Linha ferroviária na China fica bloqueada 20 horas devido ao fim do Adobe Flash
Tal como já aqui noticiámos, o fim do Flash era há muito pedido pelos utilizadores e até por aqueles que desenvolvem sites. Apesar de ser uma tecnologia bastante útil há alguns anos, atualmente já é considerada obsoleta. Desta forma, a Adobe decidiu pôr um ponto final no Flash que morreu oficialmente a 12 de janeiro de 2021.
No entanto, o insólito aconteceu na China, onde o fim do Adobe Flash bloqueou uma linha ferroviária durante 20 horas. O motivo prende-se com o facto de a linha funcionar com base neste software, ativada com uma versão pirata!
O Adobe Flash foi um software com o qual nos habituámos a conviver desde há muito tempo no mundo tecnológico. Grande parte dos jogos online e vários sites, por exemplo, necessitavam de suporte deste sistema.
No entanto as várias queixas e entraves atribuídos ao programa ditaram o fim do programa. Então, e depois de 25 anos a servir os utilizadores, a Adobe decidiu pôr fim de vez ao Flash. A descontinuidade do programa terminou agora no passado dia 12 de janeiro de 2021.
Fim do Flash faz bloquear uma linha ferroviária na China
Apesar de o Flash estar mais associado a pequenos jogos e animações online, o programa também era usado para diversos fins. Por exemplo, dava igualmente suporte a projetos de automação e ainda era usado para fins industriais.
Assim, como consequência, uma linha ferroviária ficou totalmente bloqueada na China durante 20 horas depois do fim do Flash. O motivo é que todo o sistema, como a rede de controlo responsável pelo transporte de pessoas e pelo comando das bagageiras, era gerido pelo software da Adobe.
O insólito aconteceu na cidade de Dalian, a sul de Liaoning, e obrigou as autoridades a encontrarem uma forma de resolver o problema.
Linha ferroviária tinha usado uma versão pirata do Adobe Flash
A história torna-se ainda mais caricata depois de se descobrir que foi usada usada uma cópia pirata do Adobe Flash na ferrovia. Ou seja, depois da morte do programa, esta foi a forma encontrada para manter o sistema ferroviário em funcionamento.
Em vez se modernizar com sistemas atuais que ainda recebam atualizações, a estação de Dalian optou por recorrer a uma versão ilegal do Flash para o ativar novamente nas suas máquinas. Esta prática possibilitou a continuidade da gestão dos comboios... até ficar bloqueada.
Já em 2017 a Adobe falava que iria descontinuar o Flash e, por conseguinte, a estação de Dalian teve mais do que tempo suficiente para se preparar e modernizar os seus sistemas.
Este artigo tem mais de um ano
hahahah Adobe pirata …..a China no seu melhor.
Bem, quem nunca teve o Photoshop pirata?… 🙂
Não era pirata mas sim uma versão modificada, uma espécie de Adove Flach
Deves querer dizer 土坯 閃
Só me queria rir com a noticia… adobe pirata… eheheheh
E misteriosamente os responsáveis vão desaparecer do mapa por darem má imagem à china 🙂
Não deve ser caso único, entre javas e flashes haverá muita coisa a falhar, mas não tenho pena nenhuma desse país.
Coitados, não tiveram tempo para tratar disso, sabendo que ia ficar obsoleto, tss tss
E os problemas que está a causar em Portugal ,isso ninguém conta.
Conheço uma marca de software de facturação que os clientes que já tinham comprado a algum tempo ficou tudo em baixo.
A sorte é que é só adicionar uma linha txt num ficheiro para o IE permitir novamente, não é preciso instalar nada.
Interessante esta dica meu caro, tenho cliente utilizando o Gerenciador de email IncrediMail com referencia a animação em flash que indica recebimento e envio de email parou de funcionar pelo mesmo motivo. será que temos uma solução, sem ter que trocar de programa de email? Desde já agradeço a atenção!! Sou Fan deste SITE, inclusive da sessão comentários!!! 🙂
exato, essa linha basta, mas ter que fazer isso em cada máquina é que não ajuda muito
Como se faz isso? algum site com o Workaround?
https://www.stephenwagner.com/2021/01/13/enable-adobe-flash-chrome-after-end-of-life/
Temo que este workaround só esteja direcionada para browsers, porque por exemplo em gestores de impressão da HP não funciona.
Teve mesmo de ser utilizada uma app da loja da Microsoft como alternativa mas pobre em oferta de utilitários.
No one cares.
Então não abra estas noticias.
Alguém vai dormir mais aconchegado hoje… Dentro de uma cova!
Desde que comecei a usar este nick,é cada cópia mais disparatada.
-que informações tem para afirmar que alguém irá dormir mais aconchegado hoje ou amanhã ou depois?E que esse aconchego é numa cova?Ou é o confinamento a incomodar essa paciência?
Desculpem estas minhas barbaridades.
-não me consigo controlar certas vezes e tenho que descarregar aqui nos comentários
Copiar o nick é fácil,copiar o discurso é possível,copiar a pessoa é lisonjear.O original não ser substituível pela cópia está a doer nessa alma!
Cuidado com o vírus…
Acho que literalmente cabeças vão rolar
Mas não para debaixo dos comboios, que estes estão parados.
Esta morte do Flash veio na pior altura porque muita aplicação usa o Flash deveria ter sido adiado até esta situação do covid passar temos muito site importante que esta a ser usado e temos de estar constantemente a manter o flash para que trabalhem não se tem tempo para andar a encontrar soluções.
Sim porque 10 anos não foram suficientes para fazer alguma coisa….
Não sabes que o estado está bastantes anos atrasado pois não.
Mais valia terem utilizado bash para gerirem a linha
Isto e daquelas coisas que ninguem queria que acontecesse, mas infelizmente ha sempre alguem a querer e forcar o rumo das coisas, imagino os milhares de prejuizos e muita dor de cabeca que vao provocar nas empresas. Melhor mesmo e (caso tenham essa possibilidade) desenvolver as suas proprias aplicacoes sem dependencia de produtos de terceiros. Principalmente dos Americanos que gostam muito de fazer estas coisas.
Fui contactado nas últimas 2 semana por cerca de 70 clientes a quem tinha feito sites em flash, para fazer uma migração/refresh de todos os sites. Obrigado Adobe. 2021. Vai ser uma ano em grande.