PplWare Mobile

Devo manter a bateria do meu portátil sempre ligada à corrente?


Responsável pelo Pplware, fundou o projeto em 2005 depois de ter criado em 1993 um rascunho em papel de jornal, o que mais tarde se tornou num portal de tecnologia mundial. Da área de gestão, foi na informática que sempre fez carreira.

Destaques PPLWARE

  1. joao says:

    Ainda nao respondeu. No caso do Macbook pro, que a bateria nao sai. Devo trabalhar com ele ligado a corrente eletrica ou nao?

    • Athos says:

      Pelo que eu percebi do artigo, não há problema desde que o hardware não aqueça demasiado…

    • RDastr says:

      querias um micro switch e poes perto do teclado para ligar a bateria ou nao

    • Vítor M. says:

      Como o Athos respondeu, não há qualquer problema, pese o facto dos Macs só por si aquecerem muito, principalmente no verão.

      Como depois da bateria atingir os 100% de carga o sistema a irá ignorar (até aos ~95%, altura em que volta de novo a carregar a bateria) esta não irá aquecer com o seu próprio processo de carga.

      • Justiceiro says:

        Então se não existe problema, porque razão, quando a corrente é desligada e o pc trabalha com a energia da bateria, nunca dura mais que 10 a 15 minutos? Ou seja, a bateria fica viciada… Isto mesmo em pc’s com menos de 6 meses… E não me aconteceu apenas com um, mas com três… nunca mais usei a bateria quando corrente eléctrica.

        • Dedo Maroto says:

          Tenho um Hp sempre ligado à corrente há 3 anos. a bateria dá 5 horas (wi-fi ligado e sempre no youtube) que é cerca de meia hora menos que dava quando o comprei, já há uns anos tive um hp a que me dava ao trabalho de tirar a bateria quando estava a 100%, essa em menos de 6 meses estava a durar 10/15 mins (no inicio dava 2/3 horas).

    • Luís says:

      deves trabalhar sempre com ele ligado à corrente, desde que a tenhas disponível. Usar a bateria vai criar mais um ciclo de carga e causar mais desgaste na vida útil dela

    • Diogo Reis says:

      Há anos que uso o meu macbook pro diariamente e mesmo no que tinha anteriormente tive-o sempre ligado ao carregador.

      Tive um programa que contabilizava os ciclos da bateria e desta forma não iam aumentando ou seja, suponho que estado a bateria carregada a 100% e estando ligado ao carregador, o computador não toca na bateria.

    • Eduardo says:

      Também não percebi!

  2. André Correia says:

    ou dos asus ou d adell, os ultrabooks têm as baterias no interior, se o portatil tiver um bom sistema de arrefecimento e um cooler (em trabalhos mais intensivos) não afecta a bateria

  3. pedro chamuças says:

    Se eu tiver a bateria a 100 e tiver com o cabo ligado quer dizer que a energia não passa pela bateria e vai diretamente para o consumo do portátil ?

  4. MACM says:

    Vou contar o meu caso.
    Tenho um ACER Aspire 5520, comprado em 2007.
    Tenho, por norma, a bateria sempre ligada à corrente.
    Tenho a bateria de origem com, praticamente, a mesa autonomia de novo.
    Já ouvi de tudo, continua a fazer assim. O resultado não é mau…

  5. Gabriel says:

    O meU Asus Rog esta sempre ligado a corrente so pra n falar que o desempenho aumento muito

    • Haadok P'Jam says:

      As novas CPus da Intel com Turbo Booster tem um aumento significativo de performance quando ligado à rede elétrica. Quando ligado pela bateria, o desempenho cai de 25% à 30% para economizar bateria.

  6. Fernando Telmo Silva Santos says:

    Tenho aqui um aviso no Browser a dizer que esta página está a tentar carregar scripts de origens não autenticadas,podem verificar por favor? Obrigado!

  7. Freitas says:

    Baterias comigo 2 anos e adeus venha uma nova, que ainda por cima são caras que doí.

  8. KURT says:

    A questão é muito simples, manter sempre ligado à corrente, assim que atingir os 100% a maioria dos equipamentos irá descarregar até aos 90/95% por isso não existe problema, quando não estiver não deixem ir à baixo dos 20% e efectuar descargas completas periodicamente para calibrar a bateria. O problema não é tanto a complexidade da questão mas sim a desinformação e a dificuldade em aceitar que as baterias têm vida util inferior aos restantes componentes… Cuidado com os jogos e tarefas pesadas durante longos períodos de tempo consecutivo, não só por causa da bateria.

  9. T says:

    Falam-se em temperaturas mas não se falam quais as temperaturas médias, quais as aceitáveis e as elevadas…

  10. RenatoNismo says:

    se muitos fabricantes fossem inteligentes, teriam implementado software para controlarmos a % da bateria, como é o caso do meu portátil samsung de i7 que já tem 4 anos, que tem uma opção no software que não deixa carregar mais de 80% e assim mantendo o cabo ligado para não perder o desempenho.

    no outro lado, temos um toshiba que não tem essa opção, e não gostamos de ter esse portátil estar 100% o tempo todo, e temos sempre que tirar o cabo para ir descarregando.. mesmo com desempenho da treta mesmo.. e quando demos conta, está perto do 0% e voltamos a carregar.. quando voltamos a dar conta, já está 100% há horas.. isso tudo é uma treta e só assim prejudica a si próprio.

    • RenatoNismo says:

      *prejudica a si próprio em termos de pouca produtividade e vida útil da bateria. esqueci de mencionar que o meu samsung de 4 anos, a bateria só perdeu pouca capacidade.

      • Jorge H says:

        Assim estás a fazer pior pois estás a “gastar” ciclos de carregamento. É preferível deixares a 100%.

        • Vera says:

          Mas leste o artigo ao menos?
          Carregar até 100% é que gasta ciclos de carga, e chega a ser mais do dobro.

          Menos % permite que a bateria dure muito mais…

        • RenatoNismo says:

          não. estar sempre a 100% durante horas, dias, semanas, meses, anos, como muitas pessoas têm feito, só stressa a bateria. é como encher o carro de óleo a mais e depois fazer revving alto. pior para o motor e retorno de óleo, demasiada pressão dentro do motor.

          e quando eu recebo portáteis para arranjar alguma coisa, são algo novinhos, porém com bateria toda lixada. muito pior que a bateria do meu de 4 anos.. ou deixam 100% durante anos ou descarregam até aos 0% constantemente, depois é muito bonito colocar a bateria no portátil de 1 ou 2 anos e o windows dizer que não existe bateria colocada.. lol

    • Insider says:

      O Windows 10 tem a opção nativa de limitar a percentagem de carga da bateria. Têm que explorar mais as opções avançadas de energia…”google it”.

    • T says:

      A Toshiba tem uma aplicação também. É o Toshiba eco utility. O meu trouxe isso e tem mais ou menos 4 anos também.

    • Dedo Maroto says:

      O windows deixa-te configurar esses limites desde o Vista pelo menos. Nas opções de energia.

  11. FNP.PT says:

    “Há até fabricantes que disponibilizam uma opção, na BIOS ou nas ferramentas de gestão do computador, que permitem que a carga da bateria seja suspensa assim que forem atingidos os 80%.”.
    Umas dicas sobre isto era importante 😉 O meu portátil está sempre ligado à corrente e a bateria sempre ou quase nos 97-98% (not charging).

  12. Valadares says:

    Só em último caso… Por exemplo, quando estou nas aulas ou no trabalho e preciso de manter o PC ligado durante muito tempo. Senão, ligo à corrente quando emitir um aviso de a bateria estar acabando…

  13. Luis FA says:

    É impressão minha ou o artigo andou a dançar, a dançar e não respondeu ao básico? Nomeadamente a minha dúvida “existencial”. Devo ter o portátil – quando possível – ligado à corrente (é um MacBook Pro), ou é mais saudável usá-lo com a bateria até que esta precise ser carregada? A questão é saber se estando ligado à corrente existe algum “bypass” de energia que poupe a bateria nesse período…

  14. Vitor says:

    Eu não tenho portátil, mas tenho smartphone, e única coisa que faço é carregar o smartphone antes dos 20%.(1 vez por mês deixo descarregar) De resto não tenho mais cuidado. Pois o meu smartphone é meu escravo e não eu dele.

  15. gomes says:

    porque entao os fabricantes nao criam um modo de apenas permitir que as baterias sejam carregadas quando atingirem o tal valor de 70-80%, não parece algo assim tao complicado de fazer embora eu nao seja nenhum engenheiro

  16. João Rios says:

    Dicas muito úteis às quais deveriam inclusive vir no manual do gadget

  17. Nobre Luso says:

    Aquecimento? E então aquelas bases de arrefecimento que se vendem em qualquer loja de informática e/ou electrodomésticos?…
    Sempre as utilizei nos meus portáteis (ligam-se por cabo USB) e assim a base da máquina está com a temperatura otimizada e segura. Pouco mais que morna.
    Por isso, esta dica deveria ser aproveitada por quem desconhece essa tecnologia basica, barata e tão necessária.

    • Bruno says:

      isso é o que recomendo mais aos meus clientes. muitos deles apenas dizem a isso e bocado caro não sei se justifica. além que ocupa espaço etc etc. depois ficam sem equipamento a conta do aquecimento por causa de 20 euros ou nem isso

  18. Miranda says:

    Felizmente o meu Lenovo Y700 tem uma opção de conservar a Bateria e se estiver activada só carrega a bateria até 60% depois é como se estivesse sem bateria e só ligado à ficha. Uma opção que está sempre ligada no meu caso e que dá muito jeito visto que não posso remover a bateria. Bem pensado pela parte da Lenovo.

  19. dc says:

    Costumo é retirar o cabo da corrente do computador, sempre que não o uso.

    Ou em 90% dos casos, desligo directamente na extensão eléctrica.

    Previne algo como, picos de corrente (principalmente em tomadas sem terra), e é mesmo uma coisa em stand-by.

    Quanto à bateria, tenho o cuido de avisar a malta, para meter sempre um dossie ou um livro por baixo, para nunca meterem o computador em cima da cama, por exemplo.
    É que ver filmes, e jogar com o computador ao colo, ou em cima da cama, é meio caminho andado para o computador sobre-aquecer, assim como a bateria.

  20. Fatima carvalho says:

    A minha bateria está viciada,posso ligar só a corrente ??
    Mas já fiz várias vezes essa experiência e não funciona ,queria uma rps p.f. urgente..

  21. R!cardo says:

    “Há até fabricantes que disponibilizam uma opção, na BIOS ou nas ferramentas de gestão do computador, que permitem que a carga da bateria seja suspensa assim que forem atingidos os 80%.”

    Tenho um Samsung QX510 e o fabricante anunciava até 7h de bateria, como não dava para remover a bateria, tinha na bios activo essa opção de a bateria carregar até 80%. Por vezes precisava de tirar o carregador e a bateria só durava uns 5 minutos ou nem isso. Quando precisava mesmo da bateria, ela só durava 2h e qualquer coisa.

  22. Tiago Conceição says:

    Finalmente um artigo bem escrito sobre este tema.
    Quase todos recomendam o contrário em prol do negócio.
    Vendo pilhas de litium a alguns anos, tal como substituo células de baterias de portátil, posso dizer que esta informação está correcta e é o que devem seguir. Ignorem outras sugestões de técnicos de wortens etc.

    Resumidamente, nunca devem tirar as baterias dos portáteis e devem sempre estar ligados à corrente sempre que possível, as baterias funcionam também como UPS e protegem da energia da tomada.

    Só faltou referir que o lithium começa a perder as suas características químicas abaixo dos 3.0v, perdendo assim tempo de vida (ciclos), nunca devem deixar descarregar abaixo dos 10 ou 15% como referido.
    Em caso de quererem fazer uma calibração, deixem descarregar até 10% e voltem a carregar até 100% sem interrupções.
    O mesmo se aplica se tiver totalmente carregada e se manter lá, os 4.2v em cada célula com o tempo vai perdendo tempo de vida com um “discharge rate” maior, este factor é influenciável pelo calor. Como referido aqui há bios que veem com uma gestão de bateria que possibilita limitar a carga até 80% ou 90%, isso resolve o problema.

    Como não há forma perfeita de reter carga, as pilhas de lithium vão sempre descarregando ao longo do tempo, independentemente do nível de carga. O nível de storage recomendado é de 3.8V a 3.9V, nesses níveis a pilha vai aguentar o máximo tempo sem ser usada.

    Por isso não esperem que um battery pack dure para sempre mesmo com os maiores dos cuidados. Usem a bateria quando tiverem que usar, claro seguindo estas dicas, é o melhor que podem fazer para prolongarem o tempo de vida.

    PS: Estas dicas são aplicadas a tudo o que é lithium, quer seja pc, smarphone, mp3, outros dispositivos etc

  23. Jupiter says:

    Bom dia. Será que este principio também se aplica aos baterias de smartfones? Aos 40% carregar e só até ao 80%?

  24. Zé Carlos says:

    Erro! Quem lida com baterias sabe muito bem da necessidade das mesmas fazerem ciclos completos de enchimento e de vazamento com vista às mesmas não criarem memória;
    Também há nos novos portáteis que têm as baterias embutidas, circuitos integrados que controlam o carregamento em caso das mesmas descerem a níveis abaixo do de trabalho; uma bateria deve no mínimo uma vez por mês baixar ao nível mais baixo e voltar a enchê-la de novo;

  25. Suleimane Balde says:

    A minha experiencia: Sem tirar o mérito as verdades baseadas na tecnicidade, o meu portatil é um DELL que comprei novo em 2014, de vez em quando tiro a bateria para acautelar o vício de carga, cumprindo apenas minha intuiçao. O tempo de carga é superior a 6 horas, em actividades normais, noutras, como por exemplo mantendo o yutube ligado, vejo cerca de 2 filmes de uma hora e meia, e trabalhar ainda em word algums minutos para a bateria descarregar, aliás, dar o aviso de 30%. Nada com outro problema, mas como esse aviso, deverei ainda manter este procedimento ou adaptar-me a estas dicas? Referencia da bateria: DELL 40Wh, tipo XCMRD, de li-on battery 14.8 V

  26. antónio says:

    o inimigo da bateria é o calor invitável do pc, estar sempre ligada não prejudica mas os pc aquecem sempre e de imediato.

  27. Mestre Gonçalves says:

    O segredo está simplesmente em usar CPU, Grafica de baixo consumo\menos potencia o que reduz a necessidade de as baterias descarregarem abruptamente em modo performance o que leva aumentar o tempo de vida. Quando ao deixar carregador ligado ou desligado tem impacto diferente consoante a marca e modelo do portátil mas também da própria bateria e não é só por ser de lítio que são melhores pode ser simplesmente a ligação\fabrico das células internas (no caso os da marca branca da china)… Dou exemplo de o meu acer aspire 5520 que tem já 8 anos, carreguei sempre até aos 100% e mantenho o carregador sempre ligado, as vezes que gastei chegou aos 20% na maior parte das vezes aos 60% nunca foi substituído e continuam aguentar 3,5 horas. Evito de fazer carregamentos longos quando ligado chega ao 20% carrego até aos 60%. Evitar de fazer carregamentos longos com o portátil ligado. Quando aquecem durante o carregamento é preferível parar o carregamento cerca (3 horas depende) para arrefecer a bateria e voltar a carregar até aos 100%. cumprimentos da casa.

  28. Pedro Renato Ferreira says:

    O meu portátil agora parece que só funciona ligado à corrente, mas no ícone da bateria no Windows, diz que a bateria está a carregar, só que não passa dos 0%. Será que preciso de uma bateria nova?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.