5 dicas para economizar a bateria do seu MacBook
Como é do conhecimento geral, a bateria do MacBook não é infinita e é um dos componentes fundamentais para o seu MacBook funcionar. Atualmente, com o teletrabalho, estamos constantemente a utilizar o computador e a levá-lo para todo o lado, o que faz com que a bateria descarregue mais rápido e que, com o tempo, a vida útil da bateria do MacBook vai-se reduzindo.
Se procura prolongar a bateria do seu MacBook e dar-lhe mais vida, conheça algumas dicas.
Normalmente só estamos mais atentos à autonomia do nosso portátil quando não temos por perto um ponto de energia. No entanto, para garantirmos a melhor autonomia e tempo de via da bateria, é fundamental que se sigam algumas "boas práticas". Hoje deixamos aqui cinco dicas.
1. Diminua a luminosidade do ecrã o máximo possível
O ecrã é o componente que mais consome a bateria do seu MacBook, por isso, recomendamos que utilize a menor luminosidade possível para prolongar a vida do mesmo.
Para diminuir a luminosidade do ecrã basta ir a Preferências do Sistema, clicar em Monitores e de seguida arrastar o controlador de brilho para ajudar a luminosidade do seu ecrã.
2. Utilize o economizador de energia
O economizador de energia é um painel localizado nas Preferências do Sistema, que permite que seja reduzido o tempo para que o seu MacBook entre em modo repouso quando já não estiver em funcionamento, deste modo, irá melhorar significativamente a duração da bateria do seu MacBook.
3. Desligue o Bluetooth
Muita gente não tem conhecimento, mas o bluetooth consome bastante energia dos dispositivos móveis e inclusive do seu MacBook. Assim, se não estiver a utilizar, deve então desligar para economizar a bateria do seu MacBook.
Para desligar o bluetooth, basta clicar em Preferências do Sistema e de seguida clicar em Bluetooth.
4. Mantenha o sistema do seu MacBook atualizado
A Apple está sempre a desenvolver atualizações do sistema operativo que trazem melhorias à durabilidade da bateria do seu MacBook. Portanto, para manter o seu MacBook otimizado, atualize sempre que uma nova versão esteja disponível.
Para atualizar o sistema, basta ir ao Menu Apple, de seguida clicar em App Store e depois clicar em atualizações.
5. Encerre as aplicações em segundo plano
Algo que consome bastante a bateria do seu MacBook são as aplicações em segundo plano, que alguns não são necessariamente úteis.
Para descobrir quais aplicações estão a funcionar em segundo plano, basta ir ao Monitor de Atividade, mas não se assuste com a quantidade de processos em execução, é perfeitamente normal.
A bateria do seu MacBook continua a descarregar rapidamente depois de testar estas dicas? Caso a bateria do seu MacBook esteja sem autonomia e se estas sugestões não ajudaram a melhorá-la, talvez seja necessário proceder à substituição da bateria com materiais de qualidade e técnicos certificados.
Visite uma das lojas iServices mais perto de si para a substituição da bateria do seu MacBook. O diagnóstico é gratuito!
Este artigo tem mais de um ano
Naturalmente as baterias vão “morrendo”, mas o que descobri ao longo dos anos, é o seguinte:
Se tiver electricidade por perto, use o portátil com o carregador ligado à ficha – como se fosse um desktop,
assim poupa ciclos da bateria, prolongando a sua vida útil.
Isso mesmo, desde que não aqueça nesse processo é mesmo o mais indicado.
Pratico o mesmo para telemóveis, deixo a carregar a noite toda, sem carregamento rápido por estas duas razões.
Se eu estiver a usar o mac ligado a corrente tambem afeta? Mesmo estando a 100%?
6. Não utilize o Xcode
Mantenho o meu Air M1 (é praticamente um desktop) sempre ligado à corrente…mas nunca deixo chegar aos 100%. Carrega até aos 40% e depois deixa de carregar e só usa energia da tomada.
Para quem ainda não “chegou lá”…Aldente
Uma vez por mês deixo fazer uma descarga – carga completa, para que a bateria se mantenha calibrada, conforme recomendado.
Também uso o Aldente e configurei para 80%.
As baterias de Litio são para usar sem constrangimentos, o meu macbook pro de 2012 ainda tem horas de bateria e não faço nada. Se tenho ficha ligo, se não tenho uso bateria.
Ligo a 100%, desligo a 80% volto a carregar até 100% depois de estar a 75%.
Simplesmente uso, sem stress e preocupações deste género como o Aldente escreve na sua página.
IMPORTANT: Keeping your battery at a lower percentage, such as 20-80%, over weeks without doing full cycles (100%-0%) can result in a disturbed battery calibration. When this happens, your Macbook might turn off with 40-50% left or your battery capacity will drop significantly. However, this is only due to a disturbed battery calibration and not because of a faulty or degraded battery. To avoid this issue, we recommend doing at least one full cycle (0%-100%) every two weeks. Even if your battery calibration gets disturbed, doing 4+ full cycles will recalibrate your battery and the capacity will go up again.