Xiaomi bateu a Apple e é já a 2.ª marca no mercado de smartphones na Europa
Depois de meses em que as vendas de smartphones foram quase residuais, o mercado de smartphone Europa começa a recuperar de forma firme. As marcas adaptaram-se e as propostas foram preparadas para este cenário.
Como resultado as vendas subiram, com uma novidade importante. A Xiaomi bateu a Apple e é já a 2ª marca no mercado de smartphones na Europa. Este era um cenário que se poderia esperar, mas que mostra que a marca chinesa continua a conquistar novos utilizadores.
Mercado dos smartphones está a recuperar
2020 foi um ano em que o mercado dos smartphones foi castigado e teve perdas muito elevadas. Com a pandemia a ser o foco das preocupações, os consumidores atrasaram a troca de smartphones, o que fez diminuir o crescimento, que em muitos países foi mesmo negativo.
Agora que a retoma parece estar em marcha, há números interessantes a surgir, das mãos da Counterpoint. Os mais recentes, referentes a abril no mercado de smartphones na Europa, mostra que há mudanças no topo. A Xiaomi ultrapassou a Apple e é agora a segunda colocada nesta lista.
April #Europe #smartphone sales numbers are out!
- @XiaomiEurope took the #2 spot from @Apple
- @oppo grew well
- @oneplus solidified its top 5 vendors statusTreat growth figures with caution: April 2020 was the worst month for smartphone sales in Europe for probably a decade! pic.twitter.com/pgK7sE28DP
— Jan Stryjak (@JStryjak) May 21, 2021
Xiaomi bateu a Apple na Europa
Com a Samsung a manter a sua posição de domínio, com 35% de quota de mercado, é interessante ver como a luta pelas posições seguintes se desenrola. A Xiaomi tem agora 21% do mercado, contra os 20% que a Apple conseguiu conquistar.
O Top 5 é fechado com outras duas marcas com um crescimento grande e que se estão a impor na Europa. Falamos da OPPO, que tem já 6% e da OnePlus, que reclama 2% da quota do mercado. A Huawei, que esteve já no topo, desapareceu desta lista.
Crescimentos gigantescos face a 2020
Algo interessante é ver os crescimentos exponenciais face ao mesmo período de 2020. Destacam-se aqui os valores da OnePlus, com quase 750% de crescimento, a OPPO, com 314% e a Xiaomi, que conseguiu atingir os 216% de crescimento.
Estes valores de crescimento devem ser interpretados com cuidado, uma vez que abril de 2020 foi o pior mês para o mercado dos smartphones da última década. Ainda assim, e depois de meses muito complicados, tudo parece estar certamente a recuperar, com as vendas a crescer.
Leia também
Este artigo tem mais de um ano
A oneplus é da xiaomi?
Não, a OnePlus pertence ao grupo detentor da OPPO e da Vivo.
Ou seja, a BBK Electronics, baseada em Shenzen.
A samsung ainda está bem mas Apple ainda pode ir para segundo lugar
Xiaomi = melhor qualidade/preço!
E pior software…
Já foi bem pior. Melhoraram bastante.
A maçã está a apodrecer…
sim… a maça está a morrer ha anos… mas a verdade é que continua a crescer e a ter bons resultados.
num trimestre tem mais retorno do que a maioria das empresas do SP500 o ano inteiro!
A Renault tb vende mais que Mercedes.
O estranho era a Xiomi andar sempre atrás. eh eh eh
Sendo que parte da gama Mercedes tem motor Renault
“parte da gama Mercedes tem motor Renault”
Prova isso!!!
O novo Mercedes-Benz Classe A 180d (geração W177) estreia uma versão revista do já conhecido motor 1.5 Diesel. Uma unidade de origem Renault que assume 6 diferenças nos modelos da Mercedes-Benz.
https: //www.razaoautomovel.com/2018/05/mercedes-benz-renault-diferencas-motor
Se procurares, vais ver que (facilmente) encontras. Mas eu ajudo. Até 2020, os modelos A e B da Mercedes usavam o motor 1.5 dCi da Renault. O ano passado, deixaram de o fazer e passaram a usar o 2.0 da Mercedes. No entanto, o CLA 180d ainda continua a usar o motor 1.5 dCi da Renault. Por quanto tempo mais, não se sabe, mas que usa, isso usa.
Por isso é que a Mercedes vende carros com motor Renault…..
A Apple praticamente só aposta na gama alta, e como tal, nas gamas inferiores não existe opção (só o iPhone SE). Como tal é óbvio que as marcas concorrentes vão absorver o mercado todo na gama média e baixa. A Apple não tem qualquer interesse em ter esses mercados, porque é uma marca que transmite alguma exclusividade e status, e muitos dos seus clientes não iriam achar piada a qualquer zé ninguém ter um iPhone. O mesmo com carros de luxo, que não vendem um carro a qualquer um.
Até começaste bem, mas depois espalhaste-te todo… “Exclusividade”? “qualquer zé ninguém ter um iPhone”? Acorda, moço! Não só não há qualquer exclusividade em ter um iPhone, como qualquer um, qualquer “zé-ninguém” (como tu tristemente dizes), pode ter um iPhone. Desce à Terra e acorda para a vida, rapaz!
Nao, a Apple nao transmite exclusividade e status. E digo isto sendo um forte utilizador da apple.
Essa maneira de pensar tem de acabar duma vez por todas!
O Sr David deve pertencer ao grupo do zé alguém pois tem um iPhone no bolso! Qdo vai ao WC, o Sr David, certamente deve cheirar a flores ao contrário dum zé ninguém! Ao contrário do Zé ninguém, o Sr David nunca fica doente, velho, e não vai morrer porque têm um iPhone, algo exclusivo dum ze alguém! Felizmente o ze alguém nunca vai perder o sono de noite, afinal, o ze ninguém não pode ter um iPhone! Porque é exclusivo, ou seja, qdo vamos comprar um iPhone a loja pede um documento de identificação para saber que tipo de cliente é, ou melhor, que tipo de ze o cliente é! Eu já passei por várias fazes, já fui Zé ninguém depois fui Zé alguém e agora sou Zé ninguém…
Melhor negócio actual = Huawei
Nope …. Poco F3 / Xiaomi K40
Essa foi para rir, acorda para a vida
Acredito que futuramente as marcas chinesas liderem o mercado, não só pelo preço/qualidade como também serem muitas e todas terem modelos de topo. Acredito também que muitas se vão voltar para o sistema operativo da Huawei o Harmony OS. Não quer dizer isto que o sistema Android se fique pelo caminho, mas se acontecer as marcas chinesas optarem pelo o Harmony a coisa complica para a Google. A Google vai lançar o Fuchsia mas só muda o nome porque é mesmo que o Android actual.
Errado. Harmony é baseado Android. Fuchsia é um sistema operativo criado de raiz com um kernel completamente diferente de Linux.
Só meia dúzia de funboys da huawei que ainda existem é que vão a correr comprar, de resto huawei já passou à história e ainda bem.
os utilizadores de iphones maior parte deles sao todos com manias que tem o melhor do mundo e que por terem equipamentos de 900 ou mais euros,pensam que quem tem android nao tem dinheiro, enganam-se ,eu tenho um a51 5g e se quisesse tinha um iphone de 900 nao tenho porque nao quero, mas se calhar tenho outras coisas que nao tem como casa paga, 3 computadores um ipad, 4 tvs.E tal como eu ha pessoas que tem androids de 200 e 300 euros que se calhar tinham dinheiro para comprar iphones.Eu acho que so se paga a marca avariam mais que os outros e sao os que mais deixam cair os equipamentos e partir os ecrans.
espera a’i…nao tens um iPhone pq nao queres ter mas tens 3 computadores, um iPad e 4 televisões? oi? algo ai nao bate certo…
Exactamente e aquilo q eu quero ter,se quisesse ter iphone tinha,trnho outras prioridades, e tb tenho 2 carros.o q quero fazer ver e qbos users de iphone tem um bocado a mania q sao os maiores,nao digo todos,mas alguns sao apanhadinhos.iphone so se oaga marca avariam tanto ou mais qboutras marcas,sei porque trabalho num sitio q os recebo em garantia e fora
tas a confundir muita coisa a’i!
Mas tens nocao que esta te a comportar exactamente igual aos utilizdores dos iphones que mencionas? Tambem tens bocado a mania…Eu tenho2 carros..eu tenho 3 computadores…eu tenho isto..eu tenho aquilo…bla bla bla
eu compro aquilo que quero, mas não e ter uma mania sobre determinada coisa,o que quero fazer ver e que os utilizadores de iphone nao pensem que os outros la por terem androids de 200 e poucos nao tenham dinheiro p mais,a minha mulher tinha dinheiro p comprar o topo dos iphones se quisese e nao liga aos smartphones, tem um simples a20e.Paga se a marca e avariam mais, eu sei pois trabalho num centro que os recebe em garantia e fora, alem de serem os que mais deixam cair e partir os ecrans
aquilo que dizes nao tem cabimento nenhum. Mas tu ‘e que sabes n’e! Tu sabes tudo e tens tudo..menos um iPhone pq nao queres. Tu ‘e que tens razão e todos os outros estao errados pq tem um iPhone em vez dum android. Ta bom
A linux vai passar a ser ms daí a google ter criado um kernel diferente, se na europa e no resto do mundo todas as pessoas tivessem poder de compra como existe na Suiça, Alemanha, luxemburgo e em outros países os telemoveis chineses poucos se venderiam, assim como é o contrario, tudo muda, é o que acontece na tugolandia, e na maioria dos países, falta o dinheiro temos de comprar o mais barato.
“ …falta o dinheiro temos de comprar o mais barato.”
Fale por si nem tudo o que é mais caro é o melhor. Foi provado não há muito tempo que o custo de produção do iphone 12 era igual ao Mi 11, eu não quero dizer com isto que seja contra a Apple por ter margens de lucro maiores cada empresa têm os seus objetivos e públicos de mercado e por vezes a longo prazo pode ser melhor ou pior, mas por exemplo eu prefiro mais a máxima de mais por menos aplicada por marcas como Xiaomi ou Oppo.
De salientar que a qualidade das marcas chinesas atualmente estam num patamar muito alto, basta fazer uma pesquisa periódica de algumas marcas para vermos o seu desenvolvimento e dinamismo quer a titulo de Câmaras fotográficas, baterias/velocidade de carregamento, Software, design e novas tecnologias como câmara debaixo da tela só para dar um exemplo.
A titulo pessoal eu prefiro ter no mesmo equipamento Touch Id, Face Id permitir dual sim e cartão SD e o sistema Android que permite uma grande personalização podendo ter vários Launchers no mesmo equipamento entre uma enormidade de opções quase “ilimitadas”, e a nível de design existe uma grande possibilidade de escolha para todos os gostos.
Nin.
É relativo, tenho posses para facilmente ter um iPhone a cada gen todos os anos sem me rebentar com as poupanças e não o faço porque não sinto necessidade, igualmente com qualquer outro equipamento mobile de média/alta gama.
Não é uma questão de não haver dinheiro até porque quem quer um iPhone e não tem dinheiro compra usado de 1,2 ou 3 gens atrás, que é o que tenho visto com muita gente que conheço, nomeadamente mais do gênero feminino, porque estão fartas de Android e tiveram problemas com X equipamento ou simplesmente pelo status social que representa nem que muitas das vezes vá contra o que querem, ecrãs grandes e etc.
Eu ainda continuo a usar um mero Xiaomi A2 e estou super satisfeito, estaria mais se o Android One não fosse exatamente o contrário do que estava a espera, esperava que o Android One fosse a maneira mais stock de se usar android, e afinal é só o sistema mais pesado que conheço minado com todos os serviços a correr a em background, destrói literalmente metade do tempo de bateria estupidamente e rebenta ali com uma boa parte do poder de processamento.
Acabei por migrar para o lineageos + gapps mínimos e agora sim estou satisfeito e não sinto necessidade de troca.
Repara lá por ter dinheiro suficiente não quer dizer que tenha de gastar em telemóveis caros só porque sim, tenho outros interesses aonde gosto mais de gastar ou simplesmente poupar.
Sim poderia me dar algum status sacar um Galaxy top ou iPhone do bolso mas para quê? Eu mal tiro fotos, serve para ir ao e-mail, chamadas, WhatsApp e teams por causa da empresa e alguma navegacao web e YouTube, chega perfeitamente para o use case e é mais que rápido a fazer as atividades que preciso
“A Huawei,que esteve já no topo,desapareceu desta lista.” Como ?? Não acredito !! :O
ò sr rodrigo eu nao tenho razao nem deixo de ter irrita me e esta mania de que ter um iphone é status,ui cuidado comprei um iphone de 1000 euros sou superior a voçes todos. e isto que me irrita,inda por cima eu trabalho num sitio conhecido que os vende e eu coloco as peliculas e eu fico a pensar como e que ha tanto dinheiro ai a circular,compra se um iphone de 1000/1200 como se nada fosse , e ainda dizem que há crise e desemprego com isto do covid ,empresas a fecharem e desemprego, realmente não percebo.Pode se comprar um bom equipamento android entre os 200 e os 300, o que e que faz a menos que um iphone