrente, desde que a tenhas disponível. Usar a bateria vai criar mais um ciclo de carga e causar mais desgaste na vida útil dela
Há anos que uso o meu macbook pro diariamente e mesmo no que tinha anteriormente tive-o sempre ligado ao carregador.
Tive um programa que contabilizava os ciclos da bateria e desta forma não iam aumentando ou seja, suponho que estado a bateria carregada a 100% e estando ligado ao carregador, o computador não toca na bateria.
Também não percebi!
ou dos asus ou d adell, os ultrabooks têm as baterias no interior, se o portatil tiver um bom sistema de arrefecimento e um cooler (em trabalhos mais intensivos) não afecta a bateria
cada vez são mais fechados este verão nem o liguei pois aquece muito a temperatura ambiental também afecta no calor da máquina.
Manutenção que é bom… mudar massa térmica e limpar o portátil por dentro é que ta quieto LOL
Ahha certo. So fazem isso a grafica ja esta nas ultimas ou berrada.
Se eu tiver a bateria a 100 e tiver com o cabo ligado quer dizer que a energia não passa pela bateria e vai diretamente para o consumo do portátil ?
sim
Se estiver ligada à corrente nunca passa pela bateria.
A bateria é carregada e depois é ignorada até atingir cerca de 95%.
Vou contar o meu caso.
Tenho um ACER Aspire 5520, comprado em 2007.
Tenho, por norma, a bateria sempre ligada à corrente.
Tenho a bateria de origem com, praticamente, a mesa autonomia de novo.
Já ouvi de tudo, continua a fazer assim. O resultado não é mau…
O meU Asus Rog esta sempre ligado a corrente so pra n falar que o desempenho aumento muito
As novas CPus da Intel com Turbo Booster tem um aumento significativo de performance quando ligado à rede elétrica. Quando ligado pela bateria, o desempenho cai de 25% à 30% para economizar bateria.
Tenho aqui um aviso no Browser a dizer que esta página está a tentar carregar scripts de origens não autenticadas,podem verificar por favor? Obrigado!
Baterias comigo 2 anos e adeus venha uma nova, que ainda por cima são caras que doí.
A questão é muito simples, manter sempre ligado à corrente, assim que atingir os 100% a maioria dos equipamentos irá descarregar até aos 90/95% por isso não existe problema, quando não estiver não deixem ir à baixo dos 20% e efectuar descargas completas periodicamente para calibrar a bateria. O problema não é tanto a complexidade da questão mas sim a desinformação e a dificuldade em aceitar que as baterias têm vida util inferior aos restantes componentes… Cuidado com os jogos e tarefas pesadas durante longos períodos de tempo consecutivo, não só por causa da bateria.
Falam-se em temperaturas mas não se falam quais as temperaturas médias, quais as aceitáveis e as elevadas…
se muitos fabricantes fossem inteligentes, teriam implementado software para controlarmos a % da bateria, como é o caso do meu portátil samsung de i7 que já tem 4 anos, que tem uma opção no software que não deixa carregar mais de 80% e assim mantendo o cabo ligado para não perder o desempenho.
no outro lado, temos um toshiba que não tem essa opção, e não gostamos de ter esse portátil estar 100% o tempo todo, e temos sempre que tirar o cabo para ir descarregando.. mesmo com desempenho da treta mesmo.. e quando demos conta, está perto do 0% e voltamos a carregar.. quando voltamos a dar conta, já está 100% há horas.. isso tudo é uma treta e só assim prejudica a si próprio.
*prejudica a si próprio em termos de pouca produtividade e vida útil da bateria. esqueci de mencionar que o meu samsung de 4 anos, a bateria só perdeu pouca capacidade.
Assim estás a fazer pior pois estás a “gastar” ciclos de carregamento. É preferível deixares a 100%.
Mas leste o artigo ao menos?
Carregar até 100% é que gasta ciclos de carga, e chega a ser mais do dobro.
Menos % permite que a bateria dure muito mais…
não. estar sempre a 100% durante horas, dias, semanas, meses, anos, como muitas pessoas têm feito, só stressa a bateria. é como encher o carro de óleo a mais e depois fazer revving alto. pior para o motor e retorno de óleo, demasiada pressão dentro do motor.
e quando eu recebo portáteis para arranjar alguma coisa, são algo novinhos, porém com bateria toda lixada. muito pior que a bateria do meu de 4 anos.. ou deixam 100% durante anos ou descarregam até aos 0% constantemente, depois é muito bonito colocar a bateria no portátil de 1 ou 2 anos e o windows dizer que não existe bateria colocada.. lol
O Windows 10 tem a opção nativa de limitar a percentagem de carga da bateria. Têm que explorar mais as opções avançadas de energia…”google it”.
A Toshiba tem uma aplicação também. É o Toshiba eco utility. O meu trouxe isso e tem mais ou menos 4 anos também.
O windows deixa-te configurar esses limites desde o Vista pelo menos. Nas opções de energia.
“Há até fabricantes que disponibilizam uma opção, na BIOS ou nas ferramentas de gestão do computador, que permitem que a carga da bateria seja suspensa assim que forem atingidos os 80%.”.
Umas dicas sobre isto era importante 😉 O meu portátil está sempre ligado à corrente e a bateria sempre ou quase nos 97-98% (not charging).
Só em último caso… Por exemplo, quando estou nas aulas ou no trabalho e preciso de manter o PC ligado durante muito tempo. Senão, ligo à corrente quando emitir um aviso de a bateria estar acabando…
É impressão minha ou o artigo andou a dançar, a dançar e não respondeu ao básico? Nomeadamente a minha dúvida “existencial”. Devo ter o portátil – quando possível – ligado à corrente (é um MacBook Pro), ou é mais saudável usá-lo com a bateria até que esta precise ser carregada? A questão é saber se estando ligado à corrente existe algum “bypass” de energia que poupe a bateria nesse período…
Lê bem, a resposta está lá.
Lê bem, a resposta está lá.
Eu não tenho portátil, mas tenho smartphone, e única coisa que faço é carregar o smartphone antes dos 20%.(1 vez por mês deixo descarregar) De resto não tenho mais cuidado. Pois o meu smartphone é meu escravo e não eu dele.
porque entao os fabricantes nao criam um modo de apenas permitir que as baterias sejam carregadas quando atingirem o tal valor de 70-80%, não parece algo assim tao complicado de fazer embora eu nao seja nenhum engenheiro
os fabricantes querem vender não querem que os utilizadores fiquem com os mesmos equipamentos durantes anos ou sejam eternos
Dicas muito úteis às quais deveriam inclusive vir no manual do gadget
Aquecimento? E então aquelas bases de arrefecimento que se vendem em qualquer loja de informática e/ou electrodomésticos?…
Sempre as utilizei nos meus portáteis (ligam-se por cabo USB) e assim a base da máquina está com a temperatura otimizada e segura. Pouco mais que morna.
Por isso, esta dica deveria ser aproveitada por quem desconhece essa tecnologia basica, barata e tão necessária.
isso é o que recomendo mais aos meus clientes. muitos deles apenas dizem a isso e bocado caro não sei se justifica. além que ocupa espaço etc etc. depois ficam sem equipamento a conta do aquecimento por causa de 20 euros ou nem isso
Felizmente o meu Lenovo Y700 tem uma opção de conservar a Bateria e se estiver activada só carrega a bateria até 60% depois é como se estivesse sem bateria e só ligado à ficha. Uma opção que está sempre ligada no meu caso e que dá muito jeito visto que não posso remover a bateria. Bem pensado pela parte da Lenovo.
Costumo é retirar o cabo da corrente do computador, sempre que não o uso.
Ou em 90% dos casos, desligo directamente na extensão eléctrica.
Previne algo como, picos de corrente (principalmente em tomadas sem terra), e é mesmo uma coisa em stand-by.
Quanto à bateria, tenho o cuido de avisar a malta, para meter sempre um dossie ou um livro por baixo, para nunca meterem o computador em cima da cama, por exemplo.
É que ver filmes, e jogar com o computador ao colo, ou em cima da cama, é meio caminho andado para o computador sobre-aquecer, assim como a bateria.
A minha bateria está viciada,posso ligar só a corrente ??
Mas já fiz várias vezes essa experiência e não funciona ,queria uma rps p.f. urgente..
“Há até fabricantes que disponibilizam uma opção, na BIOS ou nas ferramentas de gestão do computador, que permitem que a carga da bateria seja suspensa assim que forem atingidos os 80%.”
Tenho um Samsung QX510 e o fabricante anunciava até 7h de bateria, como não dava para remover a bateria, tinha na bios activo essa opção de a bateria carregar até 80%. Por vezes precisava de tirar o carregador e a bateria só durava uns 5 minutos ou nem isso. Quando precisava mesmo da bateria, ela só durava 2h e qualquer coisa.
Finalmente um artigo bem escrito sobre este tema.
Quase todos recomendam o contrário em prol do negócio.
Vendo pilhas de litium a alguns anos, tal como substituo células de baterias de portátil, posso dizer que esta informação está correcta e é o que devem seguir. Ignorem outras sugestões de técnicos de wortens etc.
Resumidamente, nunca devem tirar as baterias dos portáteis e devem sempre estar ligados à corrente sempre que possível, as baterias funcionam também como UPS e protegem da energia da tomada.
Só faltou referir que o lithium começa a perder as suas características químicas abaixo dos 3.0v, perdendo assim tempo de vida (ciclos), nunca devem deixar descarregar abaixo dos 10 ou 15% como referido.
Em caso de quererem fazer uma calibração, deixem descarregar até 10% e voltem a carregar até 100% sem interrupções.
O mesmo se aplica se tiver totalmente carregada e se manter lá, os 4.2v em cada célula com o tempo vai perdendo tempo de vida com um “discharge rate” maior, este factor é influenciável pelo calor. Como referido aqui há bios que veem com uma gestão de bateria que possibilita limitar a carga até 80% ou 90%, isso resolve o problema.
Como não há forma perfeita de reter carga, as pilhas de lithium vão sempre descarregando ao longo do tempo, independentemente do nível de carga. O nível de storage recomendado é de 3.8V a 3.9V, nesses níveis a pilha vai aguentar o máximo tempo sem ser usada.
Por isso não esperem que um battery pack dure para sempre mesmo com os maiores dos cuidados. Usem a bateria quando tiverem que usar, claro seguindo estas dicas, é o melhor que podem fazer para prolongarem o tempo de vida.
PS: Estas dicas são aplicadas a tudo o que é lithium, quer seja pc, smarphone, mp3, outros dispositivos etc
Bom dia. Será que este principio também se aplica aos baterias de smartfones? Aos 40% carregar e só até ao 80%?
Erro! Quem lida com baterias sabe muito bem da necessidade das mesmas fazerem ciclos completos de enchimento e de vazamento com vista às mesmas não criarem memória;
Também há nos novos portáteis que têm as baterias embutidas, circuitos integrados que controlam o carregamento em caso das mesmas descerem a níveis abaixo do de trabalho; uma bateria deve no mínimo uma vez por mês baixar ao nível mais baixo e voltar a enchê-la de novo;
A minha experiencia: Sem tirar o mérito as verdades baseadas na tecnicidade, o meu portatil é um DELL que comprei novo em 2014, de vez em quando tiro a bateria para acautelar o vício de carga, cumprindo apenas minha intuiçao. O tempo de carga é superior a 6 horas, em actividades normais, noutras, como por exemplo mantendo o yutube ligado, vejo cerca de 2 filmes de uma hora e meia, e trabalhar ainda em word algums minutos para a bateria descarregar, aliás, dar o aviso de 30%. Nada com outro problema, mas como esse aviso, deverei ainda manter este procedimento ou adaptar-me a estas dicas? Referencia da bateria: DELL 40Wh, tipo XCMRD, de li-on battery 14.8 V
o inimigo da bateria é o calor invitável do pc, estar sempre ligada não prejudica mas os pc aquecem sempre e de imediato.
O segredo está simplesmente em usar CPU, Grafica de baixo consumo\menos potencia o que reduz a necessidade de as baterias descarregarem abruptamente em modo performance o que leva aumentar o tempo de vida. Quando ao deixar carregador ligado ou desligado tem impacto diferente consoante a marca e modelo do portátil mas também da própria bateria e não é só por ser de lítio que são melhores pode ser simplesmente a ligação\fabrico das células internas (no caso os da marca branca da china)… Dou exemplo de o meu acer aspire 5520 que tem já 8 anos, carreguei sempre até aos 100% e mantenho o carregador sempre ligado, as vezes que gastei chegou aos 20% na maior parte das vezes aos 60% nunca foi substituído e continuam aguentar 3,5 horas. Evito de fazer carregamentos longos quando ligado chega ao 20% carrego até aos 60%. Evitar de fazer carregamentos longos com o portátil ligado. Quando aquecem durante o carregamento é preferível parar o carregamento cerca (3 horas depende) para arrefecer a bateria e voltar a carregar até aos 100%. cumprimentos da casa.
O meu portátil agora parece que só funciona ligado à corrente, mas no ícone da bateria no Windows, diz que a bateria está a carregar, só que não passa dos 0%. Será que preciso de uma bateria nova?
Devo ser um sortudo, estou a fazer este comentário nm Macbook Pro, que já tem pelo menos 5 anos e com a mesma bateria, não faço uma utilização diária. Vou ter em conta estas dicas.