A era do Social Media: Potencie o seu negócio no Facebook
Por Nuno Bastos para o PPLWARE.COM
Hoje em dia, no mercado competitivo em que vivemos, as empresas apostam cada vez mais nas redes sociais para dinamizarem o seu negócio. O social media é utilizado para aumentar a interação e melhorar a relação entre as empresas e o seu público, tentando assim fidelizar os clientes à sua marca.
Plataformas como o Facebook, Twitter, Instagram e Youtube são, nos dias de hoje, quase que indispensáveis para definir o posicionamento da empresa na mente do consumidor, bem como na divulgação de novos produtos/serviços e marcas.
Assim, é fiundamental saber que o Social Media é fundamental numa empresa e, como um começo, deixo aqui algumas dicas para potenciar o ser negócio no Facebook!
O Social Media é, atualmente, essencial numa empresa. No entanto, nem todas as empresas sabem tirar o melhor partido destas potencialidades e, por vezes, a sua utilização torna-se prejudicial para o negócio.
Posto isto, deixo algumas dicas para utilizar o facebook de uma forma mais eficaz e assim conseguir tirar a máxima performance possível desta ferramenta.
Dicas para potenciar e dinamizar o seu negócio no facebook:
- Deve preencher o máximo de campos informativos sobre a sua empresa, de forma a disponibilizar ao utilizador toda a informação que ele possa necessitar.
- Mantenha uma rotina de acompanhamento à sua página. Tente responder sempre aos utilizadores.
- Trate os utilizadores com respeito; use uma linguagem correta e apropriada e atue como se estivesse na presença da outra pessoa.
- Partilhe conteúdo de valor para o cliente (crie uma personagem que represente o seu cliente ideal para servir como inspiração para a criação de conteúdo).
- Todas as interações da empresa com o cliente contribuem para o posicionamento da marca na sua mente. Devem ser evitados assuntos tabu que possam ferir suscetibilidades (ex. Clubes desportivos, marcas, religião, etc…).
- Deve ser definido um calendário com o agendamento das publicações que serão efetuadas.
- Deverá controlar o número de publicações por dia para que estas possam ter a visibilidade necessária.
- Não deve deixar a sua página “ao abandono” durante grandes períodos de tempo. Isto fará com que o utilizador perca o interesse e deixe de seguir a sua página.
- O público das redes sociais consome informação rápida. Grandes blocos de texto não têm a mesma visibilidade que um texto sintetizado com toda a informação necessária. Utilize parágrafos e imagens ou vídeos para facilitar a passagem de informação.
- Tente complementar sempre as imagens que publique com algum tipo de texto e vice-versa. Imagens ou textos soltos terão menos resultados.
- O conteúdo das publicações não deverão ser sempre autopromocionais. Devem ser criados posts que gerem algum envolvimento do público.
- Pode publicar estudos ou artigos que estejam relacionados com a empresa ou serviço, desde que estejam devidamente fundamentados e com fontes credíveis.
- Escolha um título adequado ao post que irá fazer. Se o título for atrativo os resultados serão mais satisfatórios.
- Todos os posts efetuados devem ir de encontro aos objetivos da empresa. Deve ser mantida uma linha de comunicação e imagem para que o utilizador reconheça a marca.
- Elabore um check-list para cada post, de forma a assegurar que nenhum ponto do assunto que quer falar fique de fora.
- Antes de escrever qualquer conteúdo que não esteja bem familiarizado faça uma boa pesquisa (com factos atualizados) para evitar críticas ou julgamentos. Pode perder a credibilidade se errar na abordagem de um assunto.
- Evite conteúdos duplicados.
- Se tiver um website da empresa tente fazer referência nos seus posts.
- Consulte as estatísticas referentes aos seus posts para saber quais os assuntos que suscitaram mais interesse ao seu público.
- Se patrocinar uma publicação, defina primeiro qual será o seu público-alvo. Ao segmentar o seu anúncio pode obter melhores resultados a um custo mais baixo.
- Crie ligação com o seu público. Promova passatempos e concursos para os seus utilizadores. Ao criar este tipo de eventos a sua página alcançará mais público. Pode utilizar sistema de partilha de fotos através da sua página ou um sistema de likes em comentários para que os “amigos” dos participantes vejam estas publicações.
- O dia e o horário em que faz as suas publicações faz toda a diferença. Tente fazer os seus posts nas horas de maior atividade no facebook.
- Torne a sua página de facebook mais atrativa criando abas de navegação para disponibilizar conteúdos extra, permitindo assim diferenciar-se dos demais.
Podemos então concluir que esta nova era digital deve ser tratada com atenção e cuidado por parte das empresas, sabendo de antemão que não existe um modelo perfeito que agrade a todos os utilizadores.
É importante que a empresa saiba o que quer comunicar e para quem está a comunicar, seguindo sempre os seus valores e missão para passar a sua mensagem.
Bons negócios!
Este artigo tem mais de um ano
Qual é a melhor hora para o post?
Boa tarde FNeves,
os estudos indicam que em média os posts efectuados entre as 15 e as 18h geram uma maior quantidade de cliques!
Cump
Errado!
Varia de página para página.
Na nossa empresa as melhores horas são : 10H , 15H e 21H
Portanto à que fazer a analise ao tipo de seguidores que tens e publicar dentro do melhor horário.
É fácil,basta analisares os insights que estão disponiveis na tua página do facebook. Lá diz a melhor hora.
Bom dia Rui,
compreendo a sua opinião e concordo plenamente consigo!
Apenas referi uma estatística geral que identificou esse período como o período que registou mais cliques. Cada negócio tem o seu público-alvo, e cada público tem comportamentos diferentes… A estatística referida é para comunicar para um todo e não para um segmento.
Existe uma aplicação para ajudar neste tipo de análise, chama-se Talkwalker – http://www.talkwalker.com/pt