5 ideias infalíveis para poupar no seu pacote de telecomunicações
Apesar de só haver quatro operadoras em Portugal, a oferta de pacotes de telecomunicações pode tornar-se confusa para muitos utilizadores.
O segredo é fazer uma boa pesquisa da oferta de todas as operadoras, adaptada às suas reais necessidades. Mas existem truques para poupar e fazer boas escolhas e são alguns deles que hoje partilhamos.
Passo 1 – Ao comparar já está a poupar nos pacotes de telecomunicações
A oferta de pacotes de telecomunicações é bastante variada e pode tornar-se confusa, para muitos consumidores. Há pacotes 3P, 4P, 5P, com uma série de combinações que pode tornar a escolha muito dispendiosa em termos de tempo.
Existem métodos online gratuitos que ajudam a fazer a comparação de todos esses serviços e é por eles que deve começar. Assim, aqui pode comparar todos os pacotes de telecomunicações, de todas as operadoras, sem sair do sofá. Tudo numa questão de minutos, no ComparaJá.pt.
Passo 2 – São precisos tantos canais no seu pacote de telecomunicações?
Dos 200 canais que tem o seu atual pacote TV Net Voz, quantos utiliza na verdade? Quantos mais canais subscrever, como é óbvio, mais vai pagar. Portanto, se não for pessoa de ver muita TV, mais vale optar por um serviço com menos oferta de Televisão.
Uma dica importante: quando for analisar a oferta das operadoras, tenha em atenção que podem não incluir – no valor da mensalidade – o custo de aluguer da box. Podem ainda, para o levar a aderir, incluir serviços extra como pack de canais, que depois serão incluídos na fatura final. Certifique-se que são canais que de facto quer e dos quais faz usufruto.
Passo 3 – O mesmo vale para a Internet
Se prefere utilizar a Internet, então pode fazer sentido adquirir um pacote com 200 Mbps de download ou, caso seja mesmo necessário, 1 Gbps (como já existe em algumas ofertas). Mas, por vezes, é preciso ter em atenção que a velocidade publicitada não é necessariamente a velocidade real da Internet, mas antes potencial.
Às vezes pode fazer sentido perceber qual é o router oferecido pela operadora e, se for o caso, tentar encontrar um melhor. É uma forma de potenciar a velocidade de ligação.
Passo 4 – E se o problema for os dados móveis?
Aqui as operadoras tendem a beneficiar os utilizadores mais jovens, uma vez que há muitos tarifários para jovens com 25 anos ou menos que oferecem bastantes GB de dados móveis. Normalmente, são tarifários que até têm incluídos serviços como Spotify, Facebook ou WhatsApp, pelo que não gasta nada ao utilizá-los.
Passo 5 – Ainda se usa telefone fixo?
Agora que os tarifários de smartphone estão tão baratos e até permitem chamadas grátis para fixos e móveis, parece algo da Idade Média ainda se ter telefone fixo. A verdade é que este ainda faz parte de muitos dos pacotes de telecomunicações. No entanto, já há ofertas que permitem dispensar o telefone. Mais uma vez, passa por saber o que se quer e o que escolher.
A NOS disponibiliza ainda uma funcionalidade, para quem tem telefone fixo, que permite usar o smartphone para aceder ao mesmo.
Mas há mais. Neste nosso artigo pode ficar a conhecer ainda outras formas de cortar na despesa mensal que tem com os seus serviços de telecomunicações.
Este artigo tem mais de um ano
Pergunto eu, para que necessita o ComparaJá.pt dados como Nome;Email;telefone;Código Postal para fazer um comparativo!?
Mais um a criar uma base de dados?!
Não tenhas dúvidas sobre isso…
código postal é necessário para verificar a solução a apresentar, os restantes dados também serão necessários caso adira a uma das soluções propostas uma vez que vão receber a comissão da venda.
Normalmente passado 1 dia ou 1 hora, depende, ligam-te a prestar apoio, particularmente já me aconteceu isso, mas nada a dizer, extremamente atenciosos.
Ligaram-me de lá mas eram basicamente da meo
Eu compreendo que cada um de nós é diferente e os pacotes são criados para a maioria das pessoas e não pessoas especificas, mas tenho 23 anos, a minha casa é composta por uma televisão 75″ 4k, um smartphone e um portátil, para que quero um pacote de serviços, se só preciso de internet para ligar todos os meus dispositivos, nem estou minimamente interessado em saber os programas que os 100 e tal canais de televisão oferecem se tenho aplicações na televisão com milhares de séries e filmes para ver.
O que me dá pena em Portugal é não venderem só pacotes de internet para clientes como eu.
Vender vendem, mas para chegar a eles a partir do site, é um completo labirinto, porque o site está mesmo feito para que nós nunca venhamos a saber que eles existem.
A NOS é a unica que tem exposto na parte dos pacotes de internet, um pacote só de internet fixa, sem nada associado, mas é pena que esse pacote só tenha a velocidade de 30mbs e não de para fazer nenhum upgrade a ele.
A MEO criou uma cena qualquer toda manhosa uma coisa qualquer chamada MyMeo que dá para construir o nosso pacote e a partir dai é que dá para escolher um pacote só com internet fixe sem nada associado. Mas para chegarmos a essa parte do site é mesmo para uma pessoa desistir que não encontra.
não entendi bem mas…. se queres internet sem telefone é complicado ainda em Portugal, agora na fibra da vodafone tens pacote de net e voz só….não sei qual a tua complicação…..mas pronto….
A meo também tem pacote só NET (NET+voz)
https://www.meo.pt/pacotes/fibra/gaming
M1 só NET giga
Estamos a falar em quanta diferença de valor ?
Pergunto-me 2 coisas:
1 – Porque é que precisam dos meus dados?
2 – Porque é que uma sociedade unipessoal, dedicada à intermediação financeira, regista no Banco de Portugal com o nº. 0000375 e detentora de contratos de mediação com várias seguradoras, se propõe ajudar os consumidores a escolher o melhor contrato de comunicações?
realmente, que pergunta pertinente. já agora porque é que o kuantokusta compara telemóveis e produtos capilares? se calhar é um modelo de negócio, como outro qualquer. lá vem o típico português desconfiado.
a mim ajudaram-me na compra de casa, precisavam de dados, claro, para depois me apresentarem as propostas melhores. depois, como gostei, usei para mudar o contrato de telecomunicações e também me ajudaram. se acham que ficam melhor sem comparadores, podem sempre ir bater à porta das operadoras e vejam se são melhor tratados
Susana Sobral, um verdadeiro comparador de preços não pede os nossos dados.
Lamento informar que não sou o típico português desconfiado, dada a minha idade já passei por muita coisa e a idade trás consigo prudência.
Estás completamente a leste, Susana. Estuda quanto custa uma base de dados. Deixa a condescendência para gerações antepassadas – a não ser que pertenças às mesmas, nesse caso peço perdão.
Ó Susana, por uma questão estatística podes deixar aqui os teus dados todos. Ando a fazer uma análise de acessos a blogs tecnológicos por parte da população feminina e isso ajudava-me na caracterização dos indivíduos (espero que compreendas o meu pedido que em linha com a tua afirmação).
ninguém trabalha gratuitamente, ou se alguém o faz não é muito inteligente. os dados de que fala penso ser óbvio, trata-se de um registo do cliente para receberem a comissão da venda por parte da operadora.
Claro que não é nada disso. Para receberes uma comissão de uma operadora tens que entregar um contrato e não uma mera simulação.
a seguir à simulação vem o processo de adesão. o método é esse, reúnem os dados e pedem propostas às operadoras.
Sabem o que acho injusto, eu só ter serviços de satélite na minha zona, só ter 3G a 1.5MB de net, e canais que nao funcionam se está mau tempo e pagar 90€ e se fosse o serviço em fibra pagava 40€. Há gente que se queixa da fibra que pagam 200MB e “só” tem 50MB… imaginem quem paga 40MB e tem 1.5MB durante a tarde, chega á noite e nem google abre…
Infelizmente ainda é monopólio a falar, preferem andar assim…mesmo para isso ganharem dinheiro com miséria de pacotes….
Lá por alguém estar numa situação pior isso não quer dizer que quem está numa situação menos má não se possa queixar.
Se ambos estão mal queixem-se ambos, ou então tu também não te podes queixar de só ter 1.5MB porque em alguns sitios no interior nem 3G tem.
Mas não é essa a questão, a questão é o pessoal queixar-se de não ter os 200MB contratados e terem 30MB, e só porque um teste de velocidade não lhes deu os 200Mb já se estão a queixar enão fazem ideia que nunca usam os 200MB a maioria das vezes até porque questões de Hardware. E nesses casos podem mudar para um tarifário mais barato sem perder os 30MB.
Redes wifi a 5GHz conseguem velocidades bastante superiores a 200Mb, o meu portatil com 5 anos e o meu tlm com 3 anos (que já na altura quando o comprei era gama média baixa) conseguem ligar-se a redes dessas, um portatil que tenho já com 11 anos consegue-se ligar a redes cabladas e ter velocidades até 100Mb.
Pagar por 200 e só ter 50 (ou às vezes nem sequer 30 como nalguns casos que conheço) muito dificilmente será culpa do cliente.
Infelizmente ainda não compreendo porque ainda existe telefone fixo, e já quase ninguém usa…….poderia haver opção de não usar, pelo menos era menos uns euros……
Eu estou satisfeito com a vodafone…..só há uma coisa que a meo faz melhor….oferece box gratuitamente, pelo menos a primeira……eu para colocar box no meu pacote fibra da vodafone, tenho de trocar de pacote e consequentemente novo contrato……enfim…..
O telefone fixo continua, nalguns casos, a fazer sentido, especialmente em zonas rurais onde, frequentemente, a cobertura móvel é, no mínimo, miserável… Acresce que, infelizmente, ligar de um fixo para um móvel continua com preços inexplicavelmente altos. That´s why…
Não cliquei aderir só cliquei no logo da NOS e foi isto o que aconteceu
“Os seus dados serão partilhados com a NOS, única e exclusivamente, para se prosseguir com o seu pedido de telecomunicações.
A equipa da NOS entrará em contato consigo nos próximos minutos.”
A Anacom faz o mesmo (https://www.anacom.pt/tarifarios/PaginaInicial.do?channel=graphic), sem “exigência” de dados pessoais (exceto o código postal de 4 dígitos).
Só poupa quem pede para rescindir contrato! Pouco antes do desligamento ligam e já baixam o preço uma brutalidade!
Seja NOS seja MEO
A mim o que me custa mais, sao as operadoras em Portugal venderem a mensagem que sao do melhor que a na europa. Lol Por mim falo, devido a pandemia estou em Portugal desde Março pago 45 euros mês numa operadora chamada bouygues telecom, inclui fibra optica em casa (que agora nao estou lá) e 100 Gigas de internet no telemovel mensal para usar neste caso em Franca ou em toda a Europa. Inclui chamadas e sms ilimitadas para para todos os fixos e telemóveis da Europa. Apenas partilho para vos ajudar a ter nocao da Roubalheira que sao as comunidades em Portugal. Voces nao teem ideia
Cumprimentos